CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
EAGLETRADER20 Escreveu:"Existem várias referências a 2,5€ e 3€, contudo não apanhei como é que lá chegam, e com os meus investimentos não costumo ir ao bruxo."
Isto estava nas paginas atrás , é só um QUOTE :
"E na analise fundamental é claro que não faz sentido distribuir mais dividendos que os lucros gerados e estar constantemente a diminuir aos capitais próprios .
Por isso quem olha para analise fundamental , não considera de todo barata aqui e apontam quase todos para target de 2,50 euros .
Em 9 meses a cotada teve lucros de 19.5 milhões para 150 Milhões de acçoes cotadas o que dá um EPS sensivelmente de 0.13
Vamos ser otimistas e dizer que vai lucrar no ano todo vai lucrar 30 Milhões ( que acho difícil ) , dá um EPS de 0.20
Se aplicarmos um PER 10 que poderá ser adequado para carateristicas atuais da cotada , daria um valor de 2 euros por acção .
Ao ser dado um valor de 2,50 já é estar a reconhecer potencial futuro.
Se adotado um PER de 15 daria uma valor da acção de 3 euros ( Mas considero Um PER de 15 muito otimista para crescimento futuro dos lucros )
Se administração vai obter mais de 30 MIlhoes lucros penso que só com vendas extraordinárias ate final ano e ai terá de comunicar qual a estratégia .
Neste momento mercado só pode fazer contas com os dados e lucros de que dispõe.
Agora não faz sentido lucrar numa projecção otimista 0.20 EPS e distribuir 0.38 em dividendos afetando os capitais próprios .
Basta ver a analise Borja que está relativamente completa e bem fundamentada e que acho coerente e que aponta para UM PER de 10 e target de avaliação a medio prazo de 2,4 euros ( ELe considera um EPS de 0.24, e este ano deve ser mais baixo ) , tendo em conta a diminuição de resultados esperados da atividade e nível distribuídos de dividendos . E ainda não conhecia esta queda de 57% nos lucros .
É mais ou menos consensual que com estes lucros gerados , para um payout de 100% , os dividendos provavelmente deviam ser na ordem dos 0.20 - 0.25 euros .
E os fundos também sabem fazer estes cálculos e ninguém está a ver com esta estratégia e com bancoCTT a continuar a consumir recursos e faturação e resultados a baixar , como vão crescer os resultados líquidos para pagar 0.38 de dividendos."
Obrigado pelo comentário, se não estou em erro julgo que já tinhas colocado esta informação no forum.
O que eu estava à procura é de um preço de referência para o valor da ação, preferencialmente de uma forma que eu perceba como se chega lá, pois gosto de fazer as minhas continhas e poder mudar os parâmetros para projetar cenários potenciais. Através da AF sei que existem formas de ter uma projeção desse valor, com a devida nota que é uma referência pois existem sempre outras variáveis que essas formulas não colocam em consideração.
Ao que parece obvio agora, pelo menos para mim, é que esta não será de todo a altura para entrar na cotada (com base na AT), mas e porque acho que poderá haver potencial nos CTT, queria ter um valor de referência. Eventualmente haverá um ressalto, mas estou como a maioria, acho que a tendência é clara. Para já.
Tanto o EPS, como O PER numa empresa que está em restruturação com o core business em queda, mas com a possibilidade de se tornar referencia noutro mercado em clara expansão, não me parece que sejam indicadores muito seguros, a não ser claro que possa fazer as minhas projeções.
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.
- Registado: 11/3/2008 9:50
"Existem várias referências a 2,5€ e 3€, contudo não apanhei como é que lá chegam, e com os meus investimentos não costumo ir ao bruxo."
"E na analise fundamental é claro que não faz sentido distribuir mais dividendos que os lucros gerados e estar constantemente a diminuir aos capitais próprios .
Por isso quem olha para analise fundamental , não considera de todo barata aqui e apontam quase todos para target de 2,50 euros .
