Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 21/11/2024 10:22

Estes 2,40 têm sido de aço…. No fundo equivalentes aos 1/1,15 de há uns anos. Surgem sempre compradores. Mas olho vivo, particularmente para quem não tem muita experiência neste título.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por PMP69 » 21/11/2024 9:29

richardj Escreveu:Não, estão só à procura de argumentos para justificar a evolução da ação. Diria que o principal obstáculo à subida da ação é uma perspectiva macro negativa na Europa, pois o setor está super dependente de grandes programas públicos, que tem de ser renovados, de contrário é o terror. E associado a isto, eu diria que a empresa está a a operar com margens magras o que é igualmente impactante na sua capacidade de atacar a dívida que tem.

Parece-me uma análise lógica.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Rolling_Trader » 21/11/2024 0:51

Lucky_Luke Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Bem Lucky, para um user que foi registado hoje e que só tem 2 mensagens no fórum do caldeirão, escolheu a pessoa errada para "implicar".

(...)

Para terminar, porque também não tenho muito tempo para escrever, deixe-me dizer-lhe que não concordar consigo não é estar a provocá-lo. Deixe de levar as coisa "a peito".

Esta questão das margens não é líquida. Mas se elas estivessem acima dos 2% este ano acredito que não estávamos nos 2.45. Se você não concorda, pouca diferença me faz, temos de concordar que discordamos.

Já agora não me guio pelo relatório que sugeriu, a minha leitura costuma ser o relatório da Deloitte "Global Powers of Construction".

Boa noite Lucky, como bem me parecia, era problema de comunicação, concordo com praticamente tudo o que escreveu e que eu citei com (...).

Não fique a achar que não gosto que discordem de mim, bem pelo contrário (por vezes tiro conclusões erradas e se ninguém as assinalar continuo a acreditar no que está errado).

Foi a forma como escreveu e o facto do seu user, criado ontem, só estar a responder às minhas mensagens. Isso sim pareceu-me uma entrada a pés juntos e um desdizer planeado. Se não foi peço desculpa, do meu lado fica sanada a questão.

Quanto à cotação da Mota, concordo em absoluto que só está nestes valores devido à Muddy Waters, porém a cotação não varia apenas e só dependente da margem líquida, sendo a Mota Engil das empresas mais complexas de analisar e prever.
Repare que quando a Mota cotou nos 5.90, vinha de uma margem líquida reportada no 3T2023 de 1.27% e foi só quando reportou os dados do final do exercício de 2023 (em março de 2024), em que a margem foi de 2% (ou seja mais 0.76%), que a cotação caiu como se não houvesse amanhã (não lhe parece paradoxal?).

Quanto ao relatório ser da Delloite ao da ENR, isso acaba por ser secundário. Usei aquele ranking da ENR porque ordena as empresas por percentagem de volume de negócios efetuado no estrangeiro, de forma a não estar a comparar a Mota com construtoras que dependem apenas do mercado doméstico do país onde estão sediadas.

Registado: 1/1/2024 14:39

por MarcoAntonio » 20/11/2024 23:43

Pessoal, vou alertar de novo que o CdB nada tem que ver com o que se passa noutros foruns/espaços. Todos são bem-vindos neste espaço a discutir os ativos, as diferentes opiniões de cada um, respectivas perspectivas e análises. Concordem, discordem, debatam. Mas, demais assuntos, deixem para outros espaços. Não é para discutir aqui. Siga o tópico.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por richardj » 20/11/2024 23:39

PMP69 Escreveu:A posição a descoberto é de 0,65%, o que representa cerca de 2 milhões de ações, correcto?

A Mota hoje negociou 2,3 milhões de acções.

Não percendo muito da coisa, uma posição tão pequena, que se mantém à meses, provoca esta queda?

Pedro

Não, estão só à procura de argumentos para justificar a evolução da ação. Diria que o principal obstáculo à subida da ação é uma perspectiva macro negativa na Europa, pois o setor está super dependente de grandes programas públicos, que tem de ser renovados, de contrário é o terror. E associado a isto, eu diria que a empresa está a a operar com margens magras o que é igualmente impactante na sua capacidade de atacar a dívida que tem.

