Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - À margem da AT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

EDP- update

por JAS » 13/1/2004 20:55

Em 17 de Dezembro de 2003 a notícia era esta:

A falta de um acordo entre a italiana ENI e o Estado português na Galp Energia é uma má noticia para a Electricidade de Portugal, que poderá ser obrigada a um maior investimento financeiro, no curto prazo, para adquirir uma posição de 50% na empresa de gás natural da Galp, segundo os analistas.

Ontem, a Assembleia Geral da Galp Energia aprovou mandatar o conselho de administração da empresa a «tentar um esforço transaccional até o próximo dia 31 de Janeiro» para um acordo entre a ENI e o Estado português sobre a parceria estratégica entre as duas partes. Caso não se chegue a acordo foi deliberado avançar para um tribunal arbitral, em Paris.

O BPI e a ESR têm preços alvos de 2,60 euros e 2,43 euros, respectivamente, para as acções da EDP, que hoje seguiam a descer 0,96% para os 2,06 euros.

Um mês depois o cenário mantém-se e continua tudo pendente de haver acordo ou não.
A data de 31 de Janeiro aproxima-se e o mercado parece que não está a gostar de não ver fumo branco nestas negociações.

No mês que passou a EDP ainda foi a 2,13 mas nos últimos dias a cotação tem descido e com o fecho de hoje a 2,07 voltou estar ao nível de há 1 mês.

A sua avaliação agora parece simples pois bastará estar atento a qualquer movimento brusco que venha a fazer por acção dos insiders.

Uma subida dará sinal de entrada longo, uma descida dará sinal de entrada curto.

Para qualquer dos lados a amplitude poderá ser interessante...
Mas será maior se for em subida.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Re: Explicação Trading

por JAS » 18/12/2003 10:42

Ovos Moles Escreveu:Agora não se esqueçam que o primeiro vendedor está a comprar nestes niveis com uma valia significativa pois foram alguns milhoes.

Admito que possas ter informações sobre o assunto e que possas saber que isso corresponde à realidade.
Mas, pela simples observação do mercado, nós não podemos ter a certeza disso...
Podemos presumir que ele fez uma mais-valia mas nada nos garante que volte a comprar o mesmo papel.

JAS

Explicação Trading

por Ovos Moles » 18/12/2003 10:01

O problema deste mercado é que 4M€ é considerado dinheiro. O que se passa é que houve um grande comprador a entrar antes da Assembleia na expectativa da EDP fazer o movimento até aos 2.14/2.2 com movimento de trade, pois se repararem nos movimentos efectuados, a compra foi sempre efectuada com reforço comprador tick a tick. No entanto, alguem no mercado apercebeu-se da situação e apartir dos 2.08/2.09 começou a despejar papel. Como o primeiro comprador começou a ver a sua posição de trade a correr mal, tem obrigatoriamente de fechar o papel, mesmo que implique estar a vende-lo a 2.05/2.04. Agora não se esqueçam que o primeiro vendedor está a comprar nestes niveis com uma valia significativa pois foram alguns milhoes.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

re

por JAS » 18/12/2003 9:52

O amigo Jaor não conhece o sistema de vendas a prestações?
É muito utilizado para não espantar a caça.

JAS

Re: EDP

por JAOR » 18/12/2003 2:13

JAS Escreveu:2,04 250000 16:33:47
2,04 250000 16:33:34
2,04 100000 16:33:20

Com esta diferença de 13/14 segundos não sei se corresponde a uma venda de 600.000 ou se são 3 ordens separadas.
De qualquer das formas há também tubarões a sair.
Durante o dia vi algumas sequências que mostravam 1 venda grande=muitas compras pequenas.

JAS

Jas eu tenho,em carteira, mais de um terço dessa 3 ordem...serei um filhote de tubarão....??? :mrgreen: :mrgreen:

Chamar tubarão a quem despeja 250k..100k de EDP's é tubarão???...não creio ..mau amigo...

