Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Manifestação anti-troika dia 15 de Setembro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por gorgo » 17/9/2012 14:27

altrio Escreveu:
gorgol Escreveu:
altrio Escreveu:
Em 2011 os juros ultrapassaram o défice, ou seja, tivemos um saldo primário positivo. Este ano, o saldo primário voltou a ficar negativo (-1300 milhões de euros, até Julho).

Esta afirmação é incorreta. Mostra-me a fonte de onde a retiras? Os juros representam um encargo de 4% do PIB e o défice sem medidas extraordinárias foi de mais de 7%.

Esta ano 2012 ainda não terminou. Os juros num semestre podem não ser proporcionais ao seguinte devido à periocidade dos cupões.

Qual das duas afirmações que eu fiz é que não é correcta?

Os dados de 2011 estão aqui ( http://www.dgo.pt/execucaoorcamental/Si ... mental.pdf ), onde podes ver juros de 6072 milhões de euros e um défice de 5862 milhões de euros.

Os dados de 2012 estão aqui ( http://www.dgo.pt/execucaoorcamental/Pa ... Mes=Agosto ), onde podes ver, até Julho, juros de 4335 milhões de euros e um défice de 5622 milhões de euros.

Cada um comenta os números como quizer. Se os corrigires das receitas extraordinárias retiras outras conclusões. Se este ano considerares um valor equivalente de receitas extraordinárias, também a conclusão é outra.

Ser sério e correto é comparar o que é igual e retirar o que é diferente. Assim chamo-lhe manipulação grosseira.

Registado: 26/8/2007 20:40

por Las_Vegas » 17/9/2012 13:32

alexandre7ias Escreveu:Só demonstra que é preciso violência para algo mudar!

Cuidado que a violência normalmente muda a forma do nariz ou o numero de dentes de quem se mete nisso.

Não sei se será bem esse tipo de mudança que pretendes...

Registado: 4/11/2002 23:12

por masterpro » 17/9/2012 13:28

A-330 Escreveu:Quem aqui no fórum foi à manifestação?

A330

Eu fui, desde as manifs contra a Ferreira Leite por causa das PGA's em 94, que não ia a uma :)

Mesmo assim achei pouca gente atendendo às medidas que tem sido tomadas por estes artistas.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por alexandre7ias » 17/9/2012 13:14

Inspirado Escreveu:
Esse facto, notável, de ter ido meio milhão para a rua tugir e mugir contra o estado a que isto chegou, não torna menos grave o seguinte facto: muitos dizem que há alternativas a esta austeridade cega, mas nenhuma força política ainda apresentou com clareza, e contas, um caminho alternativo. Se isso não é muito grave no caso do BE e do PCP, no caso do PS está chegada a hora de demonstrar como se pode ter um rigor progressista, em vez do despesismo que só enche os bolsos a alguns, e em vez de querermos viver com o dinheiro dos outros e ao mesmo tempo querermos ter uma soberania impossível.

Também é grave nos casos do PCP e do BE, porque deviam fazer uma oposição de alternativa, o que nem deve ser dificil, mas são os politicos que temos.

No caso do BE, o Louçã anda a apregoar a queda do governo, ele sabe muito bem que isso é do mais inconveniente para o estado a que chegámos e anda a dizer o que diz.

Eles todos têm culpa, uns porque fazem e os outros por não são uma oposição credivel.

Bons Negócios
.

Promotores da manifestação de sábado disponíveis para ajudar a uma greve geral
Publicado hoje às 12:43

Os promotores da manifestação que juntou "cerca de um milhão de portugueses", sábado, em 40 cidades, comprometem-se "a ajudar a construir uma greve geral de forte adesão popular" e apelam a uma vigília durante o Conselho de Estado, sexta-feira.
O lema que uniu quase um milhão de portugueses, "Que se lixe a troika, queremos as nossas vidas", continua a mexer para lá das redes sociais. Os promotores comprometem-se "a fazer todos os esforços para ajudar a construir uma greve geral de forte adesão popular, que seja capaz de parar todo o país, em união contra o desastre que nos é imposto".

