Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por msimas » 26/2/2021 14:07

Pata-Hari Escreveu:msimas, estou a sentir-me muito burra mas não percebi as tuas contas. Ajuda-me a entender.

5640533 Escreveu:Também não.

“A EDP Renováveis é uma parte core do nosso negócio independentemente de ser cotada ou não. O facto de ser uma das poucas renováveis ‘pure play’ cotadas com escala é um fator positivo, portanto queremos aumento a liquidez das ações e acreditamos que a EDPR pode ser um potencial veículo de financiamento, com a EDP a manter sempre pelo menos 70% de controlo”, frisou Miguel Stilwell d’Andrade, CEO das duas empresas, na apresentação aos analistas, salientando que o aumento de capital poderá ficar entre 1,5 mil milhões de euros e 2 mil milhões.

Ou seja a EDP está a pensar "vender" até 13% da sua posição na EDP-R por valores entre os 1.5 mM e os 2 mM. Só fiz uma regra de três simples para perceber qual era a cap. bolsista da EDP-R que a própria EDP está a considerar. Depois enumerei vários casos, mas claro que podem ser outros valores, mas pelo menos dá para ter uma ideia.

Registado: 15/1/2021 16:10

por Penaforte » 26/2/2021 13:57

Entrada range 17,3-1,8, inversão com target nos 21,2-22 CP.
Anexos
edpr.png
Editado pela última vez por Penaforte em 26/2/2021 14:08, num total de 1 vez.

Registado: 20/10/2014 14:55

por 5640533 » 26/2/2021 13:50

Também não.

Registado: 29/11/2007 1:36

por Pata-Hari » 26/2/2021 13:36

msimas, estou a sentir-me muito burra mas não percebi as tuas contas. Ajuda-me a entender.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por msimas » 26/2/2021 12:57

Acho extremamente relevante o aumento de capital proposto pela EDP. Com algebra simples percebemos a avaliação da EDP-R para vários dos casos que podem acontecer, como podem ver na imagem em anexo. Na minha opinião a cap. bolsista atual da EDP-R está próxima da "justa", e espero que nas próximas semanas haja uma forte solidificação de um suporte muito importante para o futuro. Após esta solidificação, a subida da cotação é algo que se torna extremamente provável.
Anexos
Screen Shot 2021-02-26 at 10.54.26.png
Screen Shot 2021-02-26 at 10.54.26.png (60.79 KiB) Visualizado 6997 vezes

Registado: 15/1/2021 16:10

por Goya777 » 26/2/2021 12:45

EDP emite obrigaçoes há anos... Agora sao verdinhas, pagam um cadito menos de juro vs as nao verdes, mas as taxas abaixo de 2% sao transversais ao mercado. Com tipos swap a valores negativos, qualquer investment grade paga peanuts na divida

Registado: 17/7/2014 22:33

por 5640533 » 26/2/2021 10:31

Dinheiro tenho. 4 anos não sei se tenho. Alguém tem a certeza que os tem! Afinal o que se espera em 4 anos?

por NirSup » 26/2/2021 10:25

Agarra esta oportunidade

Uma empresa (EDP) que se propõe investir 24 mil milhões de euros em 4 anos, maioritariamente em energias renováveis, não pode deixar ninguém indiferente. São números que impressionam para a dimensão do país.
As empresas de energias renováveis não vendem apenas energia. Vendem créditos de carbono. E eu estou firmemente convencido que o mercado dos créditos do carbono vai crescer substancialmente nos próximos anos. Além do mais as Green Bonds, a taxas de juro muito baixas, serão uma alternativa ao financiamento bancário tradicional. A EDP já fez algumas operações com Green Bonds a taxas inferiores a 2%. A metade do valor da taxa média da sua dívida líquida (encargos financeiros) de 3,5%.
Se tens dinheiro disponível e não vais precisar dele nos próximos 4 anos, não percas esta oportunidade.
Dentro de 4 anos falamos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por 5640533 » 26/2/2021 9:59

Olá Penaforte. Claro como água, o seu gráfico. Pena que fuja um pouco da realidade.

por Bar38 » 26/2/2021 0:35

ParaCima Escreveu:tenho de concordar com o nirvana..

