CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
Àlvaro Escreveu:peaners, do que tenho lido sobre isso há investidores que querem uma coisa e outros outra. Talvez daí o Caixa BI referir alterações na estrutura accionista. Não me parece que o banco seja o problema, pois pode ser complementar, a questão poderá ser a dimensão do banco. Claro que enquanto persistirem dúvidas os ursos dominam a acção que de acordo com análise técnica continua a sua trajectória bear, mas de acordo com análise fundamental o valor do papel é baixo, a avaliação mais recente do BBVA considera que os CTT estão Outperform e que as acções valerão 4.20. Portanto, se entrarmos pela análise fundamental corremos o risco de levar com o poder dos gráficos que, como sabemos, é poderoso que se farta e nunca saberemos quando mudam de humor, nem porque mudam.
Não confundir Ptargets com Analise Fundamental.
Ptargets são dados conforme a dose de otimismo incorporado e a visão mais ou menos otimista , refletem algumas projecçoes subjetivas , por isso existe 1 Ptarget diferente para cada casa que o dá .
Repito PTARGET para mim vale ZERO , se está barato há muitas há venda no mercado.
Analise fundamental tem métricas como o PER e outras , não é subjetiva .
E na analise fundamental é claro que não faz sentido distribuir mais dividendos que os lucros gerados e estar constantemente a diminuir aos capitais próprios .
Por isso quem olha para analise fundamental , não considera de todo barata aqui e apontam quase todos para target de 2,50 euros .
Em 9 meses a cotada teve lucros de 19.5 milhões para 150 Milhões de acçoes cotadas o que dá um EPS sensivelmente de 0.13
Vamos ser otimistas e dizer que vai lucrar no ano todo vai lucrar 30 Milhões ( que acho difícil ) , dá um EPS de 0.20
Se aplicarmos um PER 10 que poderá ser adequado para carateristicas atuais da cotada , daria um valor de 2 euros por acção .
Ao ser dado um valor de 2,50 já é estar a reconhecer potencial futuro.
Se adotado um PER de 15 daria uma valor da acção de 3 euros ( Mas considero Um PER de 15 muito otimista para crescimento futuro dos lucros )
Se administração vai obter mais de 30 MIlhoes lucros penso que só com vendas extraordinárias ate final ano e ai terá de comunicar qual a estratégia .
Neste momento mercado só pode fazer contas com os dados e lucros de que dispõe.
Agora não faz sentido lucrar numa projecção otimista 0.20 EPS e distribuir 0.38 em dividendos afetando os capitais próprios .
Basta ver a analise Borja que está relativamente completa e bem fundamentada e que acho coerente e que aponta para UM PER de 10 e target de avaliação a medio prazo de 2,4 euros ( ELe considera um EPS de 0.24, e este ano deve ser mais baixo ) , tendo em conta a diminuição de resultados esperados da atividade e nível distribuídos de dividendos . E ainda não conhecia esta queda de 57% nos lucros .
É mais ou menos consensual que com estes lucros gerados , para um payout de 100% , os dividendos provavelmente deviam ser na ordem dos 0.20 - 0.25 euros .
Está é a verdadeira analise fundamental .
E os fundos também sabem fazer estes cálculos e ninguém está a ver com esta estratégia e com bancoCTT a continuar a consumir recursos e faturação e resultados a baixar , como vão crescer os resultados líquidos para pagar 0.38 de dividendos.
Mais uma vez digo, cabe á administração comunicar ao mercado , como o atual panorama incorporado vai mudar .
E isso ainda ninguém viu
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 8/11/2017 20:20, num total de 4 vezes.
- Registado: 4/3/2008 9:17
peaners, do que tenho lido sobre isso há investidores que querem uma coisa e outros outra. Talvez daí o Caixa BI referir alterações na estrutura accionista. Não me parece que o banco seja o problema, pois pode ser complementar, a questão poderá ser a dimensão do banco. Claro que enquanto persistirem dúvidas os ursos dominam a acção que de acordo com análise técnica continua a sua trajectória bear, mas de acordo com análise fundamental o valor do papel é baixo, a avaliação mais recente do BBVA considera que os CTT estão Outperform e que as acções valerão 4.20. Portanto, se entrarmos pela análise fundamental corremos o risco de levar com o poder dos gráficos que, como sabemos, é poderoso que se farta e nunca saberemos quando mudam de humor, nem porque mudam.
- Registado: 31/5/2014 23:07
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/ctt-mais-um-tiro-nos-pes
Ulisses partilhas da mesma opinião que publiquei aqui.
