CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
Àlvaro Escreveu:valeaquilino, essa insistência começa a ser exagerada. Já percebemos que estás bear nos CTT e bull na Impresa. Se o mercado corrigir (e o SPx já atingiu o target mais favorável para 2019) a Impresa talvez corrija mais que os CTT. Concordo com o Eagle quando refere que os curtos apostam ainda numa queda dos CTT, pois uma correcção geral arrastaria ainda mais os CTT. Mas tb acredito na possibilidade de uma rápida recuperação.
e se estiver curto dou lhe os parabens

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
valeaquilino, essa insistência começa a ser exagerada. Já percebemos que estás bear nos CTT e bull na Impresa. Se o mercado corrigir (e o SPx já atingiu o target mais favorável para 2019) a Impresa talvez corrija mais que os CTT. Concordo com o Eagle quando refere que os curtos apostam ainda numa queda dos CTT, pois uma correcção geral arrastaria ainda mais os CTT. Mas tb acredito na possibilidade de uma rápida recuperação.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa "uma opin
Flavc Escreveu:Penso que o ValeAquino se esqueceu de uma coisa elementar. Ontem depois das 13.00h, mais coisa menos coisa, houve uma inversão GERAL dos mercados, que afetou todas as ações, incluindo logicamente os CTT. Aquele suposto "relato tipo futebol" que fazes da evolução da cotação, seria diferente (a meu ver) se a tendência dos mercados se tivesse mantido positiva. Não é por sistematicamente (quase todos os dias a toda a hora) tentarmos bater na mesma tecla ( acrescentando por vezes um ou outro pormenos insignificante, com por exemplo a distribuição de ações à gestão, que não justificam pelo mérito, mas que os pode obrigar a trabalhar melhor e é preferível para as contas dos CTT se tivessem de pagar em cash) que o mercado nos dá razão.
E só mais uma coisa , quando as opções são conscientes e não há fatores excecionais no mercado e na vida política e económica, que motivem alterações bruscas é conversa da treta ter pseudo pena dos "entalados". É o mercado a funcionar.
Olá "Flavc", bom dia para ti também.
"Expilica-me lá, muito bem expilicado",

... de uma coisa elementar

[b]O que foi que teve a ver a inversão dos mercados com a inversão dos CTTs.

Os "selos", por terem pouca cola passaram de um ganho de: 8,07% para: 1,71%; isto é: perderam 78,8% do ganho,..

Consegues comparar isto com o que dizes ter sido para mim um "esquecimento elementar"

"o relato tipo futebol". Como tu dizes, tem apenas como objectivo justificar (situação que muitos ignoram, por mais que o moderador chame a atenção para isso) a minha "opinião". Já deu para perceber que não gostaste, mas quando "c**go aqui postas de pescada", não são direccionadas para alguém em especial. Para isso faço M.P.
Também já deu para perceber que "estás a arder com selos" e gostarias de ver o papel a subir. Ao contrário de mim, que estava à espera disto já lá vai muito tempo
... "...é conversa da treta ter pseudo pena dos "entalados". É o mercado a funcionar."
Eu pelos meus princípios, lastimo sempre as perdas de cada um, quando para isso não concorreram.
É a minha "treta", também tenho pena que estejas a perder, embora tu demonstres que ninguém tem que ter pena de ninguém. Enfim é o Mercado a funcionar (para mim, muito bem porque tanto dou uma ajuda na subida como na queda, depende do lado em que estou.

Os "relatos", mais ou menos pormenorizados são de acordo com o ponto de vista de cada um face ao que o mercado nos apresenta. Não são feitos para agradar nem de encomenda.

