Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Trisquel » 2/10/2012 17:00

mais_um Escreveu:Penso que não, temos feito leilões de recompra, netse caso em vez de pagarmos em cash, entregamos mais titulos de divida publica.

Assim faz sentido terem comprado OT2013 com YTM inferiores a 3%... :roll:

Onde encaixas esta parte da notícia?

"O objectivo é aliviar o peso do reembolso a fazer no próximo ano"
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Trisquel » 2/10/2012 16:57

Elias Escreveu:...mas pelo que percebo isto é facultativo.

Para já sim!!! Mas também depende da adesão, nunca ouviste a expresão "Voluntários á Força"
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

por mais_um » 2/10/2012 16:56

Elias Escreveu:Leilões de recompra na prática é uma amortização antecipada da dívida?

SIm, mas o Estado teve que contrair divida para fazer essa recompra, só é vantajoso se sair mais barato.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 2/10/2012 16:54

Trisquel Escreveu:
Elias Escreveu:Mas a questão é esta: o Estado compra as OT 2013 e em troca vende OT 2015. Ora se estas OT 2015 estão na mão do estado não são dívida (o Estado não deve a si próprio - ou estou a ver mal isto tudo?)

Eu não entendo assim, o que entendo é que existe uma dilatação de prazo, mais 24 meses, com pagamento de juros e não devolução de capital! O que se faz na secretaria não sei mas o papel consente tudo.

Este é um primeiro sinal de "incumprimento".

Bom, eu não sei se isto é habitual ou não, mas pelo que percebo isto é facultativo.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 2/10/2012 16:53

Leilões de recompra na prática é uma amortização antecipada da dívida?

Se não é, qual é a ideia de o Estado estar a fazer leilões de recompra?

por Koreano » 2/10/2012 16:52

Elias Escreveu:Mas a questão é esta: o Estado compra as OT 2013 e em troca vende OT 2015. Ora se estas OT 2015 estão na mão do estado não são dívida (o Estado não deve a si próprio - ou estou a ver mal isto tudo?)

Acho que são novas OT's. Parece-me uma espécie de emissão para o retalho (está na moda) em que o "valor de subscrição" é denominado em OTs2013.

Registado: 25/5/2012 9:54

por Trisquel » 2/10/2012 16:52

Eu não entendo assim, o que entendo é que existe uma dilatação de prazo, mais 24 meses, com pagamento de juros e não devolução de capital! O que se faz na secretaria não sei mas o papel consente tudo.

Este é um primeiro sinal de "incumprimento".
Editado pela última vez por Trisquel em 2/10/2012 16:53, num total de 1 vez.
Cumpts.
Trisquel

por mais_um » 2/10/2012 16:50

VirtuaGod Escreveu:
Elias Escreveu:Isso quer dizer que o estado detém títulos da sua própria dívida?

Não deixa de ser interessante o ponto de vista. Mas isto não tem qualquer implicação de default?

Penso que não, temos feito leilões de recompra, netse caso em vez de pagarmos em cash, entregamos mais titulos de divida publica.

Assim faz sentido terem comprado OT2013 com YTM inferiores a 3%... :roll:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 2/10/2012 16:45

Mas a questão é esta: o Estado compra as OT 2013 e em troca vende OT 2015. Ora se estas OT 2015 estão na mão do estado não são dívida (o Estado não deve a si próprio - ou estou a ver mal isto tudo?)

por Trisquel » 2/10/2012 16:42

Portugal troca dívida amanhã para aliviar reembolso de 2013
02 Outubro 2012 | 15:46
Edgar Caetano - edgarcaetano@negocios.pt

O IGCP vai quarta-feira oferecer-se para trocar títulos que se vencem em Setembro de 2013 por novas obrigações do Tesouro com maturidade em Outubro de 2015. O objectivo é aliviar o peso do reembolso a fazer no próximo ano.
O IGCP vai quarta-feira oferecer-se para trocar títulos que se vencem em Setembro de 2013 por novas Obrigações do Tesouro com maturidade em Outubro de 2015. O objectivo é aliviar o peso do reembolso a fazer no próximo ano.

Segundo a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), os investidores detentores de obrigações da linha de Setembro de 2013 terão a oportunidade de as trocar por títulos respeitantes à linha que atinge a maturidade em Outubro de 2015.

Na prática, Portugal vai fazer um leilão de dívida de longo prazo, já que serão emitidos novos títulos a três anos. Neste caso, os investidores podem, se considerarem atractivo o preço a que são vendidos os novos títulos, entregar os títulos que se vencem em Setembro de 2013.

