Finanças & Fundos de Investimento
@Be Cool Tb fiquei com essa ideia quando fui ver mas como não sou cliente e não conheço os cantos à casa fiquei calado antes que dissesse asneiras
Luis19 Boa!! Dá uma vista de olhos ao PIMCO obrigações europa ou aos AXA, pode ser que encontres algo que te agrade
jokerportuga Mudares do PIMCO T.R. para o Templeton T.R.+ Eurizon é um aumento de risco considerável,mas pessoalmente acho que fazes bem, a carteira está mais diversificada. Não vale a pena mais fundos. Acho que estás a ir bem.
Penso que a ideia de ficares com o rendimento plus MAS como dizes sempre atento até é jeitosa se já tens uma "almofada" de rentabilidade nesse fundo!!
Luis19 Boa!! Dá uma vista de olhos ao PIMCO obrigações europa ou aos AXA, pode ser que encontres algo que te agrade
jokerportuga Mudares do PIMCO T.R. para o Templeton T.R.+ Eurizon é um aumento de risco considerável,mas pessoalmente acho que fazes bem, a carteira está mais diversificada. Não vale a pena mais fundos. Acho que estás a ir bem.
Penso que a ideia de ficares com o rendimento plus MAS como dizes sempre atento até é jeitosa se já tens uma "almofada" de rentabilidade nesse fundo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Boa tarde VirtuaGod
volto de novo a pedir a tua opinião e de outros que por aqui andam a "navegar" pela tua sabedoria.
Estava repensar reeorganizar a minha carteira de 25.000€ e reforçá-la com 2.500€.
Carteira actual:
ES Rendimento Plus - 5.000€ - 20%
PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - 7.500€ - 30%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 7.500€ - 30%
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc - 5.000€ - 20%
Estou a pensar alterar a carteira para:
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc - 7.500€ - 30%% (REFORÇO)
Templeton Glbl Total Return N Acc € - 5.000€ - 20% (NOVO)
EEF Equity Consumer Staples R Acc - reforço da carteira com 2.500€ (NOVO)
O ES Rendimento Plus é o que tem melhor rentabilidade nos últimos meses e para já vou mantê-lo e segui-lo de perto.
Deverei diversificar mais em um outro fundo da 1ª pagina?
O que achas??
volto de novo a pedir a tua opinião e de outros que por aqui andam a "navegar" pela tua sabedoria.
Estava repensar reeorganizar a minha carteira de 25.000€ e reforçá-la com 2.500€.
Carteira actual:
PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg - 7.500€ - 30%
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc - 5.000€ - 20%
Estou a pensar alterar a carteira para:
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc - 7.500€ - 30%% (REFORÇO)
Templeton Glbl Total Return N Acc € - 5.000€ - 20% (NOVO)
EEF Equity Consumer Staples R Acc - reforço da carteira com 2.500€ (NOVO)
O ES Rendimento Plus é o que tem melhor rentabilidade nos últimos meses e para já vou mantê-lo e segui-lo de perto.
Deverei diversificar mais em um outro fundo da 1ª pagina?
O que achas??
VirtuaGod Escreveu:
40% E.S.Obrigações Europa?? Isso não é demasiado? Ainda ontem estava a olhar para esse fundo e me assustei com a performance recente. O gráfico parece que vai para o céu. Parece as techs em '99. E ainda por cima tem 10% de exposição à Grécia. Cuidadinho com isso. Já tive mais longe de o tirar da primeira página!! Está um pouco no limite do risco!
Abr
Não me estava a referir ao fundo E.S. Obrigações Europa, esse fundo especificamente também me assusta um pouco...
Referia-me a fundos de obrigações europeias de boa qualidade, acima de BBB.
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
- Registado: 4/12/2007 16:30
Luis19 Escreveu:avpadrao Escreveu:Parece que o BIG também o comercializa, mas com uma comissão de subscrição de 3.09%...
Onde viste isso?
Essa comissão de 3,09% é a proposta da Morningstar, mas não é cobrada pelo banco Big. Na caracterização do fundo, no site Big, está escrito:
COMISSÕES
Gestão anual------1,75 %
Performance**-----0,00 %
Distribuição------0,00 %
Emissão-----------0,00 %
Depositário anual-0,00 %
Resgate-----------0,00 %
Comissões incluídas no valor da UP
Luis19 Escreveu:Outra questão: VG como fazes os testes à performance de um mix de fundos (tipo aquele PIMCO 66% + Templeton 33%)? É com as cotações diárias ponderadas?
40% E.S.Obrigações Europa?? Isso não é demasiado? Ainda ontem estava a olhar para esse fundo e me assustei com a performance recente. O gráfico parece que vai para o céu. Parece as techs em '99. E ainda por cima tem 10% de exposição à Grécia. Cuidadinho com isso. Já tive mais longe de o tirar da primeira página!! Está um pouco no limite do risco!
Sim, os testes são com os históricos das cotações. Depois faço uma média ponderada, uma carteira. As cotações diárias podem ser encontradas no best. Por acaso eu é que tenho o meu excel muito desactualizado senão até te dava!!
Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Pessoal, opiniões sobre uma carteira deste tipo:
Tipo de Fundo Alocação
- Obrigações Europa 40%
- Acções Global 20%
- Fundo Misto Flexivel
(Invesco, por exemplo) 20%
- Templeton G.B. ou T.R. 20%
Outra questão: VG como fazes os testes à performance de um mix de fundos (tipo aquele PIMCO 66% + Templeton 33%)? É com as cotações diárias ponderadas?
Tipo de Fundo Alocação
- Obrigações Europa 40%
- Acções Global 20%
- Fundo Misto Flexivel
(Invesco, por exemplo) 20%
- Templeton G.B. ou T.R. 20%
Outra questão: VG como fazes os testes à performance de um mix de fundos (tipo aquele PIMCO 66% + Templeton 33%)? É com as cotações diárias ponderadas?
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
avpadrao Escreveu:Parece que o BIG também o comercializa, mas com uma comissão de subscrição de 3.09%...
Onde viste isso?
VirtuaGod Escreveu:Manushe Escreveu:Não esqueças também a reflexão sobre o "efeito amaciamento em usd"...
Sem preocupações. Amanhã devo perder aqui a tarde que chove lá fora![]()
3 Posts + actualizaçãozita da primeira página
Curioso pela actualização

