Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo imposto sobre operações realizadas na Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por _x_ » 1/1/2013 2:04

Já estamos em 2013, a taxa foi aprovada na Europa, o orçamento foi publicado.

Como é que fica as operações? A taxa é de 28,5% e a taxa tobim, já está em vigor?

Um possível prospero ano a todos!
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Eldred » 27/12/2012 19:05

Renegade Escreveu:
Eldred Escreveu:Em França já está implementado desde 1 Dez. para compra e venda de acções é 0,2%

Espera aí, compra e venda?

Não faz sentido nenhum. Já não faria se fosse só na venda, por ex., agora o comprador e vendedor ambos apanham??

É o comprador que paga os 0,2%

Registado: 19/2/2012 18:38

por Renegade » 27/12/2012 15:49

Eldred Escreveu:Em França já está implementado desde 1 Dez. para compra e venda de acções é 0,2%

Espera aí, compra e venda?

Não faz sentido nenhum. Já não faria se fosse só na venda, por ex., agora o comprador e vendedor ambos apanham??

Registado: 12/9/2011 14:15

por Eldred » 27/12/2012 14:30

Em França já está implementado desde 1 Dez. para transacção de acções é 0,2%
Editado pela última vez por Eldred em 3/1/2013 12:14, num total de 2 vezes.

Registado: 19/2/2012 18:38

por PGGM » 27/12/2012 13:19

Depois de ter lido todos os posts deste tópico sobre a TTF, parece que há consenso relativamente a estas questões:

1) países - até agora, os países que demonstraram vontade de avançar com a TTF são 10: Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha.

2) corretoras - a TTF será aplicada por todas as corretoras sediadas nos países que a implementem.

3) mercados - a TTF será igualmente aplicada nos mercados dos países que a implementem, independentemente da corretora utilizada.

4) activos - a TTF incidirá sobre todo o tipo de activos financeiros: acções, forex, futuros, etc.

5) taxa - em Portugal a taxa deverá ser de 0,3% do capital por cada trade.

6) alternativas - foram mencionados UK e USA como possíveis alternativas para uma mudança de corretora. Interessa discutir este tema à luz do imposto sobre repatriamento de capitais (10%, creio), e se este imposto se aplicará ao UK, com o qual supostamente gozamos de um regime de circulação livre de capitais.

Registado: 5/11/2008 16:43

por Elias » 14/12/2012 19:00

Tenho ideia que nos CFD não existe dupla tributação sobre dividendos nem comissões nem IVA. Retêm o imposto uma vez e pronto. Pelo menos já aconteceu comigo.

Mas atenção: não sei se isto é igual em todas as corretoras.

Registado: 5/11/2002 12:21

por mfsr1980 » 14/12/2012 18:58

afcapitao Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Hoje recebi os dividendos da EDF e fiquei revoltado com os impostos que incidem sobre estes.
O valor liquido recebido é 1/3 do valor bruto!
....

Olá. Desculpa, podias explicar melhor esses "1/3" do valor bruto? Pelas contas que faço com a nova taxa sobre os dividendos (28%), o valor líquido será + próximo de 3/4 do bruto. Estarei a ver mal as coisas?

É assim...

30% imposto para os m@mões de França
26,5% de retenção para os m@mões de Portugal
como o banco também me m@ma as comissões bancárias e o iva s/comissões.

Dos cerca de 151 euros de dividendos recebo liquido 57 euros!!!
Vão roubar para $#%&D"# que os pariu!

Desculpem a minha falta de educação mas eles só falam das fugas fiscais.

Registado: 3/5/2007 13:55

por afcapitao » 14/12/2012 18:33

mfsr1980 Escreveu:Hoje recebi os dividendos da EDF e fiquei revoltado com os impostos que incidem sobre estes.
....

Olá. Desculpa, podias explicar melhor esses "1/3" do valor bruto? Pelas contas que faço com a nova taxa sobre os dividendos (28%), o valor líquido será + próximo de 3/4 do bruto. Estarei a ver mal as coisas?

Registado: 8/3/2012 17:31

por Blue Epsilon » 14/12/2012 18:25

defst0ned Escreveu:Cada vez me parece mais que esta taxa tobin, só vai contribuir para encerrar a maioria das brokers a operar em Portugal. E por consequência, aumentar o desemprego. (Não sei quantas pessoas trabalham nessa área).
Isto para não referir, que na minha opinião se devia fazer exactamente o oposto. Devias andar a atrair capital para cá, e não afugenta-lo.

