Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Figueiraa1 » 2/10/2012 18:13

V_Monteiro Escreveu:
Manequim Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:As acções a rateio representam portanto cerca de 3.06% do total (um valor muito próximo do do anterior aumento de capital por sinal).

Isso pode auxiliar-nos a chegar ao número de ações atribuídas a cada um dos acionistas que foi a rateio?

Podes exemplificar Marco?

Por exemplo, que tenha pedido 30 000, terá direito a quantas?

Obrigado

No âmbito de um aumento de capital, muitas vezes nem todos os direitos de subscrição são exercidos. Assim, sobre essas acções sobrantes existirá uma grande procura ( normalmente), pelo que será necessário proceder a um rateio dessa procura. Geralmente, esse rateio será proporcional à quantidade de direitos exercidos nessa mesma subscrição de capital (e não em relação à intenção de compra dessas acções sobrantes).

Significado de Rateio
s.m. Divisão ou distribuição proporcional.

30.000/4.6%=1.380

O Marco confirmará se está certo ou errado :lol:
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por V_Monteiro » 2/10/2012 18:00

Manequim Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:As acções a rateio representam portanto cerca de 3.06% do total (um valor muito próximo do do anterior aumento de capital por sinal).

Isso pode auxiliar-nos a chegar ao número de ações atribuídas a cada um dos acionistas que foi a rateio?

Obrigado

No âmbito de um aumento de capital, muitas vezes nem todos os direitos de subscrição são exercidos. Assim, sobre essas acções sobrantes existirá uma grande procura ( normalmente), pelo que será necessário proceder a um rateio dessa procura. Geralmente, esse rateio será proporcional à quantidade de direitos exercidos nessa mesma subscrição de capital (e não em relação à intenção de compra dessas acções sobrantes).

Significado de Rateio
s.m. Divisão ou distribuição proporcional.

Registado: 10/9/2012 22:22

Histórico de aumentos de capital anteriores

por V_Monteiro » 2/10/2012 17:55

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... pital.aspx

Quem tiver curiosidade, pode ver os aumentos e capital prévios do BCP, na página de cima.

"Aumentos de Capital"

por Zecatreca_1001 » 2/10/2012 17:53

PIKAS Escreveu:
zecatreca Escreveu:Tal como tinha referido à umas semanas atrás, mantenho a minha perspectiva sobre o BCP.

Cumprimentos

Zeca:

Já agora tenho curiosidade em saber como está este teu trade BCP:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#959805

Se puderes diz aí qualquer coisa.
Cumprimentos,

Respondi a essa pergunta na página 74 ou 75.
As páginas deste tópico passam muito rápido. :)

Registado: 29/11/2007 10:54

por Manequim » 2/10/2012 17:50

Obrigado
Recuperar

Registado: 11/1/2008 13:04

Proximos eventos da esfera BCP

por V_Monteiro » 2/10/2012 17:47

Próximos Eventos

3 Out /12 Aumento de Capital 2012 - Liquidação dos direitos exercidos
8 Out /12 Aumento de Capital 2012 - Início da negociação de novas ações
5 Nov /12 (17h) Conferência de Imprensa sobre os Resultados do 3º Trimestre de 2012
6 Nov /12 (15h) Conferência com Analistas e Investidores Institucionais sobre os Resultados do 3º Trimestre de 2012
8 Fev/13 (17:30h) Conferência de Imprensa sobre os Resultados do Ano de 2012
11 Fev/13 (15h) Conferência com Analistas e Investidores Institucionais sobre os Resultados do Ano de 2012

http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Instituc ... entos.aspx

por MarcoAntonio » 2/10/2012 17:37

As acções a rateio representam portanto cerca de 3.06% do total (um valor muito próximo do do anterior aumento de capital por sinal).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

CMVM

por V_Monteiro » 2/10/2012 17:35

"No exercício de direitos de subscrição foram objeto de subscrição proporcional 12.117.641.349 ações,
representativas de cerca de 96,94% do total de ações a emitir no âmbito da presente Oferta, tendo
ficado disponíveis para rateio 382.358.651 ações
. Os pedidos suplementares de ações sujeitos a rateio
totalizaram 8.281.476.975 ações
, excedendo cerca de 21,7 vezes a quantidade disponível para o efeito.
Deste modo, a procura total registada no presente aumento de capital representou cerca de 163,2% do
montante da Oferta."

