Espera-se nova ronda de price targets mais altos
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Afinal parece que estão a sair mais cedo
Sonaecom com potencial de valorização de 43%
PTM e Sonaecom são as «apostas» da Espírito Santo Research para 2004
A PT Multimédia e a Sonaecom são as duas empresas portuguesas entre as seis preferidas da Espírito Santo Research (ESR) como «top picks» para 2004. Ambas recebem recomendações de compra, com o preço alvo da dona da TV Cabo a subir para 20 euros e a empresa de telecomunicações ter um potencial de valorização de 43%.
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Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
A PT Multimédia e a Sonaecom são as duas empresas portuguesas entre as seis preferidas da Espírito Santo Research (ESR) como «top picks» para 2004. Ambas recebem recomendações de compra, com o preço alvo da dona da TV Cabo a subir para 20 euros e a empresa de telecomunicações ter um potencial de valorização de 43%.
Num estudo de Dezembro sobre as apostas para o próximo ano para a Península Ibérica, a ESR escolheu seis acções preferidas. As «top picks» são as espanholas Endesa, Telefónica, Santander e Ferrovial e as duas empresas portuguesas.
Todas as seis empresas receberam recomendações de compra, com os potenciais de valorização das empresas espanholas a oscilarem entre os 14% para o banco e os 35% da Ferrovial.
Acções da Sonaecom nos últimos seis meses
Sonaecom pode subir 43%; Novis deve realizar fusão com ONI
Para a Sonaecom a ESR aumentou o preço alvo para Dezembro de 2004, de 2,5 para 3,3 euros, atribuindo à empresa um potencial de valorização de 43% e uma recomendação de compra» de «compra».
A Sonaecom, através da Optimus, tem assistido a uma melhoria significativa das margens nos últimos trimestres e esperamos que esta tendência continue», refere o relatório da ESR.
O banco de investimento do BES estima que a Optimus, que representa 80% da avaliação da Sonaecom, termine este ano com uma margem EBITDA de 25%, indicador que subirá para 27%.
«O Euro 2004 e "Rock in Rio" devem trazer mais turistas a Portugal (cerca de 10 % da população) no segundo trimestre, o que deverá ajudar a Optimus a melhorar as margens através de receitas adicionais de "roaming"», refere a ESR.
A ESR acredita ainda que, em 2004, a Novis, operador de telecomunicações fixas da Sonaecom, deverá «estar envolvida num processo de fusões e aquisições com o rival mais directo, a ONI da Electricidade de Portugal».
A mesma fonte diz que, provavelmente, deverá ser a EDP a gerir a empresa resultante da fusão, que poderá apresentar rendibilidades mais elevadas do que a Novis actualmente.
Dado só controlar 56% da Novis, em caso de fusão, esta empresa será retirada do perímetro de consolidação da Sonaecom. A ESR lembra que a Novis ainda apresenta prejuízos ao nível do EBITDA, mas deverá atingir o break-even nos próximos trimestres.
Acções da PTM nos últimos seis meses
PT Multimédia com preço-alvo de 20 euros
Para a PT Multimédia a ESR atribuiu um preço-alvo de 20 euros, para Dezembro de 2004, com uma recomendação de «compra».
Classificando a empresa do Grupo PT como «uma história de crescimento com mais para oferecer», a ESR diz que a PTM pode cumprir o objectivo do seu CEO, Zeinal Bava, de atingir uma margem EBITDA de 30% no final deste trimestre para o negócio de televisão por cabo.
Depois da performance registada no terceiro trimestre, a ESR acredita que a empresa também vai cumprir o objectivo de obter uma margem de 40% no final de 2004. A ESR estima que o EBITDA da PTM, no negócio de televisão por cabo, cresça 47% em 2004.
A mesma fonte lembra que a TV Cabo aumentou o número de clientes em 11%, em termos homólogos, com os clientes de Internet de banda larga a crescerem 78% e os assinantes canais Premium a manterem um «crescimento rápido». «Os custos de programação continuam sob controlo», acrescenta.
