Forex - tópico geral - 4º T - 2012
migluso Escreveu:Ferreira,
Desculpa só te responder agora.
No semanal, a LTD que faz mais sentido para mim é esta...
Eu não negoceio com base nesta tf... mas olho para ela durante o fim de semana...![]()
Abraço e BN
Viva Migluso;
Numa primeira fase não percebi o que querias dizer.
Sim; com certeza que essa linha faz todo o sentido.
Entretanto, o activo já está acima dessa ltd e acima da DMA200.Ou seja, deixaram de ser relevantes; uma e outra.
Fechei a minha posição "longa" hoje.Vou aguardar por mais desenvolvimentos.Sobretudo do fed.Já que o tribunal constitucional Alemão já disse de sua justiça.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
É isso Júlio e acrescento um possível duplo fundo ou uma excelente base para uma recuperação (finalmente). Por outro lado, temos os 3 push down o que indica pelo menos 2 legs para cima o que é um padrão que se repete vez após vez especialmente no forex.
Um grande abraço
Um grande abraço
- Registado: 10/9/2009 15:41
Não há grandes novidades no Usd/Cad. No entanto os sinais de inversão começam a ser cada vez mais visíveis. No gráfico diário temos a zona de suporte entre os 0.9720/0.9680 que já esta a ser testada.
No gráfico horário o par esta a reagir a zona de suporte e até já está a quebrar em alta um canal descendente. Vamos ver até onde vai este ressalto. As precauções para já ainda devem ser muitas. Um bom sinal de curto prazo seria a quebra em alta da zona de resistência dos 0.9840.
No gráfico horário o par esta a reagir a zona de suporte e até já está a quebrar em alta um canal descendente. Vamos ver até onde vai este ressalto. As precauções para já ainda devem ser muitas. Um bom sinal de curto prazo seria a quebra em alta da zona de resistência dos 0.9840.
- Anexos
-
- CAD Spot.png (15.29 KiB) Visualizado 4958 vezes
-
- cad.jpg (146.03 KiB) Visualizado 4963 vezes
O ideal... diz Soros! Não quer dizer que aconteça.
Ele refere esse ideal numa altura em que o SP500 já deu para pensar que pode vir a corrigir forte brevemente? Normalmente estes velhos especuladores mandam dicas positivas quando o mercado está prestes a cair (SP500) e são péssimistas quando há margem para subir. Isso é uma questão tipicamente certa e de que eu tenho vindo a reparar ao longo dos tempos.
Se não é Soros é outro velho famoso. Por exemplo, quando se vagueia uma compra recente de Buffett, essa cotada vem quase sempre a cair semanas depois.
Ele refere esse ideal numa altura em que o SP500 já deu para pensar que pode vir a corrigir forte brevemente? Normalmente estes velhos especuladores mandam dicas positivas quando o mercado está prestes a cair (SP500) e são péssimistas quando há margem para subir. Isso é uma questão tipicamente certa e de que eu tenho vindo a reparar ao longo dos tempos.
Se não é Soros é outro velho famoso. Por exemplo, quando se vagueia uma compra recente de Buffett, essa cotada vem quase sempre a cair semanas depois.
Em entrevista ao "Financial Times", George Soros, dirigiu um apelo à Alemanha para que o país lidere a saída da Zona Euro da actual crise através de um impulso ao crescimento, pela criação de uma autoridade orçamental comum e garantindo obrigações comuns. Ou, em alternativa, que abandone a moeda única.
“Liderar ou abandonar: é uma decisão legítima que a Alemanha tem a tomar”, disse o especulador na entrevista publicada pelo jornal britânico com data de ontem. “Ou entrega a sua fé ao resto da Europa, assumindo o risco de nadarem ou naufragarem juntos, ou abandona o euro, porque se saísse, os problemas da Zona Euro ficariam melhor”, sintetizou.
