CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
Eagle,
Não sejas Saint Nicholas
https://www.youtube.com/watch?v=QFIc6KzwlGc
Os curtos reforçam quando acham que devem reforçar, se estão assustados ou não, isso nem tu sabes, nem ninguém sabe.
O que devias aferir, e relatar, é o seguinte:
i) 0s 4,94% são 7 milhões de acções, mais papel, menos papel, não é nada comparado com outros http://shortsell.nl/short/
ii) Dizes que há investidores institucionais a vender, para além dos que se conhecem no passado, onde o último é a Allianz, apenas verifiquei os reforços, já amplamente conhecidos.
iii) Desde o início de entrada em bolsa, os CTT tiveram o comportamento técnico que está plasmado em todos os horizontes, para um H&S com projecção a valores que a acção já visitou, qual o comportamento a partir daqui, ninguém sabe. Mas tu sabes Eagle, vai para baixo não é? https://www.youtube.com/watch?v=11j8OB8j-eg
iv) Do ponto de vista técnico a acção deverá ajustar sempre para cima, e quando digo para cima, não digo que vá fechar o último Gap, mas ali na zona dos € 4,20 / € 4,40, é possível, se irá fazer, não sei.
Quanto a entradas de curtos, há a possibilidade de entrar:
a) directamente em acções, com acções por exemplo dos italianos que emprestem a outra empresa detida por eles, e começam a shortar, colocando o preço ainda mais para baixo, com o objectivo de assustar ainda mais o free float a vender, para quem está a favor da tendência, curto, ir fechando. E, ao mesmo tempo, quem shorta, apanhar mais acções ainda. (é arriscado, mas o mercado é assim mesmo, só toca guitarra quem está disposto a arriscar)
b) entrar curto em cfd's, vai dar ao mesmo, pois um market maker tem que vender o que não têm, mas, aqui é mais perigoso, pois obriga-te a ter margem, daí que, acredite que este reforço seja mais por patos que abriram curtos em cfd's, e, muito em breve, as terão que comprar, caso contrário dão o estoiro
market makers há muitos, o saxobank está ligado à marshal wace LLP por exemplo.
_Noah
Não sejas Saint Nicholas

Os curtos reforçam quando acham que devem reforçar, se estão assustados ou não, isso nem tu sabes, nem ninguém sabe.
O que devias aferir, e relatar, é o seguinte:
i) 0s 4,94% são 7 milhões de acções, mais papel, menos papel, não é nada comparado com outros http://shortsell.nl/short/
ii) Dizes que há investidores institucionais a vender, para além dos que se conhecem no passado, onde o último é a Allianz, apenas verifiquei os reforços, já amplamente conhecidos.
iii) Desde o início de entrada em bolsa, os CTT tiveram o comportamento técnico que está plasmado em todos os horizontes, para um H&S com projecção a valores que a acção já visitou, qual o comportamento a partir daqui, ninguém sabe. Mas tu sabes Eagle, vai para baixo não é? https://www.youtube.com/watch?v=11j8OB8j-eg

iv) Do ponto de vista técnico a acção deverá ajustar sempre para cima, e quando digo para cima, não digo que vá fechar o último Gap, mas ali na zona dos € 4,20 / € 4,40, é possível, se irá fazer, não sei.
Quanto a entradas de curtos, há a possibilidade de entrar:
a) directamente em acções, com acções por exemplo dos italianos que emprestem a outra empresa detida por eles, e começam a shortar, colocando o preço ainda mais para baixo, com o objectivo de assustar ainda mais o free float a vender, para quem está a favor da tendência, curto, ir fechando. E, ao mesmo tempo, quem shorta, apanhar mais acções ainda. (é arriscado, mas o mercado é assim mesmo, só toca guitarra quem está disposto a arriscar)
b) entrar curto em cfd's, vai dar ao mesmo, pois um market maker tem que vender o que não têm, mas, aqui é mais perigoso, pois obriga-te a ter margem, daí que, acredite que este reforço seja mais por patos que abriram curtos em cfd's, e, muito em breve, as terão que comprar, caso contrário dão o estoiro

