Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Análise a um investimento em Forex por um begginer.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Simon Templar » 17/12/2003 13:32

Guzziman (16/12/2003 18:28):
Após ter dito o que já disse, só posso complementar dizendo que a meu ver precisas de fazer duas coisas. Aprender análise técnica e a estudar as notícias para fazer especulações fundamentadas no mercado, e a procurar o máximo de ajuda que puderes.
Recomendo vivamente o canal #Forex na PTnet. Lá estou continuamente a aprender muito.

Assim sendo penso que não há muito a discutir sobre a definição de intraday ou daytrade.
Por exemplo, para mim (baseado na experiência muito limitada que tive até agora) intraday resume-se a criar posições durante o dia, aproveitando os máximos e mínimos que vão aparecendo. E como tal tenho que estar a analisar constantemente o que se está a passar nos gráficos. Num período mais alargado, a análise não é continua mas feita de x em x tempo, tentando especular muito mais à frente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Cochim (16/12/2003 20:46):
Como referi acima a emoção misturada no trade pode ser um veneno que vai matando lentamente.
Gostei muito do teu raciocínio, estou a estudar para poder compreender mais factores de modo a poder fazer raciocínios semelhantes.
Quando encontrei o Forex ( através do blog do azarento ) nunca quis de maneira nenhuma seguir cegamente os concelhos dos outros, por melhor que sejam os concelhos ou o analista. Quero sim, aprender a raciocinar com os concelhos deles, com os factores que se apresentam e chegar ás minhas próprias especulações.
Penso que é o nosso caminho.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Djovarius (16/12/2003 20:46):
Obrigado, fiquei contente por o trabalho ter sido bem aceite :).
Tenho pena que ainda não tenhas conseguido ler o trabalho, mas penso que se fizeres a actualização já não deve de haver problemas. Se quiseres posso também enviar-te o formato. doc para veres no Word.
Achei por bem não o meter online em doc, pois tenho receio que possa ser adulterado. Assim pelo menos é ligeiramente mais difícil que isso aconteça.

Respondendo então ao teu post, disses-te “É importante dizer que no Forex, aplica-se muito a AT…”. O que significa AT? É um termo que ainda não tinha lido antes :| .

Gostei muito da maneira como falas-te das várias hipóteses de trade, realmente é mesmo isso. A diferença está no que é que corresponde uma vitória para nós.
Mas penso que é só mesmo aí, pois imagino que seja estaticamente possível ganhar o mesmo dinheiro tanto em Intraday como semana a semana ou mês a mês.
Têm tudo a ver com o nível de especulação, adrenalina, riscos etc etc…

A tua análise risco/recompensa deixou-me a pensar, vou ver isso com calma, acho que tocaste aí num ponto que eu ainda não tinha visto com olhos de ver. Tenho posto os stops apenas a pensar no máximo que vou perder, mas nunca pensei na relação entre o máximo que vou perder em relação ao que posso ganhar. Mais uma dica para apontar :D

Vou tentar saber tudo quanto posso sobre análise técnica e aí verei ao RSI 14. Para já, infelizmente não me diz nada :(.

O que é exactamente um Breakout? É um mínimo ou máximo?

O parágrafo a seguir a breakouts não consegui entender, ainda tenho muito que aprender.

Profitaker (17/12/2003 04:05): ( ui, temos madrugador :P )
Obrigado pelos elogios, mas se calhar foi sorte de principiante, pois o meu background até à data desse documento, foi ter lido concelhos genéricos sobre investimentos ( e foi isso que me trouce até vós, mais propriamente depois de ter lido Pai Rico Pai Pobre, um livro que não me canso de recomendar).
Tirando isso, aprendi muito no fim de semana anterior a essa posição, ou seja nos 2 dias antes, sobre os cálculos que apresentei no documento, com a ajuda do Kopas ( muito obrigado ) no canal #Forex.

De resto, a análise que fiz foi baseada puramente nos meus instintos, e bom senso. Daí que não tenha sido bem fundamentada do inicio ao fim, perdendo grande parte do dinheiro que ganhei.

