Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/1/2015 18:36

afcapitao Escreveu:Olá a todos,

Agora que a mota engil áfrica foi para a bolsa, temos os seguintes números:

- Mota Engil África --> 100 milhões de ações * 6,4€ (cotação atual) = 640 ME de capitalização bolsista
versus
- Mota Engil SGPS --> 563ME de capitalização bolsista. Sendo que a ME SGPS detém 80% da ME ÁFRICA, que corresponde a 512ME.

Existe, portanto, um diferencial de 50milhões entre uma empresa e outra. Será possível que o mercado esteja apenas a considerar um valor de 50 milhões de euros para as operações na América Latina e Europa?

A meu ver o mercado está a avaliar incorretamente a Mota-Engil, resta saber qual dos lados está subavailado (ou sobreavaliado).

opiniões?

Cumprimentos

e os mais de 1000 milhões de dívida líquida a mais que tem a Mota Engil SGPS (aos quais se tem que somar o que entretanto foi pago ao Estado pela privatização da EGF)? A questão é, portanto, se América Latina e Europa valem 1200-1300 M (ou mais qualquer coisa).. não tenho opinião sobre isso mas esquecem-se sempre da dívida...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por bininho » 28/1/2015 18:18

A Mota Engil SGPS está sub-avaliada e ainda vai ficar mais quando apresentar resultados.
Por outro lado com a queda do Petróleo, vai ter muitos problemas sobretudo em Angola... uma ação de elevado risco no curto prazo!

Registado: 29/11/2007 2:16

por afcapitao » 28/1/2015 17:14

Olá a todos,

Agora que a mota engil áfrica foi para a bolsa, temos os seguintes números:

- Mota Engil África --> 100 milhões de ações * 6,4€ (cotação atual) = 640 ME de capitalização bolsista
versus
- Mota Engil SGPS --> 563ME de capitalização bolsista. Sendo que a ME SGPS detém 80% da ME ÁFRICA, que corresponde a 512ME.

Existe, portanto, um diferencial de 50milhões entre uma empresa e outra. Será possível que o mercado esteja apenas a considerar um valor de 50 milhões de euros para as operações na América Latina e Europa?

A meu ver o mercado está a avaliar incorretamente a Mota-Engil, resta saber qual dos lados está subavailado (ou sobreavaliado).

opiniões?

Cumprimentos

Registado: 8/3/2012 17:31

por Sergon » 27/1/2015 22:42

..
Desculpa Estóico por ser mais palavroso!

Registado: 8/12/2006 20:38

por O Estóico Ocioso » 16/1/2015 9:59

.

Registado: 27/7/2014 0:32

por trend=friend » 16/1/2015 9:15

E 76% do valor do pipeline seguramente negociado em dólares? :-"
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por O Estóico Ocioso » 16/1/2015 0:33

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 26/1/2015 17:25, num total de 1 vez.

Registado: 27/7/2014 0:32

por kiterio » 13/1/2015 17:36

Claro que sim, e já estava a espera, teve uma queda de 50% em 2 meses, eu nunca pensei é que fosse tão "expressivo" o ressalto

vamos ver amanhã o que faz

Registado: 28/8/2013 16:09

por Diacono » 13/1/2015 16:08

caiu a pique durante as ultimas semanas, é natural que algum dia tivesse um ressalto.
A noticia http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... engil.html ajudou a aumentar a amplitude.
Pelos meus gráficos foi de suporte a resistência.

Imagem
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por kiterio » 13/1/2015 15:52

E de repente, o mundo acordou para a Mota.

Não percebo o motivo para estar a ganhar "tanto".

por LUISSM3 » 7/1/2015 3:25

Pessoalmente acho que estão a olhar pela vidinha deles, vão comprando quando acham que estão baratas e podem valorizar-se, e vão vendendo quando acham que estão a bom preço para vender.

Tem sido sempre assim, ainda me lembro de quando em 2011 compravam todas as ações que se vendessem abaixo de 1,03€ (ou próximo disso).

Em finais de Fevereiro de 2014 lá despacharam umas quantas a 4,65€.

Agora compraram a 2,6€. Possivelmente poderão voltar a comprar caso elas baixem ainda mais, para daqui a algum tempo fazerem novas vendas assim que o preço atingir valores que considerem significativos para justificar nova venda.