"A liquidação financeira das ações subscritas no exercício dos direitos de subscrição deverá ocorrer a 3
de outubro de 2012 e a liquidação financeira das ações atribuídas em rateio deverá ocorrer a 4 de
outubro de 2012."

"o Millennium bcp requereu à Euronext Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados
Regulamentados, S.A., a admissão da totalidade das ações objeto do presente aumento de capital à
negociação no Mercado Regulamentado
Euronext Lisbon, prevendo-se que a mesma ocorra tão
brevemente quanto possível após o registo comercial do aumento de capital, nomeadamente no dia 8
de outubro de 2012 ou em data aproximada."

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd24921.pdf

por Renegade » 2/10/2012 17:33

Muito boa AT, cem pt.

Registado: 12/9/2011 14:15

Situação técnica do BCP

por Cem pt » 2/10/2012 17:23

O facto de ter aqui dito no forum que estava com posições longas neste papel fez com que recebesse várias MP pedindo para explicar a minha posição de compra e o que dizia o sistema de trading que uso a esse propósito.

Serei porventura suspeito de dar a minha opinião de AT sobre o BCP, podendo ser assim associado a parte interessada em pintar um cenário mais cor de rosa, pela simples razão deste título fazer parte da minha carteira no presente quer não só em quantidades algo moderadas de ações mas também por ter adquirido recentemente quantidades, essas sim, significativas de opções (warrants Call) que serão exercidas em dezembro deste ano.

Feito este "disclaimer" e voltando à vaca fria estou crente que o BCP deverá ser dos papéis com maior potencial de subida nos próximos meses se regressar aos lucros e devolver o valor dos cocos ao Estado nos próximos 3 anos, que aliás nem precisam de ser os 3.000 milhões € porque pelo caminho há sempre muitas renegociações e trocas de créditos de parte a parte.

A atual equipa de gestão que está agora à frente do Banco parece ser muito profissional, de fonte segura sei que se trata de pessoal altamente competente e de arregaçar as mangas até repor o pesado comboio nos carris e certamente poderá já em 2013 fazer com que o BCP volte à senda dos lucros, mas não queria especular por esse caminho porque já me estou a afastar da minha visão sobre a AT do Millennium.

Voltando à questão técnica, há que reconhecer que o BCP ainda não está em tendência ascendente. Então porque razão o comprei? A resposta está abaixo.

A razão prende-se com esta base lateral em que o BCP se encontra. Interrompe pelo menos um longo ciclo de quedas de alguns anos quase ininterruptas até aos níveis atuais. Esta lateralização mais prolongada pode ser associada a um bom sinal de compra uma vez que o mínimo da cotação coincide com divergências com quase todos os indicadores, ou seja, o papel quando caiu ultimamente fê-lo de forma muito mais suave e os indicadores tendenciais e estocásticos revelam as consequências deste novo comportamento, por isso estão a fazer mínimos cada vez mais elevados e a anteceder uma saudável próxima viragem ascendente.

Normalmente este cenário costuma preceder uma tendência ascendente estável e por isso trata-se de uma das minhas exceções integradas no sistema de trading, relacionadas com sinais de compra que antecedem a fase seguinte que costuma materializar o aparecimento da "uptrend".

Como além disso o índice nacional do PSI confirma tecnicamente um regresso às subidas, com um movimento que já tem uns meses sempre virado para cima, é muito provável que este underdog do BCP seja o próximo papel a confirmar um bom potencial de viragem para as subidas.