é um risco focar-se no banco e descurar o negócio principal da empresa, para o qual nasceu há muitos anos.
meter as mãos pelos pés? misturar alhos com bugalhos? veremos
Para além disso se o negócio da banca são em grande parte as comissões (digo infelizmente) e os ctt cobram zero não percebo. É um chamariz para captar clientes que pode ter custos no negócio do banco ctt.
quanto à AT só vou pensar entrar nos CTT quando o dmi der sinais de querer inverter e cruzar para cima no semanal ou mensal.
até lá terra de curtos e ursos (como o pólo norte)
ctt é uma cotada em contraciclo com o psi
boneco mensal
Ulisses partilhas da mesma opinião que publiquei aqui.
é um risco focar-se no banco e descurar o negócio principal da empresa, para o qual nasceu há muitos anos.
meter as mãos pelos pés? misturar alhos com bugalhos? veremos
Para além disso se o negócio da banca são em grande parte as comissões (digo infelizmente) e os ctt cobram zero não percebo. É um chamariz para captar clientes que pode ter custos no negócio do banco ctt.
quanto à AT só vou pensar entrar nos CTT quando o dmi der sinais de querer inverter e cruzar para cima no semanal ou mensal.
até lá terra de curtos e ursos (como o pólo norte)
ctt é uma cotada em contraciclo com o psi
boneco mensal
Editado pela última vez por peaners em 8/11/2017 19:06, num total de 1 vez.
"Quem desdenha quer comprar"
É para ver se no final do ano também me calham algumas acções atribuídas para premiar o meu esforço no acompanhamento do titulo 
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa "uma opin
EAGLETRADER20 Escreveu:Se o gráfico seguisse a linha de tendência evidenciada nos dias de queda o titulo poderia ir testar a zona dos 3 euros .
Pelo menos é o que sugere o gráfico , se o irá fazer nos próximos dias , é o que iremos ver .
Se a zona dos 3.35 aguentar o teste o titulo no curto prazo pode estar safo, se cair abaixo dos 3.35 , a probabilidade de ir ás zona dos 3 euros pode ser elevada .
"EAGLETRADER20", Não te parece que também estás a POSTAR demair
Todo o mundo já percebeu que isto está a cair,...
Kum Raio compra lá um elevado,...
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Pois e nos próximos dias pode ser mais grave do q a ultima queda, pois pode ser acompanhada duma cotada relevante BCP para ajudar à "festa dos curtos"... 

A posição curta qualificada baixou ontem de 3.90 para 3.84%
Esta diminuição poderá ter tido contributo naquele spike de 7%.
Mesmo assim as posições fechadas foram diminutas . E hoje a pressão compradora forte esteve ausente .
Esta diminuição poderá ter tido contributo naquele spike de 7%.
Mesmo assim as posições fechadas foram diminutas . E hoje a pressão compradora forte esteve ausente .
Se o gráfico seguisse a linha de tendência evidenciada nos dias de queda o titulo poderia ir testar a zona dos 3 euros .
Pelo menos é o que sugere o gráfico , se o irá fazer nos próximos dias , é o que iremos ver .
Se a zona dos 3.35 aguentar o teste o titulo no curto prazo pode estar safo, se cair abaixo dos 3.35 , a probabilidade de ir ás zona dos 3 euros pode ser elevada .
Boa tarde!
Outra vez os CTT na mira?
Deixar correr até o banana do Francisco DE Lacerda abrir a boca.
Cumprimentos
Outra vez os CTT na mira?
Deixar correr até o banana do Francisco DE Lacerda abrir a boca.
Cumprimentos
- Registado: 11/1/2016 17:00
A ausência de força compradora no inicio da manhã não enganava .
Agora o mais natural será testar esta zona 3.35-3.40.
Logo veremos o que titulo faz , agora que a tendência continua descendente e os vendedores no controlo é claro.
Agora o mais natural será testar esta zona 3.35-3.40.
Logo veremos o que titulo faz , agora que a tendência continua descendente e os vendedores no controlo é claro.
- Anexos
-
- ctt 08111.PNG (19.38 KiB) Visualizado 7236 vezes
Pois é Valeaquino, tanta conbersa...Eu nunca disse que gosto ou não gosto de ler as tuas postas!! E escreve á vontade. Por agora e neste caso respondo apenas com um copy do Alvaro ... "valeaquilino, essa insistência começa a ser exagerada. Já percebemos que estás bear nos CTT e bull na Impresa."
- Registado: 9/3/2017 16:10
Dr Tretas Escreveu:A verdade é que entrar curto via short-selling tem sempre mais risco, logo é coisa que eu nunca faço.
