Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por majomo » 13/11/2012 11:40

fcortez Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:No máximo iria para 5-7!! Curto prazo se é para gerir liquidez!!

Boas VG

Para gerir liquidez a curto prazo, para onde vai a tua preferência?

E.S. Liquidez FEI Acc

E.S. Monetário FI Acc

ou ...

Abraço

Verifica as comissões de resgate...
Eu uso o liquidez, pois não tem comissão de resgate, o mometário desconheço.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por jokerportuga » 13/11/2012 11:32

fcortez Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:No máximo iria para 5-7!! Curto prazo se é para gerir liquidez!!

Boas VG

E.S. Liquidez FEI Acc

E.S. Monetário FI Acc

ou ...

Abraço

Boas

acho que tinha sugerido também o "AXA WF Euro 5-7 EC EUR"

Registado: 18/1/2010 12:59

por Figueiraa1 » 13/11/2012 11:27

VirtuaGod Escreveu:, se eu fizesse um investimento para os próximos 40 anos (sem pode mexer) seria no mercado acionista sem sombra de dúvida

VG
Quais os instrumentos que utilizavas?
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por ghorez » 13/11/2012 11:26

Agora é que vocês trocaram-me as voltas...para um familiar com 55 anos, estava a pensar fazer uma espécie de PPR (com gestão passiva), com objetivo de minimizar o risco/taxas de gestão/taxas de ordem/custódia de títulos, maximizando as mais valias num prazo de pelo menos 10 anos. E então o que estava prestes a fazer seria apostar:

50% num TLT/IEF (Comissão de Gestão de 0.15%);

e

50% num LQD (Comissão Gestão de 0.15%).

Ou seja só tinha custos de ordens no NYSE de 10 EUR por ETF (20 EUR/ano para rebalanceamento/reforço) mais os 0.15% de comissão de gestão. Comissão de custódia de títulos de 0 EUR no Best Trading PRO.

Mas se vocês falam que as obrigações estão muito "quentes" então não sei...
Editado pela última vez por ghorez em 13/11/2012 11:33, num total de 3 vezes.

Registado: 25/9/2012 10:49

por fcsat » 13/11/2012 11:20

Boas VG

E.S. Liquidez FEI Acc

E.S. Monetário FI Acc

ou ...

Abraço

Registado: 23/11/2007 15:40

por chico_laranja » 13/11/2012 10:30

luissm

Julgo que os fundos High Yield já têm exposição aos emergentes.

Há depois os fundos apenas de mercados emergentes como o F&C e que são mais abertos que apenas aos BRIC(S), sendo que começa a integrar-se um 5º país nessa categoria, que é a África do Sul.

Registado: 29/11/2007 2:37

por LUISSM3 » 13/11/2012 2:15

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Dá lá a tua aprovação, ou sugestão. :wink:

Parece-me bem :wink:

Obrigado.

Imagino a revolução que este teu tópico deve estar a fazer em muitos investidores amadores de fundos.

Quando eu analiso agora alguns dos fundos antigos e que vou resgatar até fico verde.

Exemplos:

E.S. Brasil FI Acc

Desv.Padrão(3a.) 14.30%
Rácio de Sharpe -0.06
Rentabilidade média -0.10%

BPI Brasil

Desv.Padrão(3a.) 15.71%
Rácio de Sharpe 0.16
Rentabilidade média 3.28%

DWS Invest Chinese Equities NC

Desv.Padrão(3a.) 16.87%
Rácio de Sharpe 0.15
Rentabilidade média 3.25%

Franklin India N Acc €

Desv.Padrão(3a.) 20.68%
Rácio de Sharpe 0.44
Rentabilidade média 9.73%

Isto para não falar no ES Brasil Fia Flexivel ou outros da ESAF que nem tenho forma de saber estes valores.

Daí que vou resgatar praticamente tudo e distribuir pela carteira nova.

Já estudaste quais os fundos mais indicados para manter alguma exposição aos BRIC?

