Trend following: discussão de sistemas de trading
JCS Escreveu:frugal Escreveu:
Jcs
A questao era outra.
Vais seguir esse sistema sempre, mas tem um limite de perda. Imagina que perde 50% um ano, 100% no ano seguinte. Vais continuar a meter dinheiro nesse sistema que agora se mostra perdedor?
Não há um valor percentual para deixar de negociar o sistema. Deixaria de negociar o sistema se um dia não tivesse confiança nele. Todos os sistemas são perdedores em determinadas fases dos mercados daí a importancia do money management. Qualquer sistema pode ter um ou mais anos consecutivos de perdas (basta veres as várias performances divulgadas neste tópico...). Deveriam eles ter abandonado os sistemas porque perderam 20% num ano e 25% no ano seguinte? Vejam-se as performances e vê se tal teria sido sensato na maioria dos casos......
Um sistema cujo risk/trade é calculado numa base percentual em relação à equity (e não um valor monetário absoluto) teoricamente nunca perderá 100% do capital.
Confiança no que se está a fazer é a chave.
Penso que respondi à tua questão.
JCS
jcs
nao tenho conhecimentos de programacao
quais seriam os passos por ti recomendados para caminhar e construir um sistem seguidor de tendencias
cumprimento
Elias Escreveu:JCS Escreveu:Como não se sabe qual é a próxima grande trend tem de se ir apanhando todos os sinais que aparecem religiosamente.
Uma achega: sem detrimento de se manter uma disciplina rigorosa, um sistema pode e deve ser continuamente estudado e trabalhado, pois é sempre possível aperfeiçoá-lo.
Percebo o que dizes, se bem que Pessoalmente sou da opinião de que quanto mais se "inventa" mais se estraga... Sou fã da simplicitade e consistência. Há quem negoceie um sistema em Março, um ligeiramente diferente em Abril e outro ainda mais alterado em Maio. Quando chegam a dezembro o sistema já não tem nada a ver com o de Março e já andam a trabalhar no sistema de Janeiro... Isto sem nunca terem dado hipótese ao sistema de Março de se provar robusto ou não.
Outro aspecto importante. Julgar-se que um sistema é melhor ou pior tendo como base uma amostra de resultados de apenas meses ou até apenas 2 ou 3 anos origina resultados pouco fiáveis. Mesmo o backtesting tem as suas falhas no mundo "real", primeiro porque tem por base performances passadas, e segundo porque apresenta resultados de trades que foram colocados num activo mesmo quando o mesmo deu 6 negócios negativos consecutivos. Já quando o "humanóide" se encontra no leme quando o 3 negócio deu errado o que fez não foi colocar a 4 ordem para tentar de novo, mas sim apagar o activo da lista de activos a seguir, tal o nojo que aquilo já metia... (antes também me acontecia), isto precisamente antes de se originar a maior trend de todos os tempos no activo

Abraço
JCS
Editado pela última vez por JCS em 11/11/2012 20:06, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
frugal Escreveu:
Jcs
A questao era outra.
Vais seguir esse sistema sempre, mas tem um limite de perda. Imagina que perde 50% um ano, 100% no ano seguinte. Vais continuar a meter dinheiro nesse sistema que agora se mostra perdedor?
Não há um valor percentual para deixar de negociar o sistema. Deixaria de negociar o sistema se um dia não tivesse confiança nele. Todos os sistemas são perdedores em determinadas fases dos mercados daí a importancia do money management. Qualquer sistema pode ter um ou mais anos consecutivos de perdas (basta veres as várias performances divulgadas neste tópico...). Deveriam eles ter abandonado os sistemas porque perderam 20% num ano e 25% no ano seguinte? Vejam-se as performances e vê se tal teria sido sensato na maioria dos casos......
Um sistema cujo risk/trade é calculado numa base percentual em relação à equity (e não um valor monetário absoluto) teoricamente nunca perderá 100% do capital.
Confiança no que se está a fazer é a chave.
Penso que respondi à tua questão.