Em 9 meses a cotada teve lucros de 19.5 milhões para 150 Milhões de acçoes cotadas o que dá um EPS sensivelmente de 0.13
Vamos ser otimistas e dizer que vai lucrar no ano todo vai lucrar 30 Milhões ( que acho difícil ) , dá um EPS de 0.20
Se aplicarmos um PER 10 que poderá ser adequado para carateristicas atuais da cotada , daria um valor de 2 euros por acção .
Se adotado um PER de 15 daria uma valor da acção de 3 euros ( Mas considero Um PER de 15 muito otimista para crescimento futuro dos lucros )
Se administração vai obter mais de 30 MIlhoes lucros penso que só com vendas extraordinárias ate final ano e ai terá de comunicar qual a estratégia .
Agora não faz sentido lucrar numa projecção otimista 0.20 EPS e distribuir 0.38 em dividendos afetando os capitais próprios .
Basta ver a analise Borja que está relativamente completa e bem fundamentada e que acho coerente e que aponta para UM PER de 10 e target de avaliação a medio prazo de 2,4 euros ( ELe considera um EPS de 0.24, e este ano deve ser mais baixo ) , tendo em conta a diminuição de resultados esperados da atividade e nível distribuídos de dividendos . E ainda não conhecia esta queda de 57% nos lucros .
É mais ou menos consensual que com estes lucros gerados , para um payout de 100% , os dividendos provavelmente deviam ser na ordem dos 0.20 - 0.25 euros .
E os fundos também sabem fazer estes cálculos e ninguém está a ver com esta estratégia e com bancoCTT a continuar a consumir recursos e faturação e resultados a baixar , como vão crescer os resultados líquidos para pagar 0.38 de dividendos."
- Registado: 4/3/2008 9:17
Dr Tretas Escreveu:Pedromfg Escreveu:
Primeiro ponto acho que é inegável que os resultados foram muito abaixo das expectativas. De qualquer forma, na minha opinião parece-me que a reação do mercado foi excessiva e nesse contexto ando a pensar num investimento longo. Queria por isso deixar algumas perguntas no ar para quem tiver interesse:
1) Será que a reação do mercado foi excessiva?
2) Estará os CTT a chegar a um ponto que vale a pena olhar como investimento interessante a longo prazo?
3) Qual é o valor pela AT que acham que a acção pode cair? ou para não levar com a resposta tipo zero, qual é o próximo/s suportes?
1) Não, se fores ver para trás no tópico encontrarás referências a análises por AF que apontam para 2,5€ como um valor justo (há até quem ache optimista).
2) Não. Tendo em conta a aparente incompetência da gestão, eu só entraria nos CTT a um preço a desconto, ou seja, bem abaixo dos 2€.
3) Está a fazer mínimos históricos por isso não há suporte digno desse nome.
Obrigado pelas respostas, fui andar bastante para trás e não encontrei referência a um valor para a ação com base na AF que me satisfaça.
Existem várias referências a 2,5€ e 3€, contudo não apanhei como é que lá chegam, e com os meus investimentos não costumo ir ao bruxo.
Também vi uma referencia por _Noah » 6/11/2017 22:56
2. Ideia - No imediato os € 3,447 são valores perfeitamente book to value, pelo que, mesmo que o dividendo se venha a situar nos € 0,10 líquidos, poderá não ser muito atractivo, mas, também não é para se jogar fora.
Em suma alguma sugestão para se chegar ao "book to Value", por exemplo este: Book Value Of Equity Per Share - BVPS
https://www.investopedia.com/terms/b/bvps.asp
2 - A leitura de post anteriores ajudou a perceber melhor algumas desgovernações desta gestão, efetivamente mudei um bocado de perspectiva quanto da eficiência desta direção. Sobretudo na gestão do património que têm, e na falta de qualidade no serviço correio universal, que os levará a terem de baixar o preço.
Contudo acho que o valore que referiste de 1€ poderá estar um bocado fora de horizonte, pelo menos para já. Vamos ver. Não sabendo o que são os custos não recorrentes, e que outros custos poderão estar no horizonte, aliado a que o ultimo trimestre costuma ser o mais forte, julgo que na próxima apresentação dos resultados poderá haver notícas que empolguem os investidores. Já não sei se será suficiente para quebrar esta tendência que já dura à 2 anos.