Não vejo como é possível, (alguém sff me explique) pensarem que alguém vá continuar a fazer trading numa broker a operar em Portugal. Simplesmente não percebo. Com a facilidade que há em abrir no estrangeiro trading accounts, ninguém no seu juízo vai manter contas de trading cá.

É fácil de perceber esta medida:

- Medida populista e normalemnte bem recebida pela grande maioria da população.

- Os iluminados criadores da lei acreditam mesmo que vão aumentar a receita com esta medida

- Isto só taxa os ricos, pois só esses investem na bolsa.

O resultado será evidentemente o diminuir da receita e a diminuição da liquidez.
Quem investe a sério foge facilmente desta taxa. Quem se lixa é o de sempre: o pequeno e o médio (neste caso investidor).
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por defst0ned » 14/12/2012 18:21

Cada vez me parece mais que esta taxa tobin, só vai contribuir para encerrar a maioria das brokers a operar em Portugal. E por consequência, aumentar o desemprego. (Não sei quantas pessoas trabalham nessa área).
Isto para não referir, que na minha opinião se devia fazer exactamente o oposto. Devias andar a atrair capital para cá, e não afugenta-lo.

Não vejo como é possível, (alguém sff me explique) pensarem que alguém vá continuar a fazer trading numa broker a operar em Portugal. Simplesmente não percebo. Com a facilidade que há em abrir no estrangeiro trading accounts, ninguém no seu juízo vai manter contas de trading cá.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por dvck » 14/12/2012 18:06

Estou a viver na Irlanda há algum tempo e fiquei parvo com o quanto é muito mais interessante ter residência aqui e fazer uns trades.

As contas de spreadbetting (contas-margem) são completamente tax-free. Não há qualquer imposto sobre mais valias (é equiparado a apostas desportivas que também não pagam). Não se paga qualquer taxa ou valor por cada trade/transação efectuado. As correctoras basicamente ganham dinheiro nos spreads oferecidos.

Cada fez que comparo com os custos em Portugal fico chocado. :shock:
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por Storgoff » 14/12/2012 17:57

correia1978 Escreveu:
BASTA É UM ROUBO!
A Europa têm de ser recuperada desses sanguesugas!
É preciso um ROBIN DOS BOSQUES que destitua estes filhos de alterne corruptos que a Europa alberga e que estão a destruir a nossa civilização!

Esse é o motivo pelo qual saio sempre na véspera da data ex-dividend.

Esses dividendos se calhar ficaram sujeitos a dupla tributação....

Mas para os dividendos das cotadas nacionais o imposto para o ano também vai aumentar dos 25% para os 28,5%.
Para certos níveis de rendimentos, este imposto até se pode recuperar parcialmente fazendo o englobamento agora a taxa Tobin essa é que não.

Como o parlamento europeu aprovou esta semana a taxa
Tobin, a qualquer momento o governo portugues pode a por em prática.

Ela já estava prevista no OE 2013, apenas dependente desta aprovação.

Se calhar já no inicio do ano podemos ser surpreendidos com mais esta machadada.

Tendo em conta as comissões de corretagem ja existentes , somando mais esta taxa Tobin, um trade completo pode custar qualquer coisa como 1% do capital.

É uma violencia.

Isto só pode ter como objectivo acabar com o trading.
Cá em Portugal parece-me que a liquidez na nossa bolsa ira cair consideravelmente.
Perde ainda mais o seu interesse e torna-a mais arriscada.

Registado: 21/5/2009 18:43

por C0rr3i4 » 14/12/2012 13:41

BASTA É UM ROUBO!
É preciso um ROBIN DOS BOSQUES que destitua estes filhos de alterne corruptos que a Europa alberga e que estão a destruir a nossa civilização!

Esse é o motivo pelo qual saio sempre na véspera da data ex-dividend.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por mfsr1980 » 14/12/2012 13:30

Hoje recebi os dividendos da EDF e fiquei revoltado com os impostos que incidem sobre estes.
BASTA É UM ROUBO!

Registado: 3/5/2007 13:55

por Storgoff » 13/12/2012 21:19

Pelos vsitos hoje o parlamento europeu aprovou a aplicação da taxa Tobin a nivel europeu.

Desta forma a taxa de 0,3% já prevista no orçamento de estado para 2013 pode entrar em aplicação.

Que violência !!

Qualquer trade agora fica logo a perder à cabeça quase 1%.
Isto só pode significar uma queda brutal no º de transacções retirando liquidez ao mercado o que por sua vez torna ainda mais perigoso negociar.

Ideias peregrinas!!