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por zé povinho » 18/12/2003 1:18

não quero dar a ideiade ser mais esperto, nem pouco mais ou menos.

mas o comportamento da EDP logo que se soube do adiamento e provável conflito a doromor em tribunal internacional entre a Galp e a ENI, não podia ser outro

vamos ver se não estarein certo ao pensar que ainda vem mais abaixo.

até onde? isso é mais dificil, eu estou pronto a re-entrar quando me parecer a altura boa, amanhã? para a semana???

Registado: 4/11/2002 23:38

EDP

por JAS » 17/12/2003 23:04

Cabide,
Pensando bem tens razão numa coisa... As grandes ordens de compra existiam no sistema o que mostra que há tubarões a comprar.
As ordens de venda, a que eu liguei mais, é que foram introduzidas após as 16,30.

2,04 250000 16:33:47
2,04 250000 16:33:34
2,04 100000 16:33:20

Com esta diferença de 13/14 segundos não sei se corresponde a uma venda de 600.000 ou se são 3 ordens separadas.
De qualquer das formas há também tubarões a sair.
Durante o dia vi algumas sequências que mostravam 1 venda grande=muitas compras pequenas.

JAS

Pois bem,JAS

por Cabide » 17/12/2003 20:37

Se estavam préviamente na compra a 2,04,uma tão grande quantidade, não te parece sinal de ser um grande a comprar?Devem ter activado mais uns stops como têm feito ultimamente.Ontem acredito que tenham entrado muitos pequenos,mas hoje era dia destes sairem, é só verificar aí pelos fóruns. Até acredito que venham para mais baixo, mas o sinal é mais,e o fim de ano vai ser forte.

É uma acção que anda a dar sinal nas ATs há bastante tempo sem a cotação subir, ou melhor, vai subindo devagarinho, isso demonstra o interresse de compra de grandes investidores,porque de outro modo aproveitavam e.... parecia a J.Martins, Pad, Sonae.....
Cabide

Re: Ó Zé!?

por JAS » 17/12/2003 19:05

Cabide Escreveu:Esses 2 milhões não foram compradas pelo mesmo que as colocou à venda?

Eles estavam previamente na compra... O contrário, que dá no mesmo, poderia ser verdade.
No entanto parece ser uma quantidade grande demais para se tratar de um simples divertimento.
(Convém não esquecer que isso representa 4 milhões de euros)
Cabide Escreveu:É uma acção em que quem compra hoje não a vende amanhã, são investimentos de longo prazo e o interesse é comprar mais barato.

As 2 frases parecem-me incompatíveis.
Ou será que pretendes dizer que "quem compra hoje não a vende amanhã" porque já vendeu hoje?

Mesmo não gostando muito da EDP não tenho qualquer interesse directo em que caia ou que suba.
Acho que cada um deve procurar justificar as suas opções e até estou de acordo contigo que é uma boa acção para ter no longo prazo.

Mas neste tópico andávamos a discutir o curto prazo, ou mesmo o curtíssimo prazo, e para esse período não me está a parecer que seja uma boa opção.

JAS

Ó Zé!?

por Cabide » 17/12/2003 18:31

Esses 2 milhões não foram compradas pelo mesmo que as colocou à venda?O importante é saber quem foi o comprador e o vendedor

Na EDP não se ganha como na PAD, Semapa....etc. É uma acção em que quem compra hoje não a vende amanhã, são investimentos de longo prazo e o interesse é comprar mais barato.

Eu vi esses mesmos movimentos quando ela andava a 1,5. Ninguém pense que enche a mala comprando e vendendo EDP de um dia para o outro.É contra natura essa oferta
Cabide

por zé povinho » 17/12/2003 18:18

depois do fecho oficial, foram feitas ,ais de 2 miljões a 2,04

cada um que pense como entender

EDP

por JAS » 17/12/2003 18:17

Para já e por hoje os 2,04 aguentaram o título.

