Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por AT2014 » 25/7/2014 16:02

Pedro1974 Escreveu:Bem.......de facto vou esperar para ver se recupero......adquiri 25.000 acçoes a 0.785..........bolas

Amigo Pedro1974,

O seu problema não foi ter adquirido 25k acções a 0,785. Foi não ter colocado um stop. Agora que o mal está feito poderá ter de encarar uma perda significativa e depois recuperar mais tarde com entradas (mas não no Bes) mais acertadas. Não se preocupe que acontece com muita gente e até comigo se passou antes do AC do Bes. Por causa duma falha de colocação dum stop fui obrigado a assumir perdas significativas a 1,20 que me consumiram grande parte do lucro do ano e agora tenho vindo a recuperar outra vez. Esses erros são bons para nos ensinarem que a disciplina é muito importante.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por AT2014 » 25/7/2014 15:46

iMMgrafik Escreveu:
AT2014 Escreveu:
Boas,

Escrevi a dia 16 Julho:
Reforco a .44.
Investimento >> (.66, .51, .40, .44 = break even actualizado de .47), subida de stop-loss para .38.
Objectivo de venda .56.

Hoje 23 Julho, break even atingido aos .47 (recebi uma SMS que foi muitissima bem recebida por mim :) ).
Continuo com o objectivo dos .56.

Bons investimentos

Amigo IMMGraffi

Que tal um trail stop no 0,47 para dormires descansado ? Se fores stopado ficas a zero. Se cair compras outra vez mas mais abaixo. Se subir vais encaixando. Pensa nisso. A sorte normalmente não bate duas vezes na mesma porta.

Abraço

Boas,

Foram umas semanas alucinantes desde a minha primeira entrada a .66... Investimento >> (.66, .51, .40, .44 = break even actualizado de .47),
Dados os novos contornos relativos a R.Salgado (embora a detencao seja por questoes particulares, tudo leva a querer que possa tambem reflectir-se nas veracidade das contas do banco BES) decidi vender a .48 hoje com pequeno lucro de 2% (break even estava nos .47) e deixar de lado o objective dos .56.
Continuo dentro do BCP e BPI, e apenas irei considerer o BES apos estar concluida a auditoria completa das contas do banco e o anunciado aumento de capital (R.Salgado esteve 20 anos a frente do BES e nao se sabe ao certo a veracidade das suas contas, portanto so apos a auditoria e que os proprios gestores que entraram agora em funcoes saberao o verdadeiro estado do BES).

Bons investimentos.[/quote]

Excelente decisão. Era o que te dizia. Não vale a pena acreditar no pai natal. Se estás a ganhar e a volatilidade é muito grande deves proteger os ganhos e depois logo se vê. Se tivesses apostado naquela tua ideia dum stop a 0,35 terias tido perdas enormes pois, na minha opinião, os 0,50 serão um sonho tal como o 1€ no BCP. Não acredito minimamente que os mesmos venham a ser mais ultrapassados. Acho que até ao dia 30 é sempre a descer (eventualmente até 0,40) e no dia 30 vão anunciar a ajuda estatal ou um aumento de capital brutal e a partir dai será "game over" para os 0,50.

Mas o essencial que deves tirar disto é que deves sempre proteger os ganhos e colocar stops. Aliás só te colocás-te nesta situação de perda estrondosa (que felizmente não sucedeu) porque não colocás-te stops abaixo dos 0,66.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por jccgold » 25/7/2014 15:46

Artista Romeno Escreveu:Analise fundamental, ou suspeitas que se revelaram acertadas?

Existe diferença? Como num crime estuda-se as pistas, se a investigação for boa sabe-se se é culpado ou inocente. Veredito do BES. Serial Money killer

Registado: 11/11/2011 3:58

por Gonee111 » 25/7/2014 15:37

Análise fundamental numa contabilidade falsificada serve de grande suporte de negociação. Ora realmente...

