Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 1/10/2012 22:58

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Até eu meti :lol:
Mas acreditas em haircut?

Existe essa possibilidade e para mim hoje estamos mais próximos desse cenário do que há 9 meses (não quer dizer que se concretize), apesar de há 9 meses as OT andavam a preços de saldo e hoje não.

Ou seja, a tua percepção de risco anda a contra-ciclo com a percepção dos mercados :lol:

Isto já parece o forum do econômico que só falta bater e chamar de otário quem tem entrado longo nas OT´s
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Elias » 1/10/2012 22:51

mais_um Escreveu:

Existe essa possibilidade e para mim hoje estamos mais próximos desse cenário do que há 9 meses (não quer dizer que se concretize), apesar de há 9 meses as OT andavam a preços de saldo e hoje não.

Ou seja, a tua percepção de risco anda a contra-ciclo com a percepção dos mercados :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 1/10/2012 22:40

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Sr_SNiper » 1/10/2012 22:36

Até eu meti :lol:

por mais_um » 1/10/2012 22:28

Sr_SNiper Escreveu:50%... tiveste tomates na altura que as compras-te...
Excelente compra.
Acreditas em haircu nas OT´s num futuro de médio prazo ?

:lol: :lol:

Não tem a ver com masculinidade, tem a ver com percepção de risco. Se fosse hoje que estivesse na mesma situação não tinha entrado. A minha percepção do risco do país aumentou substancialmente.

A nossa (país) margem de manobra reduziu-se bastante, apesar de dizerem que sou do PS, acreditei na receita deste governo, nas capacidades técnicas do Gasparzinho e na firmeza do Coelho e como costumo dizer, não foi só 31 de boca, meti dinheiro nisso.

A execução orçamental deste ano e a história da TSU deixaram-me apreensivo em relação ao futuro, vou começar a estudar cenários para um haircut e/ou saída do €. Em meados de 2013 já teremos dados mais concretos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 1/10/2012 22:23

Elias Escreveu:
As taxas dos DP estão a cair tipo facas. Onde há menos de um ano pagavam 6% a três meses, agora oferecem 3%.

Correcto, a 30 dias ainda é menos, mas prefiro assim, tenho em aberto todas as possibilidades, não estou limitado.

Elias Escreveu:porque dizes isso?
Tenho noção que em Lisboa a liquidez é reduzida mas as OT também são negociadas lá fora, ou não?

São, mas globalmente os volumes são reduzidos, podem ser manipulados, não quer dizer que sejam, mas facilmente conseguem.

por Elias » 1/10/2012 22:03

apagado (post repetido)
Editado pela última vez por Elias em 1/10/2012 22:04, num total de 1 vez.

por Elias » 1/10/2012 22:03

mais_um Escreveu:Os fundos que tenho disponíveis da venda das OT2013 estão em DP a 30 dias.

As taxas dos DP estão a cair tipo facas. Onde há menos de um ano pagavam 6% a três meses, agora oferecem 3%.

mais_um Escreveu:Globalmente não sei, as nossas OT são facilmente manipuláveis.

porque dizes isso?
Tenho noção que em Lisboa a liquidez é reduzida mas as OT também são negociadas lá fora, ou não?

por Sr_SNiper » 1/10/2012 21:58

50%... tiveste tomates na altura que as compras-te...
Excelente compra.
Acreditas em haircu nas OT´s num futuro de médio prazo ?

por mais_um » 1/10/2012 21:56

luissm Escreveu:
mais_um Escreveu:Eu estou à espera do OE para tomar decisões, até lá DP a 30 dias....

Achas que o OE pode provocar movimentos significativos nas OT's?

Pode provocar uma alteração significativa na minha percepção do risco/rentabilidade versus a minha realidade profissional/situação financeira.

Ainda tenho em carteira OT2017, com 50% de mais valias e estou à espera do OE para decidir se continuo ou não com elas. Os fundos que tenho disponíveis da venda das OT2013 estão em DP a 30 dias.

Globalmente não sei, as nossas OT são facilmente manipuláveis.

por Elias » 1/10/2012 21:54

Sr_SNiper Escreveu:Prefiro jogar no vermelho que dá 100% em segundos...

Também pode dar -100

por Sr_SNiper » 1/10/2012 21:50

Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Elias Escreveu:Podes sempre comprar as do FCP 8% 8-)

Não me parece que tenham liquidez suficiente para o meu capital 8-) . Deve ter uma liquidez muito fraquinha e um bid ask muito distante

É um facto.

Mas lá que são 8%...

É 8% se as comprares ao par :P

bem, as do sportem pagam mais de 9% e estão ao par :P

Prefiro jogar no vermelho que dá 100% em segundos...

por Elias » 1/10/2012 21:47

Sr_SNiper Escreveu:
Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:

Não me parece que tenham liquidez suficiente para o meu capital 8-) . Deve ter uma liquidez muito fraquinha e um bid ask muito distante

É um facto.

Mas lá que são 8%...

bem, as do sportem pagam mais de 9% e estão ao par :P

por LUISSM3 » 1/10/2012 21:46

mais_um Escreveu:Eu estou à espera do OE para tomar decisões, até lá DP a 30 dias....