Este é um espaço para troca de opiniões/ conhecimentos, assim aprendem todos os que tiverem capacidades para isso, e não está sujeito " a censura, isso era no TEMPO da outra SENHORA"

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Talvez, mas que as vendedores irão continuar, isso continua evidente. Uma ligeira valorização e lá vai disto. Não está fácil. Talvez a possibilidade de um duplo fundo pique a cabeça a algum touro poderoso.
Eu estou confiante pelo menos numa recuperacao de curto prazo,os indicadores continuam bastante esticados. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
Hoje claramente a maior força compradora está ausente e o sentido para já é para baixo.
Veremos se vai novamente testar os 3.35
Veremos se vai novamente testar os 3.35
- Anexos
-
- ctt 5 min 0811.PNG (21.95 KiB) Visualizado 6458 vezes
- Registado: 4/3/2008 9:17
Penso que o ValeAquino se esqueceu de uma coisa elementar. Ontem depois das 13.00h, mais coisa menos coisa, houve uma inversão GERAL dos mercados, que afetou todas as ações, incluindo logicamente os CTT. Aquele suposto "relato tipo futebol" que fazes da evolução da cotação, seria diferente (a meu ver) se a tendência dos mercados se tivesse mantido positiva. Não é por sistematicamente (quase todos os dias a toda a hora) tentarmos bater na mesma tecla ( acrescentando por vezes um ou outro pormenos insignificante, com por exemplo a distribuição de ações à gestão, que não justificam pelo mérito, mas que os pode obrigar a trabalhar melhor e é preferível para as contas dos CTT se tivessem de pagar em cash) que o mercado nos dá razão.
E só mais uma coisa , quando as opções são conscientes e não há fatores excecionais no mercado e na vida política e económica, que motivem alterações bruscas é conversa da treta ter pseudo pena dos "entalados". É o mercado a funcionar.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa "uma opin
EAGLETRADER20 Escreveu:Neste momento para mim é difícil tirar uma conclusão definitiva do gráfico . Pode ir para os 2 lados .
Por 1 lado com o movimento de ontem e a vela verde e a força inicio de dia e consolidação estava lançada.
Quando DAX ontem recuou as vendas apareceram em força na mudança sentimento do mercado .
Por outro lado aquele rasto de vela comprido ontem levanta suspeitas se tem força para subir . E as posições curtas estão a ficar muito elevadas e quando assim é a venda continua a ser cada vez mais forte e pressionante . Nos fundamentais continuo a nºao acreditar dividendo com estes lucros e continuo a achar tem levar novo corte .
O DAX hoje está com ma cara e receio que num novo recuo do DAX esta e outras sofram logo forte pressão vendedora .
O melhor é aguardar para ver como está no final do dia . Neste ponto vejo muita indecisão no gráfico e nas compras/vendas , sendo difícil ver uma probabilidade muito elevada para um dos lados
Bom dia “minha gente”.
Sem querer torturar, principalmente os que têm papel, e como já em Setembro manifestei muito claramente a minha “opinião”, dificilmente aceite talvez pela maioria, parece-me que vai ganhando adeptos.
Tenho pena que o “Serra Lapa” tenha saído “bem esfolado”, mas este sentimento é extensivo a todos os outros que por aqui andam (nesta caldeirada).
Ontem, já nos finalmente da sessão tive que “abandonar o barco”. Gostaria de ter postado a minha “opinião”, mas assim creio que sairá mais reforçada, até porque acérrimos defensores “dos selos sem cola”, já se vão convertendo, e de que maneira.
Não se trata por isso de “prognósticos só depois do jogo”, como disse o outro.
Façamos uma pequena retrospectica:
- No dia 6 o papel fechou com uma ligeira recuperação, da sessão onde chegou a estar a perder 6,2%, mas com uma perda acumulada de 31,8%.
- Ontem amanheceu bem-disposto e foi ganhando até chegar aos 8,07%, depois veio aos trambolhões na descida, fez uma pequena recuperação. Só que a partir das 14.30 horas foi uma entrega indisfarçada de papel, e assim acabou o dia com um ganho de apenas 1,71%, o volume foi o menor desde o início da sangria, que continua.
