Previsão do crescimento do PIB para 2013
Eu votei -2,5 e considero um voto realista
Estou até convencido que será algo entre os 3,5% e os 4,5%
É esperar pelo fim de Janeiro quando as pessoas receberem os ordenados, para perceberem que vai ser a doer e retrairem-se fortemente.
Mas acredito no futuro do País
Estou até convencido que será algo entre os 3,5% e os 4,5%
É esperar pelo fim de Janeiro quando as pessoas receberem os ordenados, para perceberem que vai ser a doer e retrairem-se fortemente.
Mas acredito no futuro do País

- Registado: 29/11/2007 11:30
VirtuaGod Escreveu:As 3 pessoas que acreditam que vamos crescer mais de 1.5% devem ser do Governo![]()
![]()
Tendo em conta o que escrevi lá atrás, eu diria que foi mais um que se enganou!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
VirtuaGod Escreveu:As 3 pessoas que acreditam que vamos crescer mais de 1.5% devem ser do Governo![]()
![]()
Quem quizer fazer uma aposta tipo totobola, só ganha se apostar com sentido contrário. Nunca se ganha com o sentido do rebanho, mesmo que o rebanho esteja certo.
Eu aposto que o mercado acionista é um indicador avançado da economia e assim uma recuperação da economia com um ano de atraso. Fundo no primeiro trimestre de 2013 seguida de inversão. Os grandes erros cometem-se com o exagerado pessimismo no momento de inversão (negativo; positivo) e com exagerado optimismo no outro momento de inversão (positivo; negativo).
- Registado: 26/8/2007 20:40
Mcmad Escreveu:Estamos tramados!
Vamos ver.
Não te esqueças que pode acontecer cair o PIB, haver défice orçamental e mesmo assim a dívida diminuir. Obviamente este cenário é teórico pois em 2013 as alienações (privatizações) do Estado, que vão ser utilizadas para amortização de dívida soberana, (infelizmente) não preveem um encaixe superior ao montante previsto de endividamento para financiar o défice desse ano.
De qualquer forma um bom encaixe com as privatizações será fundamental para diminuição dos encargos com serviço de dívida a médio prazo.
As 3 pessoas que acreditam que vamos crescer mais de 1.5% devem ser do Governo

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Koreano Escreveu:Mcmad Escreveu:Penso ser demasiado optimista acreditar na subida do PIB
Uma pergunta para quem saiba responder. A queda do PIB ceteris Paribus, aumenta a dívida pública certo? Tendo em quanto que é medida em % do produto.
Se é queda do pib ceteris paribus, a divida fica igual, como tudo o que não seja o pib![]()
Oviamente que, em termos relativos ao pib aumenta, mas ovalor absoluto não.
Era isso que queria saber, thks! Em termos relativos!
Estamos tramados!

- Registado: 29/11/2007 10:26
Mcmad Escreveu:Penso ser demasiado optimista acreditar na subida do PIB
Uma pergunta para quem saiba responder. A queda do PIB ceteris Paribus, aumenta a dívida pública certo? Tendo em quanto que é medida em % do produto.
Se é queda do pib ceteris paribus, a divida fica igual, como tudo o que não seja o pib