Já ouvi muita coisa em defesa da AF. Mas o BES, certamente NÃO é um bom exemplo.
Aliás apenas aplicando os princípios de AT, conseguiriam ter sucesso a fazer trades no BES nos últimos meses.

Registado: 4/2/2014 15:24

por Artista Romeno » 25/7/2014 15:29

jccgold Escreveu:
artista_ Escreveu:
jccgold Escreveu:Estás enganado. Digo que vem aí o fim do mundo desde q estudei o BES para saber se valia a pena ir ao AC ainda andava a cotação pelo 1 euro. Procura por "sobe balão sobe" que está pelo tópico algures.
Sim quanto ao BES a minha análise é fácil, o que é que há para não perceber que depois de uma má noticia vem outra, e depois outra e depois outra? Tem tantos esqueletos que o BES devia ser reclassificado como cemitério

Até podes vir a estar certo, mas isso não quer dizer que quem comprou nos 35/40 tenha tido oportunidade de ganhar bastante, ainda tem neste momento...

Eu não faço AF, não tenho capacidades nem muito interesse. Mas se já é difícil fazer a qualquer título, ao BES ainda mais, dado o desconhecimento que temos em relação ao que por lá se está a passar. Portanto, resta-me dizer que, para bem dos país, espero que estejas enganado, se estiveres certo, dou-te os meus parabéns, embora mantenha que quem entrou nos 35/40 fez (ou teve oportunidade de fazer) um bom trade.

Não consigo conceber alguém q invista sem saber fazer analise fundamental. A AT não afecta a AF, mas a AF afecta a AT. O BES é exemplo maior disso. Quem não percebe isto não percebe nada de AT

Analise fundamental, ou suspeitas que se revelaram acertadas?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por jccgold » 25/7/2014 15:28

artista_ Escreveu:
jccgold Escreveu:Estás enganado. Digo que vem aí o fim do mundo desde q estudei o BES para saber se valia a pena ir ao AC ainda andava a cotação pelo 1 euro. Procura por "sobe balão sobe" que está pelo tópico algures.
Sim quanto ao BES a minha análise é fácil, o que é que há para não perceber que depois de uma má noticia vem outra, e depois outra e depois outra? Tem tantos esqueletos que o BES devia ser reclassificado como cemitério

Até podes vir a estar certo, mas isso não quer dizer que quem comprou nos 35/40 tenha tido oportunidade de ganhar bastante, ainda tem neste momento...

Eu não faço AF, não tenho capacidades nem muito interesse. Mas se já é difícil fazer a qualquer título, ao BES ainda mais, dado o desconhecimento que temos em relação ao que por lá se está a passar. Portanto, resta-me dizer que, para bem dos país, espero que estejas enganado, se estiveres certo, dou-te os meus parabéns, embora mantenha que quem entrou nos 35/40 fez (ou teve oportunidade de fazer) um bom trade.

Não consigo conceber alguém q invista sem saber fazer analise fundamental. A AT não afecta a AF, mas a AF afecta a AT. O BES é exemplo maior disso. Quem não percebe isto não percebe nada de AT

por Calius » 25/7/2014 15:24

HJOR Escreveu:Os tipos da TVI são lixados. Aliás todos os jornalistas são lixados, não sabem estar calados!

A culpa é dos jornalistas... :mrgreen:

HJOR ou eu não me expliquei bem ou tu não percebeste bem ;)
Claro que a culpa dos acontecimentos não é dos jornalistas.
Os meios de comunicação social são responsáveis, isso sim, por "alavancar" as euforias ou os medos, porque é isso que vende.
A minha participação foi no sentido de apelar a que se ignore o sensacionalismo baseado em rumores. Apenas isso.
Factos; elementos concretos é o que se precisa... e rapidamente.

O bom jornalismo diria apenas algo do género:
"Está a ser apurada a situação do BES. Mais informações serão dadas mediante o desenvolvimento." ... e ponto.
Mais do que isto, seja para o lado da euforia, seja para o lado do pânico... não adiciona informação útil e só leva a comportamentos de rebanho que, como se sabe, são perigosos.