Se a subida fosse para continuar não fechava tão em baixo, embora positivo, 1,71%, quando esteve a ganhar 8,07%, e o volume tenderia a aumentar.
Foi precisamente o contrário, por isso e mais uma vez, reforço aqui a minha opinião e projecção postada a 23 de Setembro.
Vai aqui um triste boneco, e o de então, não está grande coisa mas eu não sei fazer melhor. E depois, as velas (o mais importante) não são feitas na minha fábrica, eu apenas faço os arranjos.
O caminho é a descer, até porque: “a descer todos os santos ajudam“ e “***** manca faz viagem”. Onde é que está a dúvida ?!
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- CTTs.23Set..2017.png (94.16 KiB) Visualizado 6530 vezes
-
- CTTs..agora.png (120.08 KiB) Visualizado 6530 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Àlvaro Escreveu:EAGLETRADER20, os lucros são muito penalizados por custos exagerados. E também pela estratégia pois ao que parece a empresa quererá ficar-se no banco. Na verdade o crédito concedido pelo banco foi reduzido, mas um banco bem dimensionado até parece ser complementar. Algo terá de mudar, mas seria absurdo que a Administração não comunicasse com o mercado. O que ma deixa mais confuso é o facto da Caixa BI falar em alterações na estrutura accionista que, até agora, nada se viu.
1 . Os lucros são penalizados pela atividade está a cair muito, no futuro ainda temos mais penalizações como perda exclusividade venda produtos financeiros do estado, os custos exagerados não sei quais são , os investimentos no banco na atual estratégia têm de continuar a ser feitos nos próximos anos ás dezenas de milhões e é isso que tem estado a absorver grande parte do cash e isso não vai mudar .
Custos exagerados continuo sem ver o que é isso em concreto e como vai mudar.
Cotada a cair há há 2 anos e continuarem a distribuir 600.000 acções na administração, cai muito mal , eu não sou acionista , mas se fosse ficava muito aborrecido.
Estão a premiar o quê com atribuição das acções , Crescimento dos lucros ? subida do valor da cotação ? ganhos dos accionistas com a valorização dos títulos ?
Não percebo que os accionistas vejam o investimento constantemente desvalorizado devido ao desempenho e fundamentais que mercado observa e a administração receba acções adicionais .
Percebo se ganharem acionistas e tiver adicionais prémios de desempenho a administração
2. Diz-se que algo terá de mudar . Mas mercado até ver essa mudança não vai pagar e comprar para ver mais do mesmo.
E o que mercado pensa e espera da atual administração para o futuro ficou evidenciado com as quedas recentes.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 8/11/2017 11:06, num total de 1 vez.
EAGLETRADER20, os lucros são muito penalizados por custos exagerados. E também pela estratégia pois ao que parece a empresa quererá ficar-se no banco. Na verdade o crédito concedido pelo banco foi reduzido, mas um banco bem dimensionado até parece ser complementar. Algo terá de mudar, mas seria absurdo que a Administração não comunicasse com o mercado. O que ma deixa mais confuso é o facto da Caixa BI falar em alterações na estrutura accionista que, até agora, nada se viu.
Para já a sangria estancou pelos 3,50.
O mercado agora parece aguardar notícias.
O problema é que não vejo que notícias boas possa apresentar a administração e, na falta delas ou se não forem boas, o título continuará a caminhar para sul.
BN
O mercado agora parece aguardar notícias.
O problema é que não vejo que notícias boas possa apresentar a administração e, na falta delas ou se não forem boas, o título continuará a caminhar para sul.
BN
- Registado: 7/2/2017 15:10
Àlvaro Escreveu:Concordo, mas não acredito que Champalimaud, depois de ter encaixado 50 milhões com a venda de acções da REN fique a vê-las escorregar porque os curtos insistem que o banco CTT é má opção e que a empresa não vai ter lucros no futuro. Os CTT com boa gestão e com um banco bem dimensionado continuarão a dar lucro. Claro que precisam de cortar nas despesas e naquelas loucuras de pagar prémios em acções. E se o dividendo for ajustado onde está o drama?
