Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Dragon56 » 10/2/2026 18:51

Aqui_Vale Escreveu:Há dois caminhos possíveis: para baixo ou para cima, é só escolher o que parecer melhor.
"mas é como o ovo, ninguém o adivinha, pode ser galo, pode ser galinha"...
Para baixo, todos os santos ajudam e cabr@ manca faz viajem.

Não há até agora qualquer tendência definida "penso eu de que"...

CumPrim/
ValeAquilino

Boa tarde amigo Vale,
É um prazer ver os seus graficos, sempre que Vale vem aqui com o seu grafico, coincidencia e bom prenuncio, no dia seguinte a acao costuma subir....
Cumps..

Registado: 28/5/2025 23:55

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apramg » 10/2/2026 18:19

A resistência dos 5,18-5,22 vai ser dura para ultrapassar...mas penso que catalisadores virão para ajudar!

Registado: 5/9/2013 12:26

por Sinedrio » 10/2/2026 17:52

Aqui_Vale Escreveu:Há dois caminhos possíveis: para baixo ou para cima, é só escolher o que parecer melhor.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu diria, olhando para esse mesmo gráfico, que está aí bem definido uma tendência de subida...

Registado: 20/11/2015 17:22

por Aqui_Vale » 10/2/2026 16:18

Há dois caminhos possíveis: para baixo ou para cima, é só escolher o que parecer melhor.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA indefinição.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Goya777 » 9/2/2026 18:04

Belo dia! Amanha mais 3-4% de subida era de \:D/ a deixar esta resistencia para tras!

Registado: 17/7/2014 22:33

por Kiko_463 » 9/2/2026 16:40

Forte arranque esta manhã e volume aumentar...neste momento já ultrapassou os 2 000 000 de acoes. Alguém sabe o que se passa? Digam adeus a preços abaixo dos 5€.

Registado: 2/1/2024 11:03

por J Alves » 9/2/2026 13:57

MADPIX Escreveu:
J Alves Escreveu:
MADPIX Escreveu:Viemos à linha inferior do canal ascendente, fez um belo handle com rompimento na sessão de ontem. O meu target para este padrão seria 8,65€, mas com tanta pressão dos curtos ainda tenho dúvidas.

Não quero colocar em causa a tua estratégia, mas quero fazer uma observação ao teu gráfico.

Apresentar um gráfico é como uma fotografia, quando se olha para ela é fácil perceber o que lá está e o que queremos transmitir com ela. No teu caso, apresentas um gráfico que só tu consegues visualizar onde queres chegar. Muitos indicadores, muitas linhas, muitas cores, muita coisa....

Na minha opinião um gráfico deve ser o mais clean possível, onde dá para perceber a nossa estratégia, mas acima de tudo com o foco no preço.

No início, nós pensamos que ter muitos indicadores e cores é sinal de gráfico perfeito, mas com o tempo percebemos que quanto mais limpo o gráfico estiver, mais ele se torna uma mais-valia para o processo de consistência no trading.

Percebo que tem muito ruido no meu gráfico, e ainda falta o MACD e RSI, que me são sempre úteis. As cores são para chamar a atenção a pontos relevantes na minha análise, como por exemplo a quebra da linha verde clara colocaria em causa o padrão cup and handle, pois a queda seria superior a 50% do movimento anterior. A minha intenção era mais de partilhar a minha visão,
A minha estratégia já foi stopada duas vezes nos últimos meses :wall: , vamos ver se é desta :-k

Ainda faltam indicadores??
O trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!

Registado: 3/3/2006 11:17

por MADPIX » 9/2/2026 11:50

J Alves Escreveu:
MADPIX Escreveu:Viemos à linha inferior do canal ascendente, fez um belo handle com rompimento na sessão de ontem. O meu target para este padrão seria 8,65€, mas com tanta pressão dos curtos ainda tenho dúvidas.

Não quero colocar em causa a tua estratégia, mas quero fazer uma observação ao teu gráfico.

Apresentar um gráfico é como uma fotografia, quando se olha para ela é fácil perceber o que lá está e o que queremos transmitir com ela. No teu caso, apresentas um gráfico que só tu consegues visualizar onde queres chegar. Muitos indicadores, muitas linhas, muitas cores, muita coisa....