_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
EAGLETRADER20 Escreveu:DIXIE17 Escreveu:Comunicada hoje aumento da posição dos curtos 4,02% do CS
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/short ... P%20%20%0A
Ontem já tinha dito que na minha opinião as posições curtas poderão continuar a aumentar.
Nada mudou , na minha opinião o dividendo em relação ao EPS não faz sentido.
Qual a razão para curtos mudarem de opinião ? O natural é continuarem a aumentar posições curtas.
Viu-se hoje o comportamento do titulo que diziam ia subir hoje mundos e fundos com curtos aterrorizados com entrada dos Italianos , esse fundo poderoso com 2% do capital.
Eu á tarde parecia bruxo a achar que podiam continuar a aumentar posições porque nada tinha mudado .
E desconhecia ainda este aumento ENORME de curtos !!!!!
E para mim enquanto nada mudar , não vejo como fácil, a inversão da tendência no titulo.
- Registado: 4/3/2008 9:17
Ouch , esta subida de curtos nos CTT foi enorme e sem precedentes no meses anteriores num único dia exceto no dia a seguir aos resultados que também subiu 1%
Subiu desde dia anterior de 3.91 para 4,94%
Aumentar esta enorme quantidade com o titulo a fazer mínimos mostra o quanto eles estão assustados.
Normalmente os curtos aguardam uma recuperação para abrir mais posições num nível mais elevado e com menor risco.
A minha leitura é que eles estão com uma confiança enorme neste ponto que cotação poderá ir para valores bastante inferiores , o que os leva a abrir uma posição enorme mesmo em mínimos.
Estão decisivamente assustados com estes mínimos e entrada dos Italianos .
Curtos começaram a abrir posições em Março de 2017 e desde ai não pararam de incrementar e a cotação de cair .
Vamos ver se estão errados
Eu fico na minha, enquanto cair , é deixar cair , não lhe toco, nem tento adivinhar o fundo
Mais um reforço e curtos qualificados ultrapassam 5%( Muito mais que os italianos )e segundo maior acionista a seguir a Champalimaud, fora os curtos não qualificados que devem ser muitos.
É OBRA . Sempre quero ver como administração vai incorporar outra estratégia e ideia no mercado para mudar isto
PS : Só agora reparei ATÉ O BPI GESTÂO DE ATIVOS está curto na cotada !!!!!
Subiu desde dia anterior de 3.91 para 4,94%
Aumentar esta enorme quantidade com o titulo a fazer mínimos mostra o quanto eles estão assustados.
Normalmente os curtos aguardam uma recuperação para abrir mais posições num nível mais elevado e com menor risco.
A minha leitura é que eles estão com uma confiança enorme neste ponto que cotação poderá ir para valores bastante inferiores , o que os leva a abrir uma posição enorme mesmo em mínimos.
Estão decisivamente assustados com estes mínimos e entrada dos Italianos .
Curtos começaram a abrir posições em Março de 2017 e desde ai não pararam de incrementar e a cotação de cair .
Vamos ver se estão errados
Eu fico na minha, enquanto cair , é deixar cair , não lhe toco, nem tento adivinhar o fundo
Mais um reforço e curtos qualificados ultrapassam 5%( Muito mais que os italianos )e segundo maior acionista a seguir a Champalimaud, fora os curtos não qualificados que devem ser muitos.
É OBRA . Sempre quero ver como administração vai incorporar outra estratégia e ideia no mercado para mudar isto
PS : Só agora reparei ATÉ O BPI GESTÂO DE ATIVOS está curto na cotada !!!!!
- Anexos
-
- ctt curtos 1311.PNG (94.25 KiB) Visualizado 7075 vezes
_Noah Escreveu:Os curtos aumentarem posições, é positivo para o título, já dizia um dos grandes gurus da AT, nos tempos da PT.
Contas de merceeiro:
(4,02% de curtos = 6 milhões de acções + Venda da allianz + posições emprestadas do Norges = compras do fundo italiano) igual ao sangue que existiu após a apresentação de resultados = 11 milhões, mais papel, menos papel....
![]()
Os papéis restantes, que trocam, e trocaram de mãos todos os dias, até à data de hoje, talvez o façam por caminhos do oculto![]()
Uma coisa é certa, ou outros estão a vender / irão vender no médio/longo prazo, ou, caso contrário, irá haver churrascada da grossa.![]()
Vai ser outra ME em pouco tempo, x2; x3, o valor presente![]()
_Noah
De onde foste buscar os 4,02%?
Do que vejo do comunicado a BlackRock Investment Management (UK) Limited em mais 0,11% na sexta.
O total de interesses a descoberto, neste momento é: 4,94%
Por acaso estava com curiosidade de ver como é que se ia comportar hoje, estava na expectativa de ver um ligeiro ressalto. Mais pelo entrada dos Italianos, que poderiam dar alguma lufada de ar fresco neste caminho descendente.
Apesar de tudo não foi assim tão mau, as velhas vermelhas estão a ficar mais pequenas, volumes a diminuir. Agora a pergunta do milhão de dólar, vão os curtos continuar a massacrar a ação e os acionistas continuarem fora desta cotada ou poderá estar a chegar a pontos mais interessantes para novas entradas no título?
Outra coisa que se alguém me puder elucidar é como é que funcionam esta coisa dos curtos, se têm algum horizonte temporal para recomprar as acções?
é que, e se não me enganei nas contas, 52.410 milhões de acções (4,94%) que têm de ser compradas (até quando não sei), um yield de 11,7% (com potencialidade de crescer - com o cenário actual, da acção desvalorizar), julgo que são elementos que a certa altura podem pressionar esta acção positivamente.
Outra questão, valerá a pena o risco?
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.
- Registado: 11/3/2008 9:50
Os curtos aumentarem posições, é positivo para o título, já dizia um dos grandes gurus da AT, nos tempos da PT.
Contas de merceeiro:
(4,02% de curtos = 6 milhões de acções + Venda da allianz + posições emprestadas do Norges = compras do fundo italiano
) igual ao sangue que existiu após a apresentação de resultados = 11 milhões, mais papel, menos papel....
Os papéis restantes, que trocam, e trocaram de mãos todos os dias, até à data de hoje, talvez o façam por caminhos do oculto
Uma coisa é certa, ou outros estão a vender / irão vender no médio/longo prazo, ou, caso contrário, irá haver churrascada da grossa.
Vai ser outra ME em pouco tempo, x2; x3, o valor presente
_Noah
Contas de merceeiro:
(4,02% de curtos = 6 milhões de acções + Venda da allianz + posições emprestadas do Norges = compras do fundo italiano

Os papéis restantes, que trocam, e trocaram de mãos todos os dias, até à data de hoje, talvez o façam por caminhos do oculto

Uma coisa é certa, ou outros estão a vender / irão vender no médio/longo prazo, ou, caso contrário, irá haver churrascada da grossa.