3 - Ok, é aguardar.
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.
- Registado: 11/3/2008 9:50
Aumento posições curtas qualificadas . Também vai sendo e pode continuar a ser habitual.
Para quem diz que por estes dias os curtos vão a correr fechar posições , a mim parece me que podem continuar a aumentar.
Estou em crer que o valor deles de fecho poderá andar mais perto dos valores apontados pela malta da analise fundamental
É que os curtos também sabem analise fundamental e fazer contas e costumam ter a lição de casa mais bem estudada que eu .
Alem de que como arriscam o dinheiro deles, tiveram que fazer as contas em AF bem feitas
Para quem diz que por estes dias os curtos vão a correr fechar posições , a mim parece me que podem continuar a aumentar.
Estou em crer que o valor deles de fecho poderá andar mais perto dos valores apontados pela malta da analise fundamental
É que os curtos também sabem analise fundamental e fazer contas e costumam ter a lição de casa mais bem estudada que eu .
Alem de que como arriscam o dinheiro deles, tiveram que fazer as contas em AF bem feitas
- Anexos
-
- ctt curtos 1011.PNG (79.75 KiB) Visualizado 10018 vezes
Ainda não terminou o dia , mas na minha opinião a vela que está a fazer é uma vela ainda pior que uma vela simples de descida.
As quedas parecem prolongarem-se...
As quedas parecem prolongarem-se...
Bateu na resistência e provavelmente volta a mínimos. Dentro do esperável. Se passar a resistência aí é que o sinal de partida estará dado.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Parece-me que o gatinho se vai esborrachar todo no chão...kakaka
Se voltar a fechar em mínimos abaixo dos 3,20 e n existir nenhuma noticia favorável no próximo FDS, para a semana, existem fortes possibilidades desta cotada continuar a sua caminhada rumo aos €2,50-€3.
Se voltar a fechar em mínimos abaixo dos 3,20 e n existir nenhuma noticia favorável no próximo FDS, para a semana, existem fortes possibilidades desta cotada continuar a sua caminhada rumo aos €2,50-€3.

O GATO parece estar a ficar sem energia , o que é normal.
Mas para quem quer correr riscos sempre que cotada faz novos mínimos o GATO pula e avança, dando dinheiro a quem correr riscos e tentar apanhar mínimos .
Salta GATINHO , salta GATINHO
Mas para quem quer correr riscos sempre que cotada faz novos mínimos o GATO pula e avança, dando dinheiro a quem correr riscos e tentar apanhar mínimos .
Salta GATINHO , salta GATINHO
- Anexos
-
- CTT 1011.PNG (19.42 KiB) Visualizado 10126 vezes
Se o gato pula... até o buraco da Impresa fica tapado!
Um pouco mais a sério: concordo, uma parte é de medo pois sabem que a fizeram escorregar demais e que uma notícia bull no fim de semana num jornal de referência daria para alguma preocupação.
Um pouco mais a sério: concordo, uma parte é de medo pois sabem que a fizeram escorregar demais e que uma notícia bull no fim de semana num jornal de referência daria para alguma preocupação.
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa "uma opin
Àlvaro Escreveu:Talvez os curtos comecem a pensar que se estão a esticar demais e tentem comprar até 3.36/3.39. Não creio que vão além disso. Para o coisa ficar feia para os ursos teria de transpor os 3.46 com muito volume.
Claro que nos fins de semana (últimos dias de negociação) os pequenos investidores tendem a fechar posições (inversamente aos Grandes Investidores) independentemente do lado que estão, mas também é comum fecharem posições todos os dias, depende da tolerância ao risco vs. lucros.Grande parte, senão a maioria não gosta de ficar com papel de um dia para o outro.
Olhando para o boneco a 15 minutos, parece estar a formar um padrão, penso eu, gostaria de dar um "tirinho" mas ainda não me deu hipóteses.
Já ultrapassou a linha vermelha de tendência, mas não me parece ter pedalada para passar a resistência horizontal, veremos como vai correr o resto do dia. Para mim, só vou fazer outras contas depois de tocar o sino para a saída.