Na minha opinião um gráfico deve ser o mais clean possível, onde dá para perceber a nossa estratégia, mas acima de tudo com o foco no preço.

No início, nós pensamos que ter muitos indicadores e cores é sinal de gráfico perfeito, mas com o tempo percebemos que quanto mais limpo o gráfico estiver, mais ele se torna uma mais-valia para o processo de consistência no trading.

Percebo que tem muito ruido no meu gráfico, e ainda falta o MACD e RSI, que me são sempre úteis. As cores são para chamar a atenção a pontos relevantes na minha análise, como por exemplo a quebra da linha verde clara colocaria em causa o padrão cup and handle, pois a queda seria superior a 50% do movimento anterior. A minha intenção era mais de partilhar a minha visão,
A minha estratégia já foi stopada duas vezes nos últimos meses :wall: , vamos ver se é desta :-k

Registado: 29/11/2007 3:13

por J Alves » 9/2/2026 10:17

O trader vencedor não é quem ganha mais, é quem perde menos!

Registado: 3/3/2006 11:17

por NirSup » 8/2/2026 12:36

Sim ... mas.
Construção típica neste fórum.
Se amanhã não chover, vai estar um lindo dia de sol.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por MADPIX » 7/2/2026 23:18

Viemos à linha inferior do canal ascendente, fez um belo handle com rompimento na sessão de ontem. O meu target para este padrão seria 8,65€, mas com tanta pressão dos curtos ainda tenho dúvidas.
Anexos
1.png
2.png

por StockRider! » 7/2/2026 20:58

Registado: 16/7/2025 18:29

por Kiko_463 » 7/2/2026 15:20

Formando uma chávena com asa a projeção seria quanto? 9€ ?? Num prazo de 1 ano?? Isso daria mais de 80%??
Anexos
Screenshot_20260207_141718_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg
Editado pela última vez por Kiko_463 em 8/2/2026 11:35, num total de 1 vez.

por MADPIX » 6/2/2026 20:20

Vejo o Cup&Handle como ainda válido, a queda não invalidou o mesmo, que faz com que superando o target dos 6,30€, pode ir mesmo aos 8,65€. A despoletar tudo isto, ou não, pelos resultados de 2025 e plano estratégico 2026-2030. \:D/

por Kooc » 6/2/2026 18:17

Rolling_Trader Escreveu:
Kooc Escreveu:(...)
Uma pequena LT descendente a azul, mas sem validade, apenas para orientação

Pequena LT sem validade Kooc?

É só a linha que delimita o falling wedge de que falei neste post

Se na segunda feira continuar a subir, com volume, temos um breakout cuja projeção conservadora poderá colocar a cotação nos 6.30€ (coisa pouca... "só para orientação" :lol: )

É verdade, distração minha. estava mais focado na LTA e na sua quebra. Bem vista essa formação.

Registado: 30/11/2002 0:36

por Rolling_Trader » 6/2/2026 17:55

Kooc Escreveu:(...)

Pequena LT sem validade Kooc?

É só a linha que delimita o falling wedge de que falei neste post

Se na segunda feira continuar a subir, com volume, temos um breakout cuja projeção conservadora poderá colocar a cotação nos 6.30€ (coisa pouca... "só para orientação" :lol: )

Registado: 1/1/2024 14:39

por Kooc » 6/2/2026 17:40

Acho que, ontem, fiz bem em fechar os curtos que tinha. Não só na Mota, mas em tudo...hoje tudo sobe e bem.
Anexos
chart.png

por Kooc » 5/2/2026 23:09

Gráfico diário

Hoje também fechei os curtos que tinha na Mota, aqui com um ganho modesto (1,74%). Não houve razão especial, mas hoje quando cheguei ao computador às 15.30, fechei uma série de activos onde estava a ganhar (acreditava numa inversão nos US).
Anexos
chart.png

por Investor Tuga » 5/2/2026 0:31

Excelente análise Rolling Trader…e excelente notícia esta…

(...)

A Mota vai publicar a 3 de março os resultados de 2025 e realizar o seu primeiro "capital markets day" onde vai apresentar o plano estratégico para 2026 a 2030.

(...)

