Mais-valias e dividendos -----> 26,5% (nova taxa)
altrio Escreveu:Mas para mim, um euro é um euro, quer venha do trabalho, da bolsa, do euromilhões ou de uma gorjeta. Devia ser tratado da mesma forma, independentemente da proveniência. Quantos mais euros, maior deveria ser a taxa.
Pois é... mas o euromilhões continua a não pagar IRS.
- Registado: 5/11/2002 12:21
AutoMech Escreveu:Ora isto não tem comparação e não tendo comparação também não pode ser olhado fiscalmente da mesma forma IMO.
Eu percebo o teu ponto de vista e, como investidor, também agradeço taxas mais baixas e não entrego voluntariamente o restante.
Mas para mim, um euro é um euro, quer venha do trabalho, da bolsa, do euromilhões ou de uma gorjeta. Devia ser tratado da mesma forma, independentemente da proveniência. Quantos mais euros, maior deveria ser a taxa.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Eu prefiro a forma como refiro porque fico com a noção do impacto do aumento.
Exemplo:
Imagina que tens uma taxa de 3% e a aumentas 1,5 p.p.
Em valor absoluto é o mesmo do que o aumento anunciado, no entanto significa um aumento de 50% sobre o imposto anteriormente cobrado.
Sim, eu percebi, mas continuo a achar que percentagens sobre percentagens geram ambiguidades.
Por exemplo: o BCE aumentou a taxa de juro em 1% - o que significa isto?
Outro exemplo: o governo aumentou a taxa de remuneração dos certificados de aforro em 3%. Isto são 3% da taxa ou são 3 pontos percentuais?
Terceiro exemplo: a contribuição para a segurança social aumentou em 7% (e este exemplo tem sido referido abundantemente nos últimos dias). Ora de acordo com a tua terminologia, o aumento não foi de 7%, mas sim de 64%.
Está correcto? Está. Nada a dizer quanto a isso.
É confuso? É. E para evitar confusões, sempre que a grandeza cuja variação pretendes medir é uma percentagem, eu prefiro usar pontos percentuais.
Eu não tenho nenhuma terminologia própria, nao inventei nada e não são percentagens sobre percentagens como referes. Ou referes o valor absoluto do aumento, neste caso aumentou 1.5 p.p ou aumentou para 26,5% ou dizes que aumentou 6% (valor relativo).
Se os OCS escrevem mal ou se as pessoas não sabem o que dizem eu não tenho culpa. Eu posso dizer que as contribuições para a SS aumentaram 64%, aumentaram em 7 p.p. ou passaram de 11% para 18%, as três formas estão correctas e nenhuma delas é uma invenção minha.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
setas Escreveu:Mas ... ainda ficaram satisfeitos por não ter sido 30 ?:((
Quem é que esta satisfeito?

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
altrio Escreveu:Não é fácil, mas não é mais difícil do que o trabalho.
Sim, admito que haja traders que não tenham de trabalhar horas e horas antes de apertar o botão de compra e venda. É inépcia minha.
altrio Escreveu:Isso é uma não questão, porque se perder não paga imposto. O imposto é só sobre as mais valias.
Eu estou a falar da natureza do rendimento para mostrar que é errado comparar rendimentos do trabalho com rendimentos de mais valias.
O trabalhador quando chega ao fim do mês o patrão não lhe pede um X pelo mês de trabalho.
O trader pode, efectivamente, perder dinheiro ao fim de um mês de trabalho (é irrelevante não haver imposto porque o ponto é que pode perder dinheiro pelo mês de trabalho).
Ora isto não tem comparação e não tendo comparação também não pode ser olhado fiscalmente da mesma forma IMO.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Mas ... ainda ficaram satisfeitos por não ter sido 30 ?:((
Pois mas para o ano que vem já os irão ter
Este governo aperta devagar ... já foi assim com os subsidios , agora com os reformados e vai ser tambem com o 2º subsidio dos privados ...
E ainda e ainda fica a faltar o iva a 25 %
depois veremos
Pois mas para o ano que vem já os irão ter
Este governo aperta devagar ... já foi assim com os subsidios , agora com os reformados e vai ser tambem com o 2º subsidio dos privados ...
E ainda e ainda fica a faltar o iva a 25 %
depois veremos
- Registado: 29/11/2007 13:17
Quanto ás percentagens ambas as formas de dizer estão correctas a única diferença é que como as taxas subiram o governo diz que subiram 1,5 pontos percentuais e a oposição diz que foram 6% mas, se as taxas tivessem descido o governo diria que tinham baixado 6% e a oposição diria que tinham sido 1,5 pontos percentuais. É a velha questão do copo estar meio vazio para uns e meio cheio para outros.
- Registado: 5/1/2010 14:16
altrio Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Tens que comparar a tua taxa média de imposto com os 26.5%. Se for maior, faz sentido aceitar a taxa liberatória. Se for menor, faz sentido englobar.
Normalmente terias que avisar o teu banco em como optarás pelo englobamento para que te produzam a declaração apropriada.
Não é com a taxa média que deve comparar, é com a taxa máxima. Se ele já estiver no escalão dos 35,5%, pode muito bem pagar uma taxa média inferior a 26,5%. No entanto, neste caso não lhe compensa englobar, porque o englobamento vai ser feito a 35,5%.
Tens razão, Altrio.
Bem, podemos sempre deixar de comprar obrigações e acções porque assumimos um risco que potencialmente não é compensado pelo retorno (ao contrário do trabalho). As empresas que se vão financiar à banca para a sua gestão em vez de colocarem capital em bolsa ou emitir dívida.
Ups, não há crédito na banca. Mas o qué quisso interessa? que se lixe.
Ups, não há crédito na banca. Mas o qué quisso interessa? que se lixe.
mais_um Escreveu:Eu prefiro a forma como refiro porque fico com a noção do impacto do aumento.
Exemplo:
Em valor absoluto é o mesmo do que o aumento anunciado, no entanto significa um aumento de 50% sobre o imposto anteriormente cobrado.
Sim, eu percebi, mas continuo a achar que percentagens sobre percentagens geram ambiguidades.
Por exemplo: o BCE aumentou a taxa de juro em 1% - o que significa isto?
Outro exemplo: o governo aumentou a taxa de remuneração dos certificados de aforro em 3%. Isto são 3% da taxa ou são 3 pontos percentuais?
Terceiro exemplo: a contribuição para a segurança social aumentou em 7% (e este exemplo tem sido referido abundantemente nos últimos dias). Ora de acordo com a tua terminologia, o aumento não foi de 7%, mas sim de 64%.
Está correcto? Está. Nada a dizer quanto a isso.
É confuso? É. E para evitar confusões, sempre que a grandeza cuja variação pretendes medir é uma percentagem, eu prefiro usar pontos percentuais.
- Registado: 5/11/2002 12:21
AutoMech Escreveu:Aquilo que a malta do forum já está habituada há muitos anos é que as mais valias sejam consideradas dinheiro fácil e que devem ser totalmente dizimada por impostos.
Não é fácil, mas não é mais difícil do que o trabalho.
AutoMech Escreveu:Comparar rendimentos do trabalho com mais valias é a eterna questão. O trabalhador no final do mês não corre o risco de perder dinheiro (salvo situações de ordenados em atraso). O investidor / especulador corre esse risco e quem disser o contrário é porque nunca meteu um cêntimo nos mercados.
Isso é uma não questão, porque se perder não paga imposto. O imposto é só sobre as mais valias.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
jabreu3 Escreveu:D
Quem tem este tipo de rendimentos em principio não passa fome.
Não passa fome porque se calhar poupou uma vida inteira e sempre viveu ligeiramente abaixo da suas possibilidades em vez de andar a comprar o último modelo do iphone ou da audi/BMW/mercedes.
Vamos castigar esses, poupar? Devem pensar que são mais que outros...
Não se pode julgar tão facilmente situações que se desconhece.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Eu referia-me ao sentimento demonstrado pelos que escreveram aqui e as pessoas na comunicação social.
O trabalhador pode deixar de receber, pode perder o emprego, pode até estar a ganhar o insuficiente para as suas despesas básicas.
O trabalhador pode deixar de receber, pode perder o emprego, pode até estar a ganhar o insuficiente para as suas despesas básicas.
_X_
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
John Maynard Keynes
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.
Impostos!
AutoMech Escreveu:Aquilo que a malta do forum já está habituada há muitos anos é que as mais valias sejam consideradas dinheiro fácil e que devem ser totalmente dizimada por impostos.
Adoro que as minhas mais valias sejam dizimadas por impostos AM...