Tenho continuado a procurar informação sobre trading em geral, análise técnica e forex, e tenho encontrado coisas engraçadas sobre money management, é um conceito que aprendi, ser de extrema importância para qualquer pessoa em geral, afectando e muito o desempenho de um investidor.
Em breve farei um resumo de tudo o que aprender e colocarei online, assim como as respectivas bibliografias.

Quanto ao resto do post… que mais é preciso dizer a não ser que está excelente.
Um bom resumo de muito do que tenho lido ultimamente (até ás 2 da manhã :P ).
Gostei muito.

-----------------------------------------------------------------------------------

Para acabar este longo e extenso post (espero não ter ofendido os critérios de ninguém sobre a quantidade de linhas que um post deve ter ), em especial administração, ainda quero deixar o meu mais profundo apreço por todos os que responderam, tentaram ajudar, tentaram aprender, tentaram fazer parte de um núcleo vivo que somos todos nós.
Juntos conseguiremos saltar para o Fast Track sem sombra de duvida :).

Um abraço para todos.
"If You Want To See Miracles, Be a Miracle."
www.victormartins.com

Registado: 7/12/2003 12:06

por Simon Templar » 17/12/2003 13:31

Bom dia amigos, então aqui vai as minhas respostas, e questões aos vossos comentários:

Kopas (16/12/2003 17:14) :
Não sei se te percebi bem, mas se for o que eu entendi, tens toda a razão e é muito fácil de ver isso. Aliás, repara como perdi os 100 dólares na minha análise. Foi uma sacudidela nocturna, num pico que eu não contava.

Mas realmente, estou a tentar encontrar sistemas (e penso que quando usas-te a palavra sistema te referias a sistemas de trading) para trading intraday, e na análise que tenho feito até agora (o que me dá um universo de 4 ou 5 dias apenas no cross de EURUSD), é raro ver saltos de mais de 50 pips a 100 pips durante a tarde. E caso dê, eu estou a olhar para os gráficos e tomo medidas.

Para intraday julgo não compensar stop loss de mais do que isso pois os trades são feitos com oscilações numa média de 20, 30 pips. Mais uma vez relembro que estou a falar no meu universo limitado de amostragem ou seja a minha realidade pessoal.

Outra coisa que li, foi que o stress muitas vezes leva-nos a tomar decisões “estúpidas” em cima do joelho. Uma das coisas que se pode fazer para evitar isso até ter adquirido uma experiência muito substancial para o trade, seja ele qual for, é negociar com pequenas quantias comparativamente ao total de investimento. Assim apesar dos ganhos serem muito menores, as decisões serão feitas num ambiente de muito mais serenidade, podendo assim levar-nos até a aprender-mos mais eficasmente.
No artigo em que li isso dizia até algo do género: “ imagine que investe em acções apenas 100 dólares, já sei o que me vai dizer “ mas assim, só com as comissões que tenho que pagar acabo por nem conseguir ganhar nada!”, então eu digo-lhe, que o preço que pagou foi o preço de uma boa aula de trade.“
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fernando dos Aidos (16/12/2003 18:04) :
É verdade, o reforço de uma posição perdedora é extremamente tentador, e muitas vezes dá mesmo barraca. Entretanto li, que o melhor por vezes é sair, ter uma pequena perca, e esperar por um sinal positivo para voltar a entrar.
Uma soma de pequenas percas num investimento em tentativas de entrar é melhor do que uma grande perca só porque queremos provar ao mundo um feeling ou ideia.
Correu mal, paciência, esperamos por novo sinal para entrar.
Agora vou ter muito mais cuidado quando for para reforçar uma ideia que esteja a correr mal.
www.victormartins.com

por paulo32 » 17/12/2003 10:57

Olá

Olha Don Juan como o teu Acrobat não funciona, pois deve ser uma versão anterior ao ficheiro enviado,deixo aqui 6 páginas em word do mesmo ficheiro, constituido na totalidade por 13 páginas, que poderás pedir ao simon pois neste momento tenho pouco tempo para seja o que for.

http://www24.brinkster.com/paulo42/forex.zip

xau
paulo
"E conhecereis a verdade
E a verdade vos libertará"
S.João, VIII:32

(Inscrito na parede de mármore do hall principal da sede
da CIA em Langley,Virginia)

Registado: 25/4/2003 22:04

por PLPINTO » 17/12/2003 9:00

Profitaker
Muito bom este post, resumidamente está lá tudo o que é preciso saber.
Principalmente o ponto 1, de longe a chave do sucesso. Eu, pessoalmente, sou bom a determinar o ponto 2 mas, muitas das vezes, não o cumpro na totalidade com receio e, embora algumas vezes acerte, na maioria a cotação acaba por vir a atingir o valor que antes tinha calculado e eu deixo ficar pelo caminho algumas mais valias.
Podes postar o resto que tens a dizer que decerto ninguém te vai achar chato.