Vai ser outra ME em pouco tempo, x2; x3, o valor presente

_Noah
- Anexos
-
- 1.JPG (25.72 KiB) Visualizado 7176 vezes
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Claro que podem sempre continuar a aumentar as posições curtas. E se elas já vão bem gordas! Hoje para evitar que passasse a linha diagonal descendente tiveram que voltar a pôr mais carne no assador. Qualquer dia temos churrascada. Não tenho dúvidas de que um dos lados vai sair chamuscado. Quem não as vendeu lá em cima já está e a este nível veremos se não acontece o contrário.
- Registado: 31/5/2014 23:07
DIXIE17 Escreveu:Comunicada hoje aumento da posição dos curtos 4,02% do CS
Ontem já tinha dito que na minha opinião as posições curtas poderão continuar a aumentar.
Nada mudou , na minha opinião o dividendo em relação ao EPS não faz sentido.
Qual a razão para curtos mudarem de opinião ? O natural é continuarem a aumentar posições curtas.
Viu-se hoje o comportamento do titulo que diziam ia subir hoje mundos e fundos com curtos aterrorizados com entrada dos Italianos , esse fundo poderoso com 2% do capital.
Pois e sera que vao voltar a aumentar,ou vao de seguida reduzir. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
Comunicada hoje aumento da posição dos curtos 4,02% do CS

O que resalta da Bolsa Portuguesa e das cotadas é que umas atras das outras em vez de contribuirem para gerar valor para elas próprias para os trabalhadores e para os accionistas é precisamento o contrario que acontece arrasam valor os accionistas vêm o dinheiro desaparecer num apice as administrações inventam sem a minima preocupação do que fazem e tambem nunca são responsabilizados de nada , neste caso CTT nunca tive acções mas é uma repetição de tantos outras que tem acontecido.
Talvez Por isso já deixei de entrar na Bolsa Portuguesa deixei de acreditar nos reguladores seja o BDP ou a CMVM e por achar que a Bolsa em Portugal é uma trituradora de valor e depois por nunca ninguem ser responsavel por nada isto é um pouco parecido com a grande maioria das administrações e gestores em Portugal vivem na Cloud constantemente rodeados de folhas de Excel e Auditores e fazem merd.... constantemente e quem se lixa é o mexilhão.
Talvez Por isso já deixei de entrar na Bolsa Portuguesa deixei de acreditar nos reguladores seja o BDP ou a CMVM e por achar que a Bolsa em Portugal é uma trituradora de valor e depois por nunca ninguem ser responsavel por nada isto é um pouco parecido com a grande maioria das administrações e gestores em Portugal vivem na Cloud constantemente rodeados de folhas de Excel e Auditores e fazem merd.... constantemente e quem se lixa é o mexilhão.
- Registado: 7/11/2014 12:30
Àlvaro Escreveu:_Noah, quando vi aqui comparar os CTT à Pharol e apontar para 1,5 euros por acção e não vi nenhum moderador intervir no sentido de explicar que não há comparação possível, pensei exactamente isso: nunca mais venho a este fórum. Para já prefiro acompanhar para tentar apanhar as pontas todas. Vamos ver se consigo.
Fui eu que a 27 de Setembro fiz essa comparação/ e projeção, " coisa que não lembraria ao diabo".
Fiz os bonecos e as contas para justificar a minha "opinião" que Vale o que Vale,...

Diz-nos lá porque haveriam os moderadores de intervir numa "opinião" individual e justificada.

A minha "opinião", para mim continua válida até comportamento em contrário do papel, coisa que não se vislumbra, nem a Curto nem a Médio Prazo.
"No Longo Prazo, estamos todos mortos.
Vou inserir aqui um Post do Serra Lapa (no post dele fiz alguns reparos) que me parecem relevantes.