Espero ter-me explicado melhor, desta vez :roll:

Registado: 23/5/2014 12:26

por Pedro1974 » 25/7/2014 15:11

Bem.......de facto vou esperar para ver se recupero......adquiri 25.000 acçoes a 0.785..........bolas

Registado: 25/10/2013 16:12

por jonas007 » 25/7/2014 15:02

Agecanonix, tem cuidado. defende o teu capital! Ou esperas que seja o mercado a defende-lo?!!
Só está seguro do teu lado.
Ainda por cima com fim de semana à porta, e daqueles que podes nem dormir bem com uma noticia... :-k

E muito possível uma viagem rápida ou lenta, até +/- 0,38-0,40
E depois logo se vê como fica.
Anexos
oooou.png
oooou.png (20.44 KiB) Visualizado 6772 vezes

Registado: 21/5/2014 22:06

por Paulo68 » 25/7/2014 14:59

Agecanonix Escreveu:8-) está fatigada, de " tanta porada" !2ª vai recuperar, durante a semana.. :shock: :-"
Paulo68 Escreveu:Bem....apesar de hoje haver uma maior pressão vendedora tenho que admitir que a cotação até se está a segurar bem. Com a ida aos 0.465 sempre pensei num novo "afundanço" mas de repente lá estava a bater nos 0.498. Não deixa de ser assinalável, apesar de pensar que há fortes probabilidades de hoje fechar a cair, evitando surpresas de fim-de-semana. Mas quem manda é o mercado

Creio que até à apresentação de resultados haverá bastante volatilidade (receios vs otimismos) ...a não ser que haja quem saiba antecipadamente. Digo isso porque se bem te lembras na 3ª feira o BES que estava a descer bem e acabou por inverter e subir 3% sem razão aparente. É claro que depois do fecho saiu a noticia da entrada da GS e da Decco.

Registado: 27/12/2011 20:40

por Sacanitajose » 25/7/2014 14:52

Agecanonix Escreveu:8-) está fatigada, de " tanta porada" !2ª vai recuperar, durante a semana.. :shock: :-"
desculpem, eu estou dentro a 0,769 :oh: contudo votos de bom fim de semana \:D/
Paulo68 Escreveu:Bem....apesar de hoje haver uma maior pressão vendedora tenho que admitir que a cotação até se está a segurar bem. Com a ida aos 0.465 sempre pensei num novo "afundanço" mas de repente lá estava a bater nos 0.498. Não deixa de ser assinalável, apesar de pensar que há fortes probabilidades de hoje fechar a cair, evitando surpresas de fim-de-semana. Mas quem manda é o mercado

Registado: 3/5/2014 21:03

por Sacanitajose » 25/7/2014 14:50

8-) está fatigada, de " tanta porada" !2ª vai recuperar, durante a semana.. :shock: :-"

Registado: 3/5/2014 21:03

por HJOR » 25/7/2014 13:52

jonas007 Escreveu:Estava no tópico do PSI, e faz mais sentido estar aqui!

http://video.pt.msn.com/?mkt=pt-pt&vid= ... epermalink

Os tipos da TVI são lixados. Aliás todos os jornalistas são lixados, não sabem estar calados!

A culpa é dos jornalistas... :mrgreen:

Calius Escreveu:Eu sou optimista por natureza. Pode ser visto como qualidade ou defeito.
Independentemente disso, a TVI (como qualquer outro meio de comunicação) ganha dinheiro com a desgraça alheia.
Quanto pior o escândalo, melhor. Se ao "mau" puderem adicionar um "pior" para ficar "horrivel", tanto melhor. Mais audiências, mais publicidade.
A minha mulher teve o cuidado de contar: 28 minutos a falar no BES, no Jornal Nacional. Crimes muito piores aconteceram neste país nos últimos anos, praticados por quem ideologicamente devia dar o exemplo... e que mereceram apenas uma rápida notícia ou até uma simples nota de rodapé.