Não me levem a mal, e desculpem lá o meu "açorianês", principalmente o " EAGLETRADER20" ainda não percebi se o teu gato está a saltar ou se se está a m**ar -se,...
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- CTTs. almoço.png (76.79 KiB) Visualizado 10446 vezes
-
- gato mijão.png (6.93 KiB) Visualizado 10446 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Indicadores praticamente a zero durante toda a semana,sera que o gato morreu. 
- Registado: 17/12/2013 1:15
Vocemessezes só olham pra maldade, até já falam em saltos de gatos mortos
Eu já tinha escrito algures atrás, que onde os CTT estão a ter bom resultados é nos pacotes.
https://eco.pt/2017/11/10/entrega-de-en ... ra-os-ctt/
Eu já tinha escrito algures atrás, que onde os CTT estão a ter bom resultados é nos pacotes.
https://eco.pt/2017/11/10/entrega-de-en ... ra-os-ctt/
_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Talvez os curtos comecem a pensar que se estão a esticar demais e tentem comprar até 3.36/3.39. Não creio que vão além disso. Para o coisa ficar feia para os ursos teria de transpor os 3.46 com muito volume.
Zeanzol na minha opinião os CTT não precisam, nem provavelmente tem capacidades e recursos sufientes para grandes especializações e desenvolvimento na sua atividade bancária. Mas têem tudo o que é essencial para desenvolver a parte "elementar", para não ferir honras, lol, da atividade bancária. Enorme variedade de instalações e pessoal minimamente qualificado para junto com outras atividades captar pequenas poupanças e propor algumas aplicações com rentabilidade competitiva no mercado.
No meu caso se mantiver as ações (ao preço médio que comprei) até à data dos dividendos, ainda terei um saldo bem positivo. Não podem é baixar abaixo dos 3,20 euros.
No meu caso se mantiver as ações (ao preço médio que comprei) até à data dos dividendos, ainda terei um saldo bem positivo. Não podem é baixar abaixo dos 3,20 euros.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Muitas posições a serem fechadas..
Último dia da semana, alguns "curtos" não vão querer ficar com posições abertas e portanto é hora de fazer mais-valias.
Último dia da semana, alguns "curtos" não vão querer ficar com posições abertas e portanto é hora de fazer mais-valias.
Carpe Diem
- Registado: 4/11/2004 12:27
zeanzol Escreveu:Não sou accionista dos CTT no entanto é uma empresa que acompanho desde que entrou em bolsa...
Assim que soube que era o Goldman Sachs a colocar os CTT em bolsa... e que ficariam com 5% do capital e o estado manteria 30%...
fiquei com uma ideia que infelizmente veio a concretizar-se ... nao vale a pena estar a falar de coisas que já passaram... situaçoes essas que não permitiriam que leituras de graficos e ou analises de quaisquer especie permitissem aos investidores evitar passar pela actual situacao... muito sofisticada a forma como tudo foi feito... é apenas o meu ponto de vista...![]()
vamos olhar para o futuro...
no meu entender ... estão a criar-se as condiçoes ideais para a entrada de um grande investidor via aumento de capital para de uma vez por todas os CTT arrancarem com o negócio do banco ... negócio este que como a maioria ja percebeu está a consumir recursos que a empresa nao gera... pelo que será inveitavel a entrada de capital !
apenas a minha leitura...
bons negocios a todos
O curioso é que nem precisam de aumentar capital:
- sentados (ainda) em mais de 100m próprios e sem qualquer dívida
- carteira de imóveis que podia ser optimizada como na Sonae com um sale & lease back, ou mesmo venda direta a fundos dos edifícios com mais potencial.
Depois se o Banco corre bem sem cobrarem comissões ou enquanto os juros não aumentam, isso é outra história, mas os CTT são de facto um case study... A análise fundamental é essencial, mas a análise técnica nem sei que lhe diga. Aquela LTD de que se ia aqui falando não enganava e preveniu muitas muitas entradas precipitadas.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Não sou accionista dos CTT no entanto é uma empresa que acompanho desde que entrou em bolsa...