…fica a questão: vai subir até ao máximo de 6,20 € até 3 de Março ou espera por esse “empurrão” decisivo? \:D/

Registado: 7/9/2024 8:51

por Rolling_Trader » 4/2/2026 23:43

Não posso deixar de cruzar a AT (Análise Técnica) do meu último post, com um pouco de AF (Análise Fundamental), escrutinando duas notícias que surgiram hoje sobre a Mota-Engil.

In Jornal de Negócios

Angola e Banco Mundial lançam mecanismo para acelerar projetos no Corredor do Lobito

O Governo de Angola e o Banco Mundial lançam esta quinta-feira, em Luanda, um novo mecanismo de coordenação regional para acelerar a concretização de projetos estruturantes no Corredor do Lobito.

(...)

O evento congrega altas entidades governamentais de Angola, da República Democrática do Congo (RDCongo) e da Zâmbia, bem como responsáveis de organizações multilaterais e bilaterais, instituições financeiras e parceiros internacionais de desenvolvimento.

(...)

Esta notícia lança um claro otimismo para o futuro dos próximos anos em termos de obras a serem realizadas em Angola, que relembro é o país onde a Mota-Engil apresenta a maior taxa de rentabilidade nas obras realizadas e onde concentra a maior margem e uma percentagem elevada do seu volume de negócios (que só tenderá a crescer mais no curto/médio prazo).

Outra notícia, que pode parecer assustadora é a que cito a seguir, mas dividirei a citação em duas partes (uma menos boa e outra excelente):

In Jornal de Negócios

Uma em cada quatro ações negociáveis da Mota-Engil é alvo de "short-selling"

(...)

Desde finais de janeiro que as participações a descoberto conhecidas correspondem a 3,73% do capital social, o valor mais elevado de sempre. Juntando com outras participações que não têm de ser divulgadas, o acumulado resulta em 26% das ações negociáveis da construtora nas mãos de "short-selllers"

(...)

Isto significa, que do free-float das ações negociadas da Mota-Engil (i.e. aquelas que não são dos acionistas de referência) 26% estão emprestadas para short selling (pouco mais de um quarto do total do free float).

Assustador?

À primeira vista sim, mas:

:arrow: Primeiro de tudo, tal como detalha a notícia (que é só para subscritores e recomendo assinar o jornal de negócios para ler essa e outras notícias interessantes), não é linear que todas estejam nas mãos de investidores que apostam na queda da ação.
    Ou seja, muitos fundos de investimento, que detêm posições longas, quando a ação começa a exibir uma tendência semi prolongada de queda (como a que se verifica desde novembro), abrem posições curtas para defender as longas, uma estratégia chamada de hedging.

:arrow: Segundo, e mais importante esta notícia do jornal de negócios, referia que o máximo do free-float que esteve nas mãos do short-sellers, pouco depois da Muddy comunicar a sua posição a descoberto à CMMV, ou seja em Setembro de 2024, era de 17%.

E onde é que eu quero chegar com isto: Em setembro de 2024 os shorters conseguiram levar a cotação aos 2.4€ com 17% de shorts sobre o free-float e hoje, com 26% de shorts, ou seja com mais 53% de shorts do que em 2024, não conseguem levar a cotação abaixo dos 4.4€.
    Na minha opinião, o problema em 2024 não foram tanto os curtos, mas sim os longos que venderam. Hoje a história é diferente, há mais curtos sim, mas os longos não desataram a vender.

E porque é que eu acho que os longos continuam a apostar na Mota... bem isso leva-me à segunda parte da notícia que já referi:
In Jornal de Negócios

Uma em cada quatro ações negociáveis da Mota-Engil é alvo de "short-selling"

(...)

A Mota vai publicar a 3 de março os resultados de 2025 e realizar o seu primeiro "capital markets day" onde vai apresentar o plano estratégico para 2026 a 2030.

(...)

Como tenho vindo a bradar aos sete ventos, este vai ser, na minha opinião, um catalisador tão grande como o que levou inicialmente a cotação da Mota dos 1,5€ aos 5,90 de março de 2023 a março de 2024, aquando da apresentação do plano estratégico até 2026.

