Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Eh lá! A DIGI? o que tem a DIGI a ver com a Mota? A DIGI é de outra concorrência e está quase a fazer mossa. Aliás, basta ligar para uma operadora concorrente para perceber isso. Para evitarem saídas baixam a mensalidade, mesmo quando o período de fidelização ainda é longo. Haja o que houver para mim a DIGI já me deu alegrias, pois baixou bastante a mensalidade da MEO.
Esse verbo "sofrer" aplicado à Mota é que não estou a ver. Sofrer numa empresa que viu multiplica a cotação por 5 em pouco tempo e que faz agora esta bela retração? Ai, sofrer...o verbo aqui é desfrutar, aqui não há crise, há boas retrações que permitem boas entradas. É o caso. Que interesse se vai a 3.20? Será ua questão de esperar. Cada coisa para a sua coisa, esta aqui não é cá para sofrimento.Esta é para dar alegrias.
Se surgir uma notícia, então aí será mais cedo que tarde.
Então compra e mantém sem chorar pelo meio...
- Registado: 22/2/2019 14:19
Eh lá! A DIGI? o que tem a DIGI a ver com a Mota? A DIGI é de outra concorrência e está quase a fazer mossa. Aliás, basta ligar para uma operadora concorrente para perceber isso. Para evitarem saídas baixam a mensalidade, mesmo quando o período de fidelização ainda é longo. Haja o que houver para mim a DIGI já me deu alegrias, pois baixou bastante a mensalidade da MEO.
Esse verbo "sofrer" aplicado à Mota é que não estou a ver. Sofrer numa empresa que viu multiplica a cotação por 5 em pouco tempo e que faz agora esta bela retração? Ai, sofrer...o verbo aqui é desfrutar, aqui não há crise, há boas retrações que permitem boas entradas. É o caso. Que interesse se vai a 3.20? Será ua questão de esperar. Cada coisa para a sua coisa, esta aqui não é cá para sofrimento.
Esta é para dar alegrias.
Esse verbo "sofrer" aplicado à Mota é que não estou a ver. Sofrer numa empresa que viu multiplica a cotação por 5 em pouco tempo e que faz agora esta bela retração? Ai, sofrer...o verbo aqui é desfrutar, aqui não há crise, há boas retrações que permitem boas entradas. É o caso. Que interesse se vai a 3.20? Será ua questão de esperar. Cada coisa para a sua coisa, esta aqui não é cá para sofrimento.

- Registado: 31/5/2014 23:07
Àlvaro Escreveu:Controlam porque sabem que o mercado poderá corrigir e exploram ainda a possibilidade de maiores desentendimentos UE/China. São os fatores que têm a favor, para além do gráfico onde a cotação continua debeixo da canga. Eu vendi algumas na abertura, já reentrei nos 3,45, mas estou a ver que a probabilidade de ir a 3.20 é elevada. Agora é aguentar.
ai Álvaro tu sofres tanto que nunca acabarás por ganhar...
Penso que só com a DIGI irás ganhar!!! No dia que cá chegarem como é obvio .
- Registado: 22/2/2019 14:19
Controlam porque sabem que o mercado poderá corrigir e exploram ainda a possibilidade de maiores desentendimentos UE/China. São os fatores que têm a favor, para além do gráfico onde a cotação continua debeixo da canga. Eu vendi algumas na abertura, já reentrei nos 3,45, mas estou a ver que a probabilidade de ir a 3.20 é elevada. Agora é aguentar.
Os curtos controlam a coisa e com pouco volume, pelo perfil meticuloso dos despejos
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Ao preço atual:
- PER (resultados 2023) = 9.2
- PER (resultados estimados pelo CEO para 2026) = 5.7
- Dividendo atual: 3.6%
- Novos negócios a aparecer
Parece-me uma excelente oportunidade
- PER (resultados 2023) = 9.2
- PER (resultados estimados pelo CEO para 2026) = 5.7
- Dividendo atual: 3.6%
- Novos negócios a aparecer
Parece-me uma excelente oportunidade
- Registado: 8/3/2012 17:31
Mota espanhola.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Vamos ver se será hoje, Auele fundo em 3.44 parece-me seguro. Se assim for os touros tomarão conta dela até esse target. 

