Caldeirão da Bolsa

Crash da era comtemporânea

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por shell » 16/8/2007 23:48

Da maneira como escreveu, poderia de facto ser mal interpretado, pelo que então o erro foi meu.
Obrigado desde já pelo seu esclarecimento.

Boa continuação :)

Shell.
Huge profits require <b>luck</b>. Taking a profit when the opportunity arises requires <b>skill</b>.

Registado: 10/3/2005 11:51

por PJBM2 » 16/8/2007 23:20

F.VIEIRA Escreveu:SHell,nao percebeste nada do que escrevi.O Nunofaustino sim percebeu.Pedi desculpa aos que estão longos, porque não gosto de me rir do momento menos feliz de alguns estarem a perder dinheiro, mas a bolsa é um jogo (como diz tb o Prof´. Braga no seu ultimo livro), e como tal previa-se (nao é preciso ser bruxo)que tudo estava mt mt esticado.Era a irracionalidade.Ela existe tanto na subida como na descida.Daí ficar contente comigo mesmo porque mantive a frieza de não entrar no mercado, apesar de estar com mta liquidez(preferi por enquanto aplicar em dp a 4.5/5% liquidos garantidos preto no branco).
Continuação de bons negocios.

Quando escreveu que estava contente com as quedas, pensei que estava curto e estava a fazer bastante dinheiro. Afinal não está a ganhar (que é sempre melhor do que perder).
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por F.VIEIRA » 16/8/2007 23:02

SHell,nao percebeste nada do que escrevi.O Nunofaustino sim percebeu.Pedi desculpa aos que estão longos, porque não gosto de me rir do momento menos feliz de alguns estarem a perder dinheiro, mas a bolsa é um jogo (como diz tb o Prof´. Braga no seu ultimo livro), e como tal previa-se (nao é preciso ser bruxo)que tudo estava mt mt esticado.Era a irracionalidade.Ela existe tanto na subida como na descida.Daí ficar contente comigo mesmo porque mantive a frieza de não entrar no mercado, apesar de estar com mta liquidez(preferi por enquanto aplicar em dp a 4.5/5% liquidos garantidos preto no branco).
Continuação de bons negocios.

Registado: 1/6/2005 20:27

por R_Martins » 16/8/2007 17:59

Fica gravado...
Rmartins

�PSI20 12,155 -4.53%
�CAC40 5,265 -3.26% -4.99%
�DAX Xetra 7,270 -2.36%
�NASDAQ 2,429 -1.21%
�S&P 500 1,382 -1.74%
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por afonsinho » 16/8/2007 17:37

E não virá uma liquidação de stock a seguir? Depois de hoje... :roll:

Registado: 3/9/2006 1:50

Re: comentário

por MAV8 » 16/8/2007 12:41

jotabil Escreveu:Agora é a hora dos bruxos....e há tantos!!!!

Sem comentários...além deste claro.

cumps

Amigo Jotabil não sejas assim, porque eu lembro-me que o sr. é que adivinhou. Se bem me lembro aquelas primeiras descidas eram para apanhar ratos e stops dos fraquinhos que tremiam com as acções na mão.

Estou bem recordado?

Os outros adivinharam de diferente forma, ao ver os suportes serem quebrados vendemos e ficámos liquidos para poder observar por fora.

Concluindo, a principal diferença entre nós é que alguns viram saldos onde ainda só havia pequenas promoções - a razão para as promoções já era a falta de compradores - Agora vem a época de saldos e quem comprou nas promoções critica os que esperam pacientemente pelos saldos e por um sinal dos mercados.

Registado: 10/11/2006 10:43

por MozHawk » 16/8/2007 11:41

Eu tive a sensatez - menos mal, nos últimos dias - para largar BCP a 3.38 (-2,9%) e SCO a 2.20 (-0,9%) logo na abertura. Apesar de tudo, mantive só e apenas uma posição longa...

Havia e ainda há espaço para mais quedas. Quem diria?! Os fundamentais eram tão sólidos e isto. De qualquer maneira, começo a desgostar profundamente disto. Não é por nada mas tenho a sensação de déjà vu, nomeadamente no ano 2000.

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por nunofaustino » 16/8/2007 11:19

shell Escreveu:Confesso que não entendo a opinião anterior do F.VIEIRA. Mas pode ser que tenha a amabilidade de esclarecer.

Não percebo como é que se prevê uma correção acentuada antes da mesma acontecer, e não se feche as posições longas que possui, para entrar longo novamente e com isso ganhar mais 7%, 10%, 15% ?

Não percebo também, a filosofia de "estou longo" então pode vir ai um crash, que estou longo é quanto mais cair mais agradavelmente contente fico, pois previ tudo.

Cumps,
Shell.

Eu n percebi que o F Vieira esteja longo... ele pediu desculpa aos longos por estar contente com esta queda...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

comentário

por jotabil » 16/8/2007 11:15

Agora é a hora dos bruxos....e há tantos!!!!

Sem comentários...além deste claro.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Enslaved » 16/8/2007 11:14

colin Escreveu:Eu percebo o f.vieira.

Eu sou um leigo na matéria, mas achei que vinha aí borrasca. A 24 de julho fiquei completamente liquido ate hoje. E as razoes que eu tinha estão a tornar-se visiveis. Aversão ao risco em demasia? Talvez, mas estou contente por assim ter sido.

cumps

Percebes mas ficaste líquido :mrgreen: Parece contraditório :wink:

Registado: 28/2/2007 18:24

por colin » 16/8/2007 11:08

Eu percebo o f.vieira.