Com o que concordas!!??

Registado: 20/6/2011 21:37

por 5640533 » 26/2/2021 0:34

Quem é que se queixou?

por ParaCima » 26/2/2021 0:28

tenho de concordar com o nirvana. agora não te queixes da queda, porque todos os dias foste avisado...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por Penaforte » 25/2/2021 23:50

Resumindo, quero dizer que há uma boa probabilidade de o preço reagir naquela zona e consolidar-inverter.
Convém claro, que o mundo não desmorone entretanto - o virtual.

por Penaforte » 25/2/2021 23:48

Desculpa, não tinha visto.

Quer dizer que no curto prazo, a zona do círculo é onde o RiskReward para uma entrada começa a ser apetecível. Tens um suporte horizontal, a potencial LTA e a 'falling wedge' a terminar a formação, com um RSI oversold atingindo aqueles valores - E diria que com os ventos do outro lado do Atlântico é provável que amanhã lá chegue.
Mas o Docinho já tinha dito isto, utilizando outros indicadores e o método dele.

Se é completamente infalível? Não.. mas já tens várias probabilidades do teu lado.

Se estás dentro para o longo prazo e de preferência com uma entrada antes da aceleração do movimento, a fronteira para mim seriam os 13,5.

Por isso apesar da grande correção desde o topo, para já não me parece que haja grandes sinais de alerta. Isto claro, para quem não comprou o topo..
Anexos
EDPR Daily.png
EDPR Weekly.png

por 5640533 » 25/2/2021 23:27

Penaforte Escreveu:Nirsup, não costumo entrar muito em discussões ideológicas mas quando insistem em dizer asneiras sinto-me obrigado a defender o que acredito.

A AT não serve de nada para quem não sabe nada sobre ela. É como tudo na vida, a matemática, economia, falar línguas.. também não serve de muito se não as dominares. E raramente os incultos se apercebem disso, até serem confrontados com a sua necessidade.

E como gosto de sustentar as minhas mensagens, vou-te deixar um gráfico cheio de maluquices numa cotada, índices que nem acompanho e fiz em 2 minutos, que, caso fosses maluco que chegue terias percebido facilmente onde sair.

- Tens uma divergência brutal no máximo com o volume a não acompanhar a subida no diário
- Um duplo topo com velas de inversão no diário
- Todos os indicadores técnicos overbought no diário a confirmar a exaustão do movimento

E agora só para ti - porque de graça, normalmente só no Trading Ideas para os malucos da bonecada - tens uma falling wedge em formação, o preço a chegar a uma potencial LTA com a mma por baixo e os indicadores a chegar a oversold - portanto saberias onde reentrar.
Onde se deve reentrar? O que significa o escrito acima, Penaforte? Só responde só Nirvana?

Se estás para o longo prazo, não entendo qual o stress pois aí o movimento está intacto, para já.

não venhas afirmar que a AT não serve de nada e não antecipa os movimentos porque é ofensivo a quem a utiliza. Pois ela não grita 'VENDAM QUE TÁ CARO, É AGORA', isso é para os analistas depois de elas caírem. Mas para quem conhece a teoria e já viu muita prática, consegue antever a probabilidade de determinado movimento acontecer - e este nem era difícil.

Então, Penaforte, só o Nirvana é que merece resposta?

por Penaforte » 25/2/2021 23:19

NirSup Escreveu:Acho piada, montes de piada, quando acertam o resultado no fim do jogo.
Mas, antes do jogo, é mais ou menos assim: sim, não, talvez, mas, no caso de, se acontecer isto. E por aí adiante. Narrativas cheias de conjunções alternativas e adversativas. Muitos condicionais. Muitas expressões indefinidas e conceitos indeterminados.