JCS
Editado pela última vez por JCS em 11/11/2012 10:57, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
luissm Escreveu:JCS Escreveu:Supermann Escreveu:AutoMech Escreveu:Mas JCS, olha que o cálculo que é feito nessa folha é multiplicando simplesmente as rentabiidades (eu cheguei exactamente aos teus 58.21% apenas multiplicando 1.0769 x 1.192 x 1.1602 x ...).
Isto significa que dão a mesma importância a qualquer um dos meses, quer estejam a gerir 10.000 ou 1 milhão durante esse mês, algo que não sei se é correcto na indústria.
Claro que sim tem que dar a mesma importancia.
Dado que existem pessoas que entram em alturas diferentes, logo rentabilidades diferentes há que arranjar uma maneira uniforme de relatar essa rentabilidade.
Neste caso usam o VAMI que significa Value Added Monthly Index
Exactamente. Uso o VAMI.
JCS
Boas,
Alguém tem um template em Excel por exemplo para a gestão da carteira de investimentos que possa disponibilizar para eu analisar?
Atualmente controlo de forma individual carteiras de ativos diferentes, mas pretendia criar um mapa que permitisse avaliar a evolução da carteira global de forma realista, incluindo entradas e saídas de capital, assim como ativos de diferentes tipos, como sejam obrigações, ações, fundos, ETF’s etc.
JCS
Podes partilhar a tua folha de cálculo onde normalmente publicas as rentabilidades? Sem os valores claro, ou com dois ou três ativos de exemplo.
Pelo que li, consideras tudo até os teus honorários![]()
Obrigado.
Alguém tem?
Estou a recolher vários modelos, afim de compilar e adaptar à minha BD.
Se alguém puder partilhar, agradecia.
Bons Ventos,
SW
SW
JCS Escreveu:Como não se sabe qual é a próxima grande trend tem de se ir apanhando todos os sinais que aparecem religiosamente.
Uma achega: sem detrimento de se manter uma disciplina rigorosa, um sistema pode e deve ser continuamente estudado e trabalhado, pois é sempre possível aperfeiçoá-lo.
- Registado: 5/11/2002 12:21
JCS Escreveu:Frugal, é precisamente por haverem séries, por vezes prolongadas, de negócios negativos que se usa um risk/trade reduzido. Um reduzido risk/trade faz parte do money management precisamente porque losing streaks existem e não podem ser evitadas. Não há maneira de evitar uma série consecutiva de trades negativos porque ninguém sabe o outcome do próximo negócio (os outcomes são aleatórios). Arrisca-se pouco em cada trade para ver se funciona e tenta-se ao máximo manter as perdas o mais reduzidas possivel com disciplina, preserverança e acima de tudo não sabotando o sistema, stops, etc. Quando aparece uma boa trend normalmente paga pelos numerosos pequenos trades negativos. Como não se sabe qual é a próxima grande trend tem de se ir apanhando todos os sinais que aparecem religiosamente. Normalmente os anos dos trend followers ysão feitos com uma ou duas grandes trends. As trends "normais" pagam os frequentes trades negativos.
JCS
Jcs
A questao era outra.
Frugal, é precisamente por haverem séries, por vezes prolongadas, de negócios negativos que se usa um risk/trade reduzido. Um reduzido risk/trade faz parte do money management precisamente porque losing streaks existem e não podem ser evitadas. Não há maneira de evitar uma série consecutiva de trades negativos porque ninguém sabe o outcome do próximo negócio (os outcomes são aleatórios). Arrisca-se pouco em cada trade para ver se funciona e tenta-se ao máximo manter as perdas o mais reduzidas possivel com disciplina, preserverança e acima de tudo não sabotando o sistema, stops, etc. Quando aparece uma boa trend normalmente paga pelos numerosos pequenos trades negativos. Como não se sabe qual é a próxima grande trend tem de se ir apanhando todos os sinais que aparecem religiosamente. Normalmente os anos dos trend followers são feitos com uma ou duas grandes trends. As trends "normais" pagam os frequentes trades negativos.
JCS
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
JCS Escreveu:frugal Escreveu:jcs esse sistema é uma montanha russa
se o valor que investes nele é grande para ti, deverá ser bastante dificil emocionalmente obter um ganho de 40% num mes e no mes seguinte -25%.