Mais uma vez obrigado por todo o teu ensinamento.
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por VirtuaGod » 13/11/2012 1:00

O que não falta é avisos para a sobrevalorização das obrigações. Espero no curto prazo, enquanto pelo menos a política de dinheiro grátis dos bancos centrais ocidentais se mantiver, uma ainda significativa valorização das obrigações. Agora, se eu fizesse um investimento para os próximos 40 anos (sem pode mexer) seria no mercado acionista sem sombra de dúvida mas como não invisto para o PPR (e mesmo que investisse posso sempre mexer). Muitos anos podem passar até uma reversão para a rentabilidade média das obrigações. Mesmo assim será de países desenvolvidos para começar, esperando eu uma valorização significativa de obrigações emergentes assim que o mundo começar a crescer sustentadamente. Uma pequena alocação da carteira a acções tb não prejudica ng!

"Not only have bonds outperformed stocks over various recent periods because of the financial crisis, but they also have roughly matched stock performance over the past 40 years. This fact raises the question, will bonds continue to outperform stocks? This paper demonstrated that a close examination of history shows that stock returns over the last 40 years were virtually in line with the long-term historical average. Bond returns, however, were not only much higher than their historical averages but also higher than their current yields. This high bond return is the result of high interest rates in the 1970s and a subsequent declining interest rate environment. Given today’s low-interest-rate environment, this scenario for bonds is very unlikely to repeat itself in the future. Investors hoping that bonds will outperform stocks in the coming years are likely to be disappointed.

Stocks tend to outperform bonds over time but are much riskier, even over longer periods. Bonds can outperform stocks over a long period, but investors need almost perfect timing to get in and out of the market to realize such returns. Ibbotson Associates believes the right strategy is to follow a disciplined asset allocation policy that considers the return–risk trade-offs by taking advantage of the diversification benefits over time provided by investing in both stocks and bonds."

In Rethinking the equity risk premium

EDIT:
Serrano Escreveu:Os receios com as obrigações, neste momento, não só meu

Os maiores "traders" de obrigações do mundo incluindo Bill Gross partilham desse receio por isso não te preocupes que não estás sozinho!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Serrano » 13/11/2012 0:42

Serrano Escreveu:Prezado VituaGod,

Os meus parabéns pelo teu excelente trabalho neste tópico. Penso que tens aqui assunto para um novo e muito útil fórum.

Relativamente aos fundos de obrigações tenho alguma relutância em estar dentro neste momento. Para além do enorme bullmarket, estamos a viver uma bolha gigantesca neste tipo de activos: as taxas de juros estão em mínimos históricos e máquinas de fazer dinheiro a funcionar na potência máxima a descarregar paletes de papel em todos os mercados desenvolvidos, exceptuando a EU. Mas também aí a bolha está ao rubro com o pânico do possível fim do Euro, com as obrigações de qualidade com taxas de rendibilidade muito baixas ou até negativas! Um dia a bolha vai rebentar e tenho o pressentimento que os estilhaços vão ser demolidores e de consequências que irão para lá dos mercados obrigacionistas. Parece-me que o comportamento dos mercados em 2008 não é, de todo, comparável; nessa época as obrigações caíram significativamente pelo aumento das taxas de juro, pelas dificuldades de financiamento e pelo colapso de grandes bancos. Mas logo aí começou a funcionar a fuga para a qualidade, que num primeiro momento se limitou à divida pública de bom rating e logo se estendeu a outras obrigações de qualidade, aumentando a cotações destes activos, suavizando os efeitos da crise. Depois entraram em funcionamento as poderosas “rotativas”…

Para aqueles que entraram em bons fundos
obrigacionistas as minhas sinceras felicitações!

Os fundos da Pimco também são comercializados pelo Deutsche Bank. Porque ninguém indica este banco? Cuidado, não tenham tantas certezas com a inviolabilidade dos vossos fundos em caso de falência do vosso banco – perguntem aos desgraçados dos clientes do BPP como foram tratados e o que lhes aconteceu – Portugal é um país com boas leis, que, às vezes, até se cumprem…

Uma outra questão, porque não abrem conta num banco fora de Portugal? Nos fundos estrangeiros domiciliados num banco nacional, quando liquidam um fundo com mais-valias aquele sócio porreta, que todos bem conhecemos, quer à cabeça o seu gordo quinhão, nem nos deixa ver a cor do dinheiro. Quando perdemos, o porreta assobia para o lado e não nada com ele! Também conheço bem esse porreta, que cada vez quer fatia mais gorda! Se abrirem conta no exterior só pagarão quando liquidarem IRS, na segunda parte do ano seguinte. A taxa liberatória incidirá apenas sobre o saldo de mais e menos-valias é é tudo legal. O sócio, apesar de não ter posto nenhum do dele, pelo menos aceita fazer contas de forma aceitável.