Contudo, George Soros prefere que a Alemanha permaneça na moeda única. “Politicamente, seria um golpe terrível. Todos os pró-europeus que conheço ficam chocados perante esta ideia de que a Alemanha deveria abandonar o euro. Seria muito mais desejável se a Alemanha mudasse de ideias.”
O ideal, diz Soros, seria que a Alemanha adoptasse uma postura de “hegemonia benevolente” na relação com os parceiros da Zona Euro. A meta de crescimento da região devia ser de 5% ao ano e a inflação seria, durante um período limitado, mais elevada do que o banco central alemão (Bundesbank) alguma vez se imaginou preparado para permitir.
A Alemanha teria de aceitar a emissão de garantias comuns para a dívida dos países da Zona Euro. E a sua criação teria de ocorrer ainda antes de existir união orçamental, ao contrário do que é defendido pela chanceler alemã, Angela Merkel, e o seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble.
“A menos que eles alterem a sua perspectiva em relação ao euro, estão – sem o saberem – a levar a Europa para uma situação intolerável”, defendeu “A minha verdadeira preocupação é que se está a pôr em risco a União Europeia. Se o euro cair em desgraça, a Europa estará pior do que estava antes de ter começado”, acrescentou.
“Liderar ou abandonar: é uma decisão legítima que a Alemanha tem a tomar”, disse o especulador na entrevista publicada pelo jornal britânico com data de ontem. “Ou entrega a sua fé ao resto da Europa, assumindo o risco de nadarem ou naufragarem juntos, ou abandona o euro, porque se saísse, os problemas da Zona Euro ficariam melhor”, sintetizou.
Contudo, George Soros prefere que a Alemanha permaneça na moeda única. “Politicamente, seria um golpe terrível. Todos os pró-europeus que conheço ficam chocados perante esta ideia de que a Alemanha deveria abandonar o euro. Seria muito mais desejável se a Alemanha mudasse de ideias.”
O ideal, diz Soros, seria que a Alemanha adoptasse uma postura de “hegemonia benevolente” na relação com os parceiros da Zona Euro. A meta de crescimento da região devia ser de 5% ao ano e a inflação seria, durante um período limitado, mais elevada do que o banco central alemão (Bundesbank) alguma vez se imaginou preparado para permitir.
A Alemanha teria de aceitar a emissão de garantias comuns para a dívida dos países da Zona Euro. E a sua criação teria de ocorrer ainda antes de existir união orçamental, ao contrário do que é defendido pela chanceler alemã, Angela Merkel, e o seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble.
“A menos que eles alterem a sua perspectiva em relação ao euro, estão – sem o saberem – a levar a Europa para uma situação intolerável”, defendeu “A minha verdadeira preocupação é que se está a pôr em risco a União Europeia. Se o euro cair em desgraça, a Europa estará pior do que estava antes de ter começado”, acrescentou.
Ferreira,
Eu não negoceio com base nesta tf... mas olho para ela durante o fim de semana...
Abraço e BN
Eu não negoceio com base nesta tf... mas olho para ela durante o fim de semana...

Abraço e BN
- Anexos
-
- eurusd 11-09-2012 w1.gif (15.41 KiB) Visualizado 5072 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
LOL.Depois de te responder ao post é que eu vi o pormenor de "ponto de partida". Vistas as coisas dessa forma tens razão.Mas olha, considera esse ponto de partida como uma bull trap.Houve uma infiltração acidental em alta, que resultou num movimento de subida falhado.Ou seja, faz todo o sentido removeres essa bull trap.A coisa fica mais fácil.Ou, em alternativa, vês a "coisa" como estão a ver esses tipos da IFR; vê-la no frame diário, e fazendo de modo a que a linha não comece tão atrás.
Bons negócios.
Bons negócios.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
migluso Escreveu:ferreira10 Escreveu:Dai a relevância desta linha.
Caro Ferreira,
Custa-me a entender a relevância dessa linha, pois o ponto de partida não é nenhum máximo relativo...
