Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

JMT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 18/12/2003 11:43

Jas,

Respondendo directamente ás tuas perguntas:

Eu não via nem tenho que ver sinais de que a cotação vai cair ou vai subir, apenas procuro sinais de força ou fraqueza, e niveis de entrada ou saída que me ajudam a assumir posições e a reduzir riscos. Cada um usa a AT como quer, mas eu ontem teria saído, só não o fiz porque não pude acompanhar o mercado na maior parte do dia, ainda coloquei uma ordem de venda mas não foi executada. Neste momento nem tenho cotações actualizadas mas fiquei numa situação que não gosto de estar mas que foi originada pelo facto de não poder ter acompanhado o mercado ontem... paciência

Também não sei se hoje vai subir ou descer, isso não é importante, neste momento para todos os efeitos eu já devia ter saído e estaria agora a considerar possíveis entradas, neste ou noutro título (O BPI seria uma excelente alternativa). O importante é que neste momento a acção já não tem a força que demonstrou anteriormente e isso é visível do ponto de vista técnico, ontem caiu bastante com aumento de volume e hoje o volume está bem mais baixo, logo eu estou a considerar sair mas como hoje tenho um pouco mais de disponibilidade não vou entregar ao melhor, de qualquer forma o importante é que as razões que me fizeram entrar (quebra de máximo anterior) foram válidas e o trade dificilmente será negativo... só tenho pena que normalmente teria sido mais positivo!

Já agora se acreditas na JMT por razões fundamentais, se calhar não devias ter saído na casa dos 7 para voltar lá na casa dos 9?! Além disso penso que quem investe com base nos fundamentais devia investir a longo prazo... mas está bem essa até compreendo, é do pocker!

Registado: 17/3/2003 22:51

por zé povinho » 18/12/2003 9:22

Jas

obrigado

estava a esquecer isso da posição ser na JM retalho.

um abraço

Registado: 4/11/2002 23:38

JMT e a sua AT

por JAS » 18/12/2003 2:14

zé povinho Escreveu:tens a certeza que o BPP anda lá?
as minhas fontes não são seguras quanto a isso, até porque o BPP como anunciado interessado na compra da posição da Ahold, não deve estar muito interessado neste autentico galope.
não será a Ahold a vender???

Estás a fazer confusão entre a JM-Retalho e a JMT.

A Ahold tem 49% da JM-Retalho e os outros 51% são da JMT.
A JMT tem opção de compra dos 49% quando a Ahold pretender vender. O BPP só pode comprar se a JMT não exercer a opção.
O preço em bolsa da JMT (holding) não afecta em nada o preço do negócio de uma empresa subordinada.

A Ahold não tem qualquer participação qualificada na JMT.
Portanto não poderá estar a vender.
O BPP ficou muito chateado com as vendas do outro dia. Até pediu uma investigação.
Eu concluo que eles andavam a puxar pela cotação e a comprar. E que terá havido um Fundo ou um tubarão qualquer que descarregou uns milhares dando cabo do gráfico...

Portanto ao BPP interessa sempre que suba a cotação da JMT(holding).
Até pode ser que a proposta deles venha a ser "comprar 49% da JM-Retalho pagando com X% da JMT"...
Essa hipótese seria gira. Até conseguia advinhar quem andou a vender e porquê.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por zé povinho » 18/12/2003 1:25

JAS

tens a certeza que o BPP anda lá?
as minhas fontes não são seguras quanto a isso, até porque o BPP como anunciado interessado na compra da posição da Ahold, nãao deve estar muito interessado neste autentico galope.

não será a Ahold a vender???

A AT NÃO BASTA

por Profitaker » 17/12/2003 21:14

Vamos lá a por os pontos nos "i"...

Nada na vida é garantido, e isso inclui qualquer forma específica de AT.

A única coisa que um Analista Técnico pode fazer quando vê um bom sinal técnico de entrada a formar-se, é analisar o risco/probablidade de esse negócio correr bem ou mal, (recorrendo à estatística). Depois disso, faz uma gestão do dinheiro que possui e qual a quantia que deve empregar para entrar nessa posição (money management). Depois de entrar, deve fazer uma gestão do trade, tanto ao nível dos sinais técnicos, como ao nível de stop-loss determinado pelo seu método de money management e depois, sair disciplinadamente da posição caso esse stop-loss seja activado, ou deixar correr os lucros, caso a posição continue a "correr bem", ajustando (ou não) os seus níveis de stop-loss, caso o seu método de saída assim o exija.