Relativamente a isso eu penso o seguinte :
1. Champalimaud andou a comprar muito acima de 6 e 7 euros mais de 9% da posição. Os 50 milhões já foram .
Aos preços a que comprou deve ter investido sensivelmente 100 MILHÕES . Apesar de a posição agora valer menos 40-50% do que ele a comprou , tenho duvidas que possa ter muito mais disponibilidade de capital onde já investiu 100 milhões e continua a cair como uma pedra .
Não vejo que posssa fazer nada aqui. Só se for em decisões como membro da administração
2. O mercado em geral tem duvidas que com esta estratégia o banco seja boa opção e os resultados para já não mostram grandes frutos.
Se nada mudar o mercado vai continuar a não acreditar que esta opção vá gerar fortes lucros .
Os CURTOS só atacam onde vejam fortes debilidades e a culpa é da estratégia e não dos curtos .
Ninguem os ve a abrir curtos em GALP, JMT, NVG, ALTRI, etç
Só abrem onde existe fragilidade e não veem sustentabilidade .
3. Quanto á boa gestão atual eu tenho duvidas e o mercado já demonstrou o que pensa sobre isso.
4. Se o dividendo for ajustado , para mim não há drama, mas para quem tiver acções pode haver .
Á semelhança do corte anterior o mercado pode potencialmente penalizar o titulo em mais 10-20% e é nisso que curtos devem estar a apostar e o mercado receoso em comprar
EDIT : possivelmente muita gente pode pensar como Gestmin investiu 100 milhões aquilo so pode ser para ganhar e não vai perder .
Com esta estratégia da empresa tenho duvidas , só se esperar muitos anos por uma inversão.
Penso que gestmin pode ter avaliado mal a estratégia .
Esteve na REN onde entrou forte provavelmente para receber forte fluxo cash dividendos , e o dividendo ai era certinho pois a atividade e regulada e sem concorrência e dividendo chove certinho.
Aqui poderá ter delineado a mesma estratégia e achado que dividendo era certinho e CTT era uma CASH-COW como antigamente .
Só que aqui apesar quase não ter concorrência nos selos , a atividade está a cair muito forte e as outras estratégias não estão a funcionar e lucro a cair a pique conforme se vê nesta queda de 57% dos lucros .
Àlvaro Escreveu:Concordo, mas não acredito que Champalimaud, depois de ter encaixado 50 milhões com a venda de acções da REN fique a vê-las escorregar porque os curtos insistem que o banco CTT é má opção e que a empresa não vai ter lucros no futuro. Os CTT com boa gestão e com um banco bem dimensionado continuarão a dar lucro. Claro que precisam de cortar nas despesas e naquelas loucuras de pagar prémios em acções. E se o dividendo for ajustado onde está o drama?
Esse accionista que referes deve ter entrado com preço médio de 8 a 9 euros nos 10%. Basta ver o timing das notícias e a cotação da época. A perda deve aproximar-se a cerca de 3/5 e já ultrapassar ligeiramente 100m
Edit: aproximar-se de em vez de ultrapassar 100m. Exagerei.
Mas preço médio de 8,5x15.000.000 acções, preço actual 3,5 = perda de 5 euros em cada x 15.000.000= 75 milhões
Editado pela última vez por trend=friend em 8/11/2017 10:26, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Concordo, mas não acredito que Champalimaud, depois de ter encaixado 50 milhões com a venda de acções da REN fique a vê-las escorregar porque os curtos insistem que o banco CTT é má opção e que a empresa não vai ter lucros no futuro. Os CTT com boa gestão e com um banco bem dimensionado continuarão a dar lucro. Claro que precisam de cortar nas despesas e naquelas loucuras de pagar prémios em acções. E se o dividendo for ajustado onde está o drama?
Àlvaro Escreveu:Penso que a ideia dele EAGLETRADER20 não andará longe da minha. E a minha basicamente é: os curtos foram longe demais e agora vão ter de comprar a estes níveis porque aqui começam a entrar fundos para sacar 11% em dividendos. Não deverá andar longe disto. E para o ano o dividendo não vai baixar. Eventualmente baixará em anos seguintes.
