Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP e S&P

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por soeirinho » 17/12/2003 16:55

BCP em negociações para venda SeP

17-12-2003 15:18

O Banco Comercial Português (BCP) está a negociar a venda do ramo Reais da Seguros e Pensões (SeP). “O BCP já disse que o negócios de seguros não o considera ‘core’ e, por isso, é que quando cresceu e ganhou a liderança dos seguros em Portugal, procurou europeizar esse braço na perspectiva de ter uma paricipação que não era de consolidação”, refere Jardom Gonçalves, presidente do BCP.
O BCP comprou, em Março último, a Seguros e Pensões à Euroko por 915 milhões de euros.

BolsaPt.com

Registado: 4/11/2002 22:57

por Guzziman » 17/12/2003 10:47

Nã!
Mapfre só toca no Vida e ...
O destino não vida só tem um interessado a solicitar informação desde o início de Novembro e é a AXA.

No Vida, não sei, leio o que se escreve, oiço umas coisas, e sei que a CNP manifesta vontade de reforçar em Portugal onde tem a Global seguros.

Na global seguros há muitos ex: quadros Império, e o sector vida é interessante para os franceses.

Agora Mapfre, diz-se ter abandonado a corrida logo no início.
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por Visitante » 17/12/2003 10:30

A venda sera feita ha Mapfre.
Visitante

Bem hajam a ambos e um próspero ano novo ....

por Xanax » 17/12/2003 10:16

São dialogos destes que me fazem sentir um ignorante em relação ao que se passa no nosso mercadinho de capitais. É de salutar que se esgrimem nestas questões de forma pública e neste fórum, ficamos certamente todos mais esclarecidos. Obrigado a ambos.
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

pois

por Guzziman » 17/12/2003 9:46

Tens razão ao dizer que o JG gosta de impressionar nas AG com números, bem como concordo que este é um ano bem negro para a "acção BCP".

Terminará certamente em relação a 1 de Janeiro de 2003 muito eem baixo.

Agora, a S&P faz parte do sistema financeiro, não é bem, apenas uma empresa cimenteira, portanto, lentamente, o nosso sistema financeiro está a voar para espanha, agora frança ...

Qd existia a parceria Eureko, o BCP estava presente, servia-se era da Ackmea (holandesa) que tem um regime jurídico que impedia ser alvo de uma qq OPA, estava pois blindada.

A Ackmea é uma mútua, e goza de regime diferente de uma seguradora tradicional, e julgo que essa foi a forma do JG na altura em que apostava na área seguradora, se defendeu.

Parecia-me correcta a decisão, pois o controlo mesmo nesse período da S&P, sempre foi exercido a nível de direcção pelo BCP.

Veremos, mas para a acção que é o que me interessa, hoje, fazer pelo menos 1.77 seria uma boa notícia.

Senão ... 1.73 cá vamos nós novamente!
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

BCP e S&P

por JAS » 17/12/2003 3:22

Pelo que dizes parece que os números que tinha na cabeça sempre correspondem à realidade.

Se a S&P passar para mãos estrangeiras, são 25% do sector segurador a passar para mãos estrangeiras.
Qual a reacção governamental ?
Poderá opor-se !
Daí, começar a ter lógica uma aquisição faseada, agora 40% e os 60% até 3 anos.

Quando a S&P andou pela Eureko também andava em mãos mais ou menos estrangeiras e o Estado não levantou objecções.
O Estado opôr-se à venda de uma empresa privada parece-me difícil. Se queremos um mercado de capitais dinâmico não podemos manter fantasias desse tipo.

(Eu nunca percebi bem essa questão do controle em território nacional... O que eu vejo são os nacionais a fazerem off-shores em paraísos fiscais onde têm as acções das nossas empresas.)

Julgo que a "aquisição faseada" se deve mais ao BCP querer manter a venda do produto nos seus balcões.
Como o comprador também deve ter interesse, em aproveitar essa extensa rede, a dificuldade do acordo pode estar apenas no valor das comissões.
E isso não demora 3 anos a ser resolvido.

Não me admiraria que a venda da 1ª tranche seja anunciada antes do Natal. E que a 2ª seja anunciada antes da próxima reunião do conselho superior que, se não me engano, está marcada para 19 de Janeiro.
JG sempre gostou muito de lhes mostrar bons números...

A 2ª hipótese, também admissível, aponta para um cenário ligeiramente diferente mas a acabar na mesma data de 19 de Janeiro.
Baseia-se em que o BCP, em termos de cotação, já não consegue ter este ano um comportamento superior ao do PSI pelo que mais vale fazer o anúncio só no início do próximo ano.

Em qualquer dos cenários de hoje a 1 mês a situação estará clarificada e o BCP, segundo espero, ter-se-á valorizado.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

ok

por Guzziman » 16/12/2003 23:56

São 400 milhões o Goodwill, amortizados tanto qt julgo pelo sistema americano.

Não sei se por causa de estar cotado nessas praças financeiras.

Ainda hoje, li um comentário de um "analista" que referia, que atá 500 milhões de euros na venda de parte da S&P, valor acrescido do goodwill, a cotação não deveria sofrer alterações.

Agora, pode entretanto surgir a venda da parte vida ... ou a venda da S&P ser a 100%, agora que o negócio me começa a incomodar, começa.

Aliás, veja-se a reacção do fim de semana à tomada firme da Somague pela Secyr ... Lá vai mais um Império nacional ... este do cimento mas...

Se a S&P passar para mãos estrangeiras, são 25% do sector segurador a passar para mãos estrangeiras.

Qual a reacção governamental ?
Poderá opor-se !
Daí, começar a ter lógica uma aquisição faseada, agora 40% e os 60% até 3 anos.

Para o mundo empresarial, 3 anos, é logo ali ao virar da esquina, e seria uma aposta a curto médio prazo dos franceses.

O assustador, é a quantidade de gente que forma estas duas companhias ...

S&P saõ 1800 grosso modo, acrescido de uma companhia pequena com 1200 pessoas.

Tanta gente tem a AXA !!! para a quota de mercado.
Conclusão, sangria maior na AXA e na S&P.

Estes dados são certezas, são realidade, portanto, preocupante.
Alvin Toffler

BCP e S&P

por JAS » 16/12/2003 21:01

Li por aqui dois posts que me chamaram a atenção para um ponto interessante sobre a venda da S&P.
Transcrevo apenas as partes que interessam ao assunto.
JCS Escreveu:O valor de referência que o BCP indicou para a venda de 100% da SeP foi de 915 milhões de euros, o mesmo que pagou pela aquisição à Eureko.

Noutro post, referente à JMT, foi metido isto sobre o BCP.
Guzziman Escreveu:É que se assim for, essa verba mais goodwill já declarado pelo BCP não chega ao valor pago à Eureko ... logo, não há subida para ninguém ...

Nos 915 milhões, pagos à Eureko, está íncluído o goodwill o qual, de acordo com as normas contabilisticas já foi amortizado numa parte.
(não é aqui que as normas europeias diferem das nossas e obrigam a uma amortização total?)
Portanto, nas contas do BCP, a S&P estará avaliada pelo "preço de aquisição menos amortizações"

Já não me lembro mas acho que a parte do goodwill era muito elevada(400 milhões?) e estou na dúvida se foi amortizado "á americana" ou "à portuguesa".
Portanto se conseguirem vender ao preço de aquisição a verba de lucros extraordinários será grande...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], josehenry400, Shimazaki_2 e 94 visitantes