Por isso, como se pode ver, o sinal de entrada da AT é apenas uma pequenina parte do que é necessário para um trader de AT ter suceso na bolsa.

Quando vos disserem que a AT é o melhor de todos os mundos, digam-lhes sempre que ela é apenas uma das componentes para verdadeiramente se ganhar dinheiro.

Quanto aos aspectos básicos... a AT é mais fiável quanto mais líquido for o título ou o índice. Por isso eu desisti há muito do nosso ridículo e manipulado mercado português (para não falar de sórdido e mafioso, mas eu ainda poderia continuar com os meus adjectivos). O ideal, para seguir uma abordagem científica de trading de inspiração AT, é investir em índices bolsistas internacionais ou outros instrumentos muito líquidos e insuspeitos de manipulação, como o FOREX.

O trading é um "business" como o de qualquer empresa, e um trader tem de ser também um bom gestor desse "business". O desconhecimento disto, bem como a falta de perfil psicológico, é o que justifica que tantos percam dinheiro ou vão à falência na bolsa, mesmo seguindo a AT.

Para além do facto de a AT ser também uma arte, e como qualquer outra arte, nem todos terem sensibilidade para interpretar a mesma, mas isso é outra história bastante mais subjectiva.

Bons investimentos,
Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

JMT e a sua AT

por JAS » 17/12/2003 20:00

[quote=artista"]Não há aqui muita gente que consegue ganhos utilizando diversos tipos de análises técnicas??? então como é que não funciona??? [/quote]
Não confundas. Eu não digo que a AT não funciona.
Digo apenas que funciona mal em Small Caps sem volume pois a manipulação é fácil e a estatística é enganadora.
E o gráfico é que constitui a estatística.
Os indicadores são meros cálculos com base nessa estatística.

A JMT, no meio disto tudo, é uma Small Cap que, às vezes, tem volume.

- Tu podes fazer a estatística de quantos grãos come o teu frango por dia (investidor principal).
- Até podes admitir que há por ali um desperdício e que alguns grãos são comidos por pardais que andam à volta do frango(outros investidores).
- Podes admitir que o dono da capoeira (Soares dos Santos) não intervém no assunto.
- Mas não te esqueças que há um tipo que tem a chave da capoeira e que, no meio disto tudo, é quem impõe a lei na capoeira.

Há dias em que esse tipo resolve não deixar sair o frango. Manias... Nesse dia a dita ave não come nada e o milho fica para os pardais.
Hoje foi um desses dias... Sobrou para os pardais.

Mas agora diz-me lá muito francamente:
-Ontem vias algum sinal na tua AT de que hoje ia haver uma quedas destas?
-E hoje tens alguma certeza se amanhã vai subir ou se vai descer?

Eu acredito na JMT, no médio e longo prazo, por razões fundamentais e porque... o BPP anda lá.

JAS

JAS

por artista_ » 17/12/2003 18:25

Por acaso hoje até caiu bem...

Vou mais uma vez dizer-te que, fazer análise técnica, não significa necessariamente seguir indicadores como o RSI, SO ou outro qualquer, ou andar a contar as ondas de Elliot para ver se aquilo funciona. Há muitas formas de analizar os gráficos e qualquer uma delas será certamente técnica.

O facto de a JMT estar a ser manipulada (nem sequer há certezas disso) não significa que não se possa analisar técnicamente tal qual outra qualquer. Mais, o facto de estar a ser manipulada pode ser sugerido pela AT, eu disse várias vezes (a primeira ainda a cotação estava a rondar os 9 euros) que achava o volume muito baixo para um movimento tão rápido e grande...

Penso que o importante no uso da AT é conseguir diminuir riscos e potenciar ganhos, agora a forma como cada um analisa e assume posições é outra coisa, se não o conseguir fazer deve mudar o seu sistema de investimento, mas isso não significa que a AT não funicone...

Não há aqui muita gente que consegue ganhos utilizando diversos tipos de análises técnicas??? então como é que não funciona???

JMT e a sua AT

por JAS » 17/12/2003 11:43

Tu podes tirar as conclusões que quiseres da AT da JMT e até podes acertar.
Eu apenas digo que o gráfico da JMT é perfeitamente fabricado e sabemos por quem.

A AT baseia-se em estatística e basta teres uns leves conhecimentos dessa matéria para saberes que só a podemos usar se a base de dados fôr suficientemente ampla para ser representativa.