Registado: 22/5/2003 15:08

AGRADAVELMENTE SURPRESO

por Profitaker » 17/12/2003 5:05

Olá Simon,

Parabéns pelo teu artigo inicial. Eu não sei se tu já tinhas estudado o conceito de money management antes de executares os negócios que descreveste no teu artigo, mas se nunca o tinhas feito antes (pois nunca referiste esse termo), devo dizer-te que eu achei simplesmente brilhante o modo como pela simples lógica, pela razão, e pelo bom senso, descobriste e descreveste o espírito exacto do que é fazer money management.

Se esse conceito não tivésse já antes sido inventado, tinha-lo tu acabado de fazer agora. :)

Isto para dizer que estás no bom caminho, e que tenho a certeza que tu és o género de pessoa que, com um pouco mais de estudo, podes ir muito mais longe.

Só um pequeno reparo que te devo fazer em relação aos teus trades negativos e a explicação que fizéste do teu raciocinio por detrás deles. O que tu fizéste de mal foi: ir vendendo cada vez mais, à medida que o Euro ia subindo, e tentando assim, adivinhar o topo final. Teve dois erros que os traders chamam de "picking a top" e de "double up your position".

E são nada mais nada menos, do que dois dos pecados mortais da lista do que não se deve fazer na bolsa. Como tu e outros já chegaram à conclusão, não se deve tentar NUNCA adivinhar o fim de um movimento, sem teres indicios MUITO sólidos que o movimento está a fraquejar ou a inverter. Segundo, quando um negócio está a correr mal, há a tentação de ir abrindo cada vez mais posições com o célebre raciocínio "estou a perder, mas vou aumentar agora a posição para recuperar mais depressa quando acontecer a inversão de tendência"... isto é o "double up", aumento da tua posição CONTRA a tendência do mercado, e é uma armadilha psicológica mortal, porque nunca sabes onde termina o movimento contra ti, com a agravante de estares com uma posição cada vez maior, logo, as perdas são a duplicar, a triplicar, etc, do que se não tivésses mantido apenas a tua posição negativa original.

(uma história verídica: ...durante este bearmarket de 3 anos que passou, o pequeno investidor fez muito "double up"... Cada vez que o mercado caía mais um bocadinho e eles se sentiam encorajados pelas previsões de recuperação dos "analistas", aproveitavam para comprar ainda mais acções, aumentando assim, o tamanho da sua carteira perdedora. Fizéram-no várias vezes... até que o resultado foi o que se viu: o mercado nunca inverteu e as suas perdas duplicaram ou triplicaram).

Quanto ao "picking de tops", adivinhar o topo ou o fundo, ou seja o fim do movimento. Também é arriscado como viste (deixa as adivinhas só para os videntes e astrólogos!). Devemos negociar apenas a verdade, a realidade, aquilo que está MATERIALMENTE e EFECTIVAMENTE a acontecer, não o que nós desejamos que aconteça. (como em tudo na vida, as pessoas têm a tendência a ver apenas aquilo que desejam ver).

Por isso as nossas análises pessoais da bolsa têm de ser lúcidas, independentes e o mais objectivas possíveis. Sem a influência de analistas nem dos nossos próprios desejos de que determinada coisa aconteça, temos de ser imparciais.

Contra o erro de fazer "picking de bottoms" (tentar adivinhar onde as acções vão parar de cair) existe uma regra que é "don't catch a falling knife" - nunca tentes apanhar uma faca em queda-livre. E vice-versa para o caso de um mercado a subir. A atitude certa é esperar por "sinais" de que uma inversão aconteceu ou está a acontecer, mesmo que entres uns cêntimos ou "pips" depois do topo ou do fundo final. Vale a pena esperar. Vale a pena sacrificar esses pips para teres uma confirmação sólida de que está a acontecer uma inversão.