O potencial para perdas é ilimitado, mas os ganhos (sem alavancagem) são no máximo 100% em caso de falência.
foi precisamente por isso que não foi feito

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
A verdade é que entrar curto via short-selling tem sempre mais risco, logo é coisa que eu nunca faço.
O potencial para perdas é ilimitado, mas os ganhos (sem alavancagem) são no máximo 100% em caso de falência.
Artista Romeno Escreveu:Àlvaro Escreveu:valeaquilino, essa insistência começa a ser exagerada. Já percebemos que estás bear nos CTT e bull na Impresa. Se o mercado corrigir (e o SPx já atingiu o target mais favorável para 2019) a Impresa talvez corrija mais que os CTT. Concordo com o Eagle quando refere que os curtos apostam ainda numa queda dos CTT, pois uma correcção geral arrastaria ainda mais os CTT. Mas tb acredito na possibilidade de uma rápida recuperação.
e se estiver curto dou lhe os parabensfez o que eu pensei mas não fiz
E agora estou curioso foi com a análise que falaste. Para ponderar entrada nisto a pés juntos, têm de existir duas condições, sinais técnicos (já dificilmente agora a quebra da LTD) e algum equilíbrio dos fundamentais. Nesta fase depois do sismo assistem-se a réplicas mas acredito que não vá à falência e com um turnaround apropriado, quem sabe se torna interessante para um nest egg.
Com os seguintes pressupostos básicos:
- os 31,2m de resultado líquido sem efeitos não recorrentes até Setembro serem em 12 meses, com o período mais forte, 40/45m (com sorte uns 30m com esses efeitos, mas não é o que interessa numa visão a 5 ou 10 anos)
- a perda do correio tradicional a ser substituída pelo ecommerce desde que haja um mínimo de competência e olhos postos em quem sabe fazer (já que a famosa capilaridade não lhes falta...
- o Banco a cobrar comissões de pelo menos 30 euros por conta (x200.000=6m) (é inevitável e adiá-lo será mesmo prova de ineptidão),
não valerá isto 45/50m por ano? 2/3 dos dividendos que pagavam, sem dúvida, mas não existirá aqui valor para algo em torno dos 30 cêntimos e picos anuais? Já não falo do imobiliário EDIT nem da subida dos juros daqui a uns 1,5/2 anos...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Artista Romeno Escreveu:Àlvaro Escreveu:valeaquilino, essa insistência começa a ser exagerada. Já percebemos que estás bear nos CTT e bull na Impresa. Se o mercado corrigir (e o SPx já atingiu o target mais favorável para 2019) a Impresa talvez corrija mais que os CTT. Concordo com o Eagle quando refere que os curtos apostam ainda numa queda dos CTT, pois uma correcção geral arrastaria ainda mais os CTT. Mas tb acredito na possibilidade de uma rápida recuperação.
É a vida, cada um safa-se como pode e com a pré disposição para correr RISCOS.
O Mercado faz-se com quem negoceia independentemente do lado em que esteja.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Mas bull na Impresa com a dívida de 100 milhões e resultados de 1 milhão não acredito que ninguém esteja
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Àlvaro Escreveu:valeaquilino, essa insistência começa a ser exagerada. Já percebemos que estás bear nos CTT e bull na Impresa. Se o mercado corrigir (e o SPx já atingiu o target mais favorável para 2019) a Impresa talvez corrija mais que os CTT. Concordo com o Eagle quando refere que os curtos apostam ainda numa queda dos CTT, pois uma correcção geral arrastaria ainda mais os CTT. Mas tb acredito na possibilidade de uma rápida recuperação.
e se estiver curto dou lhe os parabens
fez o que eu pensei mas não fiz 
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
valeaquilino, essa insistência começa a ser exagerada. Já percebemos que estás bear nos CTT e bull na Impresa. Se o mercado corrigir (e o SPx já atingiu o target mais favorável para 2019) a Impresa talvez corrija mais que os CTT. Concordo com o Eagle quando refere que os curtos apostam ainda numa queda dos CTT, pois uma correcção geral arrastaria ainda mais os CTT. Mas tb acredito na possibilidade de uma rápida recuperação.
Flavc Escreveu:Penso que o ValeAquino se esqueceu de uma coisa elementar. Ontem depois das 13.00h, mais coisa menos coisa, houve uma inversão GERAL dos mercados, que afetou todas as ações, incluindo logicamente os CTT. Aquele suposto "relato tipo futebol" que fazes da evolução da cotação, seria diferente (a meu ver) se a tendência dos mercados se tivesse mantido positiva. Não é por sistematicamente (quase todos os dias a toda a hora) tentarmos bater na mesma tecla ( acrescentando por vezes um ou outro pormenos insignificante, com por exemplo a distribuição de ações à gestão, que não justificam pelo mérito, mas que os pode obrigar a trabalhar melhor e é preferível para as contas dos CTT se tivessem de pagar em cash) que o mercado nos dá razão.