Ainda que esse cenário possa acontecer, tudo depende do tamanho do buraco que -ainda não- conhecemos.
Ora, se não conhecemos, há alguma necessidade de estar a lançar o pânico? A TVI pretende o quê? Uma corrida aos depósitos a ver se o país afunda mais, interna e externamente?!

Bottom line:
Vamos ter cautela? Sim, recomenda-se! Muita!
Quem estiver fora, deve manter-se assim? Seria o meu conselho, até se saber contas certas.
E já agora desejar boa sorte aos que estão dentro.
... mas acima de tudo não nos deixemos condicionar (ou conduzir) por sensacionalismos baseados no diz-que-diz e nas teorias do "aqui d'el rei, que é o fim do mundo", para vender jornais!

Bons negócios :)
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por artista_ » 25/7/2014 13:48

JotaFreitas1 Escreveu:Re: BES - Tópico Geral
Mensagempor artista_ » 21/7/2014 13:10

JotaFreitas1 Escreveu:
Caros foristas,
Tenho 12000 ações BES a 0,739 quando se pensava que a descida tinha sido tão grande que podia inverter. Fiz asneira e não coloquei Stop devido à volatilidade...e agora estou aqui...
Se fossem vcs neste estado o que fariam? Este possível interesse de outros bancos aconselha a aguardar ou a ação vai continuar a degradar-se. Com os resultados previstos, a ação vai espalhar-se ainda mais? Quem deixou descer tanto vale a pena vender ou esperar a regeneração? Enfim...Bola de cristal!!!

Obrigado
Bons negócios
Jota
Há muitos anos que não estou numa posição similar à tua. A última vez que estive foi em 2006, acabei por vender a perder muito e disse que aquilo nunca mais me aconteceria. Neste momento talvez colocasse um stop nos 35 cêntimos e aguentasse a posição até ai.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meus Caros, Vendi hoje-25/7, a 0,49 e segunda feira espero comprar em baixa no BCP para tentar recuperar mais calmamente. O BES é jogo de nervos mto salgado...Obrigado pelos conselhos/análises

Bom, eu dei-te esse conselho mas quando vendi em 2006 BCP, assumindo perdas significativas, tinha entrado num ciclo novo, tinha aprendido a proteger os meus investimentos. Se entrares no BCP sem qualquer estratégia, não estarás a mudar nada, estarás a fazer exatamente a mesma coisa, apenas estás a mudar do BES para o BCP.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 25/7/2014 13:46

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jonas007 » 25/7/2014 13:43

Estava no tópico do PSI, e faz mais sentido estar aqui!

http://video.pt.msn.com/?mkt=pt-pt&vid= ... epermalink

por jonas007 » 25/7/2014 13:25

Parece que a ajuda do estado, está mesmo na mesa... :oh:
Na próxima semana vamos ter a saída de muitas noticias. :-k

por jccgold » 25/7/2014 13:03

artista_ Escreveu:
jccgold Escreveu:
jccgold Escreveu:... adivinha-se correcoes fortes nos próximos dias para baixo

Fácil. Pq hoje as accoes subiram pela noticia que a Goldman Sachs entrou. Sendo essa a razão pressiona a subida da cotação apenas no dia em que se soube. Já a apresentação de resultados com prejuízos muito acima do esperado, e a vinda de novo AC tudo isso vai provocar nova queda.

Ainda bem que para ti é fácil, deves ser o único para quem isto é fácil! Estás apenas com um problema, é que o mercado teima em contrariar-te nos últimos dias! Desde os 40 cêntimos que dizes que vem ai o "fim do mundo", alguém aqui diz que entrou na casa dos 35 cêntimos e dizes que foi um mau negócio (está "só" a ganhar quase 50%).. enfim!