Mas cada um sabe de si, obviamente...![]()
Viva Migluso; Máximo relativo é! Querias dizer, certamente, máximo absoluto.
De qualquer forma, eu compreendo a tua inquietação.Faz sentido.

Nota que para além dos 3 pontos de apoio considerados, poderíamos considerar um quarto ponto, caso fosse removida a bull trap
Nota que estes indivíduos também lhe dão relevância;
http://pdf.reuters.com/pdfnews/pdfnews. ... RIMARY.jpg
Bem, visto assim, desta maneira, no frame diário, isto até parece um máximo absoluto; tal como desejarias que fosse.

Mas mais importante que esta linha, tens a DMA200 a servir-lhe de resistência.
Eu não digo que esta linha vá travar o movimento de subida.Numa perspectiva de daytrading é importante.Aliás, aparecem referencias a ela em relatórios enviados pela IFR Markets.Só isso.Não podemos ignorar o que os graúdos vêem.
Eu neste momento tenho como referencia a DMA200.Caso a fure em alta é porque o movimento é para continuar.Aliás, na quebra da lta do "tal canal" entrei longo, e não quero ser apanhado numa derrocada.Caso não se segure acima dos 1,2750, salto fora.

ferreira10 Escreveu:Dai a relevância desta linha.
Caro Ferreira,
Custa-me a entender a relevância dessa linha, pois o ponto de partida não é nenhum máximo relativo...
Mas cada um sabe de si, obviamente...

Fica um pequeno post, tirado daqui http://www.forexlive.com/blog/2012/09/1 ... -each-day/
What’s The Second Most Important Question You Should Ask Yourself Each Day?
To me, the question is, what’s the surprise?
In other words, what does the market expect and how will the market react if it does not get what it expects.
This week is a case in point: The market expects the German supreme Court to approve the ESM (with perhaps some minor modification) and Fed to announce some form of QE3. That anticipation is largely built into prices in currencies, stocks and bonds today.
If the market is disappointed and the German court strikes down the ESM or imposes heavy conditions and the Fed stops short of a new round of asset purchases, the dollar would likely soar.
So its important to know what they market expects and what to do regarding your position if the unexpected happens.
Abraço e BN
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Deixo um gráfico muito simples!Somente mantive uma linha.À qual dou especial relevância.
Às vezes gosto de fazer esboços.Destacando um ou dois elementos relevantes.
Simplificar ao máximo.Em outras plataformas tenho o boneco mais composto.Esta linha já figurava num link da reuter que deixei por aqui.Mas, enfim, é a confirmação de que está a haver ali uma pequena reacção à dita linha.
O Frame é o semanal.Dai a relevância desta linha.
Às vezes gosto de fazer esboços.Destacando um ou dois elementos relevantes.
Simplificar ao máximo.Em outras plataformas tenho o boneco mais composto.Esta linha já figurava num link da reuter que deixei por aqui.Mas, enfim, é a confirmação de que está a haver ali uma pequena reacção à dita linha.
O Frame é o semanal.Dai a relevância desta linha.
- Anexos
-
- eurusd 9-9-2012.png (37.39 KiB) Visualizado 5209 vezes
Não resisti em publicar aqui os meus resultados dos últimos tempos.
Isto são os meus resultados dos últimos 17 negócios desde que começei a utilizar uma estratégia baseada em breakout's como já devem ter reparado pelos gráficos que aqui tenho postado.
Desses 17 negócios 14 foram fechados com lucro e 3 com prejuizo (percentagem de acerto de 82%)
A estratégia que tenho usado é baseada em breakout's como se pode ver nos gráficos que aqui tenho postado.
Penso que estou no bom caminho
Isto são os meus resultados dos últimos 17 negócios desde que começei a utilizar uma estratégia baseada em breakout's como já devem ter reparado pelos gráficos que aqui tenho postado.