Mas continuando...

Ao ler os posts de outros, verifiquei ainda que o Kopas é um dos que conhece também o conceito. Releiam o que ele diz. É uma breve descrição prática do que é o money management. O artigo original do Simon também é um exemplo de aplicação prática de money management, mesmo que ele não lhe tenha chamado assim!

E para quem não sabe qual é a IMPORTÂNCIA do money management, devo dizer-vos que vocês podem ter a melhor análise do mundo, podem até acertar e ganhar em 90% dos vossos negócios (dificilmente), mas mesmo assim, sem terem alguma forma de money management, virá o dia em que virá uma pequena série de negócios negativos que vos vai falir a conta. É garantido! Mesmo que acertem 90% das vezes na bolsa.

É esta a importância de estudarem money management.

Para ter sucesso na bolsa, devemos seguir as leis do tripé: São 3 as componentes para terem sucesso na bolsa (seja em FOREX ou em qualquer outro instrumento):

1 - A vossa Psicologia (com especial destaque para a Disciplina de cumprir os pontos 2 e 3 e a capacidade de domínio do vosso Ego).

2 - Um critério para entrar e sair de posições, com uma boa eficácia estatística (seja o critério baseado em Análise Técnica ou outros).

3 - O money management.

Sem entenderem profundamente o money management, correm o sério risco de falir, mesmo com uma atitude perfeita nos outros 2 elementos. A falta de algum destes 3, garante o vosso fracasso, seja mais tarde ou mais cedo.

Isto é o trading real. O verdadeiro modo profissional de se ganhar dinheiro na bolsa. E acreditem que é dificílimo de põr em prática. Especialmente no 1º ponto. Podem demorar anos, a vida inteira, ou mesmo NUNCA o conseguir.

Só como reminder de complemento: as estatísticas das corretoras apontam para o facto de entre 80 a 90 porcento dos seus clientes e investidores perderem sistemáticamente dinheiro na bolsa. No caso dos investidores em futuros e FOREX, 90% deles conseguem falir o seu saldo em menos de 1 ano. E devo acrescentar que muitos deles nem sequer conhecem as regras do tripé, e mesmo que as conhecéssem, a maioria não as conseguiria efectivamente cumprir, por falta de perfil psicológico para o fazer.

Para vencer na bolsa é preciso primeiro vencer os nossos próprios defeitos.

Muito mais teria para dizer, mas hoje fico por aqui, para não aparecer por aí alguém a dizer que sou chato e que escrevo demasiado. :wink:

Este post é dedicado especialmente ao Simon Templar. Actualmente, são pessoas como ele, inteligentes e humildemente àvidas de aprender que me estimulam a partilhar o que sei.

Bons negócios,
Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

bom

por Guzziman » 16/12/2003 23:41

Piupardo, análise técnica como a solicitas, de facto, se o Marco António puder, todos agradecemos.

VSP, na verdade, acho que certos trades podem ser seguidos, com alguma segurança e com stops claros.

Neste momento (22.30) para mim, o trade está apertadinho entre 1.2335 em resistência e 1.2300 em suporte (eur/usd).

A mais (numa óptica de intraday) não me atrevo, porque receio entrar nos "ses", e em previsões e isso é algo impossível em Forex (para mim).
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por PLPINTO » 16/12/2003 22:11

O sistema de day trade é simples no forex, das 7/8 am até 20/21 pm pois a partir dessa hora quase para até às 3 da manha e a possibilidade de sermos stopados no mercado asiatico é grande pelo que meter os lucros ao bolso a seguir ao jantar pode ser considerado daytrader.

por djovarius » 16/12/2003 22:00

Antes de mais, quero manifestar o meu agrado pelo tópico. Achei bem interessante.
Apesar do esforço, o meu acrobat reader continua a dar erro. Desisto. :( :(

