Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Brisa parece ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 11/12/2002 20:50

Sim, é possível que existam muitos detalhes que não são públicos, sendo apenas do conhecimento de alguns accionistas.

Talvez por isso valha mais a pena investir em empresas em que os detalhes dos negócios relevantes são do conhecimento de todos os accionistas.

Registado: 6/11/2002 19:27

Negócio Brisa

por Se calhar » 11/12/2002 20:33

Se calhar não conheces os contornos completos da negociata por baixo da mesa.
Não te esqueças que existia um diferendo por resolver na adjudicação do SCUT do Litoral Centro, a futura Auto-Estrada Marinha Grande / Mira, e que agora ficou resolvido. Quanto valeu a resolução deste negócio de muitos milhões a favor da Brisa?
Outro favor do Estado será certamente a adjudicação da Auto-Estrada de regime misto SCUT / Portagem real, se calhar já concordaram passar tudo a portagem real!, na futura alternativa à ligação do IC19 a Sintra, o IC16 / IC30. Quantos milhões vale este segundo negócio? Pois é, é nestas negociatas que o público não conhece que está a chave dos valores que parecem absurdos.
E será que irá continuar a não vontade política de concluir a CRIL? O Governo continua a adiar um investimento pesado e a Brisa fica sem concorrência, arrecadando as receitas da circulação em toda a periferia de Lisboa, ao arrepio dos estudos de tráfego iniciais! Não serão coincidências a mais?
Outra questão: quantos anos são a nova Concessão da CREL? Período desconhecido! E a comparação com os preços iniciais das antigas portagens com o tráfego actual a iniciar-se em 2003? É fazer as contas ao tráfego estimado até ao ano limite, descontar os encargos do pagamento adiantado da Brisa e calcular a nova TIR.

Se calhar tenho razão!
Se calhar
Se calhar

por Flying Turtle » 11/12/2002 20:23

Ulisses Pereira Escreveu:A questão é pertinente, Incognitus. E mesmo os curiosos argumentos do Pedro não justificam para tamanha disparidade nos preços.

A promiscuidade entre algumas empresas nacionais e o Estado é um facto e não me admiraria nada que no futuro a Brisa ganhasse, sem qualquer dificuldade, diversos concursos públicos...

Um abraço,
Ulisses

Disseste "públicos"?

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Ulisses Pereira » 11/12/2002 20:16

A questão é pertinente, Incognitus. E mesmo os curiosos argumentos do Pedro não justificam para tamanha disparidade nos preços.

A promiscuidade entre algumas empresas nacionais e o Estado é um facto e não me admiraria nada que no futuro a Brisa ganhasse, sem qualquer dificuldade, diversos concursos públicos...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Incognitus » 11/12/2002 20:09

Mesmo 100% de inflacção por causa do tempo ainda deixaria 100% de inflacção por causa das estimativas.

Mas mesmo fora isso, a BRI negociou ambas as alterações de uma posição de força, porque será que o negócio não parece logo obviamente bom?

E por fim, isso não desculpa a CALL/PUT.

por Flying Turtle » 11/12/2002 19:44

Eu não conheço os contornnos do negócio e não posso naturalmente avaliar até que ponto o mesmo é ou não equilibrado do ponto de vista económico-financeiro.

No enrtanto, não posso deixar de registar três aspectos:

:arrow: Dificilmente a Brisa poderia fazer um frete ao Estado sem ser altamente penalizada pelo mercado. Será que os accionistas de referência da empresa (designadamente Grupos Mello e BCP, os alemães e os espanhóis) estariam dispostos a pagar do seu bolso este frete? Duvido...

:arrow: Será preciso comparar valores a preços constantes, a diferença, sendo grande, não o será tanto quanto parece.

:arrow: Fruto de uma utilização gratuita durante 6 ou 7 anos (a abolição da portagem foi uma das medidas emblemáticas do início do reinado Guterres), criaram-se hábitos de utilização que não têm nada a ver com os da altura. Por muitas projecções de tráfego que se fizessem em 1995, o facto de a CREL ser de borla há todo este tempo gerou um tráfego muitíssimo superior á melhor das estimativas. Agora é aproveitar os hábitos (e as necessidades) criadas e capitalizar nas ditas! Vejam-se os vários exemplos na banca e nas telecomunicações, em que se lançam serviços gratuitamente, para gerar hábitos de consumo, e depois lá vêm as taxas...

Feitas as contas, é capaz de afinal até estar tudo certo!

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

A Brisa parece ...

por Incognitus » 11/12/2002 19:36

A Brisa parece o mealheiro do Estado. Para ajudar o estado a vender a sua posição, vende uma PUT e compra uma CALL sobre o seu próprio papel.

Agora, paga ao Estado em Adiantado para repor as portagens na CREL. O que é engraçado é que foi compensada com 75ME para as retirar, mas paga 288ME para as repor. Pergunto-me se aquilo está tão acima das estimativas, se a BRI foi enganada em 1995 ou se está a ser enganada agora.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 139 visitantes