Registado: 21/5/2009 18:43

por defst0ned » 23/10/2012 18:13

PMACS Escreveu:
correia1978 Escreveu:
PMACS Escreveu:
correia1978 Escreveu:Para não pagares a taxa apenas tens de transaccionar noutros mercados não sujeitos a essa taxa... não precisas de mudar de corretora.

Enganas-te, se tiveres conta cá, pagas taxa por TUDO o que negociares, inclusivamente activos estrangeiros!

Fiquei esclarecido... para isso serve o CdB. :lol:

:lol:
Eu quero é ver a cara do Arsénio Electricista quando descobrir que o guito tem asas!

LOL! :clap:

Muito bom e muito verdade. Vai ser uma fuga de capital como nunca antes vista. Eu pelo menos dou o baza em força.

Quero ver quem está para pagar 60 euros por uma negociação em forex no lugar de 1 ou 2 euros, ou para pagar 70 euros por um trade em acções quando dantes pagava 10 euros a 20 euros.

Vai acontecer o que aconteceu com o IVA. Espera-se 1000, optem-se -100.

Para não referir que o país precisa é de capital. Não que ele se vá embora. Ainda andam os comunas a dizer que temos um governo de direita.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por PMACS » 23/10/2012 17:45

correia1978 Escreveu:
PMACS Escreveu:
correia1978 Escreveu:Para não pagares a taxa apenas tens de transaccionar noutros mercados não sujeitos a essa taxa... não precisas de mudar de corretora.

Enganas-te, se tiveres conta cá, pagas taxa por TUDO o que negociares, inclusivamente activos estrangeiros!

:lol:
Eu quero é ver a cara do Arsénio Electricista quando descobrir que o guito tem asas!
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por C0rr3i4 » 23/10/2012 17:40

PMACS Escreveu:

C0rr3i4

(Albert Einstein)

por PMACS » 23/10/2012 17:39

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

por PMACS » 23/10/2012 17:36

correia1978 Escreveu:
PMACS Escreveu:
correia1978 Escreveu:

Então esta afirmação, dada por vários economistas, não faz sentido: "muitos investidores estrangeiros deixarão de investir no PSI20 e procurarão outros mercados".
Estes investidores muito provavelmente trabalham com corretoras dos países deles! :-k

Se investires a partir de um broker estrangeiro, mas comprares activos de um destes países pagas essa taxa.

Pois, também acho que sim...
Procurar uma corretora americana ou britânica não é solução.

Para o pequeno investidor que negoceie essencialmente em derivados, vale bem a pena!
― Confucius

por C0rr3i4 » 23/10/2012 17:35

Para não pagares a taxa apenas tens de transaccionar noutros mercados não sujeitos a essa taxa... não precisas de mudar de corretora.
C0rr3i4

(Albert Einstein)

por AmigosdaBolsa » 23/10/2012 17:27

correia1978 Escreveu:
PMACS Escreveu:
correia1978 Escreveu:

Então esta afirmação, dada por vários economistas, não faz sentido: "muitos investidores estrangeiros deixarão de investir no PSI20 e procurarão outros mercados".
Estes investidores muito provavelmente trabalham com corretoras dos países deles! :-k

Se investires a partir de um broker estrangeiro, mas comprares activos de um destes países pagas essa taxa.

O que eu digo é mudares de correctora e logicamente transaccionares noutros mercados - Americano e UK por exemplo. Não adianta só mudares de correctora. Tem de ser as duas situações.

Registado: 25/10/2010 9:57

por C0rr3i4 » 23/10/2012 17:15

PMACS Escreveu:
correia1978 Escreveu:

C0rr3i4

(Albert Einstein)

por PMACS » 23/10/2012 17:05

correia1978 Escreveu:

― Confucius

por C0rr3i4 » 23/10/2012 16:55

AmigosdaBolsa Escreveu:
correia1978 Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:
_x_ Escreveu:
AmigosdaBolsa Escreveu:Bem, temos 2 meses para saltar para uma correctora fora de Portugal (USA ou UK).

Não está fácil eu achar uma ao meu tamanho até 3000€ e que tenha um ambiente amigavel em CFD.

Julgo existir um tópico de discussão de correctoras estrangeiras. A minha dúvida prende-se "como vão aplicar esta taxa?" CFD's e futuros também sofrem esta taxa ou só acções?

Têm a certeza de que estando a trabalhar com uma corretora estrangeira, deixamos de estar sujeitos a esta taxa :?: :?: :-k

Se tiveres uma correctora Americana ou UK, julgo que sim. Se lá não existe esta taxa, como te vão taxar?

C0rr3i4

(Albert Einstein)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Bing [Bot], Denário, Ferreiratrade, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 139 visitantes