Evidentemente que nada é certo quando lidamos com a AT, por isso terei de estar atento se a estratégia correr mal e nesse caso é natural que tenha de sair novamente das posições longas algures entre os 0,048 aos 0,053 € (um nível próximo dos 0,075 € à cotação antes do aumento de capital) e assumir as perdas consequentes.

BN.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por jcms » 2/10/2012 17:21

Registado: 29/11/2007 4:08

ssd

por luislobs. » 2/10/2012 17:20

drupa Escreveu:Nas últimas duas semanas fiz a minha entrada em bolsa via BCP, iludido pelas subidas e descidas (mais pelas subidas!).
Na primeira experiência, comprei a 0.063 e 0.064. Em teoria estaria a ganhar umas coroas. Depois veio a notícia que iriam sair os resultados dos testes de stress espanhol e comecei a ver as acções a descer. Embalado, vendi a 0062.
Na segunda, ontem, embalado pela subida e pela notícia da entrada do tal grande parceiro e do sucesso da AC, comprei quando elas já estavam no alto, a 0.068, e depois hoje, com o rescaldo e o esclarecimento das miragens, e com a perspectiva de que uma parte da metade dos que suportaram a AC se ponham a vender logo depois de dia 8, preferi pagar a minha paz. Vendi a 0066
Nestas duas operações perdi quase 6% do capital inicial. Ambas na perspectiva de ser preferível perder alguma coisa do que muito, sobretudo porque sempre tive no horizonte o medo de que no dia 8 pode vir tudo por aí abaixo.
Sei que não se deve entrar quando está muito alto, nem tão pouco vender a correr no primeiro sinal de descida, mas nas actuais circunstâncias acho que, mais do que triste por perder 6% fico aliviado por não poder vir a perder mais.

Com esse stress todo nao é facil, Bcp será um investimento de medio-longo prazo, até passar esta tempestado nos Bancos, Portugal, Espanha, Grecia isto é uma roleta russa.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por artista_ » 2/10/2012 17:15

drupa Escreveu:Nas últimas duas semanas fiz a minha entrada em bolsa via BCP, iludido pelas subidas e descidas (mais pelas subidas!).
Na primeira experiência, comprei a 0.063 e 0.064. Em teoria estaria a ganhar umas coroas. Depois veio a notícia que iriam sair os resultados dos testes de stress espanhol e comecei a ver as acções a descer. Embalado, vendi a 0062.
Na segunda, ontem, embalado pela subida e pela notícia da entrada do tal grande parceiro e do sucesso da AC, comprei quando elas já estavam no alto, a 0.068, e depois hoje, com o rescaldo e o esclarecimento das miragens, e com a perspectiva de que uma parte da metade dos que suportaram a AC se ponham a vender logo depois de dia 8, preferi pagar a minha paz. Vendi a 0.066.
Nestas duas operações perdi quase 6% do capital inicial. Ambas na perspectiva de ser preferível perder alguma coisa do que muito, sobretudo porque sempre tive no horizonte o medo de que no dia 8 pode vir tudo por aí abaixo.
Sei que não se deve entrar quando está muito alto, nem tão pouco vender a correr no primeiro sinal de descida, mas nas actuais circunstâncias acho que, mais do que triste por perder 6% fico aliviado por não poder vir a perder mais.

Um dos aspetos mais importantes para quem investe nos mercados é o controle emocional. Para o conseguir controlar não conheço uma forma melhor do que ter muito bem definida a nossa estratégia de trading. Para a definir temos de ter algumas ferramentas, no meu caso usa a Análise técnica! Deixo-te aqui um texto que já escrevi há alguns anos, pode ser que ajude!

http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2008/01 ... a-e-o.html

EDIT: Mesmo tendo consciência destas coisas, mesmo tendo bastante bem definido o que devo fazer nos mercados, mesmo tendo já mais de 10 anos de experiência disto, ainda há pouco tempo cometi alguns erros do género dos que referiste, na Sonae... digo isto para perceberes se até alguém com relativa experiência e algum estudo disto, está sujeito a cometer erros, imagina quem não tem nada disto! (não estou a dizer que é o teu caso, não o conheço, mas será certamente o de muitos)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

df

por luislobs. » 2/10/2012 17:14

Nao percebo de onde vem tanto medo do dia 8, quem quis ir ao AC para medio longo prazo nao vende.

