Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 31/10/2025 22:34

@nmv! Escreveu:o target na zona dos €6,35 já está quase :lol:



Parece que os shorters entraram em campo hoje....
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por @nmv! » 29/10/2025 22:51

o target na zona dos €6,35 já está quase :lol:
Anexos
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IMG_1994.jpeg
IMG_1996.jpeg
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Massao1 » 29/10/2025 18:18

Os 6 euros é passado?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SA Traffic » 27/10/2025 13:11

https://www.france24.com/en/live-news/2 ... as-project

https://www.ft.com/content/4209c834-429 ... abb28fd3c2

Possivelmente a Mota Engil conseguiu finalmente renegociar a sua parte da atualização dos preços com a TotalEnergies, no projeto de exploração de gás natural liquefeito no norte de Moçambique parado h'a 4 anos, o projecto deve recomeçar em breve :)
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Shimazaki_2 » 24/10/2025 18:27

fosgass2020 Escreveu:
...

A Mota não aborda estes negócios só para ver como funciona ou para marcar posição. Aborda-os para os ganhar! Não ganhando, alguém falhou: o estratega (vendedor que delineou/negociou uma má estratégia), o financeiro (incapacidade de financiar a operação adequadamente) ou a engenharia (soluções caras para problemas simples).


A ideia é ganhar, mas muitas vezes e ainda mais em alguns desses mercados onde a ME opera, as coisas não são lineares
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 24/10/2025 17:20

yggy Escreveu:fechou nos 6,005, já ha muito que nao fechava acima desse valor


Desde Junho de 2014...

É engraçado comparar:

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por yggy » 24/10/2025 17:01

fechou nos 6,005, já ha muito que nao fechava acima desse valor
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 24/10/2025 16:06

Rolling_Trader Escreveu:Não é nem uma coisa nem outra.

O que a Mota-Engil demonstrou foi que já não vai a concursos para perder dinheiro (e ainda bem).

Note que a empresa vencedora, a EPR, fez um desconto grotesco sobre o valor da portagem da concessão porque já ganhou anteriormente dois lotes deste sistema rodoviário, o lote 2 e o lote 6

A questão é que a EPR ganhou esses dois lotes com um desconto simbólico de 0.08% e agora pôde fazer um desconto astronómico por contrabalanço aos outros dois. Permite também dispersar os custos entre estas 3 empreitadas reaproveitando o estaleiro da obra, máquinas e mão de obra.

A Mota-Engil não ganhou nenhum dos lotes à data, por isso não tinha como dispersar custos. Efetuou por isso o desconto possível que lhes permitia equilibrar o custo da obra com a receita prevista e com a possível venda futura da concessão integrada na sua estratégia de rotação de ativos.

Relembro que o objetivo da Mota Engil para os próximos anos é o foco na rentabilidade e não no crescimento.

E é a rentabilidade que vai aumentar o lucro líquido, que por sua vez será o que vai impulsionar a cotação da ação.


Compreendendo, aceitando e respeitando muito a sua opinião, penso que só lhe faltou concluir dizendo que houve falta de estratégia na abordagem a este negócio, desde o início. Algo que a concorrência teve.

O que estas concessões envolvem, a nível de preparação de proposta, obrigam a um investimento considerável em recursos humanos, financeiros e temporais. Estaremos a falar em algumas centenas de milhares de euros, muito certamente milhões de euros.

A Mota não aborda estes negócios só para ver como funciona ou para marcar posição. Aborda-os para os ganhar! Não ganhando, alguém falhou: o estratega (vendedor que delineou/negociou uma má estratégia), o financeiro (incapacidade de financiar a operação adequadamente) ou a engenharia (soluções caras para problemas simples).
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 24/10/2025 15:05

fosgass2020 Escreveu:Eu olho para estas diferenças e fico sem saber bem o que dizer. Ou o departamento de engenharia da Mota-Engil não é competitivo ou então é o departamento financeiro. Um deles é o culpado!

No meu entender e tendo em conta estes números, foi uma coisa positiva este concurso não ter "calhado" à ME.

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Não é nem uma coisa nem outra.

