PTC - Gráfico Actualizado e breve comentário
Nickkobe, isso foi dito por um administrador da PT, numas declarações que eu me apressei a considerar um "bluff" no artigo "O jogador de poker continua ao ataque": http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=287
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Como é sabido, eu não ligo a essas especulações do compra não compra...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A PT , nunca....
disse que ía comprar 5% este ano.

- Registado: 8/11/2003 19:22
Sim, talvez... Mas o forte volume durante a última correcção em baixa dá que pensar.
A situação não é dramática, mas também não me parece nada apelativa de momento...
A situação não é dramática, mas também não me parece nada apelativa de momento...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Apesar da tendência de médio-prazo ainda não ter sido colocada em causa, o gráfico da PTC está pouco prometedor no curto-prazo e o meu comentário de que deveríamos esperar uma reacção de curtíssimo-prazo (apenas), parece-me que vai fazendo cada vez mais sentido...
- Anexos
-
- ptc-20031215a.png (19.91 KiB) Visualizado 954 vezes
É certo que ainda falta uma hora e meia para o fecho que poderá alterar muita coisa, mas aqui fica o gráfico actualizado que começa a ficar curioso...
- Anexos
-
- ptc-20031212b.png (20.13 KiB) Visualizado 1041 vezes
Conforme as expectativas, a PTC reagiu bem no curtíssimo-prazo ao teste aos suportes, tendo subido desde os 7.67 (valor do último comentário) para os 7.82/7.83...
Curiosamente, estagnou neste valor que tinha sido máximo relativo em Novembro.
Na sessão de hoje o volume tem estado a ser particularmente fraco muito embora ainda falte a recta final da sessão, período em que a PTC tem vindo a mostrar maior força...
Fica o gráfico actualizado e mais tarde, se se justificar, deixarei um comentário actualizado com o fecho.
Curiosamente, estagnou neste valor que tinha sido máximo relativo em Novembro.
Na sessão de hoje o volume tem estado a ser particularmente fraco muito embora ainda falte a recta final da sessão, período em que a PTC tem vindo a mostrar maior força...
Fica o gráfico actualizado e mais tarde, se se justificar, deixarei um comentário actualizado com o fecho.
- Anexos
-
- ptc-20031212a.png (20.03 KiB) Visualizado 1092 vezes
A questão do volume que eu levantei não diz respeito especificamente à sessão de hoje mais ao conjunto das últimas 7 sessões...
Não tem, ainda, implicações no curtíssimo-prazo. Hoje, como já disse, foi um dia interessante para uma entrada longa numa perspectiva de curtíssimo-prazo, com boa relação risco x benefício numa aposta na reacção aos suportes (do «antigamente»...
) que tão bem têm funcionado na PTC.
Mas volto a dizer, essa é uma questão distinta e de um plano temporal diferente da questão que eu levantei... Não convém misturar as coisas. Venha a funcionar ou não, tratam-se de questões e planos temporais bem distintos...
Não tem, ainda, implicações no curtíssimo-prazo. Hoje, como já disse, foi um dia interessante para uma entrada longa numa perspectiva de curtíssimo-prazo, com boa relação risco x benefício numa aposta na reacção aos suportes (do «antigamente»...