Oviamente que, em termos relativos ao pib aumenta, mas ovalor absoluto não.
Trisquel Escreveu:EuroVerde Escreveu:Os que votaram recessão menos que -1,5% devem ficar arrependidos em 2013.
A destruição da riqueza (PIB) continuará mas não tão recessiva como a deste ano.
Ela lá está, mas grosso modo o aparelho produtivo já foi grande parte destruido em 2008, 2009, 2010, 2011, 2012.
Espero que se arrependam, pois a economia é dinâmica.
É tão dinâmica que vamos ter uma AE a fechar um mês ainda este ano para além dos 40 down days programados, a migração de 400 colaboradores para terras de Merkel afim de minimizar despedimentos.
Conseguem imaginar os estragos que representa esta paragem não programada na economia que esta planta envolve?
Só estou a falar da maior exportadora nacional, para além desta ainda vamos ter umas bombas a estoirar na nossa economia em breve, cada vez há mais vozes com discurso derrotado neste país sem rumo!
Por isso digo será pessimismo ou realismo!!!!!
Se tiveres razão, isso não é suficiente para a economia contrair menos de -1,5% em 2013.
EuroVerde Escreveu:Os que votaram recessão menos que -1,5% devem ficar arrependidos em 2013.
A destruição da riqueza (PIB) continuará mas não tão recessiva como a deste ano.
Ela lá está, mas grosso modo o aparelho produtivo já foi grande parte destruido em 2008, 2009, 2010, 2011, 2012.
É tão dinâmica que vamos ter uma AE a fechar um mês ainda este ano para além dos 40 down days programados, a migração de 400 colaboradores para terras de Merkel afim de minimizar despedimentos.
Conseguem imaginar os estragos que representa esta paragem não programada na economia que esta planta envolve?
Só estou a falar da maior exportadora nacional, para além desta ainda vamos ter umas bombas a estoirar na nossa economia em breve, cada vez há mais vozes com discurso derrotado neste país sem rumo!
Por isso digo será pessimismo ou realismo!!!!!
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Além disso para informar/debater, argumentar, dar o ponto de vista aqui:
Já que o principal motivo disto tudo é garantir a estabilidade dos preços dentro da euro zone, e por cada meio ponto percentual de baixa de inflação se destroi em média 2% de emprego. Uma vez que a inflação dentro de Portugal ainda está acima da média da zona euro e que esta é agora de 2,6% é óbvio que o desemprego ainda se vai agravar mais. Pois o objectivo do BCE é colocar a taxa inflação a 2% ou menos, sem descurar uma vinda à deflação.
Neste momento a economia em Portugal ainda não bateu no fundo, porque o fundo do indice foi feito em Junho/Julho.
O FEEF deverá acabar este ano, passando a vigorar o MEF a partir de 2013 (este mais abrangente) mas não menos eficaz. Contudo, é possivel que apareça turbolência quando Portugal se desligar da TROIKA e passar a financiar-se por si.
Também o facto da Fed na América garantir taxa baixas até 2015 deverá haver uma altura antes disso que o mercado deverá entrar em colapso.
As autoridades e os responsaveis embora tenham e apresentem por vezes politicas diferentes de continente para continente, de país para país, eles mantém-se sempre em sintonia e comunicação.
Se cada país é responsavel por síiiiiii, então isto também não é uma União perfeita da Europa. No entanto a garantia aos bancos não deverá nunca faltar. E aos Estados? Para quando um Tesouro comum?
Já que o principal motivo disto tudo é garantir a estabilidade dos preços dentro da euro zone, e por cada meio ponto percentual de baixa de inflação se destroi em média 2% de emprego. Uma vez que a inflação dentro de Portugal ainda está acima da média da zona euro e que esta é agora de 2,6% é óbvio que o desemprego ainda se vai agravar mais. Pois o objectivo do BCE é colocar a taxa inflação a 2% ou menos, sem descurar uma vinda à deflação.
Neste momento a economia em Portugal ainda não bateu no fundo, porque o fundo do indice foi feito em Junho/Julho.
O FEEF deverá acabar este ano, passando a vigorar o MEF a partir de 2013 (este mais abrangente) mas não menos eficaz. Contudo, é possivel que apareça turbolência quando Portugal se desligar da TROIKA e passar a financiar-se por si.
Também o facto da Fed na América garantir taxa baixas até 2015 deverá haver uma altura antes disso que o mercado deverá entrar em colapso.
As autoridades e os responsaveis embora tenham e apresentem por vezes politicas diferentes de continente para continente, de país para país, eles mantém-se sempre em sintonia e comunicação.
Se cada país é responsavel por síiiiiii, então isto também não é uma União perfeita da Europa. No entanto a garantia aos bancos não deverá nunca faltar. E aos Estados? Para quando um Tesouro comum?
Editado pela última vez por EuroVerde em 26/10/2012 21:02, num total de 1 vez.
Os que votaram recessão menos que -1,5% devem ficar arrependidos em 2013.
Um curioso... Escreveu:...Até ao momento a votação parece indicar que mais de 50% dos membros do caldeirão estão pessimistas, se calhar até um número menor do que a generalidade da população portuguesa.
...
Qual a diferença entre pessimismo e realismo, leia-se pensamento racional?
Cumpts.
Trisquel
Trisquel
Obrigado Marco António pela disponibilidade.
Até ao momento a votação parece indicar que mais de 50% dos membros do caldeirão estão pessimistas, se calhar até um número menor do que a generalidade da população portuguesa.
Há 1 ano atrás a principal preocupação da economia portuguesa parecia ser o desiquilíbrio das contas externas, quando neste momento o busílis parece estar na viabilidade do Estado Social.
Uma descida em termos reais do PIB para além dos 2,5%, seria catastrófico para a execução orçamental. Curiosa a observação do Euro Verde, da possibilidade das subidas recentes da bolsa (ainda a precisarem de confirmação), poderem ser o presságio da melhoria da economia real.
Mas não comungo desse optimismo e o meu voto ficou pelo intervalo -1,5 a -2,5% de descida do PIB. Há ainda muitas empresas sem qualquer viabilidade económica e o desemprego tenderá a aproxinar-se dos 18 a 20%
Até ao momento a votação parece indicar que mais de 50% dos membros do caldeirão estão pessimistas, se calhar até um número menor do que a generalidade da população portuguesa.
Há 1 ano atrás a principal preocupação da economia portuguesa parecia ser o desiquilíbrio das contas externas, quando neste momento o busílis parece estar na viabilidade do Estado Social.
Uma descida em termos reais do PIB para além dos 2,5%, seria catastrófico para a execução orçamental. Curiosa a observação do Euro Verde, da possibilidade das subidas recentes da bolsa (ainda a precisarem de confirmação), poderem ser o presságio da melhoria da economia real.
Mas não comungo desse optimismo e o meu voto ficou pelo intervalo -1,5 a -2,5% de descida do PIB. Há ainda muitas empresas sem qualquer viabilidade económica e o desemprego tenderá a aproxinar-se dos 18 a 20%