Desses 17 negócios 14 foram fechados com lucro e 3 com prejuizo (percentagem de acerto de 82%)
A estratégia que tenho usado é baseada em breakout's como se pode ver nos gráficos que aqui tenho postado.
Penso que estou no bom caminho

- Anexos
-
- cats.jpg (146.46 KiB) Visualizado 5229 vezes
O dólar está a ser vendido em todas as frentes.
Os números de emprego desiludiram e este facto faz aumentar a probabilidade da FED vir a injectar dólares frescos no mercado.
O ouro disparou que nem uma flecha.
Os mercados de acções e de dívida voltaram a negociar na sua correlação ANORMAL.
Os números de emprego desiludiram e este facto faz aumentar a probabilidade da FED vir a injectar dólares frescos no mercado.
O ouro disparou que nem uma flecha.
Os mercados de acções e de dívida voltaram a negociar na sua correlação ANORMAL.
J Alves Escreveu:O EUR/CHF confesso que nem olho para ele, pois considero-o um par sob camisa de forças.
Eu também não negoceio o eurchf, mas tenho-o na minha janela "market watch" porque o considero um bom "indicador de stress" do euro. Espero que daqui a 1 ano ou 2 deixe de ter utilidade. Seria um sinal de estabilização da zona euro.
Ola migluso
O EUR/CHF confesso que nem olho para ele, pois considero-o um par sob camisa de forças.
Entretanto o EUR/GBP parece que está a querer limpar a resistência.
Já agora aproveito para deixar um outro par que me parece poder vir a ter algum interesse já na próxima semana. USD/CAD
O EUR/CHF confesso que nem olho para ele, pois considero-o um par sob camisa de forças.
Entretanto o EUR/GBP parece que está a querer limpar a resistência.
Já agora aproveito para deixar um outro par que me parece poder vir a ter algum interesse já na próxima semana. USD/CAD
- Anexos
-
- CAD Spot.png (13.71 KiB) Visualizado 4279 vezes
J Alves Escreveu:O EUR/JPY já arrancou rumo à próxima resistência. O próximo deve ser oi EUR/GBP...
Excelente análise aquela que fizeste há dias J Alves.
E que dizer do eurchf?!?!?

Do ponto de vista unicamente técnico, e referindo-me ao par eurusd, gostava de ver uma ida acima de 27 e depois uma correcção à zona de 2450.
Se o mercado quiser ir directo aos 30, não fico minimamente aborrecido...
Abraço e BN
EDIT - Só mais uma coisa, estava à espera de uma resposta mais agressiva no ouro, mas os traders de metais preciosos devem gostar pouco de "esterilizações"....
- Anexos
-
- eurchf 07-09-2012 d1.gif (16.68 KiB) Visualizado 4309 vezes
Re: E os Gregos?
tugadaytrader Escreveu:Como ficam os gregos depois disto tudo?
Podem continuar a mandar dinheiro para lá para eles irem queimando?
Os gregos estão dependentes da avaliação da troika e do envio de uma tranche superior a 30 mil milhões, creio eu, nos próximos dias/semanas.
Quer-me parecer que o mercado acredita que será isso que vai acontecer.
E os Gregos?
migluso Escreveu:Super Mario fez jus ao nome e não desiludiu. Declarou poder de fogo ilimitado.
Só uma bomba atómica lançada pelo Tribunal Constitucional alemão poderá abater o BCE, já que este só comprará dívida soberana no mercado secundário caso o país se submeta a um programa de ajustamento no âmbito do ESM.
O TC alemão vai votar a legalidade da participação da Alemanha no dito fundo. Dada a cultura alemã, não me espantaria que o TC declarasse a necessidade de um referendo. Mas sinceramente não aponto para esse fecho.
Super Mario cumpriu o seu dever (provavelmente até mais do que isso).
Compete aos governos utilizarem este tempo que a política monetária vai permitir ganhar para realizarem os ajustamentos indispensáveis ao crescimento económico sustentável.