Esse pictet nem é mau de todo. Já se aproxima de um fundo de acções normal!!
eagleman Escreveu:Encontrei este artigo no MarketWatch e estou curioso em saber a vossa opinião. Acham que os fundos relacionados com a água poderão ser um bom investimento para o futuro?
http://blogs.marketwatch.com/great-colu ... -bull-run/
No Best existe os seguintes fundos (Return M12/M36/M60):
Acções Sector Água EUR
LU0272933796.....Amundi Funds Equity Global Aqua - SE (C).....16,67.....9,29.....-2,21.....Sharpe M36.....0,82
LU0104885248.....Pictet-Water-R EUR.....19,71.....13,36.....0,32.....Sharpe M36.....1,14
Acções Sector Água USD
LU0255980673.....Pictet-Water-R USD.....18,38.....13,16.....0,18.....Sharpe M36.....1,15
eagleman Escreveu:Encontrei este artigo no MarketWatch e estou curioso em saber a vossa opinião. Acham que os fundos relacionados com a água poderão ser um bom investimento para o futuro?
Não faço investimentos "alternativos". Para além de não entender já vi tanto $ a ser queimado nessas porcarias. Eles dão razões muito lógicas e bonitas mas temos que seguir o $$ e coisas com esta performance:
YTD Return: 12.74%
3y Avg Return: 1.32%
5y Avg Return: -6.45%
e um desvio padrão de 19 não me deixa propriamente impressionado!!

P.S. Performance de PIO PowerShares Global Water ETF
Rick Lusitano Escreveu:
@VirtuaGod
Qual a tua opinião?
O Bill está apostar na subida das taxas de juro das obrigações espanholas e italianas? (especulação)![]()
Parece que ele está muito seguro da salvação do Draghi.
Ele está a apostar exactamente no oposto. Ele acha é que vão baixar as yields, por isso comprou obrigações Espanholas e Italianas. Ele não entra muitas vezes curto. Concordo com ele. O Draghi não vai deixar as yields subirem/obrigações descerem, entretanto vai-se ganhando um cupão jeitoso e quando as coisas normalizarem as obrigações sobem.
É a típica aposta de quem gere milhões. Muita probabilidade de ganhar muito $ se as coisas correm bem, se correm mal tb não perde muito porque o Draghi está aí a controlar as cenas. Até me admira que só entre longo agora, ele é mesmo muito conservador. A blackrock (maior gestora de $ do mundo, 2.5 vezes maior que a PIMCO já entrou há alguns meses, quando as yields italianas estavam a 7%)
Editado pela última vez por VirtuaGod em 4/11/2012 2:50, num total de 2 vezes.
Encontrei este artigo no MarketWatch e estou curioso em saber a vossa opinião. Acham que os fundos relacionados com a água poderão ser um bom investimento para o futuro?
- Registado: 4/7/2012 13:33
Manushe Escreveu:Não esqueças também a reflexão sobre o "efeito amaciamento em usd"...
Sem preocupações. Amanhã devo perder aqui a tarde que chove lá fora

3 Posts + actualizaçãozita da primeira página

Rick Lusitano Escreveu:Eu gostei desta carteira, está equilibrada.
O Staples está com rentabilidade a 3 meses = -2.73, este momento poderá ser um bom ponto de entrada, perto do final do ano deve recuperar e disparar. (Com cerca de 1/3 da carteira em tabaco/cerveja/refrigerantes, na passagem-do-ano, o consumo deve subir.)
Obrigada pela mensagem de otimismo!!! Faço desde já um apelo ao consumo

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
VirtuaGod Escreveu:Quem quiser esperar por uma altura que ache melhor é livre de o fazer, não sei é se será a melhor opção. Esse vai ser exactamente sobre o que um dos posts que vou colocar amanhã se debruçará.
Fine!!!