Sim, o sistema tem umas octanas valentes, mas porque quero que seja assim. Se fosse emocionalmente dificil quereria dizer que o risk/trade estava muito elevado e tê-lo-ia de ajustar. Como está adaptado à minha constituição psicológica, não está a ser emocionalmente dificil. O que é tranquilo para um ser humano pode não o ser para outro como já várias vezes aqui o referi. Cada trader tem a sua constituição psicológica. Se estava à espera de drnawdowns destes (e piores), se sei que tenho uma sistema com espectância positiva e que está concebido para suportar estas sequências numerosas de trades negativos seguidos então sei que isto é normal. Nada está a ser uma surpresa. E sei que posso vir a ter mais meses negativos seguidos. Se calhar, quem sabe, até acabo o ano negativo. Mas isto faz parte do sistema. Os drawdowns temos de os viver e é bom saber com o que contar. Não arrisco 2% por trade e piramido pensando que vou ter drawdowns na casa dos 5-10%... Sei bem o que o sistema pode produzir e também os drawdowns que isso acarreta. Escolhi, está adaptado à minha maneira de ser, e estou simplesmente a seguir o plano dia sim, dia sim... O mercado lá vai entregando qualquer coisa quando acha que é altura.
Invisto no sistema o suficiente para dormir descansado mesmo com meses de +40% e meses de -25%![]()
JCS
Jcs
O que pode é acontecer uma serie tao grande de perdas ou perdas totais tao elevadas que vais acabar por colocar em causa a expectancia positiva do sistema testado no passado.
Quais os teus limites, perder todo o capital investido?
Cumprimentos
a disappointing outcome for a CTA
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
O Ruido das notícias.
O Ruído das notícias e a sua importância no trading:
Michael Martin Escreveu:Do you remember the Euro Crisis? The Fiscal Cliff? Yes… those media reports about Germany throwing money away by financing Greece? Spain going under? Greece austerity? How about those violent street demonstrations? China slowdown?
You see, the media’s job is to sell advertising — nothing more and nothing less, and in order to do so, the media is attempting to pull your emotional cords, such as anger and fear and keep you tuned in.
As a trader you have two choices: let the media play with your emotions, or shut down the noise and pay attention to the markets, after all the SP500 is up 12% this year, Euro Stock index up 8.55%, Germany up 23.43% and the Hong Kong index is up 16.5%.
Did you catch any of these returns, or did you let the Fiscal Cliff, Euro Crisis, or the China slowdown media-fest keep you out of these markets?
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:Não tenho tido muito tempo, mas quando puder coloco a imagemzita actualizada.
Como prometido aqui fica.
Cumprimentos
JCS
- Anexos
-
- PerformanceJCSOct2012.bmp (114.73 KiB) Visualizado 8531 vezes
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
frugal Escreveu:jcs esse sistema é uma montanha russa
se o valor que investes nele é grande para ti, deverá ser bastante dificil emocionalmente obter um ganho de 40% num mes e no mes seguinte -25%.
Sim, o sistema tem umas octanas valentes, mas porque quero que seja assim. Se fosse emocionalmente dificil quereria dizer que o risk/trade estava muito elevado e tê-lo-ia de ajustar. Como está adaptado à minha constituição psicológica, não está a ser emocionalmente dificil. O que é tranquilo para um ser humano pode não o ser para outro como já várias vezes aqui o referi. Cada trader tem a sua constituição psicológica. Se estava à espera de drawdowns destes (e piores), se sei que tenho uma sistema com espectância positiva e que está concebido para suportar estas sequências numerosas de trades negativos seguidos então sei que isto é normal. Nada está a ser uma surpresa. E sei que posso vir a ter mais meses negativos seguidos. Se calhar, quem sabe, até acabo o ano negativo. Mas isto faz parte do sistema. Os drawdowns temos de os viver e é bom saber com o que contar. Não arrisco 2% por trade e piramido pensando que vou ter drawdowns na casa dos 5-10%... Sei bem o que o sistema pode produzir e também os drawdowns que isso acarreta. Escolhi, está adaptado à minha maneira de ser, e estou simplesmente a seguir o plano dia sim, dia sim... O mercado lá vai entregando qualquer coisa quando acha que é altura.