Esta acção do BCE não resolve os problemas. Compra tempo para os governos fazerem o seu trabalho.
(desculpem meter política tuga no meio, mas quem ouve o Seguro fica com a ideia que a resolução dos problemas reais da economia afinal estava na mão do BCE... E ele já tinha dito há mais de um ano aquilo que o BCE tinha que fazer... e ele já diz também que os sacrifícios dos portugueses vão diminuir... nós até estamos com um défice abaixo do previsto!!!!...eu compreendo os receios da Alemanha quando ouço o Seguro... são os incentivos, estúpido... e o BCE corre o risco de estar a desincentivar os governantes a fazerem o que deve ser feito... o Seguro é o exemplo perfeito...).
Quanto ao euro, não encontro razões ao nível dos "fundamentais financeiros" para que este não suba nos próximos tempos.
Está na hora do mercado começar a olhar para a economia real. A subir e a descer por causa da evolução das taxas de crescimento do pib, das contas públicas, do (des)emprego, dos fluxos comerciais, dos resultados das empresas, etc...
Os fundamentais da economia real não são tão positivos, e ainda hoje o BCE reviu em baixa a sua estimativa para o crescimento da ZE.
A tendência do euro é para subir... a não ser que o mercado já tenha descontado toda esta "acção institucional"... infelizmente isto só saberemos à posteriori... senão seria fácil ganhar dinheiro nos mercados...![]()
BN
Como ficam os gregos depois disto tudo?
Podem continuar a mandar dinheiro para lá para eles irem queimando?
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
Super Mario fez jus ao nome e não desiludiu. Declarou poder de fogo ilimitado.
Só uma bomba atómica lançada pelo Tribunal Constitucional alemão poderá abater o BCE, já que este só comprará dívida soberana no mercado secundário caso o país se submeta a um programa de ajustamento no âmbito do ESM.
O TC alemão vai votar a legalidade da participação da Alemanha no dito fundo. Dada a cultura alemã, não me espantaria que o TC declarasse a necessidade de um referendo. Mas sinceramente não aponto para esse fecho.
Compete aos governos utilizarem este tempo que a política monetária vai permitir ganhar para realizarem os ajustamentos indispensáveis ao crescimento económico sustentável.
Esta acção do BCE não resolve os problemas. Compra tempo para os governos fazerem o seu trabalho.
(desculpem meter política tuga no meio, mas quem ouve o Seguro fica com a ideia que a resolução dos problemas reais da economia afinal estava na mão do BCE... E ele já tinha dito há mais de um ano aquilo que o BCE tinha que fazer... e ele já diz também que os sacrifícios dos portugueses vão diminuir... nós até estamos com um défice abaixo do previsto!!!!...eu compreendo os receios da Alemanha quando ouço o Seguro... são os incentivos, estúpido... e o BCE corre o risco de estar a desincentivar os governantes a fazerem o que deve ser feito... o Seguro é o exemplo perfeito...).
Quanto ao euro, não encontro razões ao nível dos "fundamentais financeiros" para que este não suba nos próximos tempos.
Está na hora do mercado começar a olhar para a economia real. A subir e a descer por causa da evolução das taxas de crescimento do pib, das contas públicas, do (des)emprego, dos fluxos comerciais, dos resultados das empresas, etc...
Os fundamentais da economia real não são tão positivos, e ainda hoje o BCE reviu em baixa a sua estimativa para o crescimento da ZE.
A tendência do euro é para subir... a não ser que o mercado já tenha descontado toda esta "acção institucional"... infelizmente isto só saberemos à posteriori... senão seria fácil ganhar dinheiro nos mercados...
BN
A tendência do euro é para subir... a não ser que o mercado já tenha descontado toda esta "acção institucional"... infelizmente isto só saberemos à posteriori... senão seria fácil ganhar dinheiro nos mercados...