Continuação de bom trabalho.

Os receios com as obrigações, neste momento, não só meu:

http://blogs.cincodias.com/color-mercad ... -fija.html

Registado: 4/11/2002 23:35

por VirtuaGod » 12/11/2012 22:23

luissm Escreveu:Dá lá a tua aprovação, ou sugestão. :wink:

Parece-me bem :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por LUISSM3 » 12/11/2012 22:04

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu: mas uma carteira não passa dos 100% :wink:

Não? :twisted: Cá em Portugal fica muito caro alavancar, mas uma carteira teórica com risco/retorno perfeito passa dos 100%, é mais tipo 200% :wink:

luissm Escreveu:onde cortavas?

PIMCOs. Não há muito mais onde cortar. Corta 2.5% em cada um por exemplo :wink:

Tem calma… quando me refiro a 100%, nada tem a ver com alavancagem, refiro-me à carteira. :lol:

Uma carteira é por si só 100%, ou seja um queijo!!! E dentro de um queijo, se aumentas uma parte, as outras terão menos peso necessariamente.

Essa era a minha ideia, reduzir + ou - 2% nos restantes 7, passando o Templeton para 14%.

Para não ter de reduzir em nenhum dos valores já investidos, vai ter de ficar assim a distribuição.

18,00% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
18,00% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
13,33% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
13,33% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
13,33% TEMPLETON Glbl Total Return N Acc €
13,33% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
6,67% EEF Equity Consumer Staples R Acc
4,00% INVESCO Balanced-Risk Allocation Fund

Dá lá a tua aprovação, ou sugestão. :wink:
Anexos
Carteira de Fundos .PNG
Carteira de Fundos .PNG (108.17 KiB) Visualizado 9403 vezes
Bons Ventos,
SW

por VirtuaGod » 12/11/2012 20:49

Não faço a mínima, com as coisas como estão não deve ser barato. Só telefonando para o banco. Mas não estou a ver os custos totais a serem inferiores a 4 ou 5%, e já vais com sorte!!

P.S. Alavancagem é coisa de prós, não recomendo que se ponham a brincar às alancagens a pensar que vão ficar ricos, porque os mais provavel é ficarem pobres :lol: :lol: :twisted:

por frugal » 12/11/2012 20:47

VirtuaGod Escreveu:

Não? :twisted: Cá em Portugal fica muito caro alavancar, mas uma carteira teórica com risco/retorno perfeito passa dos 100%, é mais tipo 200% :wink:

Virtuagod,
Falaste em alavancagem.
Quanto custa por ano, talvez em %, alavancar 2x uma carteira de fundos obrigacionistas
Cumprimentos

Registado: 16/9/2012 22:36

por VirtuaGod » 12/11/2012 20:01

por LUISSM3 » 12/11/2012 18:50

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Essa relação percentual que sugeres refere-se a como deve ficar a carteira depois do reforço, ou apenas à distribuição a dar ao reforço?

Carteira total. Começa tb é a pensar em pores aí 10 ou 15% de Templetons :wink:

Não é necessário pensar muito, pode ser já desta vez.

Eles estão tão esticados quanto os PIMCO.

Para colocar 10 a 15% nos Templeton tenho de reduzir aos outros. O teu Top Ten pode ter 11 fundos, mas uma carteira não passa dos 100% :wink:

Posso colocar 10% no Templeton Glbl Total Return N Acc € e onde cortavas? É que eles são todos tão bons, que dá pena… :roll:

Este é o dilema do governo para dar às Universidades tem de cortar noutros lados :mrgreen:
Bons Ventos,
SW

por nelsonpt » 12/11/2012 18:43

Voces dão cabo de mim!!! Hoje fiz mais 3 diferentes....vá diversificaçao do risco! :P :twisted: :shock:

Registado: 3/11/2012 17:35

por VirtuaGod » 12/11/2012 17:40

luissm Escreveu:Essa relação percentual que sugeres refere-se a como deve ficar a carteira depois do reforço, ou apenas à distribuição a dar ao reforço?

Carteira total. Começa tb é a pensar em pores aí 10 ou 15% de Templetons :wink:

por LUISSM3 » 12/11/2012 15:41

VirtuaGod Escreveu:
luissm Escreveu:Mudando de assunto, qual o teu veredito final sobre o Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E?