Cientes de que "a mobilização impressionante que aconteceu no sábado se deve a todas as pessoas que fizeram sua esta ideia", os subscritores e as subscritoras do manifesto "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!" querem retribuir.

"Os organizadores e as organizadoras da manifestação apoiarão, como cidadãos e cidadãs, todas as lutas", desde "concentrações sectoriais às grandes manifestações convocadas pelos sindicatos para as próximas semanas, passando pelo apelo lançado publicamente na manifestação a uma vigília para a próxima sexta-feira, frente ao Conselho de Estado, no Palácio de Belém".

Cavaco Silva convocou para sexta o Conselho de Estado, e pediu também a presença do ministro das Finanças. Os promotores querem marcar presença com uma "vigília pacífica" junto à Presidência da República, na sexta-feira.

O objetivo, explicou Nuno Ramos de Almeida, um dos promotores do manifesto, é "pressionar" para "inverter esta política" e conseguir a "alteração deste tipo de posições e de políticas da 'troika'" e a "desautorização" do Governo e da sua política de austeridade.

A disponibilidade da organização do movimento está a correr pelas redes sociais, que foram fundamentais na mobilização do protesto de sábado, que juntou "quase um milhão de pessoas" nas ruas de várias cidades de Portugal e doutros países (junto à sede de embaixadas portuguesas).

"Um grande sucesso, mas não ainda uma vitória", pode ler-se no comunicado que os promotores fizeram chegar à redação do JN. "Só se cumprirá a vontade de todas e todos que se manifestaram quando este governo for demitido e o memorando da troika rasgado".

http://m.jn.pt/m/newsArticle?contentId= ... related=no

Milhares de pessoas na rua e o discurso continua o mesmo. Só demonstra que é preciso violência para algo mudar!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por JMHP » 17/9/2012 12:12

Elias Escreveu:Esse facto, notável, de ter ido meio milhão para a rua tugir e mugir contra o estado a que isto chegou, não torna menos grave o seguinte facto: muitos dizem que há alternativas a esta austeridade cega, mas nenhuma força política ainda apresentou com clareza, e contas, um caminho alternativo. Se isso não é muito grave no caso do BE e do PCP, no caso do PS está chegada a hora de demonstrar como se pode ter um rigor progressista, em vez do despesismo que só enche os bolsos a alguns, e em vez de querermos viver com o dinheiro dos outros e ao mesmo tempo querermos ter uma soberania impossível.

http://networkedblogs.com/Cf30q

PS?!....Com uma credibilidade tão medíocre e com tantas responsabilidades do estado do país e da situação que actualmente vivemos, é possível esperar alguma solução vinda dai?!

Estou curioso e ansioso por conhecer as alternativas da sociedade e das elites que andam por ai como "damas ofendidas" e criticar aqueles que a bem ou a mal procuram mudar alguma coisa e dão a nossa cara perante os credores e o mundo que nos observa.

Depois dos berros e histeria, que soluções apresentam?!.... Alguém?! :roll:

Registado: 19/5/2009 18:26

por Inspirado » 17/9/2012 12:11

Esse facto, notável, de ter ido meio milhão para a rua tugir e mugir contra o estado a que isto chegou, não torna menos grave o seguinte facto: muitos dizem que há alternativas a esta austeridade cega, mas nenhuma força política ainda apresentou com clareza, e contas, um caminho alternativo. Se isso não é muito grave no caso do BE e do PCP, no caso do PS está chegada a hora de demonstrar como se pode ter um rigor progressista, em vez do despesismo que só enche os bolsos a alguns, e em vez de querermos viver com o dinheiro dos outros e ao mesmo tempo querermos ter uma soberania impossível.

Também é grave nos casos do PCP e do BE, porque deviam fazer uma oposição de alternativa, o que nem deve ser dificil, mas são os politicos que temos.

No caso do BE, o Louçã anda a apregoar a queda do governo, ele sabe muito bem que isso é do mais inconveniente para o estado a que chegámos e anda a dizer o que diz.

Eles todos têm culpa, uns porque fazem e os outros por não são uma oposição credivel.