Invisto no sistema o suficiente para dormir descansado mesmo com meses de +40% e meses de -25%

JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:AxeRiver Escreveu:JCS,
como ficou o mês? Quais os negócios que melhor/pior contribuiram para a performace da tua carteira?
Cumpts
Foi negativo em cerca de 25% basicamente por uma série consecutiva de losing trades estando o ano de 2012 em cerca de +25%. Losing streaks fazem parte da distribuição dos "Outcomes" no trading. Não tenho tido muito tempo, mas quando puder coloco a imagemzita actualizada. Sei que o risk que uso causa volatilidade na Equity curve (umas vezes para cima - como em Maio em que o sistema fez quase +40% - , outras para baixo como agora em Outubro) daí não ter sido surpresa. Como já tenho referido não estou a apontar para retornos de 5 ou 6% ao ano mas bem acima disso. Anos negativos concerteza acontecerão e a volatilidade da Equity é algo que é resultado disso mesmo. Como não sei o comportamento futuro dos activos, nem ninguém sabe, vou aceitando o que mercado vai dando. Como se costuma dizer, o pior drawdown está sempre por acontecer.
A ver se em Novembro a distribuição normaliza (não há maneira de saber). Abraço.![]()
JCS
jcs esse sistema é uma montanha russa
Qual a percentagem do teu dinheiro que investes nesse sistema?
cumprimentos
AxeRiver Escreveu:JCS,
como ficou o mês? Quais os negócios que melhor/pior contribuiram para a performace da tua carteira?
Cumpts
Foi negativo em cerca de 25% basicamente por uma série consecutiva de losing trades estando o ano de 2012 em cerca de +25%. Losing streaks fazem parte da distribuição dos "Outcomes" no trading. Não tenho tido muito tempo, mas quando puder coloco a imagemzita actualizada. Sei que o risk que uso causa volatilidade na Equity curve (umas vezes para cima - como em Maio em que o sistema fez quase +40% - , outras para baixo como agora em Outubro) daí não ter sido surpresa. Como já tenho referido não estou a apontar para retornos de 5 ou 6% ao ano mas bem acima disso. Anos negativos concerteza acontecerão e a volatilidade da Equity é algo que é resultado disso mesmo. Como não sei o comportamento futuro dos activos, nem ninguém sabe, vou aceitando o que mercado vai dando. Como se costuma dizer, o pior drawdown está sempre por acontecer

A ver se em Novembro a distribuição normaliza (não há maneira de saber). Abraço.

JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:O mais bem pago de Inglaterra pagou £34Milhões em impostos. David Harding da Winton Capital. (Também não me importava de os pagar...)
http://www.dailymail.co.uk/news/article ... alary.html
Robert Miller and Nat Rothschild head the table of the wealthiest hedge fund managers in the 2011 Sunday Times Rich List. This year there are more than 50 hedge fund managers among Britain’s richest 1,000 people. The 10 wealthiest are listed below. People who have generated a significant proportion of their wealth from hedge funds are included in the table.

JCS Escreveu:Supermann Escreveu:AutoMech Escreveu:Mas JCS, olha que o cálculo que é feito nessa folha é multiplicando simplesmente as rentabiidades (eu cheguei exactamente aos teus 58.21% apenas multiplicando 1.0769 x 1.192 x 1.1602 x ...).
Isto significa que dão a mesma importância a qualquer um dos meses, quer estejam a gerir 10.000 ou 1 milhão durante esse mês, algo que não sei se é correcto na indústria.
Claro que sim tem que dar a mesma importancia.
Dado que existem pessoas que entram em alturas diferentes, logo rentabilidades diferentes há que arranjar uma maneira uniforme de relatar essa rentabilidade.
Neste caso usam o VAMI que significa Value Added Monthly Index
Exactamente. Uso o VAMI.