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Àlvaro Escreveu:Vale, também estou dentro com essa leitura. No pior dos cenários os ursos (que os há com posição aberta) poderão conseguir os 3.20. A 3 não creio que consigam.
Já antecipei um Duplo Fundo, se se concretizar amanhã romperá a L. T. descendente.
Veremos... Hoje já ameaçou, e o minimo do dia foi superior ao de ontem, e com um pouco mais de Volume.
A maior parte da negociação foi ao vendedor.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Vale, também estou dentro com essa leitura. No pior dos cenários os ursos (que os há com posição aberta) poderão conseguir os 3.20. A 3 não creio que consigam.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Só para atualizar, entretanto aproveitei para reforçar.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
trend=friend Escreveu:Foi adjudicado, faltará ser assinado o contrato… claro que pode falhar, mas deverá estar orientado.
Se/quando for divulgado, o crédito será do afcapitao que desvendou a coisa.
Nem mais. Assim que isto seja divulgado e se correr bem, os caros colegas do caldeirão têm que me pagar umas Tequilas em Cancun

Foi adjudicado, faltará ser assinado o contrato… claro que pode falhar, mas deverá estar orientado.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Entretanto tive resposta ao email que enviei para o investor relations da ME no final da semana passada, e basicamente não podem comentar notícias, partilhando apenas com os investidores "sempre que exista a conclusão de negociações materializada em contratos assinados, o que não é o caso do tema apresentado".
- Registado: 28/12/2015 16:15
A notícia destaca que a Presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, está a considerar expandir o projeto "Tren Maya", incluindo serviços de carga e passageiros. O "Tren Maya" é um projeto ferroviário que atravessa cinco estados do sul do México e é um dos maiores projetos de infraestrutura do país. A Mota-Engil, em parceria com a China Communications Construction, está envolvida na construção de um segmento importante deste projeto, avaliado em cerca de 636 milhões de euros. A expansão do projeto pode trazer mais oportunidades e fortalecer a presença da Mota-Engil no México.
Link para mais detalhes: SAPO 24.
https://24.sapo.pt/noticias/presidente- ... 09f11311c4
J.f.vieira
Link para mais detalhes: SAPO 24.
https://24.sapo.pt/noticias/presidente- ... 09f11311c4
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
A notícia do Jornal de Negócios destaca que, segundo o JPMorgan, Portugal continua a atrair investidores institucionais chave, mesmo em um cenário global desafiador. A estabilidade política, a recuperação económica, e as reformas estruturais são apontadas como fatores de atração. Para empresas como a Mota-Engil, este cenário pode ser positivo, pois um ambiente de investimento favorável pode facilitar o acesso a financiamento e parcerias estratégicas, além de aumentar a confiança dos investidores na robustez e potencial de crescimento das operações da empresa.
Para mais detalhes, acesse a notícia completa aqui.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... nais-chave
J.f.vieira
Para mais detalhes, acesse a notícia completa aqui.
https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... nais-chave
J.f.vieira
xxx JJ xxx Escreveu: ...
(quanto à notícia do méxico, não foi anunciada porque não deverão existir certezas do negócio vir a conhecer desenvolvimentos positivos)
JJ, a verdade é que o negócio está na pagina da petrolífera Mexicana, nas adjudicações.
https://www.pemex.com/procura/procedimi ... trial.aspx
Quanto a um AC, não sei se seria de descartar, dada a envergadura de um negocio destes. Até mesmo podendo a família mota assumir grande parte da participação. Mas isto sou eu a tentar encontrar razões para a não publicação imediata do negócio (para dar tempo para uma preparação de AC). É sempre mais fácil um AC quando está aliado a uma perspectiva positiva e de expansão.
Para determinar um valor justo para as ações da Mota-Engil e analisar a empresa, vamos considerar alguns pontos chave do relatório consolidado de 2023 e outras informações disponíveis:
Análise Financeira
Receitas e Crescimento:
Receitas: A Mota-Engil apresentou um crescimento significativo nas receitas em 2023, impulsionado por novos contratos, especialmente na América Latina.