No fundo estão a assumir que não conseguem saldar as mesmas em 2013 e estão a fazer um roll over da mesma, em bom Português, "Empurrar o problema com a barriga"!!!! :oops: :oops:
Cumpts.
Trisquel

por VirtuaGod » 2/10/2012 16:30

Elias Escreveu:Isso quer dizer que o estado detém títulos da sua própria dívida?

Não deixa de ser interessante o ponto de vista. Mas isto não tem qualquer implicação de default?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Elias » 2/10/2012 16:28

A ver se eu percebo: O IGCP propõe-se liquidar antecipadamente uma parte das OT 2013 e em troca oferece OT2015. Isso quer dizer que o estado detém títulos da sua própria dívida?

por mais_um » 2/10/2012 16:18

O IGCP, E.P.E. vai realizar uma oferta de troca de Obrigações do Tesouro no dia 3 de outubro de 2012
O IGCP, E.P.E. vai realizar no próximo dia 3 de outubro pelas 10:30 horas uma oferta de troca nas seguintes Obrigações do Tesouro:

•IGCP, E.P.E. compra a OT 5,45 setembro 2013;

•IGCP, E.P.E. vende a OT 3,35 outubro 2015.
IGCP, E.P.E., 2 de outubro de 2012

http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1230

No mercado secundário, as OT2015 estão com uma YTM de 5% e as OT2013 estão com YTM de 3,2%.

https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes

por elitegroup » 2/10/2012 16:15

Estado vai tentar passar dívida pública de 2013 para 2015.

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx? ... 0000000011

Registado: 16/2/2006 12:01

por Koreano » 2/10/2012 9:06

Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu acabei agora de ver o Medina Carreira a falar... até fiquei com medo e com vontade de vender as minhas OT´s

Epá... e eu a pensar que tu já tinhas passado a fase de investir com base nas opiniões de comentadores-que-não-são-investidores... :-k

Tenham calma rapazes... 8-)

Eu também pensei em vender as minhas OTs no final de Agosto para as ir buscar após uma correcção da galopada que houve (agora olho para tras e teria rendido uns cobres), mas não nos podemos esquecer que o BCE tem o programa de compra de dívida activo e que a qualquer momento pode dar um "empurrão no comboio" que nos deixa no apeadeiro a vê-lo seguir o seu rumo sem nós.

Nervos de aço, dedos cruzados e fé no BCE (ou seja, sigam o manual do investidor da treta :P )

Registado: 25/5/2012 9:54

Medina Carreira.

por rg7803 » 2/10/2012 0:30

Gostei em particular desta parte, sobre a Grécia:

"É uma questão de tempo; mais dia menos dia temos os Coronéis...".

Continua com uma lucidez impressionante.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por mmper » 2/10/2012 0:21

Sr_SNiper Escreveu:Não confirmo, eu já comprei na GB 5K, nunca pedi menos que isso por isso não sei o valor mínimo, mas 6k não é, porque já comprei 5k

Pronto, retiro essa parte. (Epá, eu achava que tinhas sido tu a dizer-me isso dos 6k, Sniper. Tou a ficar senil!)

O Medina Carreira é o Chuck Norris da economia!!!

Registado: 15/4/2012 19:19

por LUISSM3 » 2/10/2012 0:10

Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu acabei agora de ver o Medina Carreira a falar... até fiquei com medo e com vontade de vender as minhas OT´s

Epá... e eu a pensar que tu já tinhas passado a fase de investir com base nas opiniões de comentadores-que-não-são-investidores... :-k

E eu que estou a pensar entrar nas de 2023... bem, tenho mesmo de ver o programa do Medina :mrgreen:

Mas agora só quando estiver disponível no site.

Já estou a imaginar o Medina prá Judite: " ...a menina ainda é nova, não cuide do seu dinheiro não, com esta confusão toda o dinheiro não chega até ao fim do ano. E em Janeiro de 2013 Espanha e Itália já estarão sobre programa de ajuda, o Hollande a mentir aos Franceses como vai fazendo o Rajoy agora e Portugal a ser perdoado de metade da dívida." :-k
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Sr_SNiper » 2/10/2012 0:00

mmper Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:mmper, habitualmente as obrigações são transaccionadas em fora de bolsa (o verdadeiro mercado das obrigações não é via bolsa). ALgumas emissões estão admitidas na euronext e são negociaveis aí. Tal como já mencionei várias vezes, o que acontece várias vezes é que as instituições compram lotes, guardam em carteira e depois revendem aos clientes em fora de bolsa (devo dizer-te que rara, rara, muito raramente compro em bolsa, habitualmente as obrigações têm muito menos liquidez e os preços são piores).