BN
dfcf Escreveu:Era bem vinda se possível a opinião do Ferreira antes da reunião. Obrigado
Dfcf: é difícil estar a sugerir qualquer coisa antes da reunião de um banco central.O que se segue dizendo numa conferencia de imprensa resulta num efeito de roleta russa.
Não obstante, com muita cautela,há movimentos que se geram nestes momentos relativamente aos quais é possível tirar partido.Não aconselho tentar tirar partido deles nos primeiros minutos.Por razões varias.Por norma, são movimentos convincentes; em caso de subida, no frame horário é visível que as aberturas das sucessivas velas são a continuação dos fechos das anteriores;são feitas velas sem "sombras" inferiores, é aquilo que quero dizer.Não se percepcionam recuos.Outros há, tais como aquele que se verificou na conferencia de imprensa de Jachson Hole que são uma autentica roleta russa.Tanto subia como a seguir estava no extremo oposto; descia!E fez esse movimento varias vezes.Toda a gente andava às aranhas porque simplesmente não rebentava para lado nenhum.
Deixo um esboço do frame das 4h.Esboço com o valor pivot e respectivos suportes e resistências para o dia de hoje.Excepcionalmente a resistência 3 e a resistência 2 coincidem no dia de hoje.O que forma ali uma barreira muito forte.As linhas pelas quais me orientaria seriam.
1)A lta (canal exterior) presente no gráfico.Mesmo que rebente a R3 o avanço pode ser retido por esta linha superior do canal.Pelo que entre o R3 e a linha superior do canal aquela que deve ser monitorizada, na minha perspectiva, é a linha superior do canal.
2)A linha S3 (suporte 3.)No meu gráfico apresento um canal dentro de um canal maior.Também aqui assumirei que o canal interior foi quebrado em baixa se o activo tiver um fecho abaixo do S3.Como as linhas dos canais e o R3 e o S3 estão muito próximos, é preferível monitorizar a linha superior do canal exterior, em vez do R3, o S3 em vez da linha inferior do canal interior.Atenção que há aqui um trocadilho.Em suma, monitorizar as linhas mais afastadas do pivot.
De notar que o activo está neste momento colado ao R1, o que denota a expectativa positiva daquilo que Draghi irá dizer.Ou seja, pende para o lado bull.O que pode ser bom ou pode ser mau.LOL
A Estatística mostra que somente, cerca de 2%, dos movimentos rebentam com o R3 e com o S3.Neste caso um dos valores foi substituído, por precaução, por uma lta.A tal folga de segurança.Assume-se que rebentando com o R3 e S3 o activo entra em tendência.Ou seja, o movimento foi de tal forma violento que saiu para fora das "bandas" diarias que seria suposto reterem o activo naquele dia.
O que nos interessa em situações destas é fugir do ruído; e ver se a informação que vai ser prestada nesta conferencia de imprensa é de tal forma robusta ao ponto de precipitar o eurusd para um movimento de subida ou descida consistente.Fazê-lo entrar em tendência de curto prazo.Dai a importância destas linhas.
Eu vou-me manter fora de qualquer movimento.Já que não poderei acompanhar o eurusd à hora da conferencia.
Bons negócios.
- Anexos
-
- eurusd 6-9-2012.png (68.84 KiB) Visualizado 4455 vezes
Tanta conversa e só agora é que vi que o Super Mario faz um discurso às 5.30...
Bem, depois da conf. de imprensa, afinal ainda podem acontecer surpresas...
Vai ser bonito hoje...
I love this game...
Bem, depois da conf. de imprensa, afinal ainda podem acontecer surpresas...
Vai ser bonito hoje...
I love this game...

Ora aí está o Dia D (de super Mario).
O que esperar do BCE? Qual ou quais as medidas que estipulam a fronteira entre a desilusão e a euforia por parte dos mercados?
Será que o BCE vai:
1 - baixar a taxa de juro?
2 - anunciar um valor máximo para a intervenção nos mercados de dívida soberana?