O que a Mota-Engil demonstrou foi que já não vai a concursos para perder dinheiro (e ainda bem).

Note que a empresa vencedora, a EPR, fez um desconto grotesco sobre o valor da portagem da concessão porque já ganhou anteriormente dois lotes deste sistema rodoviário, o lote 2 e o lote 6

A questão é que a EPR ganhou esses dois lotes com um desconto simbólico de 0.08% e agora pôde fazer um desconto astronómico por contrabalanço aos outros dois. Permite também dispersar os custos entre estas 3 empreitadas reaproveitando o estaleiro da obra, máquinas e mão de obra.

A Mota-Engil não ganhou nenhum dos lotes à data, por isso não tinha como dispersar custos. Efetuou por isso o desconto possível que lhes permitia equilibrar o custo da obra com a receita prevista e com a possível venda futura da concessão integrada na sua estratégia de rotação de ativos.

Relembro que o objetivo da Mota Engil para os próximos anos é o foco na rentabilidade e não no crescimento.

E é a rentabilidade que vai aumentar o lucro líquido, que por sua vez será o que vai impulsionar a cotação da ação.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 24/10/2025 11:03

Eu olho para estas diferenças e fico sem saber bem o que dizer. Ou o departamento de engenharia da Mota-Engil não é competitivo ou então é o departamento financeiro. Um deles é o culpado!

No meu entender e tendo em conta estes números, foi uma coisa positiva este concurso não ter "calhado" à ME.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 23/10/2025 13:45

Para quem quiser assistir ao leilão do lote 4 das rodovias do Paraná, a partir das 14:00 locais:

https://www.youtube.com/watch?v=BfQ73xfaZ0Y
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por serdom » 23/10/2025 9:28

serdom Escreveu:eu tb leio sinais contraditórios no médio (esq) e curto prazo (dta)
MACD e RSI semanal parecem apontar para subida sustentada, ao passo que no curto prazo parecem estar a perder força.
a minha LT de curto prazo começa com a sessão que precede a quebra do famoso triângulo das bermudas, e bastante subjectiva.
Imagem


actualizando a tendencia de curto prazo para um canal ascendente após o rompimento do triangulo.
escala horária à direita, com 5 toques no fundo do canal, objectivo imediato mantém-se nos 6.63€ e potencial posterior correcção
Anexos
EGL_2025-10-23_10-24-23_a120e.png
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por luislobs » 23/10/2025 8:21

E4
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 23/10/2025 8:01

Dragon56 Escreveu:
Apramg Escreveu:Muito bem explicado. Esta malta é que acha que por dizer que é mau e vai cair que os poderosos tugas vão a correr vender para a malta do caldeirao comprar...


Basta ver histórico das emissões de dívida em obrigacoes e a queda da cotação da ação da empresa.....

Dragon56, o que "não basta" é dizer esse tipo de coisas sem fazer o "trabalho de casa"

Na última emissão de obrigações, não só a Mota-Engil subiu quase 6% no próprio dia, como subiu 27% nas semanas seguintes
Anexos
evidencia.jpg
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 23/10/2025 0:26

Apramg Escreveu:Muito bem explicado. Esta malta é que acha que por dizer que é mau e vai cair que os poderosos tugas vão a correr vender para a malta do caldeirao comprar...


Basta ver histórico das emissões de dívida em obrigacoes e a queda da cotação da ação da empresa.....
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apramg » 22/10/2025 22:52

Muito bem explicado. Esta malta é que acha que por dizer que é mau e vai cair que os poderosos tugas vão a correr vender para a malta do caldeirao comprar...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 22/10/2025 22:42

Dragon56 Escreveu:
Massao1 Escreveu:Mota-Engil pede autorização aos acionistas para emitir até 750 milhões em obrigações
Patrícia Abreu
19:34

Construtora convocou uma assembleia geral de acionistas para dia 18 de novembro, para a votação de quatro propostas. Anterior limite para emissões de dívida, votado em 2022, era de 400 milhões.


Queda da cotação da acao, é inevitável...

Já começam a inventar.

O tami referiu, e bem, que deliberar sobre a autorização da emissão de mais empréstimos obrigacionistas até 750.000.000€ não é o mesmo que emitir o empréstimo já amanhã.