A ESR afirma também ser importante o facto de Zeinal Bava, que também é o CFO da Portugal Telecom, ter fixado metas agressivas para o crescimento da margem operacional, bem como pelo facto de ter um forte incentivo em apurar lucros, de modo a usar os créditos fiscais dos últimos três anos.
As acções da PTM seguiam a descer 0,65% para os 15,18 euros e a Sonaecom ganhava 0,44% até aos 2,27 euros. O preço-alvo atribuído à PTM representa um potencial de valorização de 31,7%.
PTM e Sonaecom são as «apostas» da Espírito Santo Research para 2004
A PT Multimédia e a Sonaecom são as duas empresas portuguesas entre as seis preferidas da Espírito Santo Research (ESR) como «top picks» para 2004. Ambas recebem recomendações de compra, com o preço alvo da dona da TV Cabo a subir para 20 euros e a empresa de telecomunicações ter um potencial de valorização de 43%.
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Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
A PT Multimédia e a Sonaecom são as duas empresas portuguesas entre as seis preferidas da Espírito Santo Research (ESR) como «top picks» para 2004. Ambas recebem recomendações de compra, com o preço alvo da dona da TV Cabo a subir para 20 euros e a empresa de telecomunicações ter um potencial de valorização de 43%.
Num estudo de Dezembro sobre as apostas para o próximo ano para a Península Ibérica, a ESR escolheu seis acções preferidas. As «top picks» são as espanholas Endesa, Telefónica, Santander e Ferrovial e as duas empresas portuguesas.
Todas as seis empresas receberam recomendações de compra, com os potenciais de valorização das empresas espanholas a oscilarem entre os 14% para o banco e os 35% da Ferrovial.
Acções da Sonaecom nos últimos seis meses
Sonaecom pode subir 43%; Novis deve realizar fusão com ONI
Para a Sonaecom a ESR aumentou o preço alvo para Dezembro de 2004, de 2,5 para 3,3 euros, atribuindo à empresa um potencial de valorização de 43% e uma recomendação de compra» de «compra».
A Sonaecom, através da Optimus, tem assistido a uma melhoria significativa das margens nos últimos trimestres e esperamos que esta tendência continue», refere o relatório da ESR.
O banco de investimento do BES estima que a Optimus, que representa 80% da avaliação da Sonaecom, termine este ano com uma margem EBITDA de 25%, indicador que subirá para 27%.
«O Euro 2004 e "Rock in Rio" devem trazer mais turistas a Portugal (cerca de 10 % da população) no segundo trimestre, o que deverá ajudar a Optimus a melhorar as margens através de receitas adicionais de "roaming"», refere a ESR.
A ESR acredita ainda que, em 2004, a Novis, operador de telecomunicações fixas da Sonaecom, deverá «estar envolvida num processo de fusões e aquisições com o rival mais directo, a ONI da Electricidade de Portugal».
A mesma fonte diz que, provavelmente, deverá ser a EDP a gerir a empresa resultante da fusão, que poderá apresentar rendibilidades mais elevadas do que a Novis actualmente.
Dado só controlar 56% da Novis, em caso de fusão, esta empresa será retirada do perímetro de consolidação da Sonaecom. A ESR lembra que a Novis ainda apresenta prejuízos ao nível do EBITDA, mas deverá atingir o break-even nos próximos trimestres.
Acções da PTM nos últimos seis meses
PT Multimédia com preço-alvo de 20 euros
Para a PT Multimédia a ESR atribuiu um preço-alvo de 20 euros, para Dezembro de 2004, com uma recomendação de «compra».
Classificando a empresa do Grupo PT como «uma história de crescimento com mais para oferecer», a ESR diz que a PTM pode cumprir o objectivo do seu CEO, Zeinal Bava, de atingir uma margem EBITDA de 30% no final deste trimestre para o negócio de televisão por cabo.
Depois da performance registada no terceiro trimestre, a ESR acredita que a empresa também vai cumprir o objectivo de obter uma margem de 40% no final de 2004. A ESR estima que o EBITDA da PTM, no negócio de televisão por cabo, cresça 47% em 2004.