artista Escreveu:Marco, queria alertar-te para erros que identifiquei, houve dois caldeireiros que votaram na primeira opção (subida do PIB mais de 1,5%), certamente terá sido um engano!![]()
Bom dia
O Marco é que tem culpa, pois não diz de que país estamos a falar....

Cumps
Kuby
- Registado: 29/11/2007 9:35
Boas!!
Eu como sou bastante pessimista, e me parece de que o pior está para vir, julgo que o "poço de ar" por que Portugal vai passar em 2013 vai ser assinalável, e como tal, acredito numa retracção do PIB superior a 2,5%.
De notar que não possuo uma base de critérios sólida que suporte esta minha opinião, para além das notícias que vou lendo e da percepção que tenho da realidade quotidiana, mas pelo menos admito-o.
Cumprimentos.
P.S. - Espero bem que esteja muito enganado.
Eu como sou bastante pessimista, e me parece de que o pior está para vir, julgo que o "poço de ar" por que Portugal vai passar em 2013 vai ser assinalável, e como tal, acredito numa retracção do PIB superior a 2,5%.
De notar que não possuo uma base de critérios sólida que suporte esta minha opinião, para além das notícias que vou lendo e da percepção que tenho da realidade quotidiana, mas pelo menos admito-o.
Cumprimentos.
P.S. - Espero bem que esteja muito enganado.
Editado pela última vez por Blasar em 26/10/2012 11:34, num total de 2 vezes.
- Registado: 8/10/2007 9:30
MarcoAntonio Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Pois mas crescimento dá sempre a entender algo + , eu acho que ficaria melhor a Evolução do PIB.
Dá sempre a entender que é mais... excepto quando tem um sinal menos. Aí passa a dar a entender que é menos.
O termo é perfeitamente corrente e duvido que um número significativo de pessoas realmente fique baralhada e não saiba que quer dizer que nesse caso a economia contrai.
Lol , é que crescimento do PIB para valores + nem daqui a uns anos.
Basta ver o que já esta previsto para 2014 e por ex. a situação Grega.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Pois mas crescimento dá sempre a entender algo + , eu acho que ficaria melhor a Evolução do PIB.
Dá sempre a entender que é mais... excepto quando tem um sinal menos. Aí passa a dar a entender que é menos.

O termo é perfeitamente corrente e duvido que um número significativo de pessoas realmente fique baralhada e não saiba que quer dizer que nesse caso a economia contrai.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:O crescimento do PIB é sempre medido em relação ao ano anterior (neste caso 2012) e mesmo em comparação com 2012 espera-se uma contracção, daí a maior parte dos intervalos para os crescimentos indicados nas opções serem negativos.
Não estou a perceber nada do teu post...
Pois mas crescimento dá sempre a entender algo + , eu acho que ficaria melhor a Evolução do PIB.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
O crescimento do PIB é sempre medido em relação ao ano anterior (neste caso 2012) e mesmo em comparação com 2012 espera-se uma contracção, daí a maior parte dos intervalos para os crescimentos indicados nas opções serem negativos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: A_investidor, Bing [Bot], Doreen, dragom, Google [Bot], Google Adsense [Bot], paulopereira.pp36.pp e 89 visitantes