Se acham que estou a exagerar façam uma leitura crítica dos muitos comentários que aqui são escritos diariamente. E depois cada um que retire as suas conclusões.
Mas como afirmei no meu texto, se todos os intervenientes (ou a maior parte) segue os ensinamentos da AT, claro que uma tendência que se forme é intensificada pela tomada de posição no mesmo sentido dos restantes. Até que surge algo que vem destruir tudo.
By Nirvana

:wink:

por NirSup » 25/2/2021 23:14

Acho piada, montes de piada, quando acertam o resultado no fim do jogo.
Mas, antes do jogo, é mais ou menos assim: sim, não, talvez, mas, no caso de, se acontecer isto. E por aí adiante. Narrativas cheias de conjunções alternativas e adversativas. Muitos condicionais. Muitas expressões indefinidas e conceitos indeterminados.

Se acham que estou a exagerar façam uma leitura crítica dos muitos comentários que aqui são escritos diariamente. E depois cada um que retire as suas conclusões.
Mas como afirmei no meu texto, se todos os intervenientes (ou a maior parte) segue os ensinamentos da AT, claro que uma tendência que se forme é intensificada pela tomada de posição no mesmo sentido dos restantes. Até que surge algo que vem destruir tudo.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

por 5640533 » 25/2/2021 22:42

Já agora o que quer dizer tudo isto, Penaforte? Sendo eu ignorante para onde vai a EDPR?

por Penaforte » 25/2/2021 16:47

Nirsup, não costumo entrar muito em discussões ideológicas mas quando insistem em dizer asneiras sinto-me obrigado a defender o que acredito.

A AT não serve de nada para quem não sabe nada sobre ela. É como tudo na vida, a matemática, economia, falar línguas.. também não serve de muito se não as dominares. E raramente os incultos se apercebem disso, até serem confrontados com a sua necessidade.

E como gosto de sustentar as minhas mensagens, vou-te deixar um gráfico cheio de maluquices numa cotada, índices que nem acompanho e fiz em 2 minutos, que, caso fosses maluco que chegue terias percebido facilmente onde sair.

- Tens uma divergência brutal no máximo com o volume a não acompanhar a subida no diário
- Um duplo topo com velas de inversão no diário
- Todos os indicadores técnicos overbought no diário a confirmar a exaustão do movimento

E agora só para ti - porque de graça, normalmente só no Trading Ideas para os malucos da bonecada - tens uma falling wedge em formação, o preço a chegar a uma potencial LTA com a mma por baixo e os indicadores a chegar a oversold - portanto saberias onde reentrar.

Se estás para o longo prazo, não entendo qual o stress pois aí o movimento está intacto, para já.

não venhas afirmar que a AT não serve de nada e não antecipa os movimentos porque é ofensivo a quem a utiliza. Pois ela não grita 'VENDAM QUE TÁ CARO, É AGORA', isso é para os analistas depois de elas caírem. Mas para quem conhece a teoria e já viu muita prática, consegue antever a probabilidade de determinado movimento acontecer - e este nem era difícil.
Anexos
EDPR Daily.png

por NirSup » 25/2/2021 16:30

5640533 Escreveu:Parece-me que, nos últimos dias, alguém está numa brincadeira com a EDPR. Começa a subir de manhã, vai aos 19,x, depois vai aos 18,30 e depois outra vez sobe aos 19,x. E sempre dá um “bónus” no fecho.