Perspectivas Futuras: Com novos contratos significativos no México e outros projetos em andamento, espera-se um crescimento contínuo.
Margens de Lucro:
Margem Bruta: Manutenção ou ligeira melhoria nas margens brutas devido a economias de escala e maior eficiência operacional.
Margem Líquida: A gestão de custos e o controle de despesas financeiras são críticos para melhorar a margem líquida.
Endividamento:
Dívida: A empresa possui um nível elevado de endividamento, mas tem mostrado capacidade de gestão eficaz com refinanciamentos e alongamento de prazos de pagamento.
Aumento de Capital vs. Crédito: Um aumento de capital pode ser mais favorável a longo prazo para reduzir a pressão do serviço da dívida, permitindo mais flexibilidade financeira.
Fluxo de Caixa:
Operacional: Fluxo de caixa operacional positivo, mas com pressão devido ao elevado nível de investimentos em novos projetos.
Investimentos: Grandes investimentos em infraestruturas são esperados para continuar, o que pode pressionar o fluxo de caixa livre.
Análise Técnica e Valor Justo
Gráfico de Longo Prazo:
A ação tem mostrado volatilidade, mas com uma tendência de recuperação após quedas significativas.
Níveis de Suporte e Resistência: Suporte importante em torno de €3.00 e resistência forte em €6.00. A ação está atualmente perto do suporte, o que pode representar um ponto de entrada interessante para investidores de longo prazo.
Eu acredito que possa testar o valor dos mil milhões ( 3.326€ )
Valuation:
P/E Ratio: Comparando o P/E atual com a média histórica e com empresas do mesmo setor, a ação parece subavaliada.
DCF (Discounted Cash Flow): Uma análise DCF ajustada para os contratos recentes e projeções de crescimento sugere um valor justo em torno de €5.00 a €6.00, assumindo uma taxa de crescimento moderada e riscos controlados.
Recomendação
Para os Próximos 12 Meses:
Valor Justo Atual: Aproximadamente €5.00, €6.00 considerando os novos contratos e a capacidade de gestão da dívida.
Perspectiva de 12 Meses: Se a empresa continuar a executar os contratos eficazmente e manter o controle sobre os custos, o valor justo pode aumentar para a faixa de €6.00 a €7.00.
"ESTOU A FALAR EM VALOR JUSTO POR AÇÃO!"
Conclusão
Dada a situação atual da Mota-Engil, a recomendação seria manter ou comprar as ações...E se está otimista sobre a capacidade da empresa de gerir sua dívida e continuar a crescer.
No entanto, é crucial monitorar os resultados trimestrais e quaisquer desenvolvimentos significativos que possam impactar a performance financeira da empresa.
J.f.vieira
Análise Financeira
Receitas e Crescimento:
Receitas: A Mota-Engil apresentou um crescimento significativo nas receitas em 2023, impulsionado por novos contratos, especialmente na América Latina.
Perspectivas Futuras: Com novos contratos significativos no México e outros projetos em andamento, espera-se um crescimento contínuo.
Margens de Lucro:
Margem Bruta: Manutenção ou ligeira melhoria nas margens brutas devido a economias de escala e maior eficiência operacional.
Margem Líquida: A gestão de custos e o controle de despesas financeiras são críticos para melhorar a margem líquida.
Endividamento:
Dívida: A empresa possui um nível elevado de endividamento, mas tem mostrado capacidade de gestão eficaz com refinanciamentos e alongamento de prazos de pagamento.
Aumento de Capital vs. Crédito: Um aumento de capital pode ser mais favorável a longo prazo para reduzir a pressão do serviço da dívida, permitindo mais flexibilidade financeira.
Fluxo de Caixa:
Operacional: Fluxo de caixa operacional positivo, mas com pressão devido ao elevado nível de investimentos em novos projetos.
Investimentos: Grandes investimentos em infraestruturas são esperados para continuar, o que pode pressionar o fluxo de caixa livre.
Análise Técnica e Valor Justo
Gráfico de Longo Prazo:
A ação tem mostrado volatilidade, mas com uma tendência de recuperação após quedas significativas.
Níveis de Suporte e Resistência: Suporte importante em torno de €3.00 e resistência forte em €6.00. A ação está atualmente perto do suporte, o que pode representar um ponto de entrada interessante para investidores de longo prazo.