Não é o que todos nós queremos fazer?

Eles mais do que ninguém sabem o que fazem em relação ao seu próprio negócio.

Mas isto não passa de uma opinião.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/accoes_da_mota_engil_vendidas_com_um_desconto_de_10.html

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/familia_mota_continua_a_comprar_accoes_da_construtora.html
Anexos
MotaEngil 6-1-2015(W).gif
MotaEngil 6-1-2015(W).gif (49.32 KiB) Visualizado 7337 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por rsacramento » 6/1/2015 22:15

kiterio Escreveu:Boas,

As ações continuam a cair, a família continua a reforçar "em força". Acham que é para dar confiança? ou para evitar quedas maiores?

nem uma coisa nem outra, na minha opinião

as retracções costumam ser bons pontos de entrada, embora a mota viva um perigoso bear market

Registado: 29/11/2007 12:50

por Celsius-reloaded » 6/1/2015 17:35

Devem estar a tentar baixar o preço médio. :shock:

De todo o modo, só o facto de terem mtas obras encomendadas em África não quer dizer grande coisa.

É que nada lhes garante q depois de feitas, elas venham a ser pagas pela totalidade. E aí ainda é pior do que não as fazer, dado que tem o custo da obra para abater.

Se esses contratos q assinaram valerem tanto quanto a garantia "soberana" que o presidente Angolano deu ao BES...
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por AAA_ » 6/1/2015 16:59

kiterio Escreveu:Boas,

As ações continuam a cair, a família continua a reforçar "em força". Acham que é para dar confiança? ou para evitar quedas maiores?

Ninguém segura a acção comprando um ou dois milhões.
É claramente porque acreditam que é um bom investimento. Ninguém conhece melhor a empresa que eles...

Registado: 21/10/2010 13:08

por kiterio » 6/1/2015 16:50

Boas,

Já agora, o graficozinho...:

por RaposoTavares » 31/12/2014 14:59

mota.engil.promete.mais.um.ano.a.apanhar.papalvos.JPG
Atenção às médias móveis. Cedo, muito cedo para a entrada dos longos.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

Recordar é viver

por RaposoTavares » 31/12/2014 14:48

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/accoes_da_mota_engil_vendidas_com_um_desconto_de_10.html

Esta foi uma das notícias que me fez descrer da Mota. Depois descri do PSIzito.
Em contrapartida, se pensar nos bacanos que enfiaram, satisfeitos, 17% do Papel a desconto não posso deixar de sorrir. Os tubarões também se comem uns aos outros. E isso é bonito...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por epinay » 31/12/2014 13:53

Perspectivas para 2015?
Entrada longa hoje.
http://observador.pt/especiais/6-acoes- ... a-em-2015/

"Sociedade Mota-Engil
Sede Porto, Portugal
Bolsa Lisboa
Preço 2,726 euros

Algumas coisas não têm lógica na bolsa. A Mota-Engil é uma delas. A Mota-Engil África, a filial holandesa que agrega os negócios africanos da construtora portuguesa, foi cotada em Amesterdão em novembro. Hoje, tem um valor de mercado de 719 milhões de euros. A Mota-Engil manteve cerca de 82% do capital da firma holandesa, que, a preços de mercado, vale 589 milhões de euros. Porém, os investidores avaliam atualmente a Mota-Engil em 549 milhões de euros, isto é, a construtora vale menos 40 milhões de euros do que a sua participação na subsidiária dos negócios africanos.

A bolsa de Lisboa atribui um valor negativo aos negócios fora de África da Mota-Engil. Todavia, a Mota-Engil controla participações na concessionária de autoestradas Ascendi, na construtora metálica Martifer e na Indáqua, que concessiona serviços de água, entre outras, além da atividade construtora na Europa e na América Latina.

mota-engil
O negócio africano cresceu 19%, enquanto o volume de negócios na Europa minguou 10,6%.
Os investidores estão pessimistas em relação à Mota-Engil, sobretudo devido à queda do preço do petróleo. A carteira de encomendas de obras públicas de países exportadores de petróleo é muito importante. Os mercados principais da Mota-Engil África são Angola, Moçambique e Maláui.

A fraqueza das ações da Mota-Engil, que deslizaram 35% desde que a filial holandesa foi listada, pode ser uma oportunidade para comprar ações baratas de uma construtora que cresce com a economia subsariana."