A mesma fonte lembra que a TV Cabo aumentou o número de clientes em 11%, em termos homólogos, com os clientes de Internet de banda larga a crescerem 78% e os assinantes canais Premium a manterem um «crescimento rápido». «Os custos de programação continuam sob controlo», acrescenta.
A ESR afirma também ser importante o facto de Zeinal Bava, que também é o CFO da Portugal Telecom, ter fixado metas agressivas para o crescimento da margem operacional, bem como pelo facto de ter um forte incentivo em apurar lucros, de modo a usar os créditos fiscais dos últimos três anos.
As acções da PTM seguiam a descer 0,65% para os 15,18 euros e a Sonaecom ganhava 0,44% até aos 2,27 euros. O preço-alvo atribuído à PTM representa um potencial de valorização de 31,7%.
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adivinho
errata
Desculpem...
na expressão "pessoas comuns" ali acima, leia-se antes ... "pequenos investidores incautos e inexperientes". Obrigado pela atenção.
Um abraço.
na expressão "pessoas comuns" ali acima, leia-se antes ... "pequenos investidores incautos e inexperientes". Obrigado pela atenção.
Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
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e ainda...
...também concordo plenamente que muitas vezes esses "price-targets" fazem parte de uma estratégia de 'sacar' dinheiro aos pequenos investidores emocionais e confusos, que nem sabem bem se estão a investir para o longo ou para o curto-prazo, quando aplicam dinheiro na bolsa. Muito bem.
É "arrepiante" como o Ulisses disse. E é preciso divulgar isso às pessoas comuns, quando começarmos novamente a ouvir falar de "price-targets".
Bons investimentos,
Um abraço.
É "arrepiante" como o Ulisses disse. E é preciso divulgar isso às pessoas comuns, quando começarmos novamente a ouvir falar de "price-targets".
Bons investimentos,
Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
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É bom não ter "memória curta"...
CCtrader,
É verdade tudo o que disseste sobre a realidade de nem todos usarem a análise técnica de curto-prazo para decidir investir. Assim como existirem investidores diferentes com objectivos e horizontes temporais diferentes. Então vamos pensar nesse caso, para ver se eles realmente funcionam:
Os price-targets têm geralmente o horizonte temporal de 12 meses. É sempre essa data que acompanha os números "previstos" pelo price-target-maker. Por isso mantenho o que disse, os price targets de 12 meses falharam na sua grande maioria apartir de 2000 e nos 2/3 anos seguintes porque entrámos num Bearmarket, (e será q já saímos dele?). Era desejável que as pessoas não tivéssem uma memória curta quando "ouvirem" ou "lerem" o próximo price-target de 12 meses desses "especialistas", e se lembrem dos falhanços do passado recente, que provaram que ninguém é infalível a adivinhar o futuro.
Quanto à tua descrição do funcionamento interno dos mercados, apreciei muito a tua lucidez. Muito bem, subscrevo.
Bons negócios,
Um abraço.
É verdade tudo o que disseste sobre a realidade de nem todos usarem a análise técnica de curto-prazo para decidir investir. Assim como existirem investidores diferentes com objectivos e horizontes temporais diferentes. Então vamos pensar nesse caso, para ver se eles realmente funcionam:
Os price-targets têm geralmente o horizonte temporal de 12 meses. É sempre essa data que acompanha os números "previstos" pelo price-target-maker. Por isso mantenho o que disse, os price targets de 12 meses falharam na sua grande maioria apartir de 2000 e nos 2/3 anos seguintes porque entrámos num Bearmarket, (e será q já saímos dele?). Era desejável que as pessoas não tivéssem uma memória curta quando "ouvirem" ou "lerem" o próximo price-target de 12 meses desses "especialistas", e se lembrem dos falhanços do passado recente, que provaram que ninguém é infalível a adivinhar o futuro.
Quanto à tua descrição do funcionamento interno dos mercados, apreciei muito a tua lucidez. Muito bem, subscrevo.
Bons negócios,
Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com
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...
O research feito pelos analistas fundamentais não é destinado ao pequeno investidor. Este tipo de análise na maioria das casas é feito para institucionais. A janela temporal é diferente, assim como, o dinheiro envolvido.