Eu acredito que possa testar o valor dos mil milhões ( 3.326€ )
Valuation:
P/E Ratio: Comparando o P/E atual com a média histórica e com empresas do mesmo setor, a ação parece subavaliada.
DCF (Discounted Cash Flow): Uma análise DCF ajustada para os contratos recentes e projeções de crescimento sugere um valor justo em torno de €5.00 a €6.00, assumindo uma taxa de crescimento moderada e riscos controlados.
Recomendação
Para os Próximos 12 Meses:
Valor Justo Atual: Aproximadamente €5.00, €6.00 considerando os novos contratos e a capacidade de gestão da dívida.
Perspectiva de 12 Meses: Se a empresa continuar a executar os contratos eficazmente e manter o controle sobre os custos, o valor justo pode aumentar para a faixa de €6.00 a €7.00.
"ESTOU A FALAR EM VALOR JUSTO POR AÇÃO!"
Conclusão
Dada a situação atual da Mota-Engil, a recomendação seria manter ou comprar as ações...E se está otimista sobre a capacidade da empresa de gerir sua dívida e continuar a crescer.
No entanto, é crucial monitorar os resultados trimestrais e quaisquer desenvolvimentos significativos que possam impactar a performance financeira da empresa.
J.f.vieira
O JJ revela aqui o sonho dos ursos: levarem a mota a 3.20 e, quiçá, abaixo de 3. Tenho muitas dúvidas, os institucionais por certo entrarão a comprar em redor deste preço. O fecho de ontem mostra que os touros não estão dispostos a que vá tão abaixo assim. Os ursos têm para explorar a fragilidade em torno dos 3.75, mas se a notícia bomba sair aí, então teremos festa e os target's mais otimistas serão atingidos.
Máximos este ano não sei, mas nesta zona pelo menos os insiders já mostraram que vão comprar.
Entretanto, a notícia do México será divulgada quando eles quiserem, já foi assim no passado com algumas bem relevantes na Nigéria… e ainda bem! Lembro-me de uma já não sei quando que fez subir mais de 20% num dia. Dá tempo para tudo…
Entretanto, a notícia do México será divulgada quando eles quiserem, já foi assim no passado com algumas bem relevantes na Nigéria… e ainda bem! Lembro-me de uma já não sei quando que fez subir mais de 20% num dia. Dá tempo para tudo…
Clint Eastwood
Clint Eastwood
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:46, num total de 1 vez.
Para o negócio da Mota Engil se expandir com a velocidade que está a acontecer, e tendo em conta a dívida da empresa, será boa ideia continuar a recorrer a crédito, ou seria melhor um aumento de capital?
Só uma ideia
Só uma ideia

Rolling_Trader Escreveu:Boa tarde,
Conseguem visualizar o contrato da Mota Engil com a Pemex neste link https://www.pemex.com/procura/procedimientos-de-contratacion/adjudicaciones/Lists/ConcursosAbiertosPTI/Attachments/894/Resultado%20Adjudicacion%20MOTA-ENGIL.pdf
Enviei ontem esta informação para o Jornal de Negócios a perguntar porque é que um dos maiores (senão o maior) contrato da Mota Engil passou ao lado da imprensa nacional.
Nada foi ainda comunicado oficialmente, nem no site da Mota, nem no site da CMVM nem no site da Pemex.
O diretor adjunto do Jornal de Negócios disse que ia questionar diretamente a Mota Engil.
A única explicação é haver um prazo de impugnação desta adjudicação pelos potenciais concorrentes. A Mota pode estar à espera do fim desse prazo para comunicar o contrato ao mercado como certo.
Obrigado pelo link, e parabéns pela iniciativa! Se tiveres resposta, dá feedback.
Bons negócios!
- Registado: 28/12/2015 16:15
Interessante!
Mas com tanto desinteresse neste título, há algo que nos pode estar escapar..
Vamos ver se aparecem novidades na CMVM em breve
Mas com tanto desinteresse neste título, há algo que nos pode estar escapar..

Vamos ver se aparecem novidades na CMVM em breve
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 163 visitantes