Neste caso estás a fazer estatística de um único frango dentro da capoeira...
Estás a pesá-lo todos os dias e estás a ver que o frango engorda sempre. Baseado nisso estás a tirar alegremente a conclusão que as galinhas são castanhos, têm crista, etc, etc, etc.

Eu só te digo que a estatística, nesse caso, não é válida.
E que o frango pode deixar de engordar de um dia para o outro se o dono o meter de repente na panela...
(Basta saber um pouco do historial da JMT para se concluir que, quando isso acontece, nem os stops funcionam.)

Portanto tirares a conclusão que a JMT sobe baseado "na AT", "na opinião do teu barbeiro" ou porque "o Benfica ganhou no domingo passado" é absolutamente indiferente... Nós estamos a vê-la subir.

Um abraço,
JAS

por artista_ » 17/12/2003 10:54

Caro Jas,

Continuas a fazer uma grande confusão... porque é que a AT não resiste??? Foi baseado na AT que eu afirmei que a JMT tem o gráfico mais bull da Bolsa portuguesa, foi recorrendo à AT que entrei em JMT!

O facto de ser o BPP ou outro qualquer a puxá-la é indiferente....

p/Guzziman

por JAS » 16/12/2003 21:04

Guzziman, sob este assunto do BCP, S&P e goodwill, lê este meu post

Um abraço,
JAS

JMT e a sua AT

por JAS » 16/12/2003 20:39

TRSM Escreveu:Agora temos os 8,80 e realmente podemos vêr o pq da paragem aqui, embora não seja garante de final de correcção.
Nos 8,80 temos o fecho do dia 11, o mid point do dia 12, e o minimo e abertura do dia 13, por conseguinte a paragem foi efectuada no sitio certo, mas será que fica por aqui???

Eu admito que o BPP possa estudar os gráficos e entrar em compras exactamente nesses pontos.
Se não fôr assim trata-se de uma simples coincidência...
artista Escreveu:Inteiramente de acordo, tentar encontar suporte vale a pena numa óptica de analista, fazê-lo assumindo posições longas no mercado tem um risco elevadíssimo...

Pois é meu caro Artista...
Neste caso da JMT, ou no caso anterior da Somague, ela sobe ou desce por obra e graça do BPP, como e quando eles muito bem entendem.

Tópico relacionado: Investigando a JMT
JAS Escreveu:Quando se comprova que um único investidor assegura “57,6% do volume de 54 sessões” ou “33,89% do volume total de 99 sessões”, e faz isto só com compras documentadas (e sem nós sabermos se também houve vendas), eu digo mais uma vez que “não há AT que resista”...

JAS

por zé povinho » 16/12/2003 20:34

até agradeço que nãp falem da JMT

para esquecer que vendi um bom lote a 7,25 :wall:

só eu...

JMT

por Fernando dos Aidos » 16/12/2003 20:12

JMT de longo prazo. Francamente, até ao "gap" (13.90-15.68!!!) não vejo nada de especial. Mas aí... não sei não...

Abraço

Fernando dos Aidos
Anexos
JMT.png
JMT.png (11.24 KiB) Visualizado 1064 vezes

Registado: 5/11/2002 2:26

pois

por Guzziman » 16/12/2003 20:08

Concordo!

E eu que sai a 10.06 para entrar no BCP ...

Oxalá o negócio saia esta semana e não seja de apenas 40 % para França...

É que se assim for, essa verba mais goodwill já declarado pelo BCP não chega ao valor pago à Eureko ... logo, não há subida para ninguém ...

E hoje, valeu pelo fecho, pq 2 milhoes ...
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

JMT

por artista_ » 16/12/2003 19:25

Desta poucos falam mas continua com o gráfico mais bull da BVL!! 8-)

E eu continuo a dizer que a subida é um pouco estranha... quer dizer agora já não é porque já se sabe quem está a fazê-la subir!

Puxada ou não ela não pára, nas últimas 6 sessões o valor de abertura foi sempre o mínimo da sessão e fechou sempre perto do máximo! quase não reagiu à resistência... há para aí alguém que arrisque targets??? eu sinceramente não consigo, até porque a base de dados que tenho da JMT é muito pequena (desde Agosto de 2001) e neste momento estaria em máximos históricos.

Eu continuo a deixar a coisa ir, vamos lá ver até onde...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Esquinas3, josehenry400, latbal, m-m, Shimazaki_2, silva_39, tami e 131 visitantes