As transacões realizadas no período de 10 minutos após o fecho (no qual só pode haver transações ao preço de fecho) não são nada tranquilizadoras.
Neste caso o 2,04 estava do lado da compra pelo que a leitura é que houve fortes cedências com despejo de cerca de 600k.

Dá-me ideia que o mercado está a reagir à notícia pior do que o previsto.
Eu diria exageradamente até.

Mas se andamos cá para aproveitar oportunidades há que estar atento.
Se amanhã se confirmar um acentuar da descida podem-se gerar oportunidades de entrada.

JAS

por zé povinho » 17/12/2003 16:34

a quem as comprar nesta altura, desejo a menlhor sorte do mundo.

mas não brinquem com as opções dos outros.

a mim só me faz falta o que é meu, cada um que ganhe o seu.

EDP

por JAS » 17/12/2003 16:30

Como estou de fora limito-me a ler as notícias.
Que cada um tire as conclusões que entender.

Os analistas do BPI afirmam que estas «são más notícias para a EDP [EDP], pois aumentam os riscos de implementação do processo de controlo da Gás de Portugal», a empresa de gás natural da Galp Energia.

A ESR afirma que esta solução pode implicar, no curto prazo, um investimento e esforço financeiro superior ao previsto para a EDP, para adquirir a posição de 50% no negócio de gás da Galp.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a venda, por parte do Estado, de 18,3% do capital da Galp Energia à Rede Eléctrica Nacional (REN), no âmbito da terceira fase de privatização da companhia que vai decorrer até ao final do ano. A ENI continua a poder exercer a «call option» sobre a Galp.

JAS

por alex01 » 17/12/2003 15:35

Sinceramente achava que hoje a EDP ia por aí abaixo, depois da (in)decisão da reunião de ontem. Pra já esta a se aguentar muito bem no 2,06/2,05 (valor no qual há muitos compradores).

Continuo longo, embora já com pouca paciencia.
Alex

Registado: 31/7/2003 17:41

EDP2004

por Ovos Moles » 17/12/2003 15:18

Vocês não podem desprezar o valor que vai incorporar na EDP o negócio do gás. Lembrem-se do jogo do monopólio, no tabuleiro tens sempre a casa da electricidade, do gás e da água. Quem lá calha paga, quem não tem para pagar, hipoteca ou fecha a conta. Melhor é impossível, por isso deixo este titulo como uma das minhas apostas de acções portuguesas para 2004. Agora falarem que estão à espera do suporte dos 2.03, 2.00 ou 1.97, são peanuts, relativamente ao valor extrapolado desta empresa ao fundirmos os dois negócios. Já me esquecia, o aumento do target da EDP pela Morgan Stanley de 2.4 para 2.6 ainda não teve o movimento de repercussão no titulo.
Isto é a minha modesta opinião.
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."

Registado: 5/11/2002 11:12

EDP

por AJBG » 17/12/2003 15:16

Os amigos forenses são engraçados, só porque ontem venderam querem que ela desça para voltarem a apanhar. Só que isso nem sempre acontece, ainda para mais num título como a EDP (a meu ver dos mais seguros para ter em carteira neste momento) e em que as notícias são simplesmente inconclusivas (quem nos diz que o acordo não está feito e isto não é mais uma manobra)?
AJBG

por Patrícia M. » 17/12/2003 14:52

Acho chato o nosso mercado por isto. Noutro mercado as notícias têm impacto e mexem com as cotações de uma forma relevante. Aqui elas saem e quase nada acontece...
Jinhos
Tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

por Pata-Hari » 17/12/2003 12:56

Ruy, pensei que ontem tinhamos combinado que nos deixariamos de mil e um nicks e que agora serias (mais a prima e o tio) Deus, ou Zeus, ou lá o que era. Estás recordado?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por RUY » 17/12/2003 12:51

sim com o prolongar da situação, será evidente que muitos não quererão ter € em banho-maria, pelo que devem vender e penso que o teste aos 2,02 será a curto prazo, se quebrar espero que 1,97 aguente.
CRISE, poe-se traço no s e fica CRI$E, logo = CRIE $

Registado: 26/4/2003 11:31

por zé povinho » 17/12/2003 11:55

também farei o mesmo, só pensarei em nova entrada se ela vier perto dos 2,00

EDP

por JAS » 17/12/2003 11:52

Dá-me ideia que o 2,04/2,05 vão resistir.
É uma mera observação dos cofres actuais.