Aí acho que não acredita tanto... acho que se trata apenas de apontar uma vela de inversão de curto prazo. Sem a Administração falar, há que ter calma com as opções de longo prazo
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Neste momento para mim é difícil tirar uma conclusão definitiva do gráfico . Pode ir para os 2 lados .
Por 1 lado com o movimento de ontem e a vela verde e a força inicio de dia e consolidação estava lançada.
Quando DAX ontem recuou as vendas apareceram em força na mudança sentimento do mercado .
Por outro lado aquele rasto de vela comprido ontem levanta suspeitas se tem força para subir . E as posições curtas estão a ficar muito elevadas e quando assim é a venda continua a ser cada vez mais forte e pressionante . Nos fundamentais continuo a nºao acreditar dividendo com estes lucros e continuo a achar tem levar novo corte .
O DAX hoje está com ma cara e receio que num novo recuo do DAX esta e outras sofram logo forte pressão vendedora .
O melhor é aguardar para ver como está no final do dia . Neste ponto vejo muita indecisão no gráfico e nas compras/vendas , sendo difícil ver uma probabilidade muito elevada para um dos lados
Penso que a ideia dele EAGLETRADER20 não andará longe da minha. E a minha basicamente é: os curtos foram longe demais e agora vão ter de comprar a estes níveis porque aqui começam a entrar fundos para sacar 11% em dividendos. Não deverá andar longe disto. E para o ano o dividendo não vai baixar. Eventualmente baixará em anos seguintes.
SERRA LAPA Escreveu:Saí por uns tempos desta cotada.
Não foi fácil! A perda foi muito significativa!
Não saio facilmente de uma acção, a menos que haja uma mudança estrutural; e aqui está a acontecer.
Quando percebi que até o património andou a ser desbaratado , não hesitei.
Basta ler o último artigo do Ulisses para ver o disparate desta gestão. É anedótico, seria de rir à gargalhada , se não estivéssemos a falar de incompetentes, que estão a dar cabo de uma das boas empresas portuguesas.
Salvo as devidas distâncias de burlas, em tudo parecido à PT.
- Aumenta a dívida para pagar dividendos
- O principal negócio vai diminuindo
-Efectua cada vez pior as suas funções e é penalizada por isso
-Incapaz de se posicionar correctamente no sector emergente
- Fala em reestruturação , mas incapaz de quantificar os custos, ou qual a linha a seguir
-Sem rumo, fala em dar a gestão do seu Core, para se dedicar à banca, onde agora chegou e com fortes concorrentes implantados
Podia ser a Amazonzinha portuguesa, mas infelizmente com esta gestão, é uma Portugal Telecom das cartas e bilhetes postais.
(Até o património que valia muitos milhões, andaram a vender, em épocas baixas, podendo agora valer várias vezes o valor da sua alienação! Veja-se a sede principal que foi vendida por apenas 25 milhões!
Antiga sede- conjunto de edifícios, não ligados entre si, que se distribuem ao longo da Rua de São José até ao Elevador do Lavra, incluindo dois palacetes com jardins privativos.)
Neste momento, os CTT - que estavam espalhados por vários outros edifícios de Lisboa - estão todos juntos no Edifício Báltico, no Parque das Nações, um imóvel que arrendaram por 3,6 milhões de euros !!!!)
Vendem por 25 milhões e num ano pagam 3,6 milhões! Ao fim de 6 anos gastam a venda, dado que ainda pagaram mais-valia sobre 16 milhões de euros,.
INACREDITÁVEL!!!
Julgo estar a fazer algo mimético em relação ao que aconteceu em Março, só que com uma escala diferente.
Aos 3 Euros parece-me inevitável, mas dada a forte degradação que está a sofrer, sem estimação de custos de reestruturação e pior, sem rumo para onde deve caminhar , só mais abaixo poderá estabilizar.
É confrangedor e mesmo criminoso o que está a ser feito a esta empresa.
Só deixo uma pergunta, até lembrando um pessimista que ouvia com respeito mas não apreciava: "Uma dona de casa não geria melhor que estes doutores de economia?"
amazonzinha, com 0.2 de EBITDA em 9 meses no segmento de encomendas, esse segmento tem margens ultraesmagadas os transportistas em espanha ja se queixam disso.....