É bom, muito provavelmente vai para as "Menções honrosas". E está porreiro porque não parece sobreaquecido como os outros fundos.

Que tal

15% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
15% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
10% EEF Equity Consumer Staples R Acc
20% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
20% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
15% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
5% Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E

o facto de reforçares nada tem a haver com a alocação da carteira. Desincentivo alterações grandes na alocação de fundos na carteira.

Correto, a ideia não é realocar, mas sim reforçar.

Essa relação percentual que sugeres refere-se a como deve ficar a carteira depois do reforço, ou apenas à distribuição a dar ao reforço?

Pelo que estive a analisar do Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E, merece pelo menos esses 5% sem dúvida.
Bons Ventos,
SW

por nelsonpt » 12/11/2012 14:23

Deixo aqui a minha carteira NAO concluida, pois faltam mais 2 PIMCOS :P

Imagem

Registado: 3/11/2012 17:35

por VirtuaGod » 12/11/2012 14:13

Be Cool Escreveu:VG
Quando afirmas que os PIMCO serão os primeiros a sofrer com a eventual subida das taxas de juro pela FED, suponho que te referes apenas aos mais conservadores, que possuem um maior peso de treasuries na carteira, ou seja, basicamente o Total Return (cerca de 50%) e o Investment Grade (pouco mais de 20%). É isso?

Teoricamente é isso. Se fossem ETF's passivos era exactamente isso que se passaria, mas no caso dos PIMCO essa subida de taxa de juro já está a ser mais ou menos prevista pelo bill gross. Através de derivados dá para imunizar um portfolio a essas subidas de taxas de juros. E mais, a FED já garantiu que mantinha a ZIRP até meados de 2015. Não vejo as treasuries a cairem muito enquanto a FED mantiver esta política monetária tão expansionária. Por outro lado as MBS irão continuar a valorizarem-se muito com esta política (o Total return tem mais MBSs que treasuries :wink: ).

por Be Cool » 12/11/2012 14:07

VG
Quando afirmas que os PIMCO serão os primeiros a sofrer com a eventual subida das taxas de juro pela FED, suponho que te referes apenas aos mais conservadores, que possuem um maior peso de treasuries na carteira, ou seja, basicamente o Total Return (cerca de 50%) e o Investment Grade (pouco mais de 20%). É isso?

Registado: 5/10/2005 18:05

por Midas » 12/11/2012 14:05

Essas % nos Axas são brutas, falta tirar o IR 26,5% ou 28% (2013). Os fundos nacionais apresentam apenas retornos líquidos.

Exemplo dos retornos líquidos:
AXA WF Euro 5-7 EC EUR
.................................26,50.....28,00
1 dia...........-0,03....-0,0221....-0,0216
1 semana....0,52.....0,3822.....0,3744
1 mês..........0,95.....0,6983.....0,6840
3 meses......2,48.....1,8228.....1,7856
6 meses......4,55.....3,3443.....3,2760
Ano.............8,80.....6,4680.....6,3360

Independentemente do retorno, prazo e fundo, estamos a falar de "peanuts" ( :lol: ), pelas pequenas quantias que irão investir. Sempre é melhor do que estar "parado" a ordem sem render €. :mrgreen:

Por exemplo:

500,00 euros x 1,8228% (Euro 5-7, 3 meses, 2,48% - 26,50% do IR) = 9,114 EUR líquidos

ou

500,00 euros x 1,98% (E.S. Monetário, 3 meses) = 9,90 EUR líquidos

O AXA WF Euro 5-7 EC EUR está exposto a +50% da carteira na Alemanha, provavelmente mais seguro do que estar exposto a Portugal no E.S. Monetário. O maior risco de Portugal, dá mais retorno. Mas em fundos no curto prazo, o risco é menor.
Editado pela última vez por Visitante em 12/11/2012 14:27, num total de 1 vez.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 12/11/2012 12:39

No máximo iria para 5-7!! Curto prazo se é para gerir liquidez!!

por Manushe » 12/11/2012 12:37

Rick Lusitano Escreveu:E.S. Liquidez FEI Acc
Categoria Morningstar™......Merc. Monetário EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000MRIA

Rent. Anualiz. % 08-11-2012
1 mês.....................0.37
3 meses.................1.03
6 meses.................2.12
Ano........................3.77
1 ano.....................4.49
3 anos anualiz........-
5 anos anualiz........-
10 anos anualiz......-

E.S. Monetário FI Acc
Categoria Morningstar™......Merc. Monetário EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04VDJ

Rent. Anualiz. % 09-11-2012
1 mês.....................0.34
3 meses.................1.98
6 meses.................3.10
Ano.........................5.44
1 ano......................5.96
3 anos anualiz........2.54
5 anos anualiz........2.45
10 anos anualiz......2.17

Medidas de volatilidade 31-10-2012
Desv.Padrão(3a.)............1.20 %
Rentabilidade média........2.51 %

Rácio de Sharpe..............1.47

Para comparar seguindo a sugestão do VG. Qual escolhiam?