Achas que o OE pode provocar movimentos significativos nas OT's?
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Sr_SNiper » 1/10/2012 21:44

Elias Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:

É um facto.

Mas lá que são 8%...

por Elias » 1/10/2012 21:40

Sr_SNiper Escreveu:

É um facto.

Mas lá que são 8%...

por mais_um » 1/10/2012 21:40

Eu estou à espera do OE para tomar decisões, até lá DP a 30 dias....

por Sr_SNiper » 1/10/2012 21:38

por Elias » 1/10/2012 21:34

Podes sempre comprar as do FCP 8% 8-)

por Elias » 1/10/2012 21:28

És capaz de ter razão porque no histórico negociado aparece sempre múltiplos de 50k

por Sr_SNiper » 1/10/2012 21:23

Acho que essas são 50K...

por Elias » 1/10/2012 21:17

Sr_SNiper Escreveu:Gráfico das OT´s de 2037... comprei na muche... mesmo mesmo no pico dos 60,xx :P

Alguém sabe de empresas públicas que tenham Obrigações com valores nominais inferiores a 50k? (Além da parpública)

refer?

por Sr_SNiper » 1/10/2012 21:14

Gráfico das OT´s de 2037... comprei na muche... mesmo mesmo no pico dos 60,xx :P

Alguém sabe de empresas públicas que tenham Obrigações com valores nominais inferiores a 50k? (Além da parpública)
Anexos
OT´s37.jpg
OT´s37.jpg (26.65 KiB) Visualizado 6107 vezes

por Eldred » 1/10/2012 19:00

Minsk Escreveu:
mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Isto não é totalmente verdade quando as Obrigações são emitidas fora de Portugal. Por exemplo as obrigações da Parpublica de 2014,XS0202475173.

Quando compras obrigações emitadas fora de Portugal, pagas os juros corridos iliquidos e depois recebes os juros já sem o IRS. Estas obrigações devem ser adquiridas o mais proximo possivel(após) da data de pagamento de juros.

O que estás a dizer é que nesse caso pagas tu o IRS do vendedor?

Mas isto é confuso: se tu venderes as obrigações a um terceiro, tu vais receber o líquido e ele vai pagar o bruto, então nesse caso o Estado recebe IRS a dobrar???

No BIG é assim, presumo que seja igual nos restantes operadores.

Nas obrigações em que o emitente não seja português o investidor paga, aquando da compra, o valor bruto dos juros corridos. No entanto, quando recebe o cupão será sujeito à retenção na fonte, em sede de IRS, da taxa em vigor.

Esta questão fiscal, que apenas se coloca para o 1º cupão após a compra, faz com que o Banco BiG opte, nas obrigações emitidas por não residentes, por disponibilizar para venda preferencialmente obrigações cujo cupão tenha sido pago recentemente para que este efeito seja atenuado.

No caso de obrigações cujo emitente seja nacional, esta questão fiscal não se coloca uma vez que o investidor apenas paga o juro corrido líquido aquando da compra da obrigação.

https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes#

Parece-me que isso é política do banco, neste caso o BIG e não regra geral. Comprei há cerca de 3 semanas as ESF 2019 (emitidas no Luxemburgo) através do Banco Invest e paguei o juro corrido líquido. No entanto recebi MP de um utilizador do fórumfinanças que estava a pensar comprar as mesmas pelo BIG com a tal informação de ter que pagar o juro bruto corrido e ainda por cima lhe deduzirem o IRS no vencimento do cupão.
Tendo em conta esta discrepância só me ocorre uma conclusão:

O BIG mete o IRS corrido ao bolso.

Á partida não podes dizer se vais pagar os juros corridos líquidos ou brutos, depende entre quem é feita a transacação.
Se a transacção se der entre dois portugueses ambos sujeitos a IRS com bacos portugueses que fazem logo os descontos só pagas o juro líquido.
Se a compra for feita a um estrangeiro que não tem de pagar IRS em Portugal ele vai ter de receber o juro total (e depois fazer o pagamento respectivo no país dele) e logo tens de pagar o juro bruto.
Neste último caso se passado algum tempo venderes as obrigações (ou na data do cupão), o teu banco deve te creditar os juros liquidos, mais 25% (ou a taxa que estiver em vigor) do juros brutos corridos que pagaste ao estrangeiro.
Nestas situações tens de estar atento pq se não for assim, ou o banco por incompetência está a dar o teu dinheiro ao fisco ou por desonestidade está a ficar com dinheiro que era teu. Quer seja incompetência quer seja desonestidade nesse caso o melhor é procurar outro banco.

Registado: 19/2/2012 18:38

por Koreano » 1/10/2012 18:20

Minsk Escreveu:Tendo em conta esta discrepância só me ocorre uma conclusão:

O BIG mete o IRS corrido ao bolso.

Tenho sérias dúvidas de que tal seja o caso.
Mas não meto as mãos no fogo por banco nenhum... :mrgreen:

Algum fiscalista que queira dar um parecer sólido?

Registado: 25/5/2012 9:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7 e 135 visitantes