Há sempre uma explicação para tudo. Sabes qual era a explicação para a correção da EDPR? Era esta.
E o preço em Bolsa da EDPR ser´á o preço já previamente acordado de venda aos institucionais dos 12,6% (segundo penso) pela EDP.
Isto já está tudo cozinhado e mais do que cozinhado.
E depois ainda insistem na AT para explicar as oscilações da EDPR?

por 5640533 » 25/2/2021 16:14

Parece-me que, nos últimos dias, alguém está numa brincadeira com a EDPR. Começa a subir de manhã, vai aos 19,x, depois vai aos 18,30 e depois outra vez sobe aos 19,x. E sempre dá um “bónus” no fecho.

por NirSup » 25/2/2021 14:57

Aquilo que me parece que irá acontecer é o seguinte: a EDP que possui 82,6% da EDPR irá vender (venda direta a investidores institucionais) 12,6% da EDPR.
E depois, detentora de 70% da EDPR, irá ao aumento de capital na qualidade de acionista e em igualdade de circunstâncias de qualquer outro acionista. Nem poderá ser de outra forma.
By Nirvan

por Penaforte » 25/2/2021 14:25

por PIKAS » 25/2/2021 14:22

cali010201 Escreveu:
PIKAS Escreveu:
tyui Escreveu:Sendo o previsto AC destinado apenas a institucionais, os pequenos investidores de fora e portanto as suas posiçoes ficam diluidas perdendo valor: Estarei errado?
Estás mais que certo, claro que há diluição. O valor da empresa passa a ser divido por mais acções, logo o valor atribuível a cada acção é menor. Assim, a tua acção vale menos independentemente do mercado pagar mais ou menos por ela.
Cumprimentos,

Não vai haver qualquer diluição. O que vai acontecer é uma venda da EDP de parte da sua posição detida na EDPR, que atualmente é de 83%, reduzindo a EDP a sua posição. Não poderia existir um aumento de capital apenas reservado a institucionais que implicasse uma diluição de valor da ação, pois nesse estaria a prejudicar todos os atuais acionistas.
A EDP vai vender parte das suas ações a institucionais, aumentando o número de ações disponíveis no mercado.
Tens a certeza?
Lê isto:
"Estamos a avaliar a emissão de ações" da EDP Renováveis, afirma o CEO da empresa e da "casa mãe" EDP, Miguel Stilwell de Andrade. Um aumento de capital que deverá ser destinado aos investidores institucionais.]
"Para financiar parcialmente o plano de investimentos, a EDP Renováveis está a considerar uma emissão de ações de 1,5 mil milhões de euros"
in: https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ma-da-mesa

Então em que é que ficamos? não é emitir acções? As posições não são diluidas, assumida até pela posição da EDP que vê a sua posição baixar para 70%?
A EDP não vai vender nada nem vai aumentar o numero de acções disponíveis no mercado. Se houver mais acções disponíveis no mercado é porque os institucionais as venderam.
Há que fazer contas mas parece-me bem pior do que parecia à primeira vista.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por ParaCima » 25/2/2021 13:30

cali010201 Escreveu:
PIKAS Escreveu:
tyui Escreveu:Sendo o previsto AC destinado apenas a institucionais, os pequenos investidores de fora e portanto as suas posiçoes ficam diluidas perdendo valor: Estarei errado?
Estás mais que certo, claro que há diluição. O valor da empresa passa a ser divido por mais acções, logo o valor atribuível a cada acção é menor. Assim, a tua acção vale menos independentemente do mercado pagar mais ou menos por ela.
Cumprimentos,

Não vai haver qualquer diluição. O que vai acontecer é uma venda da EDP de parte da sua posição detida na EDPR, que atualmente é de 83%, reduzindo a EDP a sua posição. Não poderia existir um aumento de capital apenas reservado a institucionais que implicasse uma diluição de valor da ação, pois nesse estaria a prejudicar todos os atuais acionistas.
A EDP vai vender parte das suas ações a institucionais, aumentando o número de ações disponíveis no mercado.

Ent cada vez que alguem vende accoes temos aumento de capital?

A edp afirma que vai ficar no minimo de 70%... se tem 83% significa que nao vai ao aumento de capital na sua plenitude, ou seja, está a dar um sinal que a empresa está cara...

Sao tantos os sinais...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, macau5m, OCTAMA, Pmart 1, PMP69 e 195 visitantes