Quem queria vender simplesmente nao teria beneficios em ir ao AC, vendia direitos ou acçoes nao esperava 2 semanas para zero lucro ou prejuizo.

Reparem o Bcp tem feito o contrario do que acontecia ja a 2-3 anos, sobe 5-7% uns dias e depois cai cerca de metade para mais valias, ou seja o fundo pode ter sido formado ali os 006.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por bioearth » 2/10/2012 16:34

Nas últimas duas semanas fiz a minha entrada em bolsa via BCP, iludido pelas subidas e descidas (mais pelas subidas!).
Na segunda, ontem, embalado pela subida e pela notícia da entrada do tal grande parceiro e do sucesso da AC, comprei quando elas já estavam no alto, a 0.068, e depois hoje, com o rescaldo e o esclarecimento das miragens, e com a perspectiva de que uma parte da metade dos que suportaram a AC se ponham a vender logo depois de dia 8, preferi pagar a minha paz. Vendi a 0.066.

Registado: 16/9/2012 23:57

por Haruki2 » 2/10/2012 16:08

Zecatreca:

olha que no gráfico que apresentas em que tens a cotação e o MACD ainda não tens uma divergência entre os 2...

O MACD continua a subir mas pode fazer um ponto futuro mais baixo ainda e assim não há divergência. Basta que curve mais do que desejas quando começar a descer.

Registado: 13/8/2012 14:37

por PIKAS » 2/10/2012 15:35

zecatreca Escreveu:Tal como tinha referido à umas semanas atrás, mantenho a minha perspectiva sobre o BCP.

Cumprimentos

Zeca:

Já agora tenho curiosidade em saber como está este teu trade BCP:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ht=#959805

Se puderes diz aí qualquer coisa.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

Re: BCP - AC

por artista_ » 2/10/2012 15:28

"operação que terá deixado praticamente sem efeito a predisposição de alguns accionistas de referência de reforçarem posições. A Sonangol deverá ter ficado com cerca de 11% e o Sabadell com cerca de 4%. Também a EDP e Joe Berardo deverão ter mantido as suas posições. A Teixeira Duarte comprou direitos para adquirir mais títulos, o que a colocará com quase 6%. E a Caixa Geral de Depósitos deverá reduzir exposição de 3% para cerca de 1%."

A Teixeira Duarte continua a "baixar o preço médio"! Algum dia acertarão e recuperarão alguma coisa... se ainda não tiverem falido no entretanto! :roll: :roll:

Al
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por jcmagalhaes1 » 2/10/2012 15:22

O balde de água fria da ausência de novo accionista deu cabo do balão de oxigénio que se esperava.
Só assim se percebe o dia de hoje.
O banco ganhou dinheiro mas quem pensava que a curto prazo pudesse fazer umas mais valias terá apanhado um murro no estômago, acho eu. Eu senti aqui de lado...
Se assim for, é ver o título a cair para o valor dos 4 cêntimos, penso eu.
Acho que hoje a grande maioria ficou com um aí jesus na boca. Só se agora o milagre do pedido de Espanha ao FMI venha a alimentar algumas subidas, mas com o lançamento das restantes acções no dia 8, só daqui a uns bons tempos teremos o título uns bons cêntimos acima.