É muito complicado tomar decisões de investimento num fundo baseado unicamente em análise técnica - Olhe vamos comprar 8.000.000 de PTs nos próximos dias, quebrou a linha de tendência... oops, stop loss, venda tudo ao melhor - Terá que existir um fundamental que justifique comprar determinado titulo, e depois é trabalhar o timing de entrada.
Para quem sabe como funciona o pit do SP500, quando os tipos da capa preta querem comprar, eles primeiro partem o mercado para arranjar vendedor, só depois começam a comprar.
Todas as movimentações feitas em torno do objectivo do institucional, acabam por afectar o pequeno investidor, e por isso mesmo muitas vezes nem os proprias notas de research conseguem ser verdadeiras (veja-se o disclaimer das notas de research do Citibank).
Ninguem acha que se a Goldman vai formar uma posição em INTC, vai dizer ao publico para depois comprar com o povo.
Normalmente o processo é simples, os analistas começam a admitir um aumento nos Earnings, e informam os clientes institucionais. Estes começam a entrar no mercado através dos floor traders (o volume feito pelo floor só é reportado passados três dias, logo não aparece nos gráficos), depois emitem-se as notas de research para o mercado, e nessa altura é tudo trabalho de traders para executar ordens, no entanto as grandes posições estão feitas.
Só não dá para enganar na altura dos resultados, porque um earnings surprise acontece ao mesmo tempo para todos, a unica diferença, é que o pequeno investidor, shorta o gap, e os grandes aproveitam para ir comprando.
É muito complicado tomar decisões de investimento num fundo baseado unicamente em análise técnica - Olhe vamos comprar 8.000.000 de PTs nos próximos dias, quebrou a linha de tendência... oops, stop loss, venda tudo ao melhor - Terá que existir um fundamental que justifique comprar determinado titulo, e depois é trabalhar o timing de entrada.
Para quem sabe como funciona o pit do SP500, quando os tipos da capa preta querem comprar, eles primeiro partem o mercado para arranjar vendedor, só depois começam a comprar.
Todas as movimentações feitas em torno do objectivo do institucional, acabam por afectar o pequeno investidor, e por isso mesmo muitas vezes nem os proprias notas de research conseguem ser verdadeiras (veja-se o disclaimer das notas de research do Citibank).
Ninguem acha que se a Goldman vai formar uma posição em INTC, vai dizer ao publico para depois comprar com o povo.
Normalmente o processo é simples, os analistas começam a admitir um aumento nos Earnings, e informam os clientes institucionais. Estes começam a entrar no mercado através dos floor traders (o volume feito pelo floor só é reportado passados três dias, logo não aparece nos gráficos), depois emitem-se as notas de research para o mercado, e nessa altura é tudo trabalho de traders para executar ordens, no entanto as grandes posições estão feitas.
Só não dá para enganar na altura dos resultados, porque um earnings surprise acontece ao mesmo tempo para todos, a unica diferença, é que o pequeno investidor, shorta o gap, e os grandes aproveitam para ir comprando.
'You cannot beat a roulette table unless you steal money from it.'
http://tradingthecow.blogspot.com/
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"price-wrongs" ?
A questão principal é:
Essas previsões de price-targets realmente funcionam?
Em 2001 o meu passatempo era shortar (apostar na queda) de cada acção que os analistas diziam que valia mais.
Bons investimentos,
Um abraço.
Essas previsões de price-targets realmente funcionam?
Em 2001 o meu passatempo era shortar (apostar na queda) de cada acção que os analistas diziam que valia mais.
Bons investimentos,
Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
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Espera-se nova ronda de price targets mais altos
A partir de Janeiro é vê-los a serem lançados em catadupa.... lançados talvez de maneira organizada.
Já reparam que as revisões de price targets, são todas feitas ao mesmo tempo e anuciadas mais ou menos todas na mesma altura. Até parece que é combinado entre todos
Já reparam que as revisões de price targets, são todas feitas ao mesmo tempo e anuciadas mais ou menos todas na mesma altura. Até parece que é combinado entre todos
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