Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EURUSD - Stop...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 23/12/2003 14:07

O EURUSD continua sem produzir «factos» mantendo-se praticamente estagnado em torno dos 1.24 num range bastante apertado... Mais tarde coloco um gráfico. Por enquanto, as referências anteriores para suportes e resistência mantêm-se.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 22/12/2003 15:53

De momento não me é possível colocar o gráfico actualizado pelo que segue apenas o comentário: o EURUSD está de novo a pressionar os 1.243x, a resistência de curtissimo-prazo. Se for batida, o cross poderá ganhar algum momentum.

Como suporte, encontro de momento dois valores a ter debaixo de olho: a zona dos 1.234x/1.235x e os 1.23 (estes um pouco mais importantes).

Até esta referência ser batida em baixa continuo a defender que as posições curtas são arriscadas, apesar de tentadoras. Já na quebra dos 1.23, em minha opinião os 1.215 passariam a ser um potencial target de curtíssimo-prazo.

Entretanto gostaría de mostrar uma pequena curiosidade no gráfico semanal, mas como de momento não me é possível colocar o gráfico, fica para outro update...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por PLPINTO » 19/12/2003 10:56

Quero me referir ao facto de na minha corretora de Forex poder abrir uma ordem contraria no mesmo activo, exemplo EUR/USD, sem que feche a inicial.
Já me responderam no outro post mas fico-lhe na mesma agradecido por ter atendido ao meu pedido. Obrigado.

Registado: 22/5/2003 15:08

por MarcoAntonio » 18/12/2003 22:59

Tratam-se de estratégias praticáveis (viáveis) apenas em warrants e opções.

O Straddle consiste em adquirir Call e um Put com o mesmo strike e a mesma data de maturidade, em simultaneo. O Strangle é identico mas os strikes são diferentes. Essas estratégias já foram explicadas aqui mais em detalhe noutros topicos (sugiro uma pesquisa por «straddle» e autor «marcoantonio»). Estas estratégias permitem obter ganhos quer o activo suba quer o activo desça, desde que este vá para além de um determinado range (trata-se, basicamente, de uma aposta na volatilidade e num trend forte, sem apostar no sentido do mesmo).
Imagem

Administrador Fórum

Straddle ou o Strugle.

por homemdoswarrants » 18/12/2003 22:29

caro Marco Antonio.
desconhecia os termos Straddle ou o Strugle, tendo no seu anterior post associado a estrategia de investimento em warrants, peço que me explique na pratica o que significa.
Sera quando o warrant, por estagio in money atinge alavancagem superior a perca do warrant oposto?
como os de cambio?
desde já o meu muito obrigado
Naquele dia ,todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará:
- Que Jesus Cristo é o Senhor!

Registado: 5/9/2003 21:18

por MarcoAntonio » 18/12/2003 22:23

Plpinto, não sei se percebi a tua questão. Entende-se por Hedge anular determinado efeito (como o cambial, por exemplo) com uma «contra-ordem» responsável pela cobertura de risco sobre a ordem primeira.

Por exemplo, deténs acções da Microsoft mas pretendes não estar sujeito ao risco cambial (paridade Euro versus Dolar), então abres uma posição curta (em Dolars) no EURUSD, por exemplo, por forma a cobrir a tua posição na Microsoft (cotada em Dolars e sujeita à variação cambial).

Em Futuros e CFD's não existe vantagem (teórica) em ter duas posições opostas abertas sobre o mesmo activo dado que uma anula a outra (se forem da mesma dimensão, caso contrário a mais pequena anula a quantidade correspondente na maior). E existe a desvantagem que apontaste porque para a mesma posição efectiva, acaba-se por dispender mais em custos de negociação (spread's) caso se mantenham as duas ordens (opostas mas de quantidades diferentes). Já em Warrants e Opções podem existir vantagens, como por exemplo na implementação de estratégias compostas como o Straddle ou o Strangle.

Agora, não sei se te estarás a referir ao Hedging em geral ou a alguma opção de negociação na corretora com que trabalhas ou a algum outro caso específico.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 19/12/2003 10:59, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por PLPINTO » 18/12/2003 21:46

Marco,
sabe me dizer quais as vantagens de abrir uma ordem Hedge, visto elas anularem os lucros e os prejuisos uma da outra e ainda ter que se pagar mais os pips de spread?

por Simon Templar » 18/12/2003 17:32

Eu coloco sempre stops, até pq na demo da corretora q estou a analisar agora, só posso meter uma posição se meter um stop, e tenho posto riscos maximos de 50 dólares ( é em dólares a conta ).
O problema é q depois n posso alterar os stops para os subir para um ponto onde já esteja aganhar e como depois n sabemos se a oscilação continua a nosso favor, deixamos mais um pouco e acabamos por perder.

