Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 17/9/2012 16:42

Elias, era para institucionais mas podias juntar a ordem ás dos institucionais via alguns bancos (depende do serviço que tens). Presumo que se possam comprar em secundário.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

CT e coisas parecidas na Grécia

por AlexG » 17/9/2012 15:42

Eldred Escreveu:A meu ver as OTs e CTs tem algumas semelhanças e diferenças.

Nas semelhanças, colocaria o risco básico. Ambos são emitidos pela rep portuguesa e por isso em ultima analise o risco é o da solvência de Portugal. Se diferenças houver acho que são favoráveis aos CTS. No caso das OTs se houver incumprimento ou reestruturação, vais haver perda de capital. No caso dos CTs é uma decisão politica. O governo pode decidir que numa restruturação dado os CTs serem divida publica se aplicam as mesmas medidas que ás OTs ou optar por medidas mais favoráveis por ser um tipo de dívida destinada à poupança de por pequenos aforradores. Será uma decisão politica mas a não ser que governo seja um pau mandado do capital (e se assim for passarei a votar á esquerda) nunca terá um tratamento mais penalizador que as OTs.
Já agora alguém sabe o que se passou na Grécia com o equivalente a certificados de aforro e CTs (se existirem por lá).

Nas diferenças vejo essencialmente

A taxa de juro. Neste momento os CTs dão a 5 anos 6% (os 6,8% são na realidade 6 se fizermos as contas correctamente) enquanto as OTs estão a 8% . Esse diferencial de 2% pode ser considerado o preço a pagar pelo facto de (depois de excluirmos o risco básico de solvenvia de portugal que é semelhante para os dois), nos CTs o capital estar sempre garantido (e á excepção dos primeiros 6 meses) enquanto que nas OTs está sujeito á cotação do momento.

A natureza não especulativa. pelo facto de serem nominais os CTs não podem ser transaccionados. Logo só tem interesse para um investidor que os adquira com intenção de os manter até á maturidade (pelo menos 5 anos) e não tenha pretenda fazer um acompanhamento dinâmico do mercado para explorar flutuações e maximizar retornos (embora mesmo para quem acompanhe o mercado pode fazer sentido ter alguma % em CTs para ter o capital garantido).

Acho que a razão fundamental para se optar entre OTs ou CTs tem como sempre a ver com perfil do investidor.
Se uma pessoa só puder optar entre OT ou CT, então se considerar que ter sempre (excepto nos primeiros 6 meses) o capital garantido vale um prémio de 2% na rentabilidade deve optar por CTs. Se for alguém que tenho estofo (e rede de segurança) para suportar flutuações e ainda por cima tiver disponibilidade, gosto e talento para especular no mercado deve optar por OTs.

PS Já agora para terminar. Eu pessoalmente se para a totalidade do meu capital apenas tivesse a opção entre CTs e OTs (e exclusivas) optaria pelos CTs. Mas como não tenho essa limitação tenho alguma coisa em cada uma delas.

Caros,

Seguindo o desafio do Eldred perguntei a um jornalista do "Negócios" se sabia se na Grécia há ou tinha havido alguma coisa parecida com os nossos Certificados do Tesouro e o que lhes tinha acontecido. Com o devido agradecimento, transcrevo a sua resposta que muito agradeço:
"(...) não existem produtos de investimento/poupança semelhantes aos nossos CA e CT na Grécia, pelas informações que fui recolhendo nos últimos anos. Existem, no entanto, cidadãos obrigacionistas do Estado grego mas através da compra de obrigações governamentais puras.
Não sei, no entanto, dizer-lhe que montantes estamos a falar, tenho ideia de que não é muito significativo. O que sabemos é que, tal como os obrigacionistas institucionais, também os cidadãos detentores dessas obrigações do Estado grego foram sujeitos a "haircut". Chegou a falar-se em compensação futura nesses casos - benefícios fiscais, salvo erro - mas entretanto não soube de quaisquer notícias concretas sobre isso."

Espero que esta informação seja útil nestes tempos conturbados.

Alex G

Registado: 7/7/2009 15:11

por Koreano » 14/9/2012 15:02

Elias Escreveu:O que me chamou a atenção foi o penúltimo parágrafo, que cito:

Em Portugal, as dificuldades de emissão no mercado aberto têm levado empresas como a EDP, a Portugal Telecom, a Brisa, a Semapa e a Zon Multimédia a emitir dívida no retalho. A EDP recebeu também, entretanto, um empréstimo de um banco chinês no valor de mil milhões de euros.

A sensação que dá é que deixaram de ir ao retalho.