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Lucky_Luke » 20/11/2024 23:37

Rolling_Trader Escreveu:Bem Lucky, para um user que foi registado hoje e que só tem 2 mensagens no fórum do caldeirão, escolheu a pessoa errada para "implicar". A minha reputação precede-me, nos fóruns do investing.com, de não levar "desaforos" para casa e está na altura dessa reputação ser reforçada aqui também.

Para mim é irrelevante a sua reputação ou se leva ou não desaforos para casa, como também me é irrelevante aquilo que você considera desaforos.

O que eu retiro desta discussão é que escrevi que [i]"Os resultados da ME têm sido razoáveis, não se podem considerar bons"[i] em complemento ao que escreveu, e você viu isso como "entrar a pés juntos". Para mim resultados que "não são maus" e resultados "razoáveis" é praticamente o mesmo.

A minha perspetiva relativamente à Mota Engil é que é uma empresa que tem crescido de forma incrível, tem melhorado a sua situação financeira como demonstra o crescimento do EBITDA e a relação deste com a dívida no contexto da dimensão que vai tendo tendo apesar de ter alienado no passado negócios lucrativos como por exemplo a participação na Ascendi.

Agora, a ME atua em mercados instáveis e tem de existir uma compensação desse risco, e com margens de 2% essa compensação não existe. Há empresas na Europa com margens melhores e também há piores, mas muitas destas piores estão em mercados mais sólidos. Se me pergunta qual a % que paga o risco, não lhe sei responder.

Fixo uma análise que ouvi no ano passado (já não me lembro onde) e que fixei desde então e que dizia mais ou menos isto: Quando a ME começar a registar rentabilidades consistentes acima de 2%, e não apenas sazonalmente, então a ação da ME tem tudo para crescer muito.

A construção tem margens mínimas, e se quiser pode ver o caso da ACS aqui ao lado que em 2023 teve uma margem no setor da construção de uns irrisórios 1,4 ou 1,5%. Mas no final o grupo teve 2,1% mas a atuar maioritariamente em mercados desenvolvidos.

Os concorrentes da ME são diversos com resultados diversos e principalmente com áreas de negócio diversas. O benchmarking pode estar a ser feito por empresas com uma diversificação diferente da ME apesar de serem todas do setor da construção. Penso que saberá se calhar até melhor que eu que isto não é tão líquido como parece.

Uma ACS em Espanha transacionava no final de 2023 a 1/3 do VN, mas com uma margem de 1.4 ou 1.5% no negócio da construção, e uma margem final de 2 ou 2.1%.

A Bouygues que refere para mim é um bocado confusa porque tem boas margens por atividade e depois no geral do grupo a coisa é baixa. mas mesmo assim no final de 23 transacionava a 25% do VN.

Mas isto há para todos os gostos, se for ver a Porr AG que é da dimensão da ME atua essencialmente na Europa, tem menos de 2% de margem e vale em bolsa 10% do VN. A sueca Peab AB tem uma margem de 2.4% e vale em bolsa 1/4 do VN.

A ME está a valer pouco mais de 10% do VN previsto. Se não fossem estes tipos da Muddy Waters estaria a valer 20% do VN e com um PER provável de 10. A ação a 3.6 pareceria barata, só que o PSI está com uma espécie de doença de ações baratas que estão num marasmo. As papeleiras, a Sonae, a ME tb pode estar.

Para terminar concordo plenamente com o que escreveu de que o Board da ME já deveria ter feito alguma coisa. Se se queixaram da MW deveriam te agido em vez de se ficarem pelas palavras. A não ser que a MW tenha descoberto alguma coisa que a gente não sonha... mas se descobriram já era tempo de terem colocado o relatório arrasador cá fora como costumam fazer. A não ser que o estagiário da MW se tenha enganado e isto não vai dar em nada.