"Serra Lapa" espero que não estejas ressentido comigo por causa daquela conversa/ resposta a " eu andar a comer as papas na cabeça dos vizinhos" já reparas-te que afinal sempre "há bruxas". Se por qualquer motivo, te sentiste ofendido, desde já as minhas mais sinceras desculpas porque não foi nem é intenção minha agredir quem quer que seja a participar neste espaço.
por SERRA LAPA » 11/11/2017 17:44
Só queria deixar um alerta, contando uma situação pessoal e que pode servir de exemplo ao que se está a passar nos CTT, para que outros não cometam um erro semelhante:
-Investi na PT por volta dos 4 Euros, empresa aparentemente sólida, com bom dividendo.
Houve uma alteração estrutural da empresa, tal como está a acontecer nos CTT (os motivos são diferentes, mas na prática o resultado é semelhante, porque há uma alteração de fundo na perspectiva e lucros gerados pela empresa, não em termos de um ano, mas num horizonte mais lato).
- Saí com perdas.
-Quando chegou aos 2 Euros, tinha caído 50% e é este ponto que quero sublinhar, a memória do preço, reentrei, o resultado foi o que se viu!
Acabei por duplicar as perdas.
Quem saíu, o que está para sair NÃO LIGUEM À MEMÓRIA DO PREÇO!
Vejam os alertas sobre os fundamentais actuais da empresa. Esqueçam o que perderam na empresa. Imponham a vocês mesmos uma pergunta: se eu nunca tivesse entrado, agora a estes preços, face ao cenário, mais que negro desta gestão danosa, comprava, ou não esta acção?
É esta a pergunta fundamental que cabe a cada um fazer e decidir se deve continuar, sair, ou entrar, consoante o caso e não pelo facto de ela estar a 3 Euros e já ter valido 10. A Pharol é a sucessora da PT e esta esteve a cotar acima de 100 Euros (Tinha a Zon incluída apenas). ”Se bem me lembro”, a actual NOS, anterior ZON e inicial P.T. Multimédia,cotou a 147 €uros
Não deixem de ler a análise do Artista Romeno. Está lá tudo.
Bom fds
Vou colocar um boneco actualizado, onde é claro que é mais do mesmo.
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- CTTs.agora.png (36.3 KiB) Visualizado 7674 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
EAGLETRADER20 Escreveu:trend=friend Escreveu:Food for thought “fundamental”
http://surfaratendencia.pt/sera-o-divid ... stentavel/
Talvez optimista, dirão muitos...
Já tinha lido.
Não concordo com essa analise ao nível do cash flow.
Está muito bem construída ao nível teórico, mas olha para o CTT na analise do FCF numa ótica de uma empresa normal, e não de uma empresa que tem muito dinheiro captado em depósitos atuando como instituição financeira e tendo muito dinheiro em balanço mas que na realidade deve ter uma analise distinta .
Cita exemplos da Microsoft e da APPLE e de facto essas são gigantes que na sua ATIVIDADE DE VENDA de PRODUTOS e não atuando como banco têm gigantes somas de dinheiro para distribuir .
Os CTT têm muito dinheiro mas dos depositantes .
O artista romeno aborda bem esse aspecto e essa distinção na analise dele demonstrando claramente que os CTT não podem ter uma analise FCF linear como um MICROSOFT , APPLE ou outra empresa não financeira.
"Adicionalmente, os CTT mostram um suposto Cash flow com o banco CTT que nenhum analista financeiro pode considerar como Free Cash Flow, pois os depósitos são um passivo remunerado e nunca um fluxo libertado pelo seu negócio. Na realidade, os bancos avaliam-se pelo Free Cash Flow to Equity, e este no banco dos CTT é marcadamente negativo. O Free cash flow real dos CTT são 48.6 M € gerados nas atividades operacionais, -29.1 M € de investimentos de capital e -3.7 M € correspondentes a juros pagos. Assim, o fluxo libertado pelos negócios tradicionais foi de 15.8 M €, pelo que ao incluirmos as injeções de capital no banco CTT, constatamos que o fluxo de caixa é negativo. Portanto, não é consonante não gerar dinheiro e ir distribuir mais 38 cêntimos por 150 milhões de ações."
Nota / Resposta : Do autor do artigo á questão da diferença de FCF, em relação á analise do artista romeno ( Que eu considero na minha opinião correta e adequada)
"Quanto às contas consolidadas e diferença entre contas de serviços financeiro e outras, é como disse no artigo, "Uma nota: as demonstrações mais recentes dos CTT já incluem o seu novo negócio, o banco CTT. Idealmente, e visto que as demonstrações financeiras de empresas de serviços financeiros são diferentes, este negócio deveria ser analisado à parte. No entanto, dada a sua pouca expressão, decidi não complicar e analisei tudo junto.". No fundo, decidi não complicar a análise ao fazer essa segregação, embora obviamente fosse o ideal, como mencionas"
"Eu não acho que haja grande divergência nas opiniões, simplesmente são artigos diferentes com objetivos diferentes. O teu é especialmente focado no futuro e na análise dos CTT como investimento; o meu tem um objetivo diferente, mais de usar os CTT como exemplo para este tipo de análises. Obrigado pelo comentário! Um abraço!"
É notável se revisitarmos 2016 e olharmos para o que administração anunciou com resultados do 3º TRI de 2016 " Mantem Pagamento de dividendos de 0.48 "
" De facto na apresentação do 3 tri 2016 a empresa reiterou que pretendia pagar dividendo de 0,48 o que é positivo para já.
"O capital proprio diminuiu 26,5 M€ (-10,5%) em resultado da distribuicao de dividendos do exercicio de 2015
(70,5 M€) ocorrida em maio de 2016 e que ainda nao se encontra totalmente compensada pelos resultados do
periodo (46,0 M€)"
2016 Resultados 3º TRI " administração anunciou"" Mantem Pagamento de dividendos de 0.48 " - Evolução do titulo continuou sempre negativa - dividendo não serviu de nada
2017 Resultados 3º TRI " administração anunciou"" Pagamento de dividendos de 0.38 " - Evolução do titulo futura ?????????