AXA WF Euro 3-5 EC EUR
1 dia -0.15
1 semana 0.36
1 mês 0.64
3 meses 1.76
6 meses 3.23
Ano 6.01
Desv.Padrão(3a.) 2.95 %
Rentabilidade média 3.68 %
Rácio de Sharpe 1.00

AXA WF Euro 5-7 EC EUR
1 dia -0.03
1 semana 0.52
1 mês 0.95
3 meses 2.48
6 meses 4.55
Ano 8.80
Desv.Padrão(3a.) 4.07 %
Rentabilidade média 5.14 %
Rácio de Sharpe 1.08

AXA WF Euro 7-10 EC EUR
1 dia -0.04
1 semana 0.61
1 mês 1.15
3 meses 3.42
6 meses 5.48
Ano 11.01
Desv.Padrão(3a.) 5.66 %
Rentabilidade média 5.92 %
Rácio de Sharpe 0.92

No meio é que estará a virtude (antevendo o que o VG antes explicou)?
Editado pela última vez por Manushe em 12/11/2012 12:42, num total de 1 vez.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por VirtuaGod » 12/11/2012 12:25

luissm Escreveu:Mudando de assunto, qual o teu veredito final sobre o Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E?

É bom, muito provavelmente vai para as "Menções honrosas". E está porreiro porque não parece sobreaquecido como os outros fundos.

Que tal

15% PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdgd
15% F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged
10% EEF Equity Consumer Staples R Acc
20% PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
20% PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
15% PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
5% Invesco Balanced-Risk Allocatio Fund E

o facto de reforçares nada tem a haver com a alocação da carteira. Desincentivo alterações grandes na alocação de fundos na carteira.

@Luis19A primeira coisa a perceber é a que taxa de juros as obrigações são sensíveis. Essas taxas de juros são as consideradas taxas de juro sem risco, euribor, taxas directoras dos bancos centrais etc.

Ou seja se a FED aumentar as taxas directoras de 0/0.25% para 0.5% os PIMCO vão sofrer. O contrário também é verdade, quando as taxas estavam a 3% e a FED as baixou para os valores actuais de 0/0.25% os PIMCO benefeciaram imenso. Daí a grande valorização dos fundos obrigacionistas nos últimos 4 anos. A FED pós 2008 tem seguido a denominada ZIRP, que basicamente tem inundado o mercado com dinheiro "grátis". As taxas de juros estão em mínimos históricos e os fundos obrigacionistas em máximos.

Mas voltando à questão, sobre a sensibilidade, os fundos com mais sensibilidade às variações de taxas de juro são normalmente os fundos defensivos ("Risk off") mas principalmente aqueles que têm uma maior duration (aqueles que têm obrigações de mais longo prazo). Exemplo prático. Duas obrigações do tesouro americano, uma com maturidade a 5 anos e outra com maturidade a 20 anos. A FED aumenta as taxas de juros. Ambas as obrigações irão cair devido a este aumento das taxas de juro, contudo caem "valores" diferentes. Enquanto a de 5 anos pode cair por exemplo 0.5%, a de 20 anos vai cair 2% (não sei se a relação é directa mas não andará muito longe disso acho). Logo qual é mais sensível à variação das taxas de juro? Fácil, quanto maior a data de maturidade da obrigação maior a sensibilidade dela a mudança de taxas de juro.

Quanto menor a qualidade das obrigações menos sensíveis também tendem a ser a alterações de taxas de juro. As high yield (de entre os fundos do top) são provavelmente as menos sensíveis a variações das taxas de juro.

Interest Rate Sensitivity By Investopedia
Editado pela última vez por VirtuaGod em 12/11/2012 12:40, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Dragon56, fatura.pt, iniciado1, latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 134 visitantes