Vamos aos factos:

    :arrow: Esta deliberação vai revogar a anterior deliberação de 2022 que autorizava empréstimos obrigacionistas até 400.000.000€, subindo assim o teto máximo para, sensivelmente, o dobro que já estava estipulado.

    :arrow: Desde 2022 que estes 400M€ foram sendo emitidos em tranches de +/- 50M€ nos anos de 2022, 2023, 2024 e 2025 (com algumas adendas pelo meio, com aumento da oferta para suprir a procura)

    :arrow: Estes empréstimos obrigacionistas estão alinhados com o guidance que consagra o seguinte objetivo estratégico (e cito): "Otimização e Diversificação da Dívida - Melhorar a sustentabilidade financeira e alinhar os níveis de endividamento com os perfis dos negócios"

Portanto estes 750M€ vão ser emitidos, provavelmente, nos mesmos moldes (em pequenas tranches) no decorrer dos próximos anos.

Não esquecer que está a ser desenhado um novo guidance, até 2030, que será apresentado no primeiro trimestre de 2026 (segundo já foi referido pela administração em conference call com investidores) e esta estratégia de diversificação deverá ser para manter (e provavelmente aumentar).

Dado o aumento da carteira de negócios e o previsível aumento das necessidades de CAPEX, torna-se necessário adequar os limites de financiamento às novas necessidades.

Isto é tudo normal. Esta fonte de financiamento carece de aprovação em AG.
Esta deliberação e eventual aprovação não coloca em causa nenhum dos fundamentais ou rácios financeiros da Mota-Engil, bem pelo contrário.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cali010201 » 22/10/2025 22:34

minibull Escreveu:Obrigado pela partilha, nmv!

Mais uma belíssima notícia, com a emissão de novas obrigações a um juro substancialmente mais baixo, a empresa irá amortizar os empréstimos obrigacionistas que se irão vencer em 2026, que estavam e estão a vencer juros bem mais elevados.

Mediante esta rotação de dívida, substituindo dívida a custos mais elevados, por outra a custos mais baixos, haverá uma substancial diminuição dos encargos financeiros, que se irão reflectir positivamente nos resultados líquidos futuros.


Sem dúvida uma boa notícia!
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apramg » 22/10/2025 21:34

Ques cumprar, ? cumprasses maixedo!
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apramg » 22/10/2025 21:32

Com esta carteira de obras é natural este tipo de procedimento. Não vejo razão para baixar a cotação.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dragon56 » 22/10/2025 21:29

Massao1 Escreveu:Mota-Engil pede autorização aos acionistas para emitir até 750 milhões em obrigações
Patrícia Abreu
19:34

Construtora convocou uma assembleia geral de acionistas para dia 18 de novembro, para a votação de quatro propostas. Anterior limite para emissões de dívida, votado em 2022, era de 400 milhões.


Queda da cotação da acao, é inevitável...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 22/10/2025 21:12

@nmv! Escreveu:
empréstimo obrigacionista de € 750.000.000,00 :lol:



https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... 4B8EC2DDF7


Pedir autorização para aumentar o limite não é o mesmo que emitir um empréstimo obrigacionista. :roll:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Massao1 » 22/10/2025 20:10

Mota-Engil pede autorização aos acionistas para emitir até 750 milhões em obrigações
Patrícia Abreu
19:34

Construtora convocou uma assembleia geral de acionistas para dia 18 de novembro, para a votação de quatro propostas. Anterior limite para emissões de dívida, votado em 2022, era de 400 milhões.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 22/10/2025 19:46

Obrigado pela partilha, nmv!

Mais uma belíssima notícia, com a emissão de novas obrigações a um juro substancialmente mais baixo, a empresa irá amortizar os empréstimos obrigacionistas que se irão vencer em 2026, que estavam e estão a vencer juros bem mais elevados.

Mediante esta rotação de dívida, substituindo dívida a custos mais elevados, por outra a custos mais baixos, haverá uma substancial diminuição dos encargos financeiros, que se irão reflectir positivamente nos resultados líquidos futuros.
 
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