Acaba por ser uma notícia surpreendente dado que ainda nos mês passado levaram um downgrade da Fitch, com outlook negativo.
Tendo em conta o montante e a tx de juro, parece-me que um emissão bem sucedida, talvez até pudesse ter sido colocada com um juro mais baixo (tendo em conta a procura), mas também não conheço mais detalhes
No retalho não conseguiriam um custo mais baixo para se endividarem.

Parece que ter os chineses por trás trouxe alguns benefícios :mrgreen: ...

Registado: 25/5/2012 9:54

por Figueiraa1 » 14/9/2012 14:17

AutoMech Escreveu:Não sei. Acho estranho que fosse e que ninguém aqui tivesse dado por isso (além de não haver publicidade).

São "750 milhões de euros, pagando uma taxa implícita de 5,875%" e a procura já é 10x mais.

Não sei se nestes casos os bancos propõem o produto a alguns clientes, não faço ideia.

Então vocemessês ainda não sabem que quem está a comprar essa dívida é o FED :mrgreen:
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por Elias » 14/9/2012 13:53

O que me chamou a atenção foi o penúltimo parágrafo, que cito:

Em Portugal, as dificuldades de emissão no mercado aberto têm levado empresas como a EDP, a Portugal Telecom, a Brisa, a Semapa e a Zon Multimédia a emitir dívida no retalho. A EDP recebeu também, entretanto, um empréstimo de um banco chinês no valor de mil milhões de euros.

A sensação que dá é que deixaram de ir ao retalho.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Automech » 14/9/2012 13:48

Não sei. Acho estranho que fosse e que ninguém aqui tivesse dado por isso (além de não haver publicidade).

São "750 milhões de euros, pagando uma taxa implícita de 5,875%" e a procura já é 10x mais.

Não sei se nestes casos os bancos propõem o produto a alguns clientes, não faço ideia.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 14/9/2012 13:43

por Automech » 14/9/2012 10:07

Tudo normal. O mercado considerou boato. Este fim de semana o Portas faz uma declaração.

por Koreano » 14/9/2012 8:39

Sinceramente também não acredito...
O que acho é que o Portas vai pedir um "cheque político" ao Passos, para o usar como entender conveniente (cortar na despesa?).

por Sr_SNiper » 14/9/2012 0:49

É preciso é tranquilidade...
Isso é boato
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Automech » 14/9/2012 0:43

Se for verdade o que vem na capa do público amanhã (ou melhor dizendo, de hoje) as OTs e obrigações de empresas portuguesas são capazes de levar uma porrada.
Anexos
Publico.jpg
Publico.jpg (60.58 KiB) Visualizado 6584 vezes

por Koreano » 13/9/2012 9:30

Sr_SNiper Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Elias Escreveu:De qualquer forma é bom lembrar que as OT não vão continuar a subir ad aeternum

Tb só precisam de subir até 100% :twisted:

100% nãoq ue só vendo acima do par 8-) , preciso de pagar as comissões e impostos...

Olha que as de 2037, a não ser que se encontre cá petróleo em quantidades "Sauditas", vão demorar muito tempo para tocar nos 100%.
Eu defini a minha saída delas entre os 75% e os 90%, dependendo da velocidade de progressão da cotação e das flutuações nas taxas de juro médias.
Acima dos 91,12% já estamos a falar de yields anuais abaixo de 4,5%. Tenho sérias dúvidas que lá cheguemos em menos de 5 anos. Desejo estar enganado.

por Sr_SNiper » 13/9/2012 0:53

VirtuaGod Escreveu:
Elias Escreveu:De qualquer forma é bom lembrar que as OT não vão continuar a subir ad aeternum

100% nãoq ue só vendo acima do par 8-) , preciso de pagar as comissões e impostos...

por rg7803 » 13/9/2012 0:52

mais_um Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Eu sei que um gajo pode ganhar 30% em dois dias no BPI, não vou ficar rico com isto, mas dá para umas T´shirts

Uma destas?... :lol: :lol: :lol:

Naaaaaa.....o sniper é mais deste género...
Anexos
sniper.jpg
sniper.jpg (77.65 KiB) Visualizado 6769 vezes
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por VirtuaGod » 13/9/2012 0:50

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por mais_um » 13/9/2012 0:41

Sr_SNiper Escreveu:Eu sei que um gajo pode ganhar 30% em dois dias no BPI, não vou ficar rico com isto, mas dá para umas T´shirts

Uma destas?... :lol: :lol: :lol:
Anexos
i_make_adorable_babies_tshirt-p235914233447327902zxv3m_400.jpg
i_make_adorable_babies_tshirt-p235914233447327902zxv3m_400.jpg (25.21 KiB) Visualizado 6805 vezes
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por VirtuaGod » 13/9/2012 0:38