" De facto na apresentação do 3 tri 2016 a empresa reiterou que pretendia pagar dividendo de 0,48 o que é positivo para já.
"O capital proprio diminuiu 26,5 M€ (-10,5%) em resultado da distribuicao de dividendos do exercicio de 2015
(70,5 M€) ocorrida em maio de 2016 e que ainda nao se encontra totalmente compensada pelos resultados do
periodo (46,0 M€)"
2016 Resultados 3º TRI " administração anunciou"" Mantem Pagamento de dividendos de 0.48 " - Evolução do titulo continuou sempre negativa - dividendo não serviu de nada
2017 Resultados 3º TRI " administração anunciou"" Pagamento de dividendos de 0.38 " - Evolução do titulo futura ?????????
APENAS um dos bitaites de 20 Janeiro por mim mencionado , tipo cara ou coroa, o verdadeiro bitaite :
Assim como quem não percebe nada disto e em Janeiro não conseguia perceber para onde ia o titulo
E quando dei o bitaite ainda só eram conhecidos os resultados do 3º TRI de 2016 .
Em janeiro cotada estava a 6 euros , hoje está a 3.26, desvalorização de 45%
Escapar a uma desvalorização de 45% com base num bitaite de principiante , não está nada mau .
"EAGLETRADER20 Escreveu:
Nightrader Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu:
o caminho continua para baixo
Sempre que venho ao caldeirão da bolsa questiono-me se as opiniões são fundamentadas em análises objectivas e tanto quanto possível científicas, ou se estamos simplesmente no domínio da astrologia.
A única coisa que me surpreende é que todos estes sabichões capazes de adivinhar o futuro não estejam já todos cheios de massa num iate cheio de gajas e continuem por aqui a dar palpites.
EU penso que quando se investe, mais que o domínio da astrologia também será importante dominar, Analise Financeira, Analise contabilística , de Balanços , Demonstrações Financeiras e Fluxos de Caixa , e provavelmente serão matérias estranhas a uma grande maioria.
Muitos poderão pensar que as acções são como os foguetes , é só acender o rastilho e é sempre a subir .
ANALISE AOS CTT fundamental no domínio da astronomia e sem gráficos :
Escrito em 20 de Janeiro :
periodo (46,0 M€)"
Isto é distribuiram mais dividendos de 2015 que o resultado obtido.
Mas não esquecer que a grande força vendedora não me parece que sejam pequenos e normalmente se forem vendedores grandes estão a olhar para os fundamentais e para as contas
Mas o que acho que preocupa os investidores são as perspetivas futuras e ao ritmo a que estão a consumir cash no banco CTT e no que já anunciaram que irão investir nos proximos anos e ai já não vejo o panorama tão risonho nem a libertação de Free Cash flow para pagamento de dividendos nos proximos anos.
É sempre possivel pagar dividendo elevado de diversas formas basta ver dividendo EDP com passivo de 16 ou 18 mi mlhões .
Vi em posts anteriores afirmarem que Cash em 2015 era de 600 Milhões . Isso não interessa nada .
O que interessa são as ultimas contas de 2016 e não o cash ou Cash Flow mas Sim o FREE CASH FLOW que é realmente é libertado no decorrer da atividade do ano corrente para pagar dividendos por exemplo e ai a coisa não está fácil.
Dados Relatorio 3º TRI 2016
Cash flow operacional 212 ME
Cash flow Investimento -153 ME ( Aqui se vê os recursos estão a ser injetados só em 9 meses )
Free Cash Flow Operacional 58,9 ME
MAIS IMPORTANTE :
Free Cash flow Operacional Ajustado 18,3 ME ( E para pagar dividendos de 69 ME já não parece tão facil libertar fundos correntes da atividade para pagar dividendos, que aliás resultados ano anterior já não chegaram para o que foi pago em dividendos)
O que interessa numa analise financeira é se o Free cash flow operacional, dinheiro liberto diretamente da atividade operacional é em montante suficiente para anualmente pagar um dividendo inferior a esse montante , pois senão o dinheiro se não vem da atividade deve vir do endividamento.
"Situacao financeira mantem elevada solidez e bom nivel de liquidez com uma posicao de caixa ajustada no
final de setembro de 2016 de 227,5 M€, -18,5%"
Referem que posição caixa é de 227,5 ME e não de 600 ME e posição caixa é dinheiro em caixa , não dinheiro liberto na atividade .
E não esquecer que dinheiro em caixa deve ter vindo de algum lado , e CTT captam muitos recursos dos cliente mas que são passivo.
O Passivo total neste momento é de 1 026 ME , sendo passivo corrente de 760 ME e Não corrente de 265 ME.
Logo podemos ter muito dinheiros em caixa mas não é todo nosso.
É a Mesma coisa que eu pedir 100.000 euros ao banco gasto 10.000 e tenho Cash na conta de 90.000. Mas não é meu porque devo 100.000 ao banco que vou tendo que pagar no emprestimo.
Para fazerem uma analise , convem não olharem só para os cabeçalhos e verem a informação item a item, pois quem anda a vender com força, já deve ter analisado a fundo as contas.
O que é distribuido tem de ser gerado anualmente na atividade para ser sustentavel e isso é que está a preocupar os investidores , não é o dinheiro que temos em caixa que interessa pois uma grande parte dos recursos pode nem ser nossa.
Se forem grandes investidores , têm a análise financeira deles já feita .
O que estará a preocupar e manter a vendas no mercado não são os dividendos, potencialmente pode ser a sustentabilidade operacional dos mesmos."
Assim como quem não percebe nada disto e em Janeiro não conseguia perceber para onde ia o titulo
E quando dei o bitaite ainda só eram conhecidos os resultados do 3º TRI de 2016 .
Em janeiro cotada estava a 6 euros , hoje está a 3.26, desvalorização de 45%
Escapar a uma desvalorização de 45% com base num bitaite de principiante , não está nada mau .
"EAGLETRADER20 Escreveu:
Nightrader Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu:
o caminho continua para baixo