Se assim fôr acho que a EDP se aguentou muito bem ao impacto da notícia e que pode prosseguir no habitual "banho maria" de pouca oscilação nos tempos mais próximos.

Com uma correcção tão pequena ficarei de fora.

JAS

por Visitante » 17/12/2003 9:57

também concordo com retração, parece-me que mais viavel será testar outra vez o suporte 2,02 2,03.
e com este impasse ponho no ar os 1,97-1,98. espero que por aqui fique. nada bom para investidor as "luzes de natal"
Visitante

por zé povinho » 17/12/2003 9:30

acho que esse cenário está bem montado, e parece-me muitio provável

eu aproveitei a subida para vender o que tinha a 2,09, e sinceramente espero uma retração, pois vamos ter mais de 1 mês para que novas soluções sejam apresentadas.

EDP - À margem da AT

por JAS » 17/12/2003 4:05

Toda a gente sabe que a EDP não é dos meus títulos preferidos por ser pouco especulativa e ter oscilações reduzidas.
Estou fora da EDP mas tenho acompanhado esta novela pelo que talvez consiga ser objectivo na análise dos parâmetros exteriores à AT que, na minha opinião, vão influenciar a cotação no curto-prazo.

1. A subida de hoje
Fui olhando para a EDP ao longo do dia e fui observando o elevado volume. Tanto apareceram grandes compras como grandes descargas. Fiquei com a ideia que ainda havia muita indecisão no ar.
Quando pouco depois do meio-dia limparam o 2,07 convenci-me que haveria acordo com a ENI.
Quando, pouco depois das 14h, limparam o 2,08 convenci-me que teriam chegado a acordo.
A cotação foi subindo e chegou ao 2,10, já depois das 16h, mas caíu para o 2,08 antes do fecho.

2. As recomendações de compra
Hoje saíram várias e importantes. A primeira reacção dos investidores é comprar. Mais tarde leêm com mais atenção e descobrem por lá que aquilo é válido "se houver acordo" e que:
Falta de acordo pode levar a gasto de 650 milhões para EDP

3. A AG de hoje
A ENI votou contra e a situação está completamente bloqueada.
Tudo ficou novamente adiado e, se não se entenderem a bem, existirá recurso para um Tribunal Arbitral.
Nesse caso, na melhor da melhor das hipóteses, talvez esteja resolvido lá para depois da Páscoa do ano que vem...

4. Expectativas no Curto-Prazo
Se hoje compraram porque o "acordo estava eminente" é expectavel que amanhã haja vendas porque "não houve".
Em consequência não me parece que o 2,08 se aguente e deverá ocorrer uma retracção.

Se virá ligeiramente abaixo ou muito mais baixo depende das informações que possa haver sobre as possibilidades de acordo. Mas aqui não sei de nada e só posso apontar cenários.
(é uma questão de preço e quanto melhor ele fôr para a ENI mais paga a EDP...)
Se os operadores de mercado tiverem informações de que "o acordo será difícil" ou que "sairá muito caro à EDP" poderá haver uma maior fuga do título e uma maior queda da cotação.

5. Conclusões
De qualquer forma a EDP continua a ser uma empresa sólida e podemos pensar que uma cotação à volta dos 2,00 seria a "normal" sem o dito acordo.
A existência dele valorizaria a EDP.
A inexistência nem sequer a desvaloriza, não é?

JAS
Anexos
EDP 16DEZ.png
EDP 16DEZ.png (6.1 KiB) Visualizado 1620 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: LionHeart, Shimazaki_2 e 111 visitantes