Para terminar, porque também não tenho muito tempo para escrever, deixe-me dizer-lhe que não concordar consigo não é estar a provocá-lo. Deixe de levar as coisa "a peito".

Esta questão das margens não é líquida. Mas se elas estivessem acima dos 2% este ano acredito que não estávamos nos 2.45. Se você não concorda, pouca diferença me faz, temos de concordar que discordamos.

Já agora não me guio pelo relatório que sugeriu, a minha leitura costuma ser o relatório da Deloitte "Global Powers of Construction".

Registado: 19/11/2024 11:06

por yaya » 20/11/2024 23:16

muad'dib Escreveu:
2024 trará um resultado maior que em 2023 à mota engil, palavras do CEO, proferidas diversas vezes na comunicação social

Logo o resultado anual de 2023 (113M), será ultrapassado em 2024, e o lucro do 4T ficará próximo dos 50M.

Como tens certeza? Porque o CEO disse?
Os últimos trimestres andam entre os 20M e 29M.

2024
1T 20M
2T 29M
3T 28M

Tenho curiosidade em saber o resultado recorrente no 4T (excluindo vendas) para ver se vai bater o valor de 2023, mas só saberemos para o ano.
É aguardar.

Registado: 28/8/2013 22:19

por bruno8526 » 20/11/2024 22:26

Silvaz77 Escreveu:Relativamente ao suporte histórico 1.5€, temos unanimidade certamente, que será o suporte mais habitual da Mota após longas correcções, depois de longas subidas...

Não podemos dizer que o caminho da Mota é para cima, só porque sim!!!!
As correcções ciclicas da Mota, sao um padrão, considerando também como referi as eleições nos USA, o apontado decninio económico da Europa, o continuar das guerras, a recessão da Alemanha, e sem a Mota mostrar músculo, ultrapassado a media móvel dos 200 dias e com volume, estarei negativo ...
Argumentar o contrário com estes indicadores também pode ser visto de manipulação da opinião...

Nada a apontar aos argumentos, parecem-me fazer sentido. O contexto macroeconômico, não parece muito favorável. Por outro lado os resultados da empresa tem sido bons e consistentes, apontam para uma clara subavaliação da empresa, por isso a minha estratégia passa por ir acumulando nas quedas, e esperar que os resultados continuem a ser positivos nos próximos anos , acreditando que mais cedo ou mais tarde se façam refletir no valor da empresa.

Registado: 29/12/2016 23:06

por MarcoAntonio » 20/11/2024 21:01

Histórico actualizado, após duas sessões "volumosas".

Imagem
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por muad'dib » 20/11/2024 20:11

continuamos a discutir fait divers :lol:

já alguém respondeu às perguntas: https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 7#p1881007

as perguntas que devem ser feitas, são:

quem emprestou as ações para que esta operação fosse possível?
qual o interesse subjacente nesta operação?

porquê que a empresa não faz mais, para além de dar notícias, que o preço da empresa está subavaliado?

porque existe uma inutilidade superveniente da lide :-"

A posição a descoberto é de 0,65%, o que representa cerca de 2 milhões de ações, correcto?
Não percendo muito da coisa, uma posição tão pequena, que se mantém à meses, provoca esta queda?
Pedro

caso não exista interesse no título quem shortou a ação pode trocar as ações que ainda tem de múltiplas contas.
acresce, que o operador que shortou controla todos os dias os títulos que foram comprados por terceiros, e re-comprados por quem vendeu no pânico. por conseguinte, o short vai durar até:

1. existir interesse comprador de tal grandeza, que o operador que shortou é forçado a comprar / re-comprar os títulos no pânico;
2. quem emprestou os títulos as querer de volta devido ao final do contato de empréstimo. (que se veja o caso da NOS com títulos em short há mais de 4 anos)
3. o interesse na operação que originou o short se materializar, retomando o título, paulatinamente, o preço original. (veja-se o caso da lrn - stride - na NYSE antes desta apresentar resultados há pouco mais de 20/30 dias: https://www.youtube.com/watch?v=GreTTGIZX8g; e na Globe Life (GL) - https://fuzzypandaresearch.com/category/globelife/

enfim, podemos elevar a discussão para um patamar interessante?