Assim que soube que era o Goldman Sachs a colocar os CTT em bolsa... e que ficariam com 5% do capital e o estado manteria 30%...
fiquei com uma ideia que infelizmente veio a concretizar-se ... nao vale a pena estar a falar de coisas que já passaram... situaçoes essas que não permitiriam que leituras de graficos e ou analises de quaisquer especie permitissem aos investidores evitar passar pela actual situacao... muito sofisticada a forma como tudo foi feito... é apenas o meu ponto de vista...
no meu entender ... estão a criar-se as condiçoes ideais para a entrada de um grande investidor via aumento de capital para de uma vez por todas os CTT arrancarem com o negócio do banco ... negócio este que como a maioria ja percebeu está a consumir recursos que a empresa nao gera... pelo que será inveitavel a entrada de capital !
bons negocios a todos
fiquei com uma ideia que infelizmente veio a concretizar-se ... nao vale a pena estar a falar de coisas que já passaram... situaçoes essas que não permitiriam que leituras de graficos e ou analises de quaisquer especie permitissem aos investidores evitar passar pela actual situacao... muito sofisticada a forma como tudo foi feito... é apenas o meu ponto de vista...
bons negocios a todos
- Registado: 19/11/2015 16:21
Àlvaro Escreveu:Tretas, veremos com reage a 3 euros. Para ser mais preciso: 3,03
É capaz, sei lá. O curto prazo não me interessa muito. O que eu sei, é que se as coisas não atinam daqui a um ano vamos estar bem abaixo dos 3€ e com novos cortes de dividendo.
Tretas, veremos com reage a 3 euros. Para ser mais preciso: 3,03
Pedromfg Escreveu:
Primeiro ponto acho que é inegável que os resultados foram muito abaixo das expectativas. De qualquer forma, na minha opinião parece-me que a reação do mercado foi excessiva e nesse contexto ando a pensar num investimento longo. Queria por isso deixar algumas perguntas no ar para quem tiver interesse:
1) Será que a reação do mercado foi excessiva?
2) Estará os CTT a chegar a um ponto que vale a pena olhar como investimento interessante a longo prazo?
3) Qual é o valor pela AT que acham que a acção pode cair? ou para não levar com a resposta tipo zero, qual é o próximo/s suportes?
1) Não, se fores ver para trás no tópico encontrarás referências a análises por AF que apontam para 2,5€ como um valor justo (há até quem ache optimista).
2) Não. Tendo em conta a aparente incompetência da gestão, eu só entraria nos CTT a um preço a desconto, ou seja, bem abaixo dos 2€.
3) Está a fazer mínimos históricos por isso não há suporte digno desse nome.
Àlvaro Escreveu:Opcard, percebo a ideia, mas o ponto é que os ursos aproveitaram o clima desfavorável que circula nos fóruns de bolsa e na imprensa em geral e vão explorar isso ao máximo pois continuam a ganhar dinheiro com as quedas. Fazem o seu papel. Pode haver mil razões para subir, mas dado o contexto continua a cair. Só um catalizador por parte da empresa, uma notícia, uma comunicação da empresa poderia inverter esse sentimento.
"BPI, diário de Bolsa (10/11/2017)
CTT
continuarão a ser um título sob a vigilância dos investidores.
A acção continua a acumular perdas, sem conseguir encontrar um catalisador capaz de encetar uma recuperação (mesmo de natureza técnica) nem atingir um nível que possa tornar-se mais apelativa (em termos de rácios fundamentais) para investidores de longo prazo."
Não me parece que haja muito mais a dizer do que por aqui se tem dito/ escrito.
Enquanto, não houver noticias os selos vão continuar a descolar-se e quando a Administração der noticias
, tudo indica não serem boas CumPrim/
ValeAquilino.
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Opcard, percebo a ideia, mas o ponto é que os ursos aproveitaram o clima desfavorável que circula nos fóruns de bolsa e na imprensa em geral e vão explorar isso ao máximo pois continuam a ganhar dinheiro com as quedas. Fazem o seu papel. Pode haver mil razões para subir, mas dado o contexto continua a cair. Só um catalizador por parte da empresa, uma notícia, uma comunicação da empresa poderia inverter esse sentimento.
Quem está ligado: