Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
muad'dib é lindo você achar-se no direito de criticar os outros, mas quando é criticado vitimiza-se, "grita" censura e ofende.
Pior ainda é ofender usando acrónimos a ver se passa despercebido da moderação
Pior ainda é ofender usando acrónimos a ver se passa despercebido da moderação

Boas notícias! Afinal, a ser verdade! Há aqui acionistas em peso que, juntando as nossas parcelas, dão uma certa percentagem na Mota-Engil. O que significa que o fundo está com dificuldades em adquirir ações a preços mais baixos! Se houver mãos fortes, o fundo abutre terá que adquirir preços mais elevados. Portanto, penso que está próxima uma valorização significativa...
Se o movimento continuar desta forma, podemos assistir a um aumento substancial no valor das ações, o que pode gerar grandes ganhos para os acionistas que mantiverem empresas neste processo. A pressão sobre o fundo abutre tende a aumentar, e, com isso, a probabilidade de uma "subida" valente, como muitos esperam. As condições estão a melhorar, e as oportunidades de crescimento são cada vez mais evidentes.
Se o movimento continuar desta forma, podemos assistir a um aumento substancial no valor das ações, o que pode gerar grandes ganhos para os acionistas que mantiverem empresas neste processo. A pressão sobre o fundo abutre tende a aumentar, e, com isso, a probabilidade de uma "subida" valente, como muitos esperam. As condições estão a melhorar, e as oportunidades de crescimento são cada vez mais evidentes.
- Registado: 29/11/2007 3:59
Update (provisório, que a sessão ainda não terminou).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
"Olhem para o BCP! Comprei a 0,07€ e a 0,09€ em um momento muito parecido com o da Mota-Engil. Vendi as ações do BCP a 0,4828 e, sem medo, investi na Mota-Engil, que tem enorme potencial de valorização.
gosto particularmente de ver users novos, que afirmam com certezas valores que a mota vai fazer, e que compram e vendem.
pois bem a mota não é para fazer isso.
mas a malta insiste, tal como insistem em não querer ver a verdade
contra mim falo, na medida em que, estou dentro há muito, e podia ter saído vezes sem fim nos €5, €5,50, €5,80, €5,96, mas, não decidi assim, e não estou arrependido, pois tenho um plano, e foi com esse plano que a verba investida ali foi colocada.
dito isto, o que interessa é o plano de cada 1.
quanto ao lápis azul, censura, e grupos corporativos…. cada 1 enfia o boné que quer, agora muito na moda
só saio da mota acima dos €7
mas, vou continuar a ter dúvidas e colocar questões, sempre… (sem ambições de mudar a forma como users escrevem
apaguem este também )
pois bem a mota não é para fazer isso.
mas a malta insiste, tal como insistem em não querer ver a verdade

contra mim falo, na medida em que, estou dentro há muito, e podia ter saído vezes sem fim nos €5, €5,50, €5,80, €5,96, mas, não decidi assim, e não estou arrependido, pois tenho um plano, e foi com esse plano que a verba investida ali foi colocada.
dito isto, o que interessa é o plano de cada 1.
quanto ao lápis azul, censura, e grupos corporativos…. cada 1 enfia o boné que quer, agora muito na moda

só saio da mota acima dos €7
mas, vou continuar a ter dúvidas e colocar questões, sempre… (sem ambições de mudar a forma como users escrevem

Eu não saí. Continuo completamente dentro e a confiar plenamente que a Mota vai aos 4 euros (pelo menos). Apenas estava a dar a minha opinião do momento.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Bom sinal!
Quando sai muitos pequenos acionistas, é ai que os ditos grandes!...começam a esticala rápido para que possam os ditos pequenos comprar mais a cima.
Quando sai muitos pequenos acionistas, é ai que os ditos grandes!...começam a esticala rápido para que possam os ditos pequenos comprar mais a cima.

Sinedrio Escreveu:A verdade é que chega a estes valores e perde força... Parece que ainda não vai ser desta que passa os 3,09 com segurança. E os índices americanos estão francamente esticados...
Não tem de ir logo à primeira nem à segunda. E na verdade, até é aconselhável que não o faça, para criar referências de preço e preço ponderado com volume. É importante marcar tecnicamente os patamares. Quando passar, irá em modo foguetão.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
A verdade é que chega a estes valores e perde força... Parece que ainda não vai ser desta que passa os 3,09 com segurança. E os índices americanos estão francamente esticados...
- Registado: 20/11/2015 17:22
Também fechei a posição, aliás, as 3 compras que tinha feito na EGL. No meu caso é apenas uma medida de cautela pela quantidade de medidas que estão a vir do outro lado do Atlântico, daí já ter comprado uns calls do VIX.
Acredito mais numa lateralização em torno destes valores até aos resultados, senão houverem surpresas entretanto, caso me engane e continue a subir logo vejo se reentro
Acredito mais numa lateralização em torno destes valores até aos resultados, senão houverem surpresas entretanto, caso me engane e continue a subir logo vejo se reentro
Page, se o cac vai para 8000 pontos e o daz para 22000 porque haveria Mota de ficar por aqui? 