Bons Negócios

Registado: 31/10/2009 3:30

por altrio » 17/9/2012 11:50

gorgol Escreveu:
altrio Escreveu:
Em 2011 os juros ultrapassaram o défice, ou seja, tivemos um saldo primário positivo. Este ano, o saldo primário voltou a ficar negativo (-1300 milhões de euros, até Julho).

Esta afirmação é incorreta. Mostra-me a fonte de onde a retiras? Os juros representam um encargo de 4% do PIB e o défice sem medidas extraordinárias foi de mais de 7%.

Esta ano 2012 ainda não terminou. Os juros num semestre podem não ser proporcionais ao seguinte devido à periocidade dos cupões.

Qual das duas afirmações que eu fiz é que não é correcta?

Os dados de 2011 estão aqui ( http://www.dgo.pt/execucaoorcamental/Si ... mental.pdf ), onde podes ver juros de 6072 milhões de euros e um défice de 5862 milhões de euros.

Os dados de 2012 estão aqui ( http://www.dgo.pt/execucaoorcamental/Pa ... Mes=Agosto ), onde podes ver, até Julho, juros de 4335 milhões de euros e um défice de 5622 milhões de euros.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por pepi » 17/9/2012 11:44

Elias Escreveu:Esse facto, notável, de ter ido meio milhão para a rua tugir e mugir contra o estado a que isto chegou, não torna menos grave o seguinte facto: muitos dizem que há alternativas a esta austeridade cega, mas nenhuma força política ainda apresentou com clareza, e contas, um caminho alternativo. Se isso não é muito grave no caso do BE e do PCP, no caso do PS está chegada a hora de demonstrar como se pode ter um rigor progressista, em vez do despesismo que só enche os bolsos a alguns, e em vez de querermos viver com o dinheiro dos outros e ao mesmo tempo querermos ter uma soberania impossível.

Assino por baixo! :clap:

Registado: 17/3/2009 14:43

por Elias » 17/9/2012 11:33

http://networkedblogs.com/Cf30q

Registado: 5/11/2002 12:21

por gorgo » 17/9/2012 11:27

altrio Escreveu:

Agora não tenho dúvidas de que mesmo este ano não temos défice primário positivo.

Só podemos não pagar qundo se chega ao défice primário positivo
Editado pela última vez por Visitante em 17/9/2012 11:34, num total de 1 vez.

Registado: 26/8/2007 20:40

por PT_Trader » 17/9/2012 11:15

JMHP Escreveu:É fácil convocar e realizar uma manifestação, mais difícil, bem mais complicado é o que decidir e fazer a seguir.

Afinal o que vai mudar no país?!... As reformas estruturais vão finalmente avançar?! :roll:

Ontem ouvi alguém na TV a dizer precisamente isso :roll:

Registado: 20/6/2011 21:48

por JMHP » 17/9/2012 11:13

É fácil convocar e realizar uma manifestação, mais difícil, bem mais complicado é o que decidir e fazer a seguir.

Afinal o que vai mudar no país?!... As reformas estruturais vão finalmente avançar?! :roll:

Acho bastante curioso esta "crise" ou melhor este "surto de esquizofrenia" politico e social conseguir reunir consenso de muitos dos responsáveis (alguns esqueletos até) que contribuíram para esta situação de bancarrota que o país está a viver.

Como já li algures alguém.... Se estão todos juntos contra o governo, contra os credores, contra austeridade, se calhar existe aqui algo de novo e ainda não paramos para reflectir.

Bancarrota sim, porque ao dizermos não aos nossos credores, não à austeridade, estamos simplesmente assumir a nossa condição de país falido.
Editado pela última vez por JMHP em 17/9/2012 11:18, num total de 2 vezes.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Marco Martins » 17/9/2012 10:44

StochasticOscilator Escreveu:
Inspirado Escreveu:Fui à manifestação, como tenho ido a outras. Apesar de não concordar com o alvo da manifestação que (ou eu percebi mal) a Troika.