Sempre que venho ao caldeirão da bolsa questiono-me se as opiniões são fundamentadas em análises objectivas e tanto quanto possível científicas, ou se estamos simplesmente no domínio da astrologia.
A única coisa que me surpreende é que todos estes sabichões capazes de adivinhar o futuro não estejam já todos cheios de massa num iate cheio de gajas e continuem por aqui a dar palpites.
EU penso que quando se investe, mais que o domínio da astrologia também será importante dominar, Analise Financeira, Analise contabilística , de Balanços , Demonstrações Financeiras e Fluxos de Caixa , e provavelmente serão matérias estranhas a uma grande maioria.
Muitos poderão pensar que as acções são como os foguetes , é só acender o rastilho e é sempre a subir .
ANALISE AOS CTT fundamental no domínio da astronomia e sem gráficos :
Escrito em 20 de Janeiro :
periodo (46,0 M€)"
Isto é distribuiram mais dividendos de 2015 que o resultado obtido.
Mas não esquecer que a grande força vendedora não me parece que sejam pequenos e normalmente se forem vendedores grandes estão a olhar para os fundamentais e para as contas
Mas o que acho que preocupa os investidores são as perspetivas futuras e ao ritmo a que estão a consumir cash no banco CTT e no que já anunciaram que irão investir nos proximos anos e ai já não vejo o panorama tão risonho nem a libertação de Free Cash flow para pagamento de dividendos nos proximos anos.
É sempre possivel pagar dividendo elevado de diversas formas basta ver dividendo EDP com passivo de 16 ou 18 mi mlhões .
Vi em posts anteriores afirmarem que Cash em 2015 era de 600 Milhões . Isso não interessa nada .
O que interessa são as ultimas contas de 2016 e não o cash ou Cash Flow mas Sim o FREE CASH FLOW que é realmente é libertado no decorrer da atividade do ano corrente para pagar dividendos por exemplo e ai a coisa não está fácil.
Dados Relatorio 3º TRI 2016
Cash flow operacional 212 ME
Cash flow Investimento -153 ME ( Aqui se vê os recursos estão a ser injetados só em 9 meses )
Free Cash Flow Operacional 58,9 ME
MAIS IMPORTANTE :
Free Cash flow Operacional Ajustado 18,3 ME ( E para pagar dividendos de 69 ME já não parece tão facil libertar fundos correntes da atividade para pagar dividendos, que aliás resultados ano anterior já não chegaram para o que foi pago em dividendos)
O que interessa numa analise financeira é se o Free cash flow operacional, dinheiro liberto diretamente da atividade operacional é em montante suficiente para anualmente pagar um dividendo inferior a esse montante , pois senão o dinheiro se não vem da atividade deve vir do endividamento.
"Situacao financeira mantem elevada solidez e bom nivel de liquidez com uma posicao de caixa ajustada no
final de setembro de 2016 de 227,5 M€, -18,5%"
Referem que posição caixa é de 227,5 ME e não de 600 ME e posição caixa é dinheiro em caixa , não dinheiro liberto na atividade .
E não esquecer que dinheiro em caixa deve ter vindo de algum lado , e CTT captam muitos recursos dos cliente mas que são passivo.
O Passivo total neste momento é de 1 026 ME , sendo passivo corrente de 760 ME e Não corrente de 265 ME.
Logo podemos ter muito dinheiros em caixa mas não é todo nosso.
É a Mesma coisa que eu pedir 100.000 euros ao banco gasto 10.000 e tenho Cash na conta de 90.000. Mas não é meu porque devo 100.000 ao banco que vou tendo que pagar no emprestimo.
Para fazerem uma analise , convem não olharem só para os cabeçalhos e verem a informação item a item, pois quem anda a vender com força, já deve ter analisado a fundo as contas.
O que é distribuido tem de ser gerado anualmente na atividade para ser sustentavel e isso é que está a preocupar os investidores , não é o dinheiro que temos em caixa que interessa pois uma grande parte dos recursos pode nem ser nossa.
Se forem grandes investidores , têm a análise financeira deles já feita .
O que estará a preocupar e manter a vendas no mercado não são os dividendos, potencialmente pode ser a sustentabilidade operacional dos mesmos."
Eu sei , eu sou o campeão dos bitaites .
Ao contrario da maioria das opiniões aqui dadas que são todas solidas e fundamentadas.
Foi um bitaite alucinado.
Recomendo a leitura dos meus posts do inicio do ano para ver se são bitaites alucinados .
Á custa do bitaite não entrei no titulo e não tive desde o inicio do ano uma brutal desvalorização .
É a chamada sorte de principiante na bolsa . Escapar a quedas fortes sem saber como.
Ao contrario da maioria das opiniões aqui dadas que são todas solidas e fundamentadas.
Foi um bitaite alucinado.
Recomendo a leitura dos meus posts do inicio do ano para ver se são bitaites alucinados .
Á custa do bitaite não entrei no titulo e não tive desde o inicio do ano uma brutal desvalorização .
É a chamada sorte de principiante na bolsa . Escapar a quedas fortes sem saber como.
EAGLETRADER20 Escreveu:Àlvaro Escreveu:EAGLETRADER20, está a tornar-se evidente que a estes níveis poderá ser um investimento muito interessante mesmo que não olhemos para os CTT numa perspectiva de crescimento. O fundo que comunicou ter agora uma posição qualificada na empresa não entra pelo crescimento futuro, entra pela rentabilidade. E é pela rentabilidade que outros fundos provavelmente entrarão. Será sensato um fundo em acções deixar fugir 10% líquido de rendimento? Não vês que começa a ficar demasiado evidente. Os curtos fizeram e bem o seu papel, agora é tempo de capitularem
Já percebi.
EU sou um nabo que não percebo nada de analise fundamental.
Quando no inicio do ano mencionei que os dividendos poderiam não ser sustentáveis e a acção potencialmente cair , não foi o que aconteceu e a acção foi sempre a subir e valorizar desde Janeiro , e a administração não começou a cortar o dividendo como era previsível no inicio do ano.
O Champalimaud ( GESTMIN) é um visionário porque as comprou a 7, 8 , 9 euros e elas agora estão a 3.26 , logo ele só pode estar certo .
No últimos anos saíram do titulo posições qualificadas pelo menos referenciados por mim 20 FUNDOS INTERNACIONAIS e estavam todos errados e acção subiu imenso nos últimos 2 anos .
A ALLIANZ esta no titulo desde o inicio e ao fim destes anos todos decidiu finalmente baixar a participação e provavelmente sair .
E agora como um fundo entrou com 2% descobriu o ELDORADO .
Nada mais tenho a dizer .
Sim os CTT amanhã vão começar a subir sem parar. Quando os factos não são assimilados , nada mais tenho a dizer .
Eagle, tu disseste que tinham de cortar os dividendos, numa altura em que os resultados líquidos eram ainda na ordem dos 62M€.
O atual corte de dividendo está num contexto completamente diferente do momento em que apregoavas a necessidade de corte de dividendos. Qualquer premonição ou bitaties sobre o free cashflow que tenhas feito na altura, e que usas agora para justificar que tens razão, não passou de puro bitaite.
- Registado: 8/3/2012 17:31
_Noah Escreveu:Eagle,
Achas que, quem por aqui anda, pelo menos a maior parte, não sabe quando se deve comunicar uma participação qualificada?
Tu já viste que só falas no fundamental, daquilo que vais vendo, e, para vendo passo a definir aquilo que está à vista de todos
i) no preço;
ii) nos balanços, e restantes demonstrações financeiras;
iii) nos fundamentais;
Não precisas bater mais no ceguinho
Uma coisa é certa, da mesma maneira que amanhã não irá galopar só porque os italianos compraram, também não quer dizer que vai chegar aos €0.
Os curtos aproveitaram os resultados do 3 trimestre para dar o tiro, todavia, podia ter sido antes, pois o mal não é de hoje, de agora.
Finalmente, vamos ver se consegues ficar sem comentar, e, não te dão cócegas, e vens já a correr, corroborar, o corroborável![]()
_Noah
Eu não disse que não ia mais comentar ( Alias perante as coisas sem fundamento ou contacto com a realidade que por aqui vejo que os que estão investidores dizem é difícil )
Eu disse nada mais tinha a dizer aos comentários do alvaro porque por muito que eu diga , ele não irá perceber , ofuscado por provavelmente ter os títulos em carteira.
Não vi nenhum analista fundamental dizer que ia para zero.
Os que eu citei , e que concordo apontam um valor fundamental provavelmente a rondar os 2.5 euros
Não é por se ridicularizar o preço referencial que pode não chegar lá
Se e quando chegar á zona 2.50, eu irei procurar oportunidades indicadas pela AT , pois pode apresentar valor interessante de entrada fundamentalmente e depois é so aguardar a indicação técnica .
Se lá chega não sei não tenho bola de cristal , mas é um valor de referencia .
Eagle,
Achas que, quem por aqui anda, pelo menos a maior parte, não sabe quando se deve comunicar uma participação qualificada?
Tu já viste que só falas no fundamental, daquilo que vais vendo, e, para vendo passo a definir aquilo que está à vista de todos
i) no preço;
iii) nos fundamentais;
Uma coisa é certa, da mesma maneira que amanhã não irá galopar só porque os italianos compraram, também não quer dizer que vai chegar aos €0.
Os curtos aproveitaram os resultados do 3 trimestre para dar o tiro, todavia, podia ter sido antes, pois o mal não é de hoje, de agora.
Finalmente, vamos ver se consegues ficar sem comentar, e, não te dão cócegas, e vens já a correr, corroborar, o corroborável
_Noah
i) no preço;
iii) nos fundamentais;