De qualquer maneira, é importante realçar uma coisa:
É importante dizer que no Forex, aplica-se muito a AT, podendo ser encontrado um método excelente para negociar os principais pares em vários horizontes temporais.
As tendências são fortes e pronunciadas. Ir contra elas é suicidio.
O daytrading é legitimo. Às vezes faz mais sentido falar em hour trading. A ideia é a caça aos pips, com possibilidade de se obter mais valias de 20/30 ou mesmo mais pips, o que é óptimo.
Manter a humildade no trading. Se estamos no daytrading, cada pip ganho é uma vitória, uma conquista.
Se estamos a negociar para 3 a 5 dias, 150 a 200 pips são uma glória. Por vezes, sai-se do trade para tomar mais valias e a ele se regressa depois. Por vezes, ficamos no trade e reforçamo-lo quando tudo corre bem. Por vezes, somos stopados.
Se estamos a negociar para um mês de target, 4 a 5 grandes figuras são uma glória, uma vitória.

Quanto aos stops, aplica-se a teoria do risco/recompensa !!
Vamos colocar um stop de 30 pips num trade onde só acreditamos que podemos ganhar 20 ???
Vamos arriscar 100 pips para ganhar só 100 ???
Temos que pensar bem no que estamos a fazer !!

O RSI 14 é o melhor para gráficos diários !!

Alguns breakouts são falsos, mas a maioria não o são e pagam pelos outros - quero dizer que os suportes e resistências horizontais são importantes.

A análise fundamental clássica nada me diz. Conduzo a minha própria análise, seguindo os pressupostos dos fluxos do grande capital e a percepção (risco) inerente ao investimento na moeda X. Não são os défices que contam, mas sim o rendimento intrinseco da moeda.
As bolhas temporais existem em todos os mercados, causando pânicos também no Forex (será em 2004 que veremos uma forte crise do USD?).

Obrigado pelas palavras dos nossos amigos

Um abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Caro Simon

por Cochim » 16/12/2003 21:46

li o teu plano de trading, e tirei algumas conclusões.
1- Fizeste 2/3 trades positivos ($250) dobraste o capital investido, extraordinário :)

Erraste quando, emotivamente(o mais dificil de controlar no trading, o tempo vai ensinar-te a controlar a emoção) depois de teres 100% foste á procura de mais, sem fazer um ponto da situação, o par ficou demasiado esticado? sobrecomprado? proximas referencias (suportes/resistencias), eu com 100% fica a ver o mercado trabalhar e tentava descobrir o que iria fazer no futuro, programando próxima estratégia.

Exemplo de hoje desde as 9H

O EUR/USD parece querer consolidar entre os 1.23 e 1.2350/60 se continuar assim até amanhã, duas referencias são tomadas, abaixo de 1.23 vou shortar acima de 1.2360 vou alongar, se 1.23 aguentar e reagir entro longo. Se não romper 1.2360 short,
é logico que esta estrategia não é infalivel, mas é a minha convicção, dos meus vagos conhecimentos do forex

Foi só mais uma troca de conhecimentos, neste mundo complexo e fascinante do forex

até xá
cochim

Registado: 4/11/2002 22:08

por Simon Templar » 16/12/2003 20:59

Olá amigos, muito obrigado pela vossos comentários.
Fico contente por nos ( ppl do forex ) estarmos a "organizar".

Hoje estou demasiado cansado para conseguir responder da maneira como queria, por isso vou aguardar e responder amanhã pela fresquinha.

Infelizmente vou ter q abandonar a net não tarda e só posso voltar amanhã.

Um grande abraço para todos.

P.S. Seria giro q mais pessoas fizesem análises aos seus próprios sistemas e as colocassem online do genero do meu, quem sabe se a reunião conjunta da informação não nos leva a atingir novas ideias?
www.victormartins.com

Ok

por piupardo » 16/12/2003 20:54

E como diz o nosso ex-Presidente da República Dr. Mário Soares Miuchias Griacias :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 30/9/2003 14:08

por MarcoAntonio » 16/12/2003 20:51

Piupardo, hoje não tenho estado por cá a maior parte do tempo, só mais tarde poderei fazer uma actualização (se bem que após uma espreitadela rápida me tenha parecido que não haja qq novidade, por enquanto).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Bem

por piupardo » 16/12/2003 20:29

Mas se se considera como o fecho o fim da negociação nos states porque não?
Ainda por cima, podes (espero poder :) tratar-te por tu) verificar que entre mais ou menos esse fecho até à abertura do Nikkei o forex encontra-se parado.
Eu poderia chamar-lhe era um daytrading alargado :mrgreen:
Um abraço
Piupardo

Sim Piupardo,

por vsp » 16/12/2003 20:22

Mas a minha questão é precisamente essa... Acho que o conceito de daytrade tal como aplicado às acções não faz muito sentido no forex.