Registado: 15/11/2024 12:20

por Rolling_Trader » 20/11/2024 19:05

Silvaz77 Escreveu:Relativamente ao suporte histórico 1.5€, temos unanimidade certamente, que será o suporte mais habitual da Mota após longas correcções, depois de longas subidas...

As correcções ciclicas da Mota, sao um padrão, considerando também como referi as eleições nos USA, o apontado decninio económico da Europa, o continuar das guerras, a recessão da Alemanha, e sem a Mota mostrar músculo, ultrapassado a media móvel dos 200 dias e com volume, estarei negativo ...
Argumentar o contrário com estes indicadores também pode ser visto de manipulação da opinião...

"Argumentar pode ser visto como manipulação de opinião" :clap:

No more comments!

por tami » 20/11/2024 19:01

Silva, o comentário abaixo foi feito por ti em 29/2, pouco mais de 6 meses. Mesmo que os resultados não tivessem sido o que "projetavas", foram assim tão diferentes que justifiquem uma diferença dos 8,40€ para os 1,5€? Percebo uma mudança de sentimento, mas isto é bipolaridade - passar da euforia para uma depressão profunda - e não me parece muito saudável nos mercados. Trata-se da mesma empresa, os objetivos definidos no plano estratégico mantém-se e estão a ser cumpridos. Qual é o peso do declínio económico da Europa ou da recessão na Alemanha nas geografias que compõe a carteira de encomendas? Por esta altura as guerras já cá andavam, e era consensual que se iriam prolongar.
Ou este comentário de Fevereiro não é teu?

"Considerando que os resulrados de 5 de Março, serao bem acima do que estão projetados, poderemos claramente atingir os 8.40.
Este valor corresponde ao maximo histórico da Mota.
Neste momento e com base na carteira de adjudicação de obras, na informação dos resultados, na indicação de dividendos para este ano os 8.40€, serao certamente atingiveis no curto prazo!!!!"

Registado: 28/12/2015 16:15

por PMP69 » 20/11/2024 18:50

A posição a descoberto é de 0,65%, o que representa cerca de 2 milhões de ações, correcto?

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Silvaz77 » 20/11/2024 18:46

Relativamente ao suporte histórico 1.5€, temos unanimidade certamente, que será o suporte mais habitual da Mota após longas correcções, depois de longas subidas...

Registado: 15/9/2015 21:52

por MarcoAntonio » 20/11/2024 18:44

Silva, outro post a insistir na mesma matéria e a tua conta será suspensa. Aparentemente, ainda não entendeste que este espaço é moderado, onde as regras e a moderação são para respeitar. A tolerância da moderação está a atingir o limite.
Imagem

Administrador Fórum

por mcstreet » 20/11/2024 18:41

Se as empresas respondessem aos short reports sempre que sai um com o respectivo buyback, mais valia tirar a empresa da bolsa. Os buybacks são uma forma de recompensar acionistas, é uma boa estratégia como é a redução da dívida, como resposta a shorts é uma péssima estratégia, porque no dia que deixassem de o fazer o mercado entenderia isso como se o short estivesse do lado certo.

Se a NVIDIA rebentar com as previsões até a EGL sobe amanhã
Editado pela última vez por mcstreet em 20/11/2024 18:44, num total de 1 vez.

Registado: 28/4/2006 17:30

por Rolling_Trader » 20/11/2024 18:33

hugob0ss Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Sendo o capital disperso em bolsa uma potencial fonte de financiamento para a empresa, há que agir, com mais do que meras palavras proferidas em entrevistas ou eventos públicos.