Finalmente, vamos ver se consegues ficar sem comentar, e, não te dão cócegas, e vens já a correr, corroborar, o corroborável

_Noah
Àlvaro Escreveu:EAGLETRADER20, está a tornar-se evidente que a estes níveis poderá ser um investimento muito interessante mesmo que não olhemos para os CTT numa perspectiva de crescimento. O fundo que comunicou ter agora uma posição qualificada na empresa não entra pelo crescimento futuro, entra pela rentabilidade. E é pela rentabilidade que outros fundos provavelmente entrarão. Será sensato um fundo em acções deixar fugir 10% líquido de rendimento? Não vês que começa a ficar demasiado evidente. Os curtos fizeram e bem o seu papel, agora é tempo de capitularem
Já percebi.
EU sou um nabo que não percebo nada de analise fundamental.
Quando no inicio do ano mencionei que os dividendos poderiam não ser sustentáveis e a acção potencialmente cair , não foi o que aconteceu e a acção foi sempre a subir e valorizar desde Janeiro , e a administração não começou a cortar o dividendo como era previsível no inicio do ano.
O Champalimaud ( GESTMIN) é um visionário porque as comprou a 7, 8 , 9 euros e elas agora estão a 3.26 , logo ele só pode estar certo .
No últimos anos saíram do titulo posições qualificadas pelo menos referenciados por mim 20 FUNDOS INTERNACIONAIS e estavam todos errados e acção subiu imenso nos últimos 2 anos .
A ALLIANZ esta no titulo desde o inicio e ao fim destes anos todos decidiu finalmente baixar a participação e provavelmente sair .
E agora como um fundo entrou com 2% descobriu o ELDORADO .
Nada mais tenho a dizer .
Sim os CTT amanhã vão começar a subir sem parar. Quando os factos não são assimilados , nada mais tenho a dizer .
EAGLETRADER20, está a tornar-se evidente que a estes níveis poderá ser um investimento muito interessante mesmo que não olhemos para os CTT numa perspectiva de crescimento. O fundo que comunicou ter agora uma posição qualificada na empresa não entra pelo crescimento futuro, entra pela rentabilidade. E é pela rentabilidade que outros fundos provavelmente entrarão. Será sensato um fundo em acções deixar fugir 10% líquido de rendimento? Não vês que começa a ficar demasiado evidente. Os curtos fizeram e bem o seu papel, agora é tempo de capitularem
- Registado: 31/5/2014 23:07
trend=friend Escreveu:Food for thought “fundamental”
Já tinha lido.
Não concordo com essa analise ao nível do cash flow.
Está muito bem construída ao nível teórico, mas olha para o CTT na analise do FCF numa ótica de uma empresa normal, e não de uma empresa que tem muito dinheiro captado em depósitos atuando como instituição financeira e tendo muito dinheiro em balanço mas que na realidade deve ter uma analise distinta .
Cita exemplos da Microsoft e da APPLE e de facto essas são gigantes que na sua ATIVIDADE DE VENDA de PRODUTOS e não atuando como banco têm gigantes somas de dinheiro para distribuir .
Os CTT têm muito dinheiro mas dos depositantes .
O artista romeno aborda bem esse aspecto e essa distinção na analise dele demonstrando claramente que os CTT não podem ter uma analise FCF linear como um MICROSOFT , APPLE ou outra empresa não financeira.
"Adicionalmente, os CTT mostram um suposto Cash flow com o banco CTT que nenhum analista financeiro pode considerar como Free Cash Flow, pois os depósitos são um passivo remunerado e nunca um fluxo libertado pelo seu negócio. Na realidade, os bancos avaliam-se pelo Free Cash Flow to Equity, e este no banco dos CTT é marcadamente negativo. O Free cash flow real dos CTT são 48.6 M € gerados nas atividades operacionais, -29.1 M € de investimentos de capital e -3.7 M € correspondentes a juros pagos. Assim, o fluxo libertado pelos negócios tradicionais foi de 15.8 M €, pelo que ao incluirmos as injeções de capital no banco CTT, constatamos que o fluxo de caixa é negativo. Portanto, não é consonante não gerar dinheiro e ir distribuir mais 38 cêntimos por 150 milhões de ações."
Food for thought “fundamental”
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
"Eagle, Eu guru!?
"
Esse comentário não é meu , eu não fiz essa afirmação , isso foi lido na diagonal e deve ter sido outro user
Penso que terá sido o user "CArdoso25 "
Então eu vou explicar :
A Allianz só é obrigada a comunicar quando baixa a posição dos 5% e dos 2%
Quase todas as posições quando são vendidas abaixo desse patamar só mostram um mínimo e depois normalmente vendem durante semanas ou meses e so quando baixarem dos 2% e que comunicam .
Quando dizem que alianz so vendeu um poucochinho " FOI SO NAQUELE DIA "
Até pode hipoteticamente estar a vender todos os dias e só vai comunicar quando ultrapassar em baixa os 2%
Se olharmos para os outros investidores que nos últimos 2 anos baixaram de posições qualificada continuaram sempre a vender .
Não é esperado que quem está desde inicio da privatização, baixe agora a posição com muito maus resultados de quebra de 57% lucros , saia ao fim destes anos e agora pare de vender .
Eu penso que potencialmente poderão estar a vender em força , mas mercado so terá conhecimento se esta venda é efetiva quando passar em baixa os 2%.
Até lá não sabem de NADA .
Quanto a eu estar sempre a afirmar sempre os mesmos factos , são os factos e não se alteram.
Assim como a cotação não para de cair há 2 anos.
Contra FACTOS não há argumentos .
Quem está dentro tem que manter os seus investimentos firmes e aguardar melhores dias .
Nada posso fazer quanto á desvalorização.