Claro está que se o preçário for diferente, podes reclamar mas nem é óbvio para mim que tenhas feito pior negócio. Provavelmente terias comprado mais caro em bolsa (não verifiquei). Essa situação deve ser esclarecida com o teu banco. Se vires que em bolsa havia liquidez e preço, se a tua ordem era para ser dada em bolsa, podes sempre reclamar a comissão que te foi cobrada. Fala com eles e esclarece.

Desculpem repescar isto. Só para dizer que não tenho do que reclamar, visto que me foi enviada uma simulação antes, onde constavam esses 100€.
Aliás com esta explicação da Pata, relativa à compra e venda em tranches, tudo faz sentido. Apesar de concordar plenamento com quem diz que foi moralmente errado eles cobrarem comissão para venderem as OTs deles qd havia em bolsa sem comissão.
Enfim, move on. Hoje tenho obrigações no BIG e no Invest. GB poderá ser o próximo passo, apesar de terem o problema do mínimo de 6k (confirmam?), que para pequenos investidores como eu é um handicap.
Mais uma vez desculpem voltar a isto e obrigado pelas opiniões (incluindo tu Virtua, cuja explosão ajudou a esclarecer isto :lol: )

Não confirmo, eu já comprei na GB 5K, nunca pedi menos que isso por isso não sei o valor mínimo, mas 6k não é, porque já comprei 5k
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Sr_SNiper » 1/10/2012 23:59

Elias Escreveu:

O Medina Carreira não é um comentador, é um vidente, ele prevê o futuro, ele visualiza e depois acontece tal e qual ele previu...

por mmper » 1/10/2012 23:50

Pata-Hari Escreveu:mmper, habitualmente as obrigações são transaccionadas em fora de bolsa (o verdadeiro mercado das obrigações não é via bolsa). ALgumas emissões estão admitidas na euronext e são negociaveis aí. Tal como já mencionei várias vezes, o que acontece várias vezes é que as instituições compram lotes, guardam em carteira e depois revendem aos clientes em fora de bolsa (devo dizer-te que rara, rara, muito raramente compro em bolsa, habitualmente as obrigações têm muito menos liquidez e os preços são piores).

Claro está que se o preçário for diferente, podes reclamar mas nem é óbvio para mim que tenhas feito pior negócio. Provavelmente terias comprado mais caro em bolsa (não verifiquei). Essa situação deve ser esclarecida com o teu banco. Se vires que em bolsa havia liquidez e preço, se a tua ordem era para ser dada em bolsa, podes sempre reclamar a comissão que te foi cobrada. Fala com eles e esclarece.

Desculpem repescar isto. Só para dizer que não tenho do que reclamar, visto que me foi enviada uma simulação antes, onde constavam esses 100€.
Aliás com esta explicação da Pata, relativa à compra e venda em tranches, tudo faz sentido. Apesar de concordar plenamento com quem diz que foi moralmente errado eles cobrarem comissão para venderem as OTs deles qd havia em bolsa sem comissão.
Enfim, move on. Hoje tenho obrigações no BIG e no Invest. GB poderá ser o próximo passo, apesar de terem o problema do mínimo de 6k (confirmam?), que para pequenos investidores como eu é um handicap.
Mais uma vez desculpem voltar a isto e obrigado pelas opiniões (incluindo tu Virtua, cuja explosão ajudou a esclarecer isto :lol: )

Registado: 15/4/2012 19:19

por Elias » 1/10/2012 23:11

por Sr_SNiper » 1/10/2012 23:10

Eu acabei agora de ver o Medina Carreira a falar... até fiquei com medo e com vontade de vender as minhas OT´s

por Elias » 1/10/2012 23:02

mais_um Escreveu:Passei a dar mais peso há analise fundamental do que há analise técnica.

Exacto. E olha que amanhã à mercado 8-)

por mais_um » 1/10/2012 23:01

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Até eu meti :lol:
Mas acreditas em haircut?

Existe essa possibilidade e para mim hoje estamos mais próximos desse cenário do que há 9 meses (não quer dizer que se concretize), apesar de há 9 meses as OT andavam a preços de saldo e hoje não.

Ou seja, a tua percepção de risco anda a contra-ciclo com a percepção dos mercados :lol:

Neste caso parece que sim!:lol:

Passei a dar mais peso há analise fundamental do que há analise técnica.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Pmart 1 e 140 visitantes