E só mais uma coisa , quando as opções são conscientes e não há fatores excecionais no mercado e na vida política e económica, que motivem alterações bruscas é conversa da treta ter pseudo pena dos "entalados". É o mercado a funcionar.
Olá "Flavc", bom dia para ti também.
"Expilica-me lá, muito bem expilicado",
... de uma coisa elementar
[b]O que foi que teve a ver a inversão dos mercados com a inversão dos CTTs.
Os "selos", por terem pouca cola passaram de um ganho de: 8,07% para: 1,71%; isto é: perderam 78,8% do ganho,..
Consegues comparar isto com o que dizes ter sido para mim um "esquecimento elementar"
, provavelmente haverá mais curiosos à espera de compreender o "elementar"."o relato tipo futebol". Como tu dizes, tem apenas como objectivo justificar (situação que muitos ignoram, por mais que o moderador chame a atenção para isso) a minha "opinião". Já deu para perceber que não gostaste, mas quando "c**go aqui postas de pescada", não são direccionadas para alguém em especial. Para isso faço M.P.
Também já deu para perceber que "estás a arder com selos" e gostarias de ver o papel a subir. Ao contrário de mim, que estava à espera disto já lá vai muito tempo
... "...é conversa da treta ter pseudo pena dos "entalados". É o mercado a funcionar."
Eu pelos meus princípios, lastimo sempre as perdas de cada um, quando para isso não concorreram.
É a minha "treta", também tenho pena que estejas a perder, embora tu demonstres que ninguém tem que ter pena de ninguém. Enfim é o Mercado a funcionar (para mim, muito bem porque tanto dou uma ajuda na subida como na queda, depende do lado em que estou.
Mas quando perco, por mais que seja a treta, também tenho o direito de ter pena de mim,...
Os "relatos", mais ou menos pormenorizados são de acordo com o ponto de vista de cada um face ao que o mercado nos apresenta. Não são feitos para agradar nem de encomenda.
Este é um espaço para troca de opiniões/ conhecimentos, assim aprendem todos os que tiverem capacidades para isso, e não está sujeito " a censura, isso era no TEMPO da outra SENHORA"
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Talvez, mas que as vendedores irão continuar, isso continua evidente. Uma ligeira valorização e lá vai disto. Não está fácil. Talvez a possibilidade de um duplo fundo pique a cabeça a algum touro poderoso.
Eu estou confiante pelo menos numa recuperacao de curto prazo,os indicadores continuam bastante esticados. 
- Registado: 17/12/2013 1:15
Hoje claramente a maior força compradora está ausente e o sentido para já é para baixo.
Veremos se vai novamente testar os 3.35
Veremos se vai novamente testar os 3.35
- Anexos
-
- ctt 5 min 0811.PNG (21.95 KiB) Visualizado 7887 vezes
Penso que o ValeAquino se esqueceu de uma coisa elementar. Ontem depois das 13.00h, mais coisa menos coisa, houve uma inversão GERAL dos mercados, que afetou todas as ações, incluindo logicamente os CTT. Aquele suposto "relato tipo futebol" que fazes da evolução da cotação, seria diferente (a meu ver) se a tendência dos mercados se tivesse mantido positiva. Não é por sistematicamente (quase todos os dias a toda a hora) tentarmos bater na mesma tecla ( acrescentando por vezes um ou outro pormenos insignificante, com por exemplo a distribuição de ações à gestão, que não justificam pelo mérito, mas que os pode obrigar a trabalhar melhor e é preferível para as contas dos CTT se tivessem de pagar em cash) que o mercado nos dá razão.
E só mais uma coisa , quando as opções são conscientes e não há fatores excecionais no mercado e na vida política e económica, que motivem alterações bruscas é conversa da treta ter pseudo pena dos "entalados". É o mercado a funcionar.
- Registado: 9/3/2017 16:10
EAGLETRADER20 Escreveu:Neste momento para mim é difícil tirar uma conclusão definitiva do gráfico . Pode ir para os 2 lados .
Por 1 lado com o movimento de ontem e a vela verde e a força inicio de dia e consolidação estava lançada.
Quando DAX ontem recuou as vendas apareceram em força na mudança sentimento do mercado .