Sr_SNiper Escreveu:não vou ficar rico com isto

Há quem tenha ficado rico com ganhos bem mais pequenos que 19% líquidos YTD (ironicamente o mesmo resultado do E.S. Rendimento Plus :wink: ). Se tens ganho dinheiro muito errado não deves estar :wink:

E adorei o conceito de "Cupão real" :!:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por mmper » 13/9/2012 0:37

Elias Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Só para dizer que concordo plenamente com o Sniper. Vai-te a eles :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Dá-lhe Falâncio, pá!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pronto, remeto-me à minha insignificância :oops:
Em abono da minha honra e bom nome (:twisted:), devo dizer que estava a comparar com um DP e não com OT37. Dessa perspectiva já concordo...

Registado: 15/4/2012 19:19

por Elias » 13/9/2012 0:35

Sr_SNiper Escreveu:Mas percebeste a ideia ELias?
Como o guito é pouco para o fazer render tenho que saltar de alternativa em alternativa para poder expreme-las todas.
Em OT´s que tenho neste 60% do meu capital, tenho desde o início do ano uma rendibilidade de 19% líquidos de comissões e impostos.
Eu sei que um gajo pode ganhar 30% em dois dias no BPI, não vou ficar rico com isto, mas dá para umas T´shirts

Sim percebi, estava a meter-me contigo :wink:

De qualquer forma é bom lembrar que as OT não vão continuar a subir ad aeternum

por Sr_SNiper » 13/9/2012 0:34

Elias Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Só para dizer que concordo plenamente com o Sniper. Vai-te a eles :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas percebeste a ideia ELias?
Como o guito é pouco para o fazer render tenho que saltar de alternativa em alternativa para poder expreme-las todas.
Em OT´s que tenho neste 60% do meu capital, tenho desde o início do ano uma rendibilidade de 19% líquidos de comissões e impostos.
Eu sei que um gajo pode ganhar 30% em dois dias no BPI, não vou ficar rico com isto, mas dá para umas T´shirts

por Elias » 13/9/2012 0:27

por VirtuaGod » 13/9/2012 0:18

Só para dizer que concordo plenamente com o Sniper. Vai-te a eles :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Sr_SNiper » 13/9/2012 0:16

1-compra de OTs 2016 a 93% com cupão de 6,4% e "cupão real de 6,88%
2-OT´s sobem para 103%, a partir daqui ganho 6,4% ano ano sendo que na maturidade perco os 3%
3-Posso em alternativa comprar OT´s de 2037 a 60% com cupão de 4,1% e cupão real de 6,89%
4- Ganho mais anualmente nas de 2037 que nas de 2016 ( 6,83%>6,4% )
5-Maior probabilidade de subida da cotação das OT´s de 2037 que das OT´s de 2016, quando a cotação subir 10% de 60% para 66% o cupão real passa só de 6,83% para 6,21% a diferença no rendimento anual é mínima, mas o ganho de capital é muito acentuada. Em contra partida IMO a probabilidade das OT´s de 2016 subirem +10%, para 113% parece-me uma situação extremamente improvável, além que a determinada altura vão converger para 100%

por mmper » 12/9/2012 20:46

majomo Escreveu:
mmper Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Quando as obrigações estão acima do par, ou não estando, a maturidade é de 1 ou 2 anos e em ambos os casos a Yield é menor que um DP, então vendo.
As de 2016 estavam a 103%, ganhava mais dinheiro se as vendesse e colocasse o dinheiro num DP a prazo no Privatbank, que tem menos risco e mais remuneração.

Não concordo Sniper. Repara (e corrijam-me se estiver a ver mal as coisas):
A yield considera as mais (ou menos) valias, as comissões e o cupão. Para quem compra nesse momento.
Neste caso tinhas estas OT16 com um cupão de 6,4%, logo era isso que elas iam render-te ao ano até à maturidade, e não os 5 e tal de yield (não tens custos de compra nem as estás a comprar acima do par). Aliás, com o "teu" conceito de cupão real que se tem falado e com o qual concordo plenamente, estão a render-te muito mais que 6,4% ao ano.

Está a falhar-me alguma coisa neste raciocínio?

mais valias... se ele vendeu a 103% ganhou 3% agora... se as mantivesse até à maturidade receberia 100%

3% a dividir pelos 4 anos que faltam até à maturidade dá muito pouco prejuízo, em comparação com o benefício. Além de que daqui a 3 anos podem estar aos mesmos 103 ou mais (ou menos, e este será o único handicap do meu ponto de vista).

Registado: 15/4/2012 19:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Caelito Telles, GalegoPT, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 171 visitantes