JCS
Boas,
Alguém tem um template em Excel por exemplo para a gestão da carteira de investimentos que possa disponibilizar para eu analisar?
Atualmente controlo de forma individual carteiras de ativos diferentes, mas pretendia criar um mapa que permitisse avaliar a evolução da carteira global de forma realista, incluindo entradas e saídas de capital, assim como ativos de diferentes tipos, como sejam obrigações, ações, fundos, ETF’s etc.
JCS
Podes partilhar a tua folha de cálculo onde normalmente publicas as rentabilidades? Sem os valores claro, ou com dois ou três ativos de exemplo.
Pelo que li, consideras tudo até os teus honorários

Obrigado.
Bons Ventos,
SW
SW
JCS Escreveu:frugal Escreveu:O teu sistema é unico no mundo ou há + iguais?
Estando o sistema testado numa história de 10 anos no mínimo e tenho nesse passado 30?% de perda desde o pico, qual a percentagem que ele pode perder para o abandonares, deixares de seguir. Cumprimentos
Há mais certamente. Quanto à % para o deixar de seguir, não a tenho. Apenas se perdesse a confiança no que faço. Drawdowns fazem parte do negócio. Hão-de sempre acontecer. Maior leverage, maiores drawdowns, maiores retornos. Menor leverage, menores drawdowns, menores retornos. O Bill Dunn teve várias vezes drawdowns superiores a 30% (creio até que um de 52 e outro de 63%!) apenas para voltar a atingir novos máximos na equity. Por isso enso que tudo se resume a perder-se confiança no que se faz ou não. De resto é seguir regras.
Cumprimentos
Existem mais por coincidencia ou é publico?
Julgo que para carteiras grandes, nao sera para todos assistir a perdas de 50% sem desistir pensando que é o fim do mundo.
Onde posso acompanhar uma carteira publica e explicada de trend following?
Cumprimentos
AxeRiver Escreveu:JCS,
Quando falas em drawdown falas na carteira ou num activo?
cumpts
Da carteira. Várias posições a contribuir. Uma losing streak por exemplo.
Cumprimentos
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS,
Drawdown superiores a 25% num activo, deixa de ser trendfollowing. Estás já a lutar contra a tendência.
Mas concerteza estarás a falar na carteira e sobretudo alavancada para atingir esses valores.
cumpts
Drawdown superiores a 25% num activo, deixa de ser trendfollowing. Estás já a lutar contra a tendência.
Mas concerteza estarás a falar na carteira e sobretudo alavancada para atingir esses valores.
cumpts
"You want to know a little about a lot"
frugal Escreveu:O teu sistema é unico no mundo ou há + iguais?
Estando o sistema testado numa história de 10 anos no mínimo e tenho nesse passado 30?% de perda desde o pico, qual a percentagem que ele pode perder para o abandonares, deixares de seguir. Cumprimentos
Há mais certamente. Quanto à % para o deixar de seguir, não a tenho. Apenas se perdesse a confiança no que faço. Drawdowns fazem parte do negócio. Hão-de sempre acontecer. Maior leverage, maiores drawdowns, maiores retornos. Menor leverage, menores drawdowns, menores retornos. O Bill Dunn teve várias vezes drawdowns superiores a 30% (creio até que um de 52 e outro de 63%!) apenas para voltar a atingir novos máximos na equity. Por isso enso que tudo se resume a perder-se confiança no que se faz ou não. De resto é seguir regras.
Cumprimentos
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:frugal Escreveu:Os sistemas de trend following sao a programaçao de vários indicadores que geram um sinal de compra ou regras muito simples que normalmente nem necessitam de computador? cumprimentos
Regras simples apenas baseadas no preço. O trading automático é util para quem tenha dificuldade em seguir as regras nas alturas em que aparece um drawdown jeitoso (como o que estou a viver este mês...). Para não sabotarem a coisa.
JCS
O teu sistema é unico no mundo ou há + iguais?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, Akinfiev, Bing [Bot], Ferreiratrade, fosgass2020, Google [Bot], Goya777, itisi1000, OCTAMA, paul_invest, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, tami, trilhos2006, TTM62 e 115 visitantes