Com 26% das ações na mão dos short sellers, se os longos começarem a reforçar posições na antecipação da divulgação do plano estratégico 2026-2030, vai ser lindo vai... um merecido short squeeze que todos os investidores longos, especialmente os particulares, irão aplaudir de pé :clap:

Será que o breakout da cunha descendente, que referi no meu post de AT, não será já o início desse squeeze? Hummm :-k

Shhhh :-$ não digam a ninguém :lol:

por Rolling_Trader » 4/2/2026 22:56

Tantos posts com gráficos e ninguém deu pelo padrão em "potencial" fim de formação?

falling_wedge.jpg

Falo de um "Falling Wedge", ou Cunha Descendente (na sua tradução técnica em português) que hoje quase foi quebrado pelo upside.

Se amanhã tivermos um dia de negociação idêntico (ao de hoje) teremos o breakout, com volume (que são os mais significativos).

A projeção de preço após breakout situaria-se perto dos 6.30€, na mais conservadora das estimativas

Análise de Volume

OBV Trend Shift.jpg

Pela análise de volume conseguimos ver uma clara mudança na tendência de volume que, no curto prazo, mudou para ter mais peso nas compras que nas vendas

Também se observa um potencial breakout, pelo upside, da tendência vendedora que se verifica desde novembro.

Análise do RSI

RSI.jpg

No curto prazo também verificamos a inversão do RSI a acompanhar o momentum comprador.

E tal como no OBV, poderemos ter um breakout da tendência descendente do RSI que se verifica desde Novembro, potencialmente sinalizando o fim desta correção bearish.

Análise do MACD

MACD.jpg

Já o MACD fez hoje um sinal de compra relevante com o cruzamento da linha MACD sobre a linha de sinal.

Note-se também a muito relevante divergência do MACD face ao preço, ou seja, desde o início da correção em Novembro, o preço fez um novo mínimo, mas o MACD fez um mínimo mais alto do que o anterior de Dezembro.
Esta divergência é bullish e antecipa um potencial movimento de inversão em alta relevante.

por Bar38 » 4/2/2026 16:41

Na minha opinião não superando no mínimo ali a zona de resistência dos 4.81 4.82 onde se encontram também as MA50 e 200, não existe grande razão para festa ...a ser superada já posso considerar uma pequena posição sendo que só me sentirei mais confortável com higher high ali na zona dos 5.20...

Imagem

Registado: 20/6/2011 21:37

por previsor » 4/2/2026 14:53

27/1/2026 21:11
previsor Escreveu:
previsor Escreveu:A média móvel de 50 no gráfico semanal já serviu de suporte pelo menos três vezes no passado. Agora está próximo dela, acho que há possibilidade de subir na próxima semana, mas é apenas uma possibilidade, porque também não é algo que aconteceu muitas vezes

Mesmo que não suba esta semana, se descer pouco e se fechar a semana próximo do nível atual, ainda acho que pode subir na próxima

30/1/2026 16:52
previsor Escreveu:Mas independentemente das notícias, continuo a achar que a ação pode voltar subir na próxima semana, como tinha dito

Vou dizer por que disse que ia subir. Um dos pontos eu disse, é a média móvel de 50. O outro ponto está assinalado nos dois retângulos no gráfico.
Às vezes, quando há uma descida maior e de seguida abre em alta e desce pouco, sobe depois, como está a subir esta semana.

Inicialmente achei que pudesse subir na semana passada por causa da ma50, mas depois vi o segundo ponto na semana passada e mantive a subida para esta semana.
No fundo havia duas coisas que tornavam mais provável a subida esta semana

IMG_5936.jpeg
IMG_5936.jpeg (86.11 KiB) Visualizado 6202 vezes

Registado: 15/3/2023 3:21

por Kiko_463 » 4/2/2026 13:16

O MarketScreener vê assim! Força do volume a aumentar. Entrevista do CEO Carlos Mota ao negócios dá uma patada nos curtos.
Anexos
Screenshot_20260204_121443_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg
Editado pela última vez por Kiko_463 em 4/2/2026 23:47, num total de 3 vezes.

por Kooc » 4/2/2026 12:45

Para quem acredita que as quedas vão continuar.
Eu já não emito opinião, que nos últimos tempos, não acerto uma :roll:
Anexos
chart.png

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Carlos73, Phil2014, Xacal e 115 visitantes