Esse comentário não é meu , eu não fiz essa afirmação , isso foi lido na diagonal e deve ter sido outro user
Penso que terá sido o user "CArdoso25 "
Então eu vou explicar :
A Allianz só é obrigada a comunicar quando baixa a posição dos 5% e dos 2%
Quase todas as posições quando são vendidas abaixo desse patamar só mostram um mínimo e depois normalmente vendem durante semanas ou meses e so quando baixarem dos 2% e que comunicam .
Quando dizem que alianz so vendeu um poucochinho " FOI SO NAQUELE DIA "
Até pode hipoteticamente estar a vender todos os dias e só vai comunicar quando ultrapassar em baixa os 2%
Se olharmos para os outros investidores que nos últimos 2 anos baixaram de posições qualificada continuaram sempre a vender .
Não é esperado que quem está desde inicio da privatização, baixe agora a posição com muito maus resultados de quebra de 57% lucros , saia ao fim destes anos e agora pare de vender .
Eu penso que potencialmente poderão estar a vender em força , mas mercado so terá conhecimento se esta venda é efetiva quando passar em baixa os 2%.
Até lá não sabem de NADA .
Quanto a eu estar sempre a afirmar sempre os mesmos factos , são os factos e não se alteram.
Assim como a cotação não para de cair há 2 anos.
Contra FACTOS não há argumentos .
Quem está dentro tem que manter os seus investimentos firmes e aguardar melhores dias .
Nada posso fazer quanto á desvalorização.
Eagle, Eu guru!?
Da bolsa de Lisboa
Não sou nenhum guru, mas, sei ver quando não se diz nada de novo, substância, fundamentado!
Novo: se espremermos o que tens dito sobre os CTT, é absolutamente mais do mesmo, todos os dias, publicação atrás, de publicação.
Substância: o que verbalizas além de linhas que qualquer um sabe traçar, continua a ser, como a tendência
repetitiva, e ao alcance de qualquer um que saiba somar 1+1
Fundamentado: porque falas que estão a vender, mas, eu não vejo quem
aliás, para além da Allianz que vendeu, uma ninharia, e dos curtos, que vendem para comprar depois, sabe-se lá a que preço
não vejo mais ninguém a vender, tu vês, onde? Quem?
Eagle, não sejas St. Nicholas
https://youtu.be/ajvCo-3lFfE
_Noah

Da bolsa de Lisboa

Não sou nenhum guru, mas, sei ver quando não se diz nada de novo, substância, fundamentado!
Novo: se espremermos o que tens dito sobre os CTT, é absolutamente mais do mesmo, todos os dias, publicação atrás, de publicação.
Substância: o que verbalizas além de linhas que qualquer um sabe traçar, continua a ser, como a tendência

Fundamentado: porque falas que estão a vender, mas, eu não vejo quem

Eagle, não sejas St. Nicholas

_Noah
Parece que saltou a mola fora do relógio suíço.
A tendência dominante tende a ser respeitada no médio/longo prazo.
Cumprimentos
edit: Não sei que % do capital ainda está nas mãos dos accionistas da OPV mas esses contando com os dividendos recebidos já estão a perder quase 1 euro por ação (+/- 18%)
A tendência dominante tende a ser respeitada no médio/longo prazo.
Cumprimentos
edit: Não sei que % do capital ainda está nas mãos dos accionistas da OPV mas esses contando com os dividendos recebidos já estão a perder quase 1 euro por ação (+/- 18%)
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy e 152 visitantes