Mas volto a dizer, essa é uma questão distinta e de um plano temporal diferente da questão que eu levantei... Não convém misturar as coisas. Venha a funcionar ou não, tratam-se de questões e planos temporais bem distintos...
Touro, a resposta está no meu último comentário (das 13.56).
A PTC acabou de realizar uma correcção bastante violenta e acompanhada de volume que contrasta claramente com as anteriores. Até «poderá não ser nada», mas a verdade é que esta correcção anulou praticamente todo o último upswing e esta situação faz-me recordar o que se passou na EDP e o que se está a passar actualmente no BCP (em ambos os casos importantes interrupções da tendência de alta com perda de momentum, volatilidade e volume).
Ainda assim, no imediato, um trade de curtíssimo-prazo apostando na reacção ao suporte horizontal e à LTa apresenta-se interessante numa perspectiva de risco x benefício...
Quanto ao resto, tem em vista desenvolvimentos no curto/médio-prazo e é uma situação a acompanhar.
A PTC acabou de realizar uma correcção bastante violenta e acompanhada de volume que contrasta claramente com as anteriores. Até «poderá não ser nada», mas a verdade é que esta correcção anulou praticamente todo o último upswing e esta situação faz-me recordar o que se passou na EDP e o que se está a passar actualmente no BCP (em ambos os casos importantes interrupções da tendência de alta com perda de momentum, volatilidade e volume).
Ainda assim, no imediato, um trade de curtíssimo-prazo apostando na reacção ao suporte horizontal e à LTa apresenta-se interessante numa perspectiva de risco x benefício...
Quanto ao resto, tem em vista desenvolvimentos no curto/médio-prazo e é uma situação a acompanhar.
Boa tarde Marco,
Concordo contigo relativamente à entrada longa em PTC a estes níveis. Só não estou a ver em que te baseias para afirmar que a subida será muito limitada. Quando falas em curtíssimo-prazo, estás a referir-te a que valores em termos de preço?
Relativamente à correção no médio-prazo é um sentimento que tens ou existem sinais técnicos nesse sentido? É que eu estou farto de olhar para o gráfico e não consigo tirar essa conclusão.
A vela de hoje é uma espécie de "martelo", o que associado ao facto de ter testado com sucesso a LTA e do estocástico estar sobrevendido e a dar sinal de entrada traz boas perpectivas para amanhã. No entanto, e como é habitual nestas coisas, só amanhã se poderá ter a confirmação ou não da inversão...
Possuo posição longa em PTC.
Concordo contigo relativamente à entrada longa em PTC a estes níveis. Só não estou a ver em que te baseias para afirmar que a subida será muito limitada. Quando falas em curtíssimo-prazo, estás a referir-te a que valores em termos de preço?
Relativamente à correção no médio-prazo é um sentimento que tens ou existem sinais técnicos nesse sentido? É que eu estou farto de olhar para o gráfico e não consigo tirar essa conclusão.
A vela de hoje é uma espécie de "martelo", o que associado ao facto de ter testado com sucesso a LTA e do estocástico estar sobrevendido e a dar sinal de entrada traz boas perpectivas para amanhã. No entanto, e como é habitual nestas coisas, só amanhã se poderá ter a confirmação ou não da inversão...
Possuo posição longa em PTC.
Cumprimentos,
Touro
Touro
- Registado: 5/11/2002 14:09
Hoje era um bom dia (boa relação risco x benefício) para uma entrada longa de curtíssimo-prazo. Mas apenas (em minha opinião) para esse plano temporal...
Para o curto/médio-prazo começo a ter algumas reservas. Poderá estar a preparar uma importante correcção/consolidação...
Para o curto/médio-prazo começo a ter algumas reservas. Poderá estar a preparar uma importante correcção/consolidação...
A regularidade «técnica» da PTC continua impressionante. Hoje chegou ao suporte ascendente e praticamente ao suporte horizontal...
Entretanto, um dado que aproveito para lançar e merece alguma atenção (e preocupação), nesta importante retracção não se notou a retracção nos volumes que vinha sendo habitual, antes pelo contrário os volumes mantiveram-se até relativamente elevados, excepção feita à sessão de segunda-feira (dia feriado).
Entretanto, um dado que aproveito para lançar e merece alguma atenção (e preocupação), nesta importante retracção não se notou a retracção nos volumes que vinha sendo habitual, antes pelo contrário os volumes mantiveram-se até relativamente elevados, excepção feita à sessão de segunda-feira (dia feriado).
- Anexos
-
- ptc-20031210a.png (18.9 KiB) Visualizado 880 vezes
A PTC encontra-se ainda a corrigir tecnicamente dentro do seu canal ascendente (a tendência de médio-prazo ainda não está em perigo).
O potencial <i>down</i> de curtíssimo-prazo é agora algo reduzido dado que a PTC tem agora dois importantes suportes: o horizontal nos 7.50€ e a LTa do canal de médio-prazo.
Comportamento a seguir com atenção nas próximas sessões...
O potencial <i>down</i> de curtíssimo-prazo é agora algo reduzido dado que a PTC tem agora dois importantes suportes: o horizontal nos 7.50€ e a LTa do canal de médio-prazo.
Comportamento a seguir com atenção nas próximas sessões...
- Anexos
-
- ptc-20031209a.png (21.95 KiB) Visualizado 967 vezes
Sim, isso é bastante visível no gráfico JAS. Por essa mesma razão, há bastantes semanas que digo que, em minha opinião, não vale a pena tentar aproveitar as correcções na PTC (que têm sido invariavelmente oportunidades de compra)...
A AT continua a funcionar muito bem na PTC que agora, no curtíssimo-prazo, se encontra a realizar uma correcção técnica saudável e desejável.
A tendência ascendente de curto/médio-prazo só sería colocada em causa na quebra do canal e/ou do suporte horizontal nos 7.50€...
A tendência ascendente de curto/médio-prazo só sería colocada em causa na quebra do canal e/ou do suporte horizontal nos 7.50€...
- Anexos
-
- ptc-20031204a.png (18.93 KiB) Visualizado 1043 vezes
hmmm, curioso... bem, não deve ser muito diferente do meu. No teu, parecem haver mais pontos de toque que no meu, mas é capaz de ser ilusão óptica.
(ah, e eu ontem ajustei a minha linha dado o máximo, a minha linha anterior era demasiado modesta e deixava de enquadrar tanta exuberância
)
(ah, e eu ontem ajustei a minha linha dado o máximo, a minha linha anterior era demasiado modesta e deixava de enquadrar tanta exuberância

- Anexos
-
- ptc.png (19.67 KiB) Visualizado 1116 vezes
Hmm... O gráfico está em escala logarítmica, não lhe fiz qq alteração, Marta.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Bar38, josehenry400, Shimazaki_2, TTM62, VALHALLA e 79 visitantes