Não esqueças também a reflexão sobre o "efeito amaciamento em usd"... Apaixonei-me por aquele Vontobel...

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
Pois tb estaria interessado em saber feedback de alguém que tenha tentado subscrever o fundo!!
Invesco
Se conseguirem subscrever postem qq coisa aqui no fórum.
Tentei comprá-lo há cerca de 1 mês, quando me decidi finalmente a construir uma carteirinha, via Best, mas não foi possível, pois deu erro de que se encontrava fechado para subscrições.
Neste momento pode ser que já seja possível.
Tentei comprá-lo há cerca de 1 mês, quando me decidi finalmente a construir uma carteirinha, via Best, mas não foi possível, pois deu erro de que se encontrava fechado para subscrições.
Neste momento pode ser que já seja possível.
- Registado: 29/11/2007 2:10
frugal Escreveu:esta é uma boa forma de refugio a um cenário qualquer mais complicado por cá porque os activos permanecem nesse caso em EUROS, correcto?
Embora sejam tudo cenários hipotéticos, não sabendo nós como se desenrolaria uma situação destas penso que o $ ficaria mais seguro nos fundos que num depósito cá em Portugal.
Para alguém que poupou uma vida e agora quisesse salvaguardar esse valor nos fundos que apresentas na primeira página, que percentagem de cada um colocarias? 5% de cada um para um total de 20 de fundos obrigacionistas de top e de mencoes honrosas?
Cumprimentos
Isso é que é pôr pressão numa pessoa. Começa pelos PIMCO. Acho que um conhecimento essencial quando se investe é não complicar. Os Pimco têm um histórico impressionante e mesmo dando desconto para que as coisas não corram tão bem como têm corrido estes últimos 20 anos deverão continuar a subir sustentadamente, talvez apenas com uma taxa ligeiramente inferior, embora não eu não tenha ainda visto, da parte dos Pimco, vontade de abrandar.

zaq1 Escreveu:Não te parece que o Templeton Glbl Total Return N Acc € que referiste atrás está já um pouco aquecido?
É complicado determinar se um fundo que está aquecido vai continuar a subir ou não! É certo que 16% de rentabilidade em 2012 não é pouco. O que temos de fazer é uma diversificação entre os fundos e uns compensarem os outros!
Neste momento tudo está quentinho. Não há um único fundo que não esteja a correr bem. Se vão continuar no curto prazo ou não, não sei. Por isso é que digo sempre, investiam e não pensem muito mais nisso pelo menos um ano, idealmente 3 anos, assim mesmo que apanham um 2008 ou 2011 o ano a seguir compensa sempre.
Quem quiser esperar por uma altura que ache melhor é livre de o fazer, não sei é se será a melhor opção. Esse vai ser exactamente sobre o que um dos posts que vou colocar amanhã se debruçará.
Virtuagod boa noite,
esta é uma boa forma de refugio a um cenário qualquer mais complicado por cá porque os activos permanecem nesse caso em EUROS, correcto?
Para alguém que poupou uma vida e agora quisesse salvaguardar esse valor nos fundos que apresentas na primeira página, que percentagem de cada um colocarias? 5% de cada um para um total de 20 de fundos obrigacionistas de top e de mencoes honrosas?
Cumprimentos
esta é uma boa forma de refugio a um cenário qualquer mais complicado por cá porque os activos permanecem nesse caso em EUROS, correcto?
Cumprimentos
VirtuaGod Escreveu:Um fundo bastante bom que as pessoas não têm olhado (pelo que eu vejo das carteiras aqui discutidas) é o Templeton Glbl Total Return N Acc €. É um fundo óptimo sem correlação com mais nenhum. Ontem subiu 0,91% (devido à queda do euro principalmente) e está com 16.36% em 2012, quase em máximos históricos!!
VirtuaGod
Antes mais parabéns pelo excelente tópico, pela dedicação e pela ajuda que tens dado sobre fundos.
Não te parece que o Templeton Glbl Total Return N Acc € que referiste atrás está já um pouco aquecido?
Embora reconheça que o ano de 2011 em termos de rentabilidade foi bastante limitado logo com potencial de crescimento em 2012 como se está a verificar.
- Registado: 2/10/2012 12:22
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, Conservador, Google [Bot], HFCA, iniciado1, junas, m-m, malakas, MarketGodzilla, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, PMP69, sempreamesma, silva_39, trilhos2006 e 74 visitantes