Penso que a culpa de o País estar como está é dos sucessivos governos e as medidas que este último está a tomar não me parecem contribuir para melhorar, principalmente esta história dos 7% a mais para a SS.

Acerca da queda do governo, também não concordo, mas quem está a instigar a opção são alguns politicos da treta (Louçã principalmente, e o Seguro ajuda). Parece que não têm noção do que estão a dizer.

O que sei é que assim, nem para as empresas está a servir.

Bons Negócios

Subscrevo...
no entanto eu não fui mas iria se a mensagem não fosse anti-toika mas sim anti governos despesistas que ao longo de 30 anos tem escavado o buraco onde estamos, aliás acho que o povo deve estar mais atento ao que os governos fazem com os dinheiros públicos, deveriam ter existido manifestações contra a construção de autoestradas completamente desnecessárias (A19 por exemplo), de construção de aeroportos, etc.

Sem dúvida. Subscrevo este ponto de vista e mudança das nossas formas para protestar.

Registado: 7/4/2007 17:13

por ruisebas » 17/9/2012 10:39

Inspirado Escreveu:Fui à manifestação, como tenho ido a outras. Apesar de não concordar com o alvo da manifestação que (ou eu percebi mal) a Troika.

Penso que a culpa de o País estar como está é dos sucessivos governos e as medidas que este último está a tomar não me parecem contribuir para melhorar, principalmente esta história dos 7% a mais para a SS.

Acerca da queda do governo, também não concordo, mas quem está a instigar a opção são alguns politicos da treta (Louçã principalmente, e o Seguro ajuda). Parece que não têm noção do que estão a dizer.

Bons Negócios

Subscrevo...
no entanto eu não fui mas iria se a mensagem não fosse anti-toika mas sim anti governos despesistas que ao longo de 30 anos tem escavado o buraco onde estamos, aliás acho que o povo deve estar mais atento ao que os governos fazem com os dinheiros públicos, deveriam ter existido manifestações contra a construção de autoestradas completamente desnecessárias (A19 por exemplo), de construção de aeroportos, etc.
"When all the experts and forecasts agree – something else is going to happen." - Bob Farrell’s

Registado: 6/12/2008 1:58

por altrio » 17/9/2012 10:25

MarcoAntonio Escreveu:E depois, como disse logo no início, há o engrossar da dívida por efeito dos juros. Os juros actualmente já são o grosso do déficit.

It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por Marco Martins » 17/9/2012 10:25

Bons Negócios

Pois! Um dos problemas das manifestações é serem em parte orientados conforme outros interesses políticos, onde o objectivo é apenas criar mais confusão na sociedade como seja a mensagem anti-troika...

Se os políticos e partidos fossem minimamente sérios ajudariam a manifestação, mas ajudariam também a focar os protestos do povo em algo que se pudesse tornar construtivo para o país e para todos!

por Inspirado » 17/9/2012 10:19

Fui à manifestação, como tenho ido a outras. Apesar de não concordar com o alvo da manifestação que (ou eu percebi mal) a Troika.

Bons Negócios

Registado: 31/10/2009 3:30

por Opcard » 17/9/2012 10:12

Do JCN retiro estas limhas muito instrutivas.

"......O problema estava nos cidadãos honestos, nos trabalhadores patriotas, que queriam mais do que havia. Se somássemos tudo o que as pessoas comuns achavam ter direito, e calculássemos o total daquilo que os contribuintes consideravam justo pagar, os valores não equilibravam.

Mesmo eliminando todos os desperdícios, abusos e roubos, o buraco permanecia. Por isso é que só havia medidas más. Mas cada um defendia o seu interesse. Os governos, que defendiam o país, sucediam-se, como os protestos. E o défice.

Até que aconteceu uma coisa: o povo perdeu a paciência. O horror ao longo caos de tumultos fez com que o povo calasse. Pura e simplesmente deixou de ligar. Vieram os militares. Mas os militares já tinham vindo muitas vezes, sempre vencidos pelos protestos. Desta vez o povo deixou. Os militares, como sempre, fizeram asneira, até chamarem um professor que acertou as contas. Começou a ditadura das finanças.