- Registado: 31/5/2014 23:07
palpita-me que vai comer a avózinha, já me desfiz da totalidade da mota, agora é uma questão de sorte, não quero influenciar ninguém. Se comprar 2 cêntimos abaixo é ganho...
- Registado: 1/4/2019 10:52
Gráfico semanal (última barra incompleta).
Neste ponto ou ganha velocidade ou o "lobo mau" vai comer outra vez a avózinha!!!
Neste ponto ou ganha velocidade ou o "lobo mau" vai comer outra vez a avózinha!!!
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
- Registado: 12/11/2002 16:18
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Quem acredita reforça, mais umas quantas a: 2,948![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Sou só eu que vê um inverted head and shoulders de curto prazo com target nos 3,50, se passar os 3,10? (3,10-2,70)

Bateria certo na zona daquele prognóstico para as próximas semanas. E já agora com a zona antes do afundanço do fim do Verão, onde depois poderá consolidar um pouco antes de mais subidas.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
tami Escreveu:Sinceramente, alguns comentários da teoria da conspiração fazem-me sempre lembrar a personagem do Otávio Machado no contra informação - "vocês sabem do que é que eu estou a falar", sem nunca concretizar nada. BN
Toda a gente sabia do que estava a falar, os Talibãs do futebol. Todos percebemos, só nunca descobrimos os ditos talibãs.
Mas pelos vistos os "Talibãs chegaram ao Caldeirão.
Não sou muito participativo, porque prefiro ficar calado que fazer relatos de ações como se fossem futebol, alguns foristas deviam seguir o exemplo.
Calados eram poetas. Vocês sabem do que estou a falar.
Que nunca por vencidos se conheçam
muad'dib Escreveu:estamos em 2025, entretanto:
tivemos o colapso do lehman brothers
vieram os PIG'S e as dívidas soberanas
a portugal telecom implodiu
o bes explodiu
tivemos um engenheiro que sabe tudo, mas, não se recorda de nada, apenas acredita nele próprio
![]()
o dono disto tudo alzheimariou
tivemos uma pandemia
estoirou uma guerra que dura há mais de 2 anos
o médio oriente continua a saga do costume, não rebentam com aquilo tudo, nem deixam que "arre"bentem com aquilo tudo
todavia, 2007, 2009, 2010, 2011 é que são importantes, para este time frame do short da muddy's![]()
Sabia que foi de 2007 a 2009 que se deu a crise do subprime e faliu o Lehman Brothers e mesmo assim a Mota comprou ações próprias apesar do cenário macro-económico desfavorável? (se calhar aí é que não o deviam ter feito, mas fizeram, contrariando essa sua "argumentação").
É óbvio que se a geopolítica e o contexto macro económico for muito mau os resultados da Mota-Engil caem. É inevitável visto que a construção é um negócio que deixa de ser procurado pelos clientes em contextos de crise (ou pelo menos passa para prioridade de segundo plano).
Atualmente temos 3 vetores de incerteza: Guerra em Gaza, guerra na Ucrânia e administração Trump.
Nenhum destes vetores é certo que vá tirar negócio, lucro operacional ou lucro líquido à Mota Engil, daí as projeções de lucro para os próximos 3 anos continuarem a ser de crescimento (projeções essas que já incorporam o impacto destes 3 vetores).
Se a perspetiva futura da Mota Engil é de crescimento e continuarem a haver fundos shortistas a conseguir afundar a cotação do título em direção, ou abaixo, do valor contabilístico da empresa, então essa será a altura ideal para a administração comprar ações próprias (na minha modesta opinião).
Já agora muad'dib, concorde ou não concorde comigo, tente argumentar com frases com princípio meio e fim em vez de usar silogismos, expressões idiomáticas, ambiguidades sintáticas, ironias ou paradoxos. Não é assim que vai fazer impor os seus pontos de vista sobre o dos outros (apenas vai tornar mais difícil alguém responder aos seus posts, mas se calhar é mesmo esse o seu objetivo).
estamos em 2025, entretanto:
tivemos o colapso do lehman brothers
vieram os PIG'S e as dívidas soberanas
a portugal telecom implodiu
o bes explodiu
tivemos um engenheiro que sabe tudo, mas, não se recorda de nada, apenas acredita nele próprio
o dono disto tudo alzheimariou
tivemos uma pandemia
estoirou uma guerra que dura há mais de 2 anos
o médio oriente continua a saga do costume, não rebentam com aquilo tudo, nem deixam que "arre"bentem com aquilo tudo