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Àlvaro Escreveu:EAGLETRADER20, na verdade dá que pensar. O gráfico aponta para baixo, mas ha tantos factores a contribuírem para a possibilidade de ir fechar o GAP que... ontem consegui uma vendas embora tenha ficado com posição. Aguardo mais um resvalanço ao qual já sei que não irei resistir.
por acaso acho que a ideia do Eagle desta vez será outra, mas ele poderá confirmar

Clint Eastwood
Clint Eastwood
EAGLETRADER20, na verdade dá que pensar. O gráfico aponta para baixo, mas ha tantos factores a contribuírem para a possibilidade de ir fechar o GAP que... ontem consegui uma vendas embora tenha ficado com posição. Aguardo mais um resvalanço ao qual já sei que não irei resistir.
Saí por uns tempos desta cotada.
Não saio facilmente de uma acção, a menos que haja uma mudança estrutural; e aqui está a acontecer.
Basta ler o último artigo do Ulisses para ver o disparate desta gestão. É anedótico, seria de rir à gargalhada , se não estivéssemos a falar de incompetentes, que estão a dar cabo de uma das boas empresas portuguesas.
- Fala em reestruturação , mas incapaz de quantificar os custos, ou qual a linha a seguir
-Sem rumo, fala em dar a gestão do seu Core, para se dedicar à banca, onde agora chegou e com fortes concorrentes implantados
Podia ser a Amazonzinha portuguesa, mas infelizmente com esta gestão, é uma Portugal Telecom das cartas e bilhetes postais.
(Até o património que valia muitos milhões, andaram a vender, em épocas baixas, podendo agora valer várias vezes o valor da sua alienação! Veja-se a sede principal que foi vendida por apenas 25 milhões!
Antiga sede- conjunto de edifícios, não ligados entre si, que se distribuem ao longo da Rua de São José até ao Elevador do Lavra, incluindo dois palacetes com jardins privativos.)
Neste momento, os CTT - que estavam espalhados por vários outros edifícios de Lisboa - estão todos juntos no Edifício Báltico, no Parque das Nações, um imóvel que arrendaram por 3,6 milhões de euros !!!!)
Vendem por 25 milhões e num ano pagam 3,6 milhões! Ao fim de 6 anos gastam a venda, dado que ainda pagaram mais-valia sobre 16 milhões de euros,.
INACREDITÁVEL!!!
Julgo estar a fazer algo mimético em relação ao que aconteceu em Março, só que com uma escala diferente.
Aos 3 Euros parece-me inevitável, mas dada a forte degradação que está a sofrer, sem estimação de custos de reestruturação e pior, sem rumo para onde deve caminhar , só mais abaixo poderá estabilizar.
Só deixo uma pergunta, até lembrando um pessimista que ouvia com respeito mas não apreciava: "Uma dona de casa não geria melhor que estes doutores de economia?"
INACREDITÁVEL!!!
Artista, na Vista Alegre estamos de acordo, aqui nem pensar. Os Ctt precisam basicamente de reduzir custos. Se não me engano quando a Mota cotava a 1.20 euros vieste aqui com uma análise deste tipo. Olha se eu tivesse ido na conversa teria perdido o comboio.
LTCM Escreveu:Não se sobe ou desde porém, de acordo com os "value players" continua a não estar barata.
Os CTT com a informação há data de hoje são uma value trap, irei demonstrar isso brevemente
Não sei se sobe ou desce porém, de acordo com os "value players" continua a não estar barata.
Editado pela última vez por LTCM em 7/11/2017 21:14, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 161 visitantes