Eu sou um leigo na matéria, mas achei que vinha aí borrasca. A 24 de julho fiquei completamente liquido ate hoje. E as razoes que eu tinha estão a tornar-se visiveis. Aversão ao risco em demasia? Talvez, mas estou contente por assim ter sido.

cumps

Registado: 1/3/2007 12:14

por Enslaved » 16/8/2007 10:25

shell Escreveu:Confesso que não entendo a opinião anterior do F.VIEIRA. Mas pode ser que tenha a amabilidade de esclarecer.

Não percebo como é que se prevê uma correção acentuada antes da mesma acontecer, e não se feche as posições longas que possui, para entrar longo novamente e com isso ganhar mais 7%, 10%, 15% ?

Não percebo também, a filosofia de "estou longo" então pode vir ai um crash, que estou longo é quanto mais cair mais agradavelmente contente fico, pois previ tudo.

Cumps,
Shell.

Também penso como tu, apesar de estar longo os meus stops dispararam no inicio da manhã e ainda bem que tinha stops. Prefiro recomprar 10 % mais abaixo do que manter as posições longas :wink:

Registado: 28/2/2007 18:24

por MSM » 16/8/2007 10:20

Só não entendo como é que o BPI quase não cai. Afinal esta crise não afecta em primeiro lugar os bancos :shock: :shock:
Isto é de facto um grande país. :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 18/5/2006 9:16

por shell » 16/8/2007 9:34

Confesso que não entendo a opinião anterior do F.VIEIRA. Mas pode ser que tenha a amabilidade de esclarecer.

Cumps,
Shell.
Huge profits require <b>luck</b>. Taking a profit when the opportunity arises requires <b>skill</b>.

Registado: 10/3/2005 11:51

por F.VIEIRA » 16/8/2007 9:18

Desculpem lá para quem está longo,mas que bom que é acordar agora e ver tudo bem vermelhinho.Nada que não se previa.
Boa sorte

Registado: 1/6/2005 20:27

TYU

por luislobs » 16/8/2007 8:54

Para reflecçao.. os indices mundiais andavam com variaçoes muito positivas, ora ninguem vendia, ninguem pagava um chavo aos bancos e ao estado.

Agora duvido que alguem nao mexa nas carteiras.. :twisted: :twisted:

Conclusao; lá arrebanham os 10% que tanto desejavam..

.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Dialmedia » 16/8/2007 8:43

O que eu reparo é no seguinte:

Saiu meia-dúzia de notícias sobre o subprime e de repente parece que todos os bancos estão em risco de falência. Até à bem pouco tempo quase ninguém falava do crédito e estávamos mais todos preocupados com crescimento nos USA, resultados de empresas e medidas na China.

As notícias saem a conta-gotas, talvez para que haja motivos todos os dias para que os índices caiam. Mas será que os bancos entraram em risco de falência de um dia para o outro? Não será que é uma situação que ainda passa por uma fase algo demorada, desde o começo dos problemas, o agravamento, risco de falência e a falência em si?

A seguir, o volume! Por cá e um pouco lá fora tal como já referi noutros tópicos as quedas tem sido feitas com um volume algo reduzido. Este evento está a ter uma amplitude claramente maior do que Março. Daí que se lançam várias hipóteses: Será que os grandes venderam nas subidas que antecederam esta correcção e foram de férias tranquilos? Ficaram nos bastidores porque eles próprios não calcularam a dimensão da correcção ou a acham disparada? Ou andam disfarçadamente a vender aos poucos para que nós não tenhamos a dimensão real do problema?

Outra pergunta associada, se a toda a gente se recomenda vender e a maioria dos investidores já está fora, ainda para mais coincidindo com o período de férias (mais um motivo para não as deixar em carteira enquanto trabalham para o bronze), fica a questão: Quem é que ainda está dentro e faz cair tanto o papel? Serão assim tantos? A dúvida permanece.

Por fim e não por último apesar de já irmos em algum tempo de bull market, as empresas na generalidade continuam com PER's realistas, acessíveis e descontraidos, apresentando resultados optimistas. Esta correcção está, de longe, afastada com a mais remota hipótese de sobreavaliação das empresas. Parece-vos boa notícia? Nem por isso! Para o mercado estar a descontar tanto, é porque esta crise vai-se sentir muito negativamente nos resultados das empresas.

Com alguma paciência vamos esperar por Setembro. Os pequenos investidores já assumem um papel significativo nas oscilações do mercado e os senhores do capital também tem direito a férias. Por isso, se há notícias más para saírem, tempestades nos USA, terramotos, crash na China, e tudo o resto, que saiam ou aconteça agora.

Até ao fim de Agosto ainda vamos ver tranquilamente os índices a caíram mais 10 a 15%. Não há pressa em entrar.

Quando escrevi essa frase em cima, metade das cotadas no PSI20 começou a cair mais de 4% (3 já caem mais de 7%). É mesmo para desceram já tudo esta semana e no final de Agosto começar a recuperação para depois me fazerem sentir que estava enganado. Bah...

Registado: 26/1/2007 17:07

por Alvo » 16/8/2007 8:09

Olho para isto e vejo que a porta é pequena.
Ainda vejo alguns pequenos dizerem que estão entalados. Agora imaginem os Fundos !! :shock:

Registado: 22/3/2005 23:59

Crash da era comtemporânea

por iurp » 16/8/2007 7:39

Neste momento não é previsível onde estará o fundo. A já dita maior crise financeira desde 1929 ainda não se sabe onde parará. Até quando?

Crash da era comtemporânea?

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gioes, Google [Bot], m-m, macau5m, paulopereira.pp36.pp e 38 visitantes