Bull And Bear Markets
- Registado: 29/11/2007 13:03
Pata-Hari Escreveu:Tens que comparar a tua taxa média de imposto com os 26.5%. Se for maior, faz sentido aceitar a taxa liberatória. Se for menor, faz sentido englobar.
Normalmente terias que avisar o teu banco em como optarás pelo englobamento para que te produzam a declaração apropriada.
Não é com a taxa média que deve comparar, é com a taxa máxima. Se ele já estiver no escalão dos 35,5%, pode muito bem pagar uma taxa média inferior a 26,5%. No entanto, neste caso não lhe compensa englobar, porque o englobamento vai ser feito a 35,5%.
_x_ Escreveu: os participantes do forum até julgavam que seria maior o esforço, logo deduzo que a repartição do esforço não está bem?
Deduzes mal.

Aquilo que a malta do forum já está habituada há muitos anos é que as mais valias sejam consideradas dinheiro fácil e que devem ser totalmente dizimada por impostos.
Comparar rendimentos do trabalho com mais valias é a eterna questão. O trabalhador no final do mês não corre o risco de perder dinheiro (salvo situações de ordenados em atraso). O investidor / especulador corre esse risco e quem disser o contrário é porque nunca meteu um cêntimo nos mercados.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Um aumento de 6% não me parece escandaloso.
Creio que é mais correcto dizer "um aumento de 1,5 pontos percentuais" (percentagens sobre percentagens fica esquisito).
Se antes pagava 25€, em cada 100€, agora passo apagar 26,5€ em cada 100€, logo é um aumento de 6%, onde está a esquisitice?...
![]()
A esquisitice é a seguinte: como as unidades são percentagens, dizer que aumentou 6% pode levar a pensar que passou de 25% para 31%. Ou seja, é ambíguo.
Eu prefiro a forma como refiro porque fico com a noção do impacto do aumento.
Exemplo:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Pelo que li no inicio, parece-me que o BE tem razão em dizer que é pouco.
Os que recebem rendimento do trabalho ou reformar/pensões estão em estado de choque com o esforço pedido, os participantes do forum até julgavam que seria maior o esforço, logo deduzo que a repartição do esforço não está bem? ser que o BE tem razão ou não dado o que alguns escreveram?

Os que recebem rendimento do trabalho ou reformar/pensões estão em estado de choque com o esforço pedido, os participantes do forum até julgavam que seria maior o esforço, logo deduzo que a repartição do esforço não está bem? ser que o BE tem razão ou não dado o que alguns escreveram?
_X_
John Maynard Keynes
John Maynard Keynes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Artur Jorge, Bing [Bot], darkreflection, Google [Bot], Heldroo, latbal, m-m, malakas, maturidade, Mr.Warrior, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, sempreamesma, TTM62, yggy e 248 visitantes