Registado: 4/12/2002 17:24

por piupardo » 16/12/2003 20:18

Apesar de a negociação ser continua, não deixa de existir um valor de inicio e fim do dia (creio que baseado no horário de NY) e para tal é possível obter gráficos diários das cotações dos distintos crosses. Assim, quanto a mim, poderá ser referenciado o trade nesses termos, na medida em que não verifico qual a importância desse facto.
Um abraço
Piupardo

Só uma nota no que diz respeito ao conceito de daytrade...

por vsp » 16/12/2003 20:13

No que diz respeito ao mercado cambial torna-se um pouco complicado establecer o conceito de daytrade. Nas acções isso é simples - não deixo posições abertas para o dia seguinte para fugir a gaps do mercado. No Forex isso não existe... Há sempre a possibilidade de deixar stops com um probabilidade infima de se abrirem gaps no mercado. Assim acho que o conceito de fazer intraday trading não se aplica e que se deve levar em consideração o continuo de toda a semana.

Abraços

Registado: 4/12/2002 17:24

por piupardo » 16/12/2003 20:10

Pois mas de tão verde que sou que umas dicas de um analista técnico sempre ajudam a verificar as minhas ilações.
Mas muito obrigado pelo site e instruções.
Um abraço
Piupardo

ok

por Guzziman » 16/12/2003 20:04

Cá cai um site onde podes tu definir prazos para acompanhar o Stochastic, RSI, e por aí fora, é só escolheres o gráfico e o período em análise.

No RSI, tenho usado 5,15,30 e 40 dias, mas ... é ápenas a minha forma de ver.

http://quote2.fxtrek.com/misc/fxcm2.asp

É um site interessante.
(b)
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

por piupardo » 16/12/2003 19:55

Já agora Marco António, não dá para tirar da cartola um gráficozito? :mrgreen: 8-) :lol: :P

por piupardo » 16/12/2003 19:44

E eu continuo sem saber bem que time range utilizar.
Ontem parecia-me que o eur/usd não ia quebrar o 1.23 e shortei hoje, passou estive a perder 50 pips e fechei agora o trade a zeros.
Normalmente tento ver os trades em time range diário mas a volatilidade é tal que deixei as posições abertas para hoje. Felizmente tive sorte, mas ...
Um abraço
Piupardo

olá

por Guzziman » 16/12/2003 19:28

Já repararam que começa a haver um interessante número de de posts de Forex !

Bom sinal.

Li o trabalho e achei interessante querer partilhar a experiência.
Pelos posts que acabo de ler, somos muitos os "novatos", a dar os primeiros passos no Forex.

De facto, acho 50 pips, uma posição muito lata, eu na minha inexperiência aperto muito o stop loss, coisa que naõ fiz no GT2003 onde fui até à desgraça sem stop loss (aprendi).

Agora, eu vejo o Forex no intraday e não há semana ou à quinzena, e para isso, os stop loss têm de ser bem maiores (parece-me a mim, caso contrário, facilmente são despoletados).

A forma como investiu no Domingo, em "escada", foi ignorada no 2º trade !!! (a postura julgo, deve ser igual).

O adivinhar topo, duplo topo ... conheço essa história e sigo-a de perto, acho importante encontrar um canal de negociação mais seguro (como referiu o PLPinto).

Esses são os trade maravilha, pois a "probabilidade" de sucesso sobe.

Agora as inversões, ou falsas inversões para quem anda no intraday, para essas ainda não sei como evitar, acho que só mesmo estando quieeto a tentar "adivinhar" para onde ela vai e a tentar encontrar no gráfico algum suporte ou resistência.