Sucederam-se as medidas más, muito más. Mas desta vez os protestos foram silenciados e o buraco acabou. É verdade que, além da ditadura das finanças, houve também uma outra, essa geral, que dominou o país e amordaçou as liberdades por 50 anos. Portugal viveu décadas sem os direitos que antes não quis limitar em liberdade. Os tribunos foram expulsos ou viveram na clandestinidade. Não se sabe se vieram a arrepender-se dos ataques que tinham desferido, com tanto sucesso, contra os governos frágeis que tentavam resolver o défice em liberdade.

Esta é uma história muito instrutiva hoje para os países da Europa. Mostra como, ao defender o importante, podemos perder o essencial."

Marco Martins Escreveu:
ul Escreveu:Eu tenho meia manifestação no activo, Eu estava na escola todos Nos acreditamos na revolução ,as tantas aparecem uns dirigentes sindicais afirmando que os estudantes deviam de estar com os trabalhadores .

Uma empresa em dificuldades ia despedir trabalhadores , e la fomos com os trabalhadores , lembro-me de ter perguntado a um trabalhador se alem de ficarmos roucos os problemas se podiam resolver assim .

Discretamente foi~me embora achei ridícula a situação. não consegui entender a vantagem, de marchar pela cidade e de parar em algum locais a gritar..

Na realidade a empresa ,como não pode despedir alguma trabalhadores , acabaram todos despedidos porque acabou por falir .

A330

Não fui exactamente pelo que o colega escreveu "entre-linhas": que de nada iria ajudar protestar a pedir algo que não é viável para o país... mudar o governo só por mudar quando nos esquecemos de olhar para a realidade do nosso problema português.

Acho que faz sentido as pessoas protestarem e pedirem uma correcção a algumas políticas, mas não faz sentido mudar o governo só por mudar, pois isso sempre que acontece provoca uma paragem do país por 4 meses e o regresso de políticos e políticas iguais e novamente contestáveis...

É importante protestar mas por algo objectivo e claro e as pessoas unirem-se a pedir mudança de pequenas coisas de cada vez...

Registado: 14/3/2009 0:19

por Marco Martins » 17/9/2012 10:08

ul Escreveu:Eu tenho meia manifestação no activo, Eu estava na escola todos Nos acreditamos na revolução ,as tantas aparecem uns dirigentes sindicais afirmando que os estudantes deviam de estar com os trabalhadores .

Uma empresa em dificuldades ia despedir trabalhadores , e la fomos com os trabalhadores , lembro-me de ter perguntado a um trabalhador se alem de ficarmos roucos os problemas se podiam resolver assim .

Discretamente foi~me embora achei ridícula a situação. não consegui entender a vantagem, de marchar pela cidade e de parar em algum locais a gritar..

Na realidade a empresa ,como não pode despedir alguma trabalhadores , acabaram todos despedidos porque acabou por falir .

A330

Não fui exactamente pelo que o colega escreveu "entre-linhas": que de nada iria ajudar protestar a pedir algo que não é viável para o país... mudar o governo só por mudar quando nos esquecemos de olhar para a realidade do nosso problema português.

Acho que faz sentido as pessoas protestarem e pedirem uma correcção a algumas políticas, mas não faz sentido mudar o governo só por mudar, pois isso sempre que acontece provoca uma paragem do país por 4 meses e o regresso de políticos e políticas iguais e novamente contestáveis...

É importante protestar mas por algo objectivo e claro e as pessoas unirem-se a pedir mudança de pequenas coisas de cada vez...

por Opcard » 17/9/2012 9:06

Eu tenho meia manifestação no activo, Eu estava na escola todos Nos acreditamos na revolução ,as tantas aparecem uns dirigentes sindicais afirmando que os estudantes deviam de estar com os trabalhadores .

A330

Registado: 14/3/2009 0:19

por protar » 17/9/2012 8:22

Eu.1ª vez

Registado: 20/3/2010 21:27

por A330-300 » 17/9/2012 8:15

Quem aqui no fórum foi à manifestação?