Enfim, a vida tá dificil ... :P
"If You Want To See Miracles, Be a Miracle."
www.victormartins.com

Registado: 7/12/2003 12:06

por Ulisses Pereira » 18/12/2003 14:10

Não é possível colocares stops? Num mercado como o forex, isso torna-se bastante complicado, até porque o forex nunca dorme, ao contrário de ti. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Simon Templar » 18/12/2003 14:02

Esqueçam isso dos 25 pips de stop, pelo menos na minha corretora nem sequer é possivel.
www.victormartins.com

por Simon Templar » 18/12/2003 12:08

Pois é, foi essa a conclusão que cheguei.
Ontem fiz duas posições curtas nos 1,2340 e em 1,2360 e como podem ver... foi para a desgraça.

A ideia era que a resistência dos 1,2400 seria muito difícil de quebrar, e que só poderia descer.
Ingenuidades claro.

Agora também não se sabe quanto mais é que poderá subir, ou se vai sequer subir.
Pois já estamos em terreno que já não é pisado desde inícios de 1997 pelo que vi no gráfico do cross.

Gostava no entanto de fazer duas perguntas:
Será arriscado fazer pequenas jogadas com risco máximo de 50 euros para stop loss de 25 pips (2 euros de ganho/perca por pip ) para tentar aproveitar estas pequenas oscilações?
Isto com olho atento no gráfico e não deixando movimentos contrários ao nosso atingir mais de 10 pips.

Como ainda não conheço relações de uns cross para os outros, hà neste momento algum ou alguns cross mais estáveis/previsíveis do que o EURUSD? Ou anda tudo a atingir máximos ou mínimos fora do normal?

Um abraço.
www.victormartins.com

por MarcoAntonio » 18/12/2003 11:02

E o EURUSD lá continua a realizar máximos (1.243x). Continuo a defender que não é seguro abrir posições curtas nestas condições e que será preferível aguardar por um sinal concreto (e forte). Mais tarde colocarei gráfico actualizado (de momento não me é possível).

O apelo para abrir posições curtas é enorme evidentemente. Isso passa-se sempre que o EURUSD atinge novos máximos (passou-se a 1.20, passou-se a 1.215, passou-se a 1.23 e passa-se agora a 1.243). No entanto, devemos ter em mente que novos máximos são, regra geral, o ponto de passagem obrigatório para os próximos máximos...

Isto é, sendo certo que o EURUSD pede a «bandeiras despregadas», como ainda ontem dizia, uma correcção (que até poderá vir na forma de uma lateralização), será sempre muito difícil antecipá-la ou adivinhar o seu exacto momento. Portanto, a questão é... quando e a partir de que valor?

Posições que me parecem aceitáveis neste momento, continuam a ser: manutenção (total ou parcial) de posições longas. Abertura de novas posições longas nestes níveis já não são interessantes (risco versus benefício) e abertura de curtas continua a ser arriscada na ausencia de sinais concretos de inversão.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/12/2003 15:51

EURUSD em novos máximos (1.237x)... A ansiada e desejável corrrecção continua adiada.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/12/2003 11:48

Bem, Forexiano e Plpinto, eu não me estava a referir a trades com um alvo tão curto. Embora me foque no curtíssimo-prazo nas minhas análises, não tenho em mente um prazo e um alvo tão curto quer para as análises quer para os trades que se possam apoiar nela...

Ora, se é certo que o EURUSD começa a «pedir a bandeiras despregadas» uma correcção dada a extensão do movimento, quer em amplitude quer em extensão temporal, à parte da perda de momentum (premonitoria e ameaçadora), ainda não temos um sinal concreto de inversão. A par disso, temos sempre a possibilidade de uma importante correcção lateral (ou apenas muito ligeiramente counter-trend) pelo que trades contra a tendência de fundo poderão não ser muito compensadores.

De resto, estou de acordo quanto às posições longas, são cada vez menos interessantes e, na minha opinião, não faz grande sentido abri-las nestes níveis (quanto muito justifica-se manter as que se tem ou parte das que se tem, dependendo do plano temporal e da abordagem de trading do investidor).
Imagem

Administrador Fórum

por PLPINTO » 16/12/2003 17:02

Também acho. Eu acabei agora mesmo de ganhar 20 pips, e podiam ser 30 mas tive medo e sai antes do ponto que tinha decidido, num shortezinho.