todavia, 2007, 2009, 2010, 2011 é que são importantes, para este time frame do short da muddy's![]()
tami Escreveu:Sinceramente, alguns comentários da teoria da conspiração fazem-me sempre lembrar a personagem do Otávio Machado no contra informação - "vocês sabem do que é que eu estou a falar", sem nunca concretizar nada. O que se percebe, uma vez que não sabem de nada, mas é cool mandar umas larachas para os outros pensarem que sim.
Quanto à posição do board, é um facto que podiam aproveitar para comprar ações próprias, mas se confio na gestão ao ponto de ser acionista, tenho que confiar na avaliação que fazem da situação, considerando que têm mais informação que eu. Interessa tirar (ainda mais) liquidez à ação? Será que o acordo com os acionistas maioritários o permite? Sabendo eles dos investimentos que têm que fazer, e no decurso do plano estretégico em curso, faz sentido para eles estarem a canalizar verbas para o efeito?
Percebo que o objetivo de todos é ganhar dinheiro com as ações da Mota-Engil, e é legitimo pensar que o board devia-se preocupar em proteger os seus acionistas. Mas também não acho que eles sejam pagos para estarem a olhar para a cotação diária da empresa, e antes de tudo o resto devem-se preocupar no desempenho da empresa, e que esta seja rentável de forma sustentável. E se o conseguirem, todos ganharemos a nossa parte.
BN
Concordo plenamente consigo tami, pior é quando as teorias da conspiração são sustentadas por argumentos equiparados aos dos terraplanistas, observações mal interpretadas, intrincadas e ilógicas.
Quanto à sua questão "Será que o acordo com os acionistas maioritários o permite?". Permite sim, está lavrado em ata que a administração pode comprar e/ou vender ações próprias da empresa (as chamadas "treasury stocks", não confundir com o que tem sido feito que são compras da administração a título pessoal).
Se o vão fazer? Neste momento não me parece justificável, a tendência descendente inverteu e a ação está com fortes indícios bullish, com tendência, volume e momentum ascendentes.
Como referiu, e bem, "a board deve-se preocupar com o desempenho da empresa, e que esta seja rentável de forma sustentável".
Comprar ações próprias, neste momento e em volume suficiente para precipitar um "short squeeze", é oneroso e atualmente a Mota tem alguns desafios entre mãos, nomeadamente o "rombo" do investimento na Duro Felguera e uma eventual contenção/provisão para fazer face à caótica situação que se vive em Moçambique, onde a Mota, em 2023, tinha 167M€ em ativos não correntes e de onde provieram 4% do seu volume de negócios total, ou seja, qualquer coisa como 230M€
Quando seria justificável comprar ações próprias? Na minha opinião, se voltar injustificadamente abaixo dos 2,4€, ou seja, se os movimentos shortistas conseguirem novamente derrubar a cotação apesar das contas da Mota-Engil revelarem uma boa saúde financeira e continuar a existir um outlook macro-económico futuro positivo.
E porque é que eu acho que vale a pena "investir" contra "ataques" especulativos? É que o interesse dos investidores privados e institucionais em ações cuja cotação cai quando os resultados financeiros sobem, torna o título lixo especulativo e, consequentemente, pouco atrativo.
É do primordial interesse da administração de qualquer empresa cotada em bolsa que não fique conotação de "lixo especulativo". Aliás foi essa a principal razão da retirada da Mota-Engil África, da bolsa de Amesterdão, em Outubro de 2015.
Foi também por isso, em 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011, que o Conselho de Administração da Mota-Engil procedeu à aquisição de ações próprias por "entender que o mercado de capitais se encontrava àquelas datas a subavaliar o título da MOTA-ENGIL SGPS, sinalizando ao mercado de capitais, também por essa via, a confiança que o Conselho de Administração deposita no futuro do Grupo." (esta frase foi diretamente extraída do relatório de contas desses anos).
Será que hoje ainda vai 3.19€?
A próxima paragem andará entre 3.33€ e 3.40€!!!
A próxima paragem andará entre 3.33€ e 3.40€!!!
Interessa tirar (ainda mais) liquidez à ação?
interessa pois. isso induzirá a que quem está curto tenha mais dificuldades, sendo que, ser coerente com as alegações, podia, e devia fazer mais.
somos a soma daquilo que fazemos consistentemente, e não daquilo que dizemos.
mas é cool mandar umas larachas para os outros pensarem que sim.
eu falo por mim, tenho dúvidas, e coloco-as em evidência para conseguir ver outras opiniões e posições, agora de larachas, percebo pouco, ou quase nada