Acho que a administração não se tem que preocupar com isso, aliás na minha opinião quanto mais falar sobre isso pior. Tem é que se preocupar em ter uma direção correta para a empresa, para os trabalhadores, clientes e fornecedores. O valor da empresa em mercado acaba por ser o resultado do trabalho dessas pessoas e da liderança da companhia.

hugob0ss, respeito a sua opinião e até concordava com ela se a Muddy Waters fosse um shorter "comum", mas não é.

Uma empresa ter um short aberto pela Muddy Waters afasta potenciais investidores pois é equivalente a um selo de "lixo tóxico, lidar com cuidado".

A administração tem de se preocupar com este tipo de ataques especulativos sim, está na sua descrição de tarefas e está mandatado para comprar ações próprias se isso for eficaz para se proteger de tais ataques.

Repare numa coisa interessante, em 2013 a Mota Engil tinha 11 101 379 ações próprias, compradas a um preço médio inferior a 2€ (com a justificação predominante do mercado estar a subavaliar a cotação da ação), que vendeu, nesse ano, a um preço de 4,65€.
Ou seja, a recompra de ações, se efetuada a preços efetivamente baixos no mercado, pode servir como investimento se essas ações forem alienadas, no futuro, a um preço superior.

Atualmente a Mota Engil tem 6 091 581 ações próprias a um preço médio de 1.68€. Se comprar mais 2 milhões de ações, mesmo que a um preço médio de 3€, fica com 8 091 581 ações a um preço médio de 2€.
Se com isso conseguir fazer com que a Muddy Waters feche o short e consequentemente consiga recuperar a confiança de novos investidores, daqui a um ano ou dois, fruto do tal trabalho que o hugob0ss referiu (e o próprio CEO também), que leve as contas da Mota de encontro ao delineado no plano estratégico em 2026, poderá então alienar as ações próprias, a um valor até superior a 5€.

Conseguiria, portanto, um duplo ganho, protegia os acionistas afastando um fundo abutre e limpava a má imagem que é ter "uma carraça" destas agarrada à empresa e anda garantia financiamento e geração de cash futuro com o lucro obtido da alienação.

Nete momento, a inação da Mota Engil em se defender do ataque da Muddy, na minha opinião, passa a mensagem que não acredita que é possível chegar aos objetivos traçados no plano estratégico 2022-2026.

por MarcoAntonio » 20/11/2024 18:30

Silva, o forum é moderado e sujeito a regras de utilização, disponíveis no topo do forum. Não coloques mais post sobre a moderação, qualquer coisa, contacta por via privada. Siga o tópico.
Imagem

Administrador Fórum

por Investor Tuga » 20/11/2024 18:25

Silvaz77, apesar deste contratempo, todos gostaríamos de saber quais os doutos argumentos para a sua rigorosa previsão de queda da Mota até 1,5€.
É a carteira que tem contratos inválidos? Se sim, quais e de que valor?
É algum mercado que vai ter uma crise grave, com consequências para os negócios da empresa no mesmo?
É alguma obra que vai correr muito mal e vai provocar graves prejuízos?
São os resultados dos próximos meses que vão cair a pique?
Aguardaremos em conformidade.

Registado: 7/9/2024 8:51

por tami » 20/11/2024 18:24

Rolling_Trader Escreveu:
tami Escreveu:Mais um lesado da Muddy :lol: :

https://seekingalpha.com/news/4312558-e ... conference

Excelente notícia (menos para quem tem ações da Beauty).

Primeiro o report da Beauty acabou de ser lançado hoje pela Muddy Waters (https://muddywatersresearch.com/research/), o que reforça a teoria de que, quando a Muddy tem algum argumento "ativista" válido, lança de imediato um report (o que não aconteceu no caso da Mota e continuo a acreditar que não vai acontecer).

Segundo ponto. Os "shorters seguidores" da Muddy podem já estar tão cansados da lateralização da Mota-Engil como os acionistas que estão longos. É que com uma lateralização não ganham os curtos nem ganham os longos.