Registado: 11/9/2012 11:27

BCP - AT

por pepe7 » 2/10/2012 14:11

Cumprimentos

Olá zecatreca,
Grato pela AT actual e mantida!
Abraço

Registado: 29/4/2010 22:36

Re: BCP

por Zecatreca_1001 » 2/10/2012 13:42

antmansous Escreveu:
Caro tiagomeneses,
perder 50% so vender, a liçâo principal, é que nâo se vende a esse préço.
investir em bolsa minimo 5 anos.
BN para o futuro

5 anos... quando entras com uma posição e continuas sucessivamente positivo ano após ano!
De certeza que eu não colocava o meu capital em ações num banco Português, NESSE espaço temporal.

Se ainda falasses de uma SONAE... :roll:

Registado: 29/11/2007 10:54

Re: BCP - AC

por artista1939 » 2/10/2012 13:39

pepe7 Escreveu:"operação que terá deixado praticamente sem efeito a predisposição de alguns accionistas de referência de reforçarem posições. A Sonangol deverá ter ficado com cerca de 11% e o Sabadell com cerca de 4%. Também a EDP e Joe Berardo deverão ter mantido as suas posições. A Teixeira Duarte comprou direitos para adquirir mais títulos, o que a colocará com quase 6%. E a Caixa Geral de Depósitos deverá reduzir exposição de 3% para cerca de 1%."

Boas,
Acima diz que deixou praticamente sem efeito alguns accionista de referencia de reforçar posições!!! Mas tenho pequena ideia que esse tb era um objectivo destes aumento de capital, certo?!
E o Joe Berardo tb deverá ter mantido as suas posições...Como terá feito?! Então ele não tinha pedido crédito à CGD para comprar acções do BCP sem qualquer tipo de garantias, certo?!
Bem vamos aguardar pelo "Novo accionista europeu deverá entrar no BCP "a prazo" e " Vamos ter dois anos muito difíceis: 2012 e 2013 vão ser particularmente exigentes para este banco e os resultados vão ser os que vão ter de ser, mas vamos criar as condições para que o banco reembolse os CoCos e saia reforçado desta crise, mais próximo dos clientes."
Cumprimentos

O Joseph vendeu a posição que detinha na SOGRAPE mesmo antes do dia 28 de Setembro. Consta-se que o fez para manter a sua posição no BCP.
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.

"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh

* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com

Registado: 15/12/2009 12:54

por rodrigo2002 » 2/10/2012 13:26

Caro tiagomeneses,
BN para o futuro[/quote]

Sem ofensa antmansous, mas no meu caso ainda bem que me curei dessa dos 5 anos, se não neste momento estava sem capital.
O mais importante é preservar o capital.
Um abraço,

Registado: 1/2/2011 13:17

por crusas » 2/10/2012 13:17

antmansous Escreveu:Em relação ao BCP, só invisto quando ver resultados e sinais positivos do próprio...! Devo admitir que este ano perdi 50% do meu capital com o BCP, compra a 0.20 venda a 0.10, um grande erro que serviu como lição nos meus investimentos em bolsa. Agora vou recuperando aos poucos, com precaução, o capital perdido. Vou apredendo com os erros, e este foi o que deu mais prejuizo.

Caro tiagomeneses,
BN para o futuro

Credo! Se o moço as tivesse comprado há 5 anos estava bem tramado. Acho que a lição principal é a de colocar sempre um stop e assumir, caso tenha que ser, uma perda minima em vez de perdas como esta.

Registado: 29/11/2007 2:46

BCP

por antmansous » 2/10/2012 13:09

Em relação ao BCP, só invisto quando ver resultados e sinais positivos do próprio...! Devo admitir que este ano perdi 50% do meu capital com o BCP, compra a 0.20 venda a 0.10, um grande erro que serviu como lição nos meus investimentos em bolsa. Agora vou recuperando aos poucos, com precaução, o capital perdido. Vou apredendo com os erros, e este foi o que deu mais prejuizo.

Caro tiagomeneses,
BN para o futuro

Registado: 23/11/2011 10:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 144 visitantes