Registado: 15/2/2012 12:50

por jgut » 24/12/2014 18:46

Ideiasfixas, desde já obrigado pela dica, mas eu procuro também aprender é a colocar o stop em função do índice de volatilidade, porque os 5% para uma dada ação pode ser pouco ou muito para outra.... Quanto à ida ao meio do canal julgo que não acontecerá tão cedo e basta olhar para o gráfico mensal, pois, podemos constatar que, este mês, já ultrapassou em muito os valores médios de volume e apresente velas de continuidade do movimento. Por outro lado já quebrou o valor máximo aceitável para ser considerado uma correção, da subida vertiginosa que fez (também no mensal, há já uns dias atrás deixei o gráfico). Para finalizar no semanal e diário, temos já sinais muito claros de possível continuação do movimento principal (no próximo dia de negociação poderá ser confirmada a minha análise, ou não :D )
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?

Registado: 27/3/2014 21:50

por Youmeu » 23/12/2014 22:47

Por acaso nem tinha reparado nesse cenário, sendo que a minha análise está ligeiramente diferente. Quanto ao futuro não sei, mas curioso que o canal descendente maior já o tinha desenhado à umas semanas e só reparei agora... :-" Abraço

Imagem
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por Ideiasfixas » 23/12/2014 19:25

jgut, para mim stop's curtos (<5%) numa acção com relativa pouca liquidez, e a volatilidade que se verifica diariamente (com sucessivas mudança de ordens sem concretização), neste cenário não são eficazes.
A resposta, julgo que pelo teu gráfico apresentado está bem claro... a passar os 50% do canal (em minha opinião) é um possibilidade bem real, e a curto prazo.

Hoje em dia o preço do petróleo e os países produtores deste, são o mais comentados... com a respectiva penalização das empresas mais expostas a estes mercados.
No entanto, temos de ter em conta que numa empresa do sector da construção: (mitigadores de risco)
- vive de carteira de obras
- estas obras em curso por norma são com pagamento parcelares mediante obra efectuada, e em países Africanos muitas das vezes na adjudicação tem uma antecipação de pagamento (10%-20%)
- Existe subcontratação de outras empresas (com pagamentos diferidos -pós obra realizada)
- % Endividamento em função de carteira de obra (% obra realizada vs prazo pagamento)

Adicionalmente, temos fundos a assumirem posições relevantes na empresa, a perspectivar-se valores para a estabilização do preço de petróleo, recomendações (que valem o que valem) mas que não deixa de ser relevante que sejam de compra, aumento significativo de carteira de obras (permitindo a sustentabilidade de resultados).
A própria Mota-Engil Africa com a evolução da sua cotação dá um suporte adicional ao titulo.

Espero ter ajudado a relançar o debate.

Registado: 7/10/2014 22:14

por jgut » 23/12/2014 14:15

Deixo o gráfico atualizado, acrescentando apenas que os 3,67 ainda estão muito distantes e tenho sérias dúvidas que volte a entrar no canal tão rapidamente, sem que termine primeiro a sua projeção...
Dado que estou com alguma dificuldade em colocar os stop em relação à volatilidade, alguém é capaz de me dar umas dicas para o fazer da melhor forma? Obrigado.
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por jgut » 22/12/2014 23:43

katolo Escreveu:Eu sabia que devia ter comprado esta bicharoca a preço de saldos :wall:

:D deixa lá... não te massacres, pior devia estar eu que vi o movimento e entrei na quinta feira mas ao ver o comportamento na sexta decidi apertar o stop e fui apanhado.... :( serviu de lição... mas quando digo para não te massacres, quero dizer apenas que brevemente poderás comprá-la a preço de saldo extra, porque este movimento é apenas a retração que poderá estar quase a terminar... +- 2,97. Sim, porque a tendência principal ainda é de queda e é nesse sentido que devemos estar concentrados.
Bons negócios.

Só para acrescentar que os 3,67 são outro valor a vigiar...
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?

por katolo » 22/12/2014 21:54

Eu sabia que devia ter comprado esta bicharoca a preço de saldos :wall:

Registado: 20/2/2014 22:01

por 21102014 » 21/12/2014 22:07

Registado: 29/11/2007 11:46