Isto reforça ainda mais o meu post anterior. A comprar ações próprias, o momento é agora. Acho que até a própria Muddy Waters ia a correr fechar o short da Mota Engil logo a seguir a um comunicado de recompra de ações.

Quanto a quem acha que o Conselho de Administração não está mandatado para adquirir ações próprias, desengane-se.
Segundo o ponto 10 da ata da última assembleia geral, o Conselho de Administração está mandatado para deliberar sobre aquisição e alienação de ações próprias até 10% do capital social.

Sim, sem dúvida. Tens um outro exemplo recente, da Zeta Holdings, que teve um short report da Culpert Research na semana passada, que derrubou a cotação. Esta foi a resposta na quinta feira:

"Zeta Global jumps 7%, announces $100M stock buyback - update
Nov. 14, 2024 12:43 AM ETZeta Global Holdings Corp. (ZETA) StockBy: Manshi Mamtora, CFA"

e na segunda:

"Zeta Global stock jumps on ~$3M intended share purchases by management
Nov. 18, 2024 10:03 AM ETZeta Global Holdings Corp. (ZETA) StockBy: Preeti Singh, SA News Editor"

por MarcoAntonio » 20/11/2024 17:54

Silvaz77, o teu post foi removido. O Caldeirao de Bolsa não quer saber do que se passa noutros foruns e esse tipo de discussão não é para aqui. Concordem, discordem, debatam, o resto não é para o CdB.
Imagem

Administrador Fórum

por Rolling_Trader » 20/11/2024 17:50

tami Escreveu:Mais um lesado da Muddy :lol: :

https://seekingalpha.com/news/4312558-e ... conference

Excelente notícia (menos para quem tem ações da Beauty).

Primeiro o report da Beauty acabou de ser lançado hoje pela Muddy Waters (https://muddywatersresearch.com/research/), o que reforça a teoria de que, quando a Muddy tem algum argumento "ativista" válido, lança de imediato um report (o que não aconteceu no caso da Mota e continuo a acreditar que não vai acontecer).

Segundo ponto. Os "shorters seguidores" da Muddy podem já estar tão cansados da lateralização da Mota-Engil como os acionistas que estão longos. É que com uma lateralização não ganham os curtos nem ganham os longos.

Isto reforça ainda mais o meu post anterior. A comprar ações próprias, o momento é agora. Acho que até a própria Muddy Waters ia a correr fechar o short da Mota Engil logo a seguir a um comunicado de recompra de ações.

Quanto a quem acha que o Conselho de Administração não está mandatado para adquirir ações próprias, desengane-se.
Segundo o ponto 10 da ata da última assembleia geral, o Conselho de Administração está mandatado para deliberar sobre aquisição e alienação de ações próprias até 10% do capital social.

por mcstreet » 20/11/2024 17:47

a ELF é como a ULTA e de certa forma a HIMS, são empresas com muito hype, mas que estão muito shortadas, isso é o pão nosso de cada dia nos states, short reports e depois no médio longo prazo é tudo a fechar posições, das que tenho acompanhado é só shorts a rebentar, acho que com exceção da MPW não tenho visto grandes acertos, aliás acho que é uma questão de tempo para a SEC começar a apertar um bocado, qualquer agência da treta lança short-reports e manda uma ação 10/20% abaixo no intraday, convém sempre ler antes de pensar em vender. No caso da SMCI até desconfio que os gajos da Ernst & Young estavam feitos com os do último short..

Registado: 28/4/2006 17:30

por tami » 20/11/2024 17:26

por tami » 20/11/2024 17:18

muad'dib Escreveu:quais os argumentos para um regresso aos € 1,50, quando a nível de fundamentais a mota engil apresentou lucros consistentes nos três trimestres de 2024?

é uma queda no preço de mais de 38%, qual a razão técnica, ou fundamental que justifique essa afirmação?

Nenhum argumento ou razão, aparentemente foi só para vir cobrar um orgão genital ao Rolling. Tanto disse 1,50€ como podia ter dito 10,5€, era igual.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 175 visitantes