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por alexandre7ias » 17/9/2012 1:25

Ingleses acusam GNR de caça à multa a turistas

A GNR é acusada num extenso artigo do jornal inglês "The Telegraph" de estar a levar a cabo uma caça à multa que tem como alvo turistas britânicos. O jornal diz que é para pagar a crise.

O artigo tem por título "Traffic police in Portugal 'targeting' tourists" ("Polícia de trânsito em Portugal tem por alvo os turistas") e está espalhado por toda a Internet, sendo ainda alvo de debate em vários sites.

O artigo surge ainda em vários espaços da net especializados em turismo, como o "Travel Fantastic". Tudo foi ainda mais amplificado através da partilha da notícia em redes sociais tão populares como o facebook ou o Twitter.

O artigo acabou também por ser citado em vários órgãos de comunicação, tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos da América.

A notícia do "Telegraph" - um dos mais mais importantes jornais ingleses, cuja edição online é o terceiro site de jornais mais popular do Reino Unido, com 1,7 milhões de visitas diárias - foi publicada num suplemento especial dedicado ao turismo ("Travel"), na edição de dia 23 de agosto. Diz que a "GNR tem sido acusada de ter por alvo turistas estrangeiros" para, desta forma, ajudar à recuperação da economia portuguesa.

O jornal refere o testemunho de várias pessoas, sob anonimato. Uma delas afirma que viu "vários carros de matrícula inglesa a serem multados por estacionamento", não obstante "não haver sinal de proibição". A mesma testemunha conclui que "os turistas são alvos fáceis, que preferem pagar a multa e continuar as férias a contestarem" a ação policial.

GNR já sabia de artigo

O Comando-Geral da GNR, confrontado pelo JN com as acusações no jornal inglês, disse que já tinha conhecimento do artigo. "Logo que ele saiu, fizemos as diligências necessárias para saber se havia fundamento, mas não encontrámos nada que o justificasse", apontou uma fonte oficial do Comando da GNR. "A nossa preocupação é a segurança rodoviária, não são as multas", concluiu a fonte.

"Temos conhecimento de haver três queixas de turistas ingleses relativamente a questões de trânsito", disse, ao JN, José Santos, responsável pelo Departamento de Comunicação do Turismo de Portugal, organismo dependente do Ministério da Economia. "Mas confiamos na versão da GNR", acrescentou.

A Associação de Hotelaria de Portugal não quis comentar o caso, se bem que também tenha manifestado confiança na atuação da GNR.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por MarcoAntonio » 17/9/2012 0:48

Para além de dívida realmente nova, há dívida que é decorrente de juros e também há dívida que já existia mas simplesmente não estava contabilizada como tal.

Portanto, alguma cautela ao olhar para esses números assim a cru, especialmente num prazo tão curto em que ocorreu alteração de critérios e a intervenção de entidades internacionais que nos obrigaram a contabilizar tudo o que não estava contabilizado, seja porque razão for.

Basta, por exemplo, recordar o episódio da Madeira para ver como de repente surge dívida que já existia mas ninguém "conhecia".

Mas há outras coisas, por exemplo se não estou em erro e se não me falha a memória, ocorreu uma transferência para dívida pública das dívidas das empresas de transporte, que não estavam aí contabilizadas antes...

E depois, como disse logo no início, há o engrossar da dívida por efeito dos juros. Os juros actualmente já são o grosso do déficit.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: DÍVIDA PÚBLICA PORTUGUESA

por Texano Bill » 17/9/2012 0:12

Manu Escreveu:É que a dívida foi contraída pelo estado, mas foi entregue a alguém. No Estado já não está. Quem a recebeu?

Alguns que me lembro agora: BPN e bailouts a bancos, fazer rollover de dívida anterior mas agora com juros mais altos, manter a segurança social quando a economia está a contrair, algumas obras públicas desnecessárias (os estudos para o TGV, aeroporto), etc

Isto já foi muito analisado nos tópicos do caldeirão.

Registado: 20/8/2011 12:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, PacoNasssa, Pmart 1, Shimazaki_2 e 135 visitantes