De facto, acho importante, tal como nas acções, criar um listing de "Mandamentos" para Forex, o qual é para seguir à risca.

Depois procurar os fundamentais da negociação por ex no Eur/Usd, as importações, exportações, medidas de incentivo "americanas" para a desvalorização do USD para apressar a retoma em deterimento da política económica Europeia que coloca o enfoque nas taxas de juro ...

A questão do custo do barril de crude, o hoje preocupante perigo dos atentados de terrorismo ... quais os alvos ?

Enfim, tenho tantas dúvidas...
Alvin Toffler

forex

por Fernando dos Aidos » 16/12/2003 19:04

Caro Simon Templar,

Decerto todos concordarão que o Djovarius é uma das pessoas que te poderá dar boas indicações, pela experiência que, certamente, tem no forex.

Eu ainda não pondero a hipótese de entrar (muito por não ter base de dados nem saber onde a arranjar).

No entanto, queria chamar-te a atenção para um detalhe nos teus "trades".

No teu primeiro "trade", foste reforçando à medida que ías ganhando, aumentando assim o lucro por pip, sem aumentares o "drawdown" máximo que querias arriscar. O resultado foi ganhares 250 pips.

No teu segundo "trade" fizeste o contrário, i.e., foste reforçando à medida que ías perdendo. O resultado foi perderes cerca de 200 pips.

É claro que foram apenas 2 "trades", o que estatisticamente não tem significado. No entanto, a minha opinião é que a tentação de reforçar uma posição perdedora é muito grande, mas, regra geral, dá maus resultados.

Reforçar uma posição ganhadora pode dar bons resultados, mas tem que ser feito com cuidado (pensar bem nas circunstâncias em que se deve fazer o reforço).

Enfim, não conheço este mercado e é melhor ficar por aqui.

Um abraço e bons negócios

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Kopas » 16/12/2003 18:14

Simon, não tenho testes intraday, mas posso dizer-te que stops mais apertados, na maioria dos casos têm um efeito prejudicial na performance dos sistemas(pelo menos naqueles que estão sempre no mercado) e negociando sempre com o mesmo n.º de contratos.

A questão no entanto muda, se consideramos money monegemant, ou seja variar o nº de contratos consoante o max drawdown (no capital) por trade se que está disposto a incorrer, teoricamente o ideal eram stops mais apertados para permitir uma maior alavancagem de forma a maximizares o teu capital, embora esta questão tb seja complexa, pois uma redução dos stops tb vai afectar o sistema em si, e o efeito vir a ser contrário.

Resumindo, tem se achar um ponto óptimo entre os stops e o risco por trade (% do capital) de cada estratégia, de forma a maximizar a linha capital, e claro ter em linha de conta o risco de ruína.

Um abraço,
Kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

por Visitante » 16/12/2003 18:14

Caro simon. boa tarde.
tb sou um aprendiz de forex e gostava de aprender mais.
podia-me indicar onde ou em que sites recolheu informação para começar da melhor maneira?
e já agora, aqui no caldeirão ou noutro local qualquer a quem me posso dirigir para tirar duvidas de forex (o caldeirão deve ser suficiente, mas tem alguém em mente que possa ter muita paciencia para mim? ( :mrgreen: )(pois duvidas são aos montes) pois tb quero iniciar-me nessa vertente dos mercados)
muito obrigado
Visitante

por PLPINTO » 16/12/2003 17:49

Eu praticamente só negoceio no daytrader, raramente deixo um trade aberto de um dia para outro, só que os trades habituais são de 20 a 50 pips – raramente 100. Quando entro já tenho um ponto de saída seleccionado que caso não seja rapidamente quebrado acciono. Não consigo ter um lucro aceitável e começar a vê-lo a “voar”. No entanto devo estar errado pois a maioria das pessoas não negoceia em daytrader.
No entanto devo dizer que a adrenalina do daytrader é muito melhor do que ter trades de médio prazo que não nos dizem nada (são como comer sopa contra bifes com batatas fritas)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jcovas77, josehenry400, latbal, m-m, macau5m, malakas, morinni, OCTAMA, rg7803, Shimazaki_2, silva_39, Silvaz77, TheKuby, Tosta mista, trend=friend e 187 visitantes