Estás enganado. Digo que vem aí o fim do mundo desde q estudei o BES para saber se valia a pena ir ao AC ainda andava a cotação pelo 1 euro. Procura por "sobe balão sobe" que está pelo tópico algures.
Editado pela última vez por jccgold em 25/7/2014 13:40, num total de 1 vez.

por PC05 » 25/7/2014 12:25

No seguimento do que se tem escrito, o BCP começa a quebrar e o BES descamba ....

Registado: 5/12/2005 21:28

por zorro2009 » 25/7/2014 11:39

Offtopic: Como sou católico nao praticante, rezo todos os dias para esta cotada chegar aos 0,5780 e depois vou a Fátima !

Registado: 8/1/2008 11:47

por JotaFreitas1 » 25/7/2014 11:30

Mensagempor artista_ » 21/7/2014 13:10

JotaFreitas1 Escreveu:
Caros foristas,
Tenho 12000 ações BES a 0,739 quando se pensava que a descida tinha sido tão grande que podia inverter. Fiz asneira e não coloquei Stop devido à volatilidade...e agora estou aqui...
Se fossem vcs neste estado o que fariam? Este possível interesse de outros bancos aconselha a aguardar ou a ação vai continuar a degradar-se. Com os resultados previstos, a ação vai espalhar-se ainda mais? Quem deixou descer tanto vale a pena vender ou esperar a regeneração? Enfim...Bola de cristal!!!

Obrigado
Bons negócios
Jota
Há muitos anos que não estou numa posição similar à tua. A última vez que estive foi em 2006, acabei por vender a perder muito e disse que aquilo nunca mais me aconteceria. Neste momento talvez colocasse um stop nos 35 cêntimos e aguentasse a posição até ai.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meus Caros, Vendi hoje-25/7, a 0,49 e segunda feira espero comprar em baixa no BCP para tentar recuperar mais calmamente. O BES é jogo de nervos mto salgado...Obrigado pelos conselhos/análises

Registado: 11/4/2011 23:04

por jonas007 » 25/7/2014 11:25

Como coloquei no BCP, também ponho aqui no BES.
Como podem ver o ultimo AC está próximo e tão longe...
Anexos
oooo.png
oooo.png (57.54 KiB) Visualizado 7617 vezes

por ovelhaxone » 25/7/2014 11:20

aconselha-se agora alguma prudência.
o BCP ainda tem espaço para ir aos 0,147 mas atingiu todos os targets de curto prazo (0,12 e 0,13).
o BES tem potencial para mais uma leg up pelo menos aos 0,64 MAS não está ainda claro se terá terminado o seu movimento de queda podendo faltar ainda mais um swing down.
o PSI20 entrou na zona de target 6500-6700 após reacção à LT de suporte de médio prazo. apesar de ainda manter-se no canal ascendente pode ter invertido a sua tendência de médio prazo pois parece-me estar a perder momentum. se continuar a subir e passar os 6700 pode retomar a sua recuperação de fundo.
algo semelhante se passa nos principais mercados internacionais: dax, nasdaq, sp500 e dow. apesar de estarem em máximos históricos têm vindo a perder força/solidez. atenção agora a um potencial duplo topo no nasdaq e fade de máximos no sp500.

Registado: 18/7/2013 15:16

por M42 » 25/7/2014 10:56

Pata,

Com o devido respeito, mas o que me parece problemático é existir um presidente da CMVM que em vez de estar calado, diz coisas publicamente que levam a que pelo menos durante uma semana se especule. Isso sim é que é muito grave, no meu ponto de vista!

Bons negócios,

Registado: 10/1/2008 21:46

por Pata-Hari » 25/7/2014 10:55

Jonas, demora tempo a avaliar e a tentar clarificar, a decidir o que é problemático, o que não é, o que é menos correcto, o que não constitui problema e cai dentro da normalidade. Nem sei quanto tempo é que isso possa demorar.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014 e 110 visitantes