Por outro lado aquele rasto de vela comprido ontem levanta suspeitas se tem força para subir . E as posições curtas estão a ficar muito elevadas e quando assim é a venda continua a ser cada vez mais forte e pressionante . Nos fundamentais continuo a nºao acreditar dividendo com estes lucros e continuo a achar tem levar novo corte .
O DAX hoje está com ma cara e receio que num novo recuo do DAX esta e outras sofram logo forte pressão vendedora .
O melhor é aguardar para ver como está no final do dia . Neste ponto vejo muita indecisão no gráfico e nas compras/vendas , sendo difícil ver uma probabilidade muito elevada para um dos lados
Bom dia “minha gente”.
Sem querer torturar, principalmente os que têm papel, e como já em Setembro manifestei muito claramente a minha “opinião”, dificilmente aceite talvez pela maioria, parece-me que vai ganhando adeptos.
Tenho pena que o “Serra Lapa” tenha saído “bem esfolado”, mas este sentimento é extensivo a todos os outros que por aqui andam (nesta caldeirada).
Ontem, já nos finalmente da sessão tive que “abandonar o barco”. Gostaria de ter postado a minha “opinião”, mas assim creio que sairá mais reforçada, até porque acérrimos defensores “dos selos sem cola”, já se vão convertendo, e de que maneira.
Não se trata por isso de “prognósticos só depois do jogo”, como disse o outro.
Façamos uma pequena retrospectica:
- No dia 6 o papel fechou com uma ligeira recuperação, da sessão onde chegou a estar a perder 6,2%, mas com uma perda acumulada de 31,8%.
- Ontem amanheceu bem-disposto e foi ganhando até chegar aos 8,07%, depois veio aos trambolhões na descida, fez uma pequena recuperação. Só que a partir das 14.30 horas foi uma entrega indisfarçada de papel, e assim acabou o dia com um ganho de apenas 1,71%, o volume foi o menor desde o início da sangria, que continua.
Se a subida fosse para continuar não fechava tão em baixo, embora positivo, 1,71%, quando esteve a ganhar 8,07%, e o volume tenderia a aumentar.
Foi precisamente o contrário, por isso e mais uma vez, reforço aqui a minha opinião e projecção postada a 23 de Setembro.
Vai aqui um triste boneco, e o de então, não está grande coisa mas eu não sei fazer melhor. E depois, as velas (o mais importante) não são feitas na minha fábrica, eu apenas faço os arranjos.
O caminho é a descer, até porque: “a descer todos os santos ajudam“ e “***** manca faz viagem”. Onde é que está a dúvida ?!
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- CTTs.23Set..2017.png (94.16 KiB) Visualizado 7959 vezes
-
- CTTs..agora.png (120.08 KiB) Visualizado 7959 vezes
José Ortega Y Gasset
Àlvaro Escreveu:EAGLETRADER20, os lucros são muito penalizados por custos exagerados. E também pela estratégia pois ao que parece a empresa quererá ficar-se no banco. Na verdade o crédito concedido pelo banco foi reduzido, mas um banco bem dimensionado até parece ser complementar. Algo terá de mudar, mas seria absurdo que a Administração não comunicasse com o mercado. O que ma deixa mais confuso é o facto da Caixa BI falar em alterações na estrutura accionista que, até agora, nada se viu.
1 . Os lucros são penalizados pela atividade está a cair muito, no futuro ainda temos mais penalizações como perda exclusividade venda produtos financeiros do estado, os custos exagerados não sei quais são , os investimentos no banco na atual estratégia têm de continuar a ser feitos nos próximos anos ás dezenas de milhões e é isso que tem estado a absorver grande parte do cash e isso não vai mudar .
Custos exagerados continuo sem ver o que é isso em concreto e como vai mudar.
Cotada a cair há há 2 anos e continuarem a distribuir 600.000 acções na administração, cai muito mal , eu não sou acionista , mas se fosse ficava muito aborrecido.
Estão a premiar o quê com atribuição das acções , Crescimento dos lucros ? subida do valor da cotação ? ganhos dos accionistas com a valorização dos títulos ?
Não percebo que os accionistas vejam o investimento constantemente desvalorizado devido ao desempenho e fundamentais que mercado observa e a administração receba acções adicionais .
Percebo se ganharem acionistas e tiver adicionais prémios de desempenho a administração
2. Diz-se que algo terá de mudar . Mas mercado até ver essa mudança não vai pagar e comprar para ver mais do mesmo.
E o que mercado pensa e espera da atual administração para o futuro ficou evidenciado com as quedas recentes.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 8/11/2017 11:06, num total de 1 vez.