3 - balizar o spread entre as yields da dívida de países da ZE?
4 - abdicar do estatuto de credor senior?
5 - não anunciar nada em concreto e continuar no campo das intenções por mais um mês?
E que condições vai o BCE exigir para cumprir aquelas medidas (exceptuando a primeira)?
Respondendo às minhas próprias questões, cá vai a minha opinião:
1 - baixar a taxa de juro 25bps seria positivo para o euro, mas esta será provavelmente a medida com menos impacto potencial para a reacção da moeda no mercado (a não ser que baixe 50bps, e aí a reacção poderá ser negativa)
2 - se anunciar um valor máximo para um programa de compra de dívida, este deve situar-se entre 750 mil milhões e 1 bilião (a juntar aos 700 mil milhões do ESM) para ser positivo para o euro
3 - não balizar o spread entre as yields de dívidas soberanas é positivo para o euro...fazê-lo será como indicar um alvo ao mercado
4 - abdicar do estatuto de credor senior deve ser positivo para o euro
5 - esta opção provocará uma reacção muito negativa
Quanto às condições que serão exigidas, não me parece que possam ser muito diferentes das que estão previstas nos programas de ajustamento que estão em curso nos países intervencionados oficialmente.
1,2650 parece-me ser a zona chave.
- Se for para descer gostava de ver naquela zona um falso breakout (tipo ir aos 2670/80 num spike e inverter no mesmo minuto) e uma ida abaixo de 1.2500 logo a seguir.
- Se no fim da conferência de imprensa o par estiver a cotar acima de 1,2600, é provável que a tendência de subida se mantenha nos próximos dias.
- Se no fim da conferência de imprensa o par estiver a cotar acima de 1,2680, não me surpreenderá ver 1,30 na próxima semana.
BN
O que esperar do BCE? Qual ou quais as medidas que estipulam a fronteira entre a desilusão e a euforia por parte dos mercados?
Será que o BCE vai:
1 - baixar a taxa de juro?
2 - anunciar um valor máximo para a intervenção nos mercados de dívida soberana?
3 - balizar o spread entre as yields da dívida de países da ZE?
4 - abdicar do estatuto de credor senior?
5 - não anunciar nada em concreto e continuar no campo das intenções por mais um mês?
E que condições vai o BCE exigir para cumprir aquelas medidas (exceptuando a primeira)?
Respondendo às minhas próprias questões, cá vai a minha opinião:
1 - baixar a taxa de juro 25bps seria positivo para o euro, mas esta será provavelmente a medida com menos impacto potencial para a reacção da moeda no mercado (a não ser que baixe 50bps, e aí a reacção poderá ser negativa)
2 - se anunciar um valor máximo para um programa de compra de dívida, este deve situar-se entre 750 mil milhões e 1 bilião (a juntar aos 700 mil milhões do ESM) para ser positivo para o euro
3 - não balizar o spread entre as yields de dívidas soberanas é positivo para o euro...fazê-lo será como indicar um alvo ao mercado
4 - abdicar do estatuto de credor senior deve ser positivo para o euro
5 - esta opção provocará uma reacção muito negativa
Quanto às condições que serão exigidas, não me parece que possam ser muito diferentes das que estão previstas nos programas de ajustamento que estão em curso nos países intervencionados oficialmente.
1,2650 parece-me ser a zona chave.
- Se for para descer gostava de ver naquela zona um falso breakout (tipo ir aos 2670/80 num spike e inverter no mesmo minuto) e uma ida abaixo de 1.2500 logo a seguir.
- Se no fim da conferência de imprensa o par estiver a cotar acima de 1,2600, é provável que a tendência de subida se mantenha nos próximos dias.
- Se no fim da conferência de imprensa o par estiver a cotar acima de 1,2680, não me surpreenderá ver 1,30 na próxima semana.
BN
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, farami, fatura.pt, Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, zorro2009 e 122 visitantes