e é legitimo pensar que o board devia-se preocupar em proteger os seus acionistas
o objectivo principal do board é executar a sua estratégia, para que possa impactar positivamente na operação “core” da empresa.
agora, resta saber se este evento e aquilo que poderiam alocar em compra de ações nos dias onde existiu volume acima dos 6 a 8 milhões, poderia impactar negativamente na estratégia acima.
eu penso que não, e acredito que seria um instrumento que daria ao mercado uma indicação clara, ou seja, tanto que acreditamos nos resultados e gestão, que nos atravessamos com valores que assegurem a defesa dos nossos activos, e do nosso património.
foi isso que fizeram, não. Trouxeram ao mercado umas afirmações sem argumentos, do tipo, o valor intrínseco da empresa é mais do dobro do preço no presente. Talvez estas afirmações já se enquadrem naquilo que tão bem qualificou de “larachas” digo eu

Mas também não acho que eles sejam pagos para estarem a olhar para a cotação diária da empresa

enfim, a falta de coerência do board, e serem antagónicos pelas compras que vão fazendo, e como essas são comunicadas ao mercado, incumprindo com aquilo que está estipulado, isso sim são argumentos a reter nos processos civis em curso que possam surgir

Sinceramente, alguns comentários da teoria da conspiração fazem-me sempre lembrar a personagem do Otávio Machado no contra informação - "vocês sabem do que é que eu estou a falar", sem nunca concretizar nada. O que se percebe, uma vez que não sabem de nada, mas é cool mandar umas larachas para os outros pensarem que sim.
Quanto à posição do board, é um facto que podiam aproveitar para comprar ações próprias, mas se confio na gestão ao ponto de ser acionista, tenho que confiar na avaliação que fazem da situação, considerando que têm mais informação que eu. Interessa tirar (ainda mais) liquidez à ação? Será que o acordo com os acionistas maioritários o permite? Sabendo eles dos investimentos que têm que fazer, e no decurso do plano estretégico em curso, faz sentido para eles estarem a canalizar verbas para o efeito?
Percebo que o objetivo de todos é ganhar dinheiro com as ações da Mota-Engil, e é legitimo pensar que o board devia-se preocupar em proteger os seus acionistas. Mas também não acho que eles sejam pagos para estarem a olhar para a cotação diária da empresa, e antes de tudo o resto devem-se preocupar no desempenho da empresa, e que esta seja rentável de forma sustentável. E se o conseguirem, todos ganharemos a nossa parte.
BN
BN
- Registado: 28/12/2015 16:15
muad'dib Escreveu:afirmo mais, o plano em curso, permite fazer as compras que o mercado, aqui, e ali, vai libertando
![]()
(...)
o mais importante foi, existiram saldos, que poderão inviabilizar o plano dos #TOP
Muad'dib, alguma vez nos dará a honra de saber qual é a sua teoria da conspiração em relação à Mota-Engil, ou é suposto todos fazermos como o trend=friend e jogar ao jogo das advinhas?
Não sei quanto aos restantes foristas mas eu estou cansado de meias palavras e frases crípticas.
É capaz, de uma vez por todas, dizer o que acha que está a acontecer?
Ou seja, achas que é para oparem daqui a uns tempos os 30% que lhes faltam com um prémio minúsculo qualquer?
Clint Eastwood
Clint Eastwood
eu tenho uma opinião diferentePenso mesmo que são anjinhos.

Não é alocando alguns ordenados por parte de membros desgarrados do Board ou da família.

estamos em "portugal dos pequeninos", logo o nosso mercado é absolutamente irrelevante, mas:
Numa perspetiva mais pragmática, para o pequeno acionista que quisesse reforçar na Mota, tudo isto até nem foi mau.
o mais importante foi, existiram saldos, que poderão inviabilizar o plano dos #TOP

Se isso fosse verdade, obviamente era causa para destituição e provavelmente bastante mais, atendendo a tanto dever fiduciário. Já para não falar numa enorme hipocrisia face às entrevistas. E em empresas familiares não é tão fácil fazer essas manobras.
Penso mesmo que são anjinhos.
Penso mesmo que são anjinhos.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, acintra, darkreflection, GamesOver, Goya777, iniciado1, latbal, macau5m, malakas, Manchini888, MarketGodzilla, maturidade, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 116 visitantes