Marco, não concordo com

por Forexiano » 16/12/2003 16:58

a sua ultima frase:

"Mas acima dos 1.213x/1.215x o cross está relativamente seguro (e não é seguro shortar"

Neste momento do cross, as oportunidades para shortar oferecem menos riscos que as de alongar.
As referências para cima não existem, logo a qualquer momento isto vai abaixo....se procurarmos shortar, com stop loss curto é possivel ir "petiscando".
Aliás, neste momento tenho medo de alongar, só consigo ir fazendo trades do lado curto....mais pequenos, mas muito mais seguros.
No resto concordo consigo.
Forexiano

por MarcoAntonio » 16/12/2003 16:29

Bem, lá está, não podemos dissociar a vela de ontem de todo o ruído gerado com a captura do Saddam...

A única coisa que noto, para além do ruído (até porque já vem de antes do acontecimento «Saddam») é a perda de momentum sempre que o EURUSD atinge novos máximos. Já não consegue disparar...

Mas acima dos 1.213x/1.215x o cross está relativamente seguro (e não é seguro shortar).
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 16/12/2003 16:22

Marco,

Reparaste no "martelão" no gráfico diário?
Falando, claro, do fecho de ontem no EUR/USD !

Em Março, foi assim também e deu azo a uma subida de 10 figuras em dois meses... mas há uma grande diferença... esse martelo deu-se após descidas, enquanto de momento, ele desenhou-se após subidas.

O que dizes disto?

A propósito, o RSI diário está a ficar razoavelmente sobrecomprado...

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por PLPINTO » 16/12/2003 15:28

É, eu já tinha referido isso mesmo. A quebra dos 1.2340 não registou qualquer reacção, nem quando foi quebrada em alta nem em baixa. Embora me pareça que está a começar a definir um canal nos 1.2320 – 1.2350,

por MarcoAntonio » 16/12/2003 15:17

Sinto ainda muito o ruído da captura do Saddam, poderá demorar mais um dia ou dois até que eu consiga fazer leituras que me pareçam minimamente fiáveis, daí a minha menor frequência nos updates nestes últimos dois dias.

A única coisa que vejo que saiu reforçada com estes movimentos é o suporte na zona dos 1.215...

Quanto aos 1.23, não foram quebrados à boa maneira do EURUSD e está a faltar momentum ao cross. A poeira ainda não assentou totalmente, digo eu...
Imagem

Administrador Fórum

por PLPINTO » 16/12/2003 15:10

Agora já foi. Acha que agora como suporte terá força para se sustentar? O que dizem os seus gráficos?

por MarcoAntonio » 15/12/2003 19:58

Bem, afinal o gráfico continua actualizado pois a quebra dos 1.230x não foi credível. Estes continuam a funcionar como resistência...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 15/12/2003 18:50

Bolas... já tinha o gráfico pronto quando o EURUSD resolveu quebrar em alta os 1.230x!

Isto não se faz!...

Entretanto, todo o ruído de ontem já foi eliminado. Interessante o facto de o suporte na zona dos 1.215x ter saído reforçado (embora agora represente uma zona mais difusa). Quiçá ainda não vem a ser importante...
Anexos
eurusd-20031215a.gif
eurusd-20031215a.gif (10.59 KiB) Visualizado 1034 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/12/2003 17:45

Saddam a fazer estragos...

EURUSD a cotar a 1.214x... O cross caiu cerca de 150pips!
Imagem

Administrador Fórum

por djovarius » 12/12/2003 20:22

Já agora, olhando para o gráfico do MA, tenho uma excelente oportunidade para dizer porque não gosto das LT ascedentes e descendentes no Forex.
O movimento de hoje é a prova disso.
Penso que nada como os suportes e resistências horizontais para nos orientarmos, bem como os ciclos históricos do mercado. No meu caso, ainda mais gosto das MME e MMS. Dão sinais técnicos importantes para confirmar a tendência. Nesta subida do Euro, tem sido possível casar a AF e a AT, mesmo sendo pouco convencional, como as minhas análises são. Mas os sinais têm sido amplamente positivos.

Cada vez acredito mais que o rumo é bem claro, só temos que ficar alerta às possíveis retracções, que de momento não têm acontecido, mas sim consolidações num pequeno espaço de 100 a 150 pips. Tudo isso está sim a dar margem para reforço de longos.

PLPinto: adorei uma coisa que fizeste. Um short fechado com lucros. Quando é contra a tendência, é assim que se faz. Recolher o lucro sem ganância.
Sei que há apenas uns meses atrás terias esperado... olha onde estarias agora !!! :wink: muito bem mesmo.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, jcovas77, josehenry400, m-m, malakas, Manchini888, morinni, navaldoc, OCTAMA, Shimazaki_2 e 526 visitantes