Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Caiu UM HOMEM, não caiu a ameaça

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

A "VERDADE"

por Profitaker » 16/12/2003 4:11

Caro Jotabil,

Em primeiro lugar, não tens de pedir desculpas nenhumas. Não sinto que foste incorrecto comigo.

Ora, deste-me um "bombardeamento" de conceitos que eu nem me vou atrever a tocar, não só porque admito que não estou preparado para os discutir em profundidade, mas também porque ficaríamos aqui talvez uma eternidade, nessas conversas.

Só te queria assegurar que sou mais humilde do que talvez te pareça.

Sou humilde porque sei que sou ignorante em relação a muitas coisas deste mundo, e porque todos os dias aprendo mais um bocadinho. Mas tenho o direito a formar uma opinião com o conjunto de conhecimentos e cultura que eu já possuo NESTE momento. Pode não ser muito, nem sequer é tudo, mas é tudo o que eu tenho, compreendes?

Nunca disse que tenho verdades absolutas sobre nada, apenas disse que tenho convicções fortes, sobre quais as melhores formas de agir, de um modo prático, para se resolverem os problemas do mundo. Mas só do MEU ponto de vista, que provavelmente é incompleto.

E a minha vozinha é muito pequenina para ter impacto lá no médio-oriente ou mesmo para resolver o problema de crise ética e moral portuguesa.

Sou só mais uma gotinha no oceano.

O que eu estava a defender é que todos nós, essas gotas todas juntas, devemos fazer a nossa parte, individualmente, para o bem comum do "oceano". Era mais ou menos essa a ideia. :)

Mas não tenho aspirações nem capacidade de mobilização das outras gotinhas. ;)

Talvez apenas nestas vãs e frágeis tentativas de escrever umas coisinhas num qualquer fórumzinho pequenino da internet, lidas por 5 ou 6 pessoas, eu possa ter alguma ambição de transmitir a minha ideia, a minha proposta, humilde mas honesta, a essas gotinhas que me honram ao prestar-me alguma, temporária, atenção. :)

Faço-o se calhar com veemência, com convicção, com confiança naquilo que "vejo" e confiança no pouco que julgo saber, mas só porque esse é o meu estilo de comunicar, não é um sintoma de arrogância, garanto-te. Até porque, sei muito bem que ao longo da vida, as nossas visões sobre o mundo, sobre a vida, evoluem, modificam-se constantemente. Nem nós próprios conseguimos ser totalmente coerentes com as nossas próprias convicções, durante toda a vida. Que melhor prova temos do que esta, que ninguém encontrou ainda, uma qualquer verdade final? Não é?

Contudo, não acredito em manter calada a voz do nosso espírito, quando pensamos ter certeza de algo. Vale a pena debater essa nossa "certeza" com outros, para ver se chegamos a um consenso sobre como agir mas sem ambição de julgarmos que encontrámos a solução final, perfeita, próxima da verdade suprema.

Isto porque na vida prática dos homens, precisamos de algum tipo de soluções, mesmo que provisórias e temporárias, para resolver os problemas que a civilização atravessa, e mesmo que no futuro próximo, se adopte outro conjunto de tentativas de solução. O progresso do conhecimento humano faz-se muito através da sucessiva experimentação.

É com este espírito humilde, de convívio, e abertamente disponível a escutar os outros, que eu estou aqui.

Por isso peço-te que tenhas isto tudo que eu te disse em consideração, quando fizeres uma nova apreciação das minhas verdadeiras intenções neste fórum.

Espero tenhas ficado mais sossegado. :)

Um abraço.
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII
http://profitaker.blogspot.com

Registado: 23/10/2003 23:36

comentário

por jotabil » 15/12/2003 18:55

Caro Profitaker

Apenas li.....transversalmente as tuas "transcorrências". Tens a noção do conceito de fundamentalismo?....Sabes o que são religiões com deuses cósmicos....e as que lhes seguiram com deuses éticos...? Sabes quem foi zaratustra?...que papel desempenhou nesta matéria?....Sabes das religiões proféticas e quais são?.....Sabes quais são as doutrinas místicas mais significativas? .....Sabes o que é o absurdo de Camus?..... Digo-te que só depois de possuirmos um conhecimento consiso da historia da humanidade é que poderemos formular um tímido juizo sobre aquilo que observamos dela.
Tens de te conter nas tuas afirmações. Não há verdade
apenas umas certezas que como tal, serão, necessariamente, subjectivas e precárias no tempo. Se soubessemos a verdade ou parte dela eramos deuses e toda a nostalgia de unidade que nos angustia como homens, desapareceria.
Assim, como somos, herdeiros das estrelas, fora do sistema solar ( O sol ainda é demasiadamente novo para que houvesse tempo para que a transmutação da matéria resultasse em alguns elementos que nos compôem), matéria espirtualizada (facto que nos torna estrangeiros na natureza)apenas podemos esperar que Sísifo se sinta feliz, depois de muitos montes e vales a transportar o rochedo, esterilmente.
Pode acontecer que pelas calendas grêgas, isto é, a eternidade, ele se possa aproximar de ómega já perto da verdade ou de Deus, se ela ou Ele , existirem.
Portanto, meu amigo, devemos aguardar humildemente no nosso canto e tentar com esforço e tenacidade, através do estudo e da educação, diminuir, nem que seja por um infinitésimo que seja, esta nossa condição humana de nada ou quase nada, sabermos de coisa nenhuma.
Impressionou-me tanta afirmação no teu discurso.
Desculpa.

Cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Profitaker » 15/12/2003 16:19

Pois... há tarados fanáticos em toda a parte.
Mas antes de morrer, e com a sua disciplinadamente coerente técnica pacifista, conseguiu expulsar o opressor Exército Britânico da India, simplesmente envergonhando-o a pouco e pouco, aos olhos do Mundo.

Um pouco como está a acontecer agora com os americanos, cada vez mais embaraçados em tentar explicar porque ainda continuam a ocupar o Iraque.

É caso para dizer que a força da inteligência vale mais do que a força das armas e da guerra.

Agora tenho de ir. Espero estejam todos short, porque isto vai tudo "berrar" por aí abaixo outra vez.

Abraços,
"A pior limitacao das pessoas, é verem na realidade apenas aquilo que desejam ver." - P, MMIII

por Ming » 15/12/2003 16:07

Não sei se o Gandhi será um bom exemplo do sucesso do pacifismo: Tanto quanto sei morreu assassinado com um tiro em 1948... :?
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

Daqui a pouco só me falta uma "toalha" na cabeça..

por Profitaker » 15/12/2003 15:55

Bem, funcionou para o Ghandi ;)

Agora a sério, eu entendo o que queres dizer. Contudo, há um "esquecimento" na tua afirmação: quem deu a primeira "estalada" foram os americanos, há 50 anos atrás, quando ajudaram a fundar o Estado Israelita e invadindo solo Àrabe. Desse ponto de vista, os terroristas do 11/9 apenas se defenderam de um antigo e original ataque Americano-Sionista. São os muçulmanos que resistem longa e estóicamente pois nunca quiseram dar a "outra face".

E não me apetece falar muito mais sobre isto. Já me estou a sentir o um autêntico "Arafat"! LOLOLOL. :lol:

Um abraço,

por Ming » 15/12/2003 15:00

Bom, sobre o Iraque, tal como dizes, é melhor deixar passar o tempo e falar depois.

Agora uma coisa é certa: A história não tem demonstrado que dar a outra face seja a melhor defesa...
Earthlings? Bah!

por Profitaker » 15/12/2003 14:02

Ó Ming, só 2 coisas:

As eleiçoes antes do 25 de Abril eram sempre eleiçoes viciadas para mostrar sempre resultados de mais de 90% de apoiantes de Salazar.

Também eu apoiaria esta intervenção militar para remover o criminoso Saddam se:

- não existissem vítimas colaterais inocentes

- o povo iraquiano pedisse expressamente ajuda ao estrangeiro para se livrarem do seu ditador.

- se depois da remoção do ditador, os americanos voltassem imediatamente para casa.

Alguma coisa dessas aconteceu?

As pessoas podem estar a festejar agora nas ruas do Iraque a captura de Saddam, porque assumem que devido a esse acontecimento, finalmente vai regressar a Paz e os americanos vão desocupar imediatamente e voltarem para a sua terra.

Agora desafio-te a olhares de novo para Iraque daqui a 6 meses e muitos mais ataques terroristas, e pergunta novamente ao povo iraquiano se ainda está satisfeito com a presença dos infiéis americanos no seu solo.

Eles querem os americanos e as as suas armas fora da sua pátria. É uma humilhação para eles, para a sua cultura. E se eles estão a festejar, não é pela presença dos americanos, é por pensarem que 1) a cada nova vitória dos americanos isso significa que o regresso à normalidade está próximo e 2) que os americanos estão próximos de voltar para casa.

Mas nós sabemos que nenhuma das 2 coisas vai acontecer. Daqui para a frente, o sentimento dos Iraquianos contra os americanos só pode piorar. Porque neste momento, não há NENHUMA razão palpável para eles lá estarem. Nem o argumento de os soldados servirem para "manter a ordem" será suficiente para tolerarem a presença americana por muito mais tempo, porque no fundo, os Iraquianos não estão a sentir nem nunca vão sentir nenhuma "ordem" com a continuação dos ataques terroristas diários pela presença americana. É uma "pescadinha de rabo na boca". O unico resultado é o desgaste progressivo da posição americana, e que só terá o fim previsível da sua retirada humilhante do Iraque ao estilo do Vietname.

A violência só gera mais violência. O terrorismo só acabará quando abandonarmos os comportamentos opressores que geram esse mesmo terrorismo.

O 11 de Setembro aconteceu porque os americanos estão a ajudar os Israelitas a ocupar desde há 50 anos, uma faixa terra que pertencia ao Islão há milhares de anos.

Os americanos que se retirem do Iraque e acabem com essa ajuda à ocupação dos Israelitas (inventem a solução alternativa que entenderem) e garanto-vos que terão o fim do terrorismo islâmico contra o Ocidente, e a tão desejada paz mundial duradoura!

Não há outra forma eficaz.

A via da violência americana NÃO VAI funcionar.

Agora vou almoçar. Até logo.

Tribunal Penal Internacional para todos!

por amsf » 15/12/2003 13:59

A verdade é que precisamos de uma nova ordem mundial que se sobreponha ao Império Americano...

As guerras iniciam-se e continuam porque há terceiras partes interessados em que assim aconteça..

Resumidamente os conflitos são do tipo:

A e B tem diferendos

C conjunturalemente tem interesse em apoiar B discretamente de forma a o poder negar...

Durante o conflito C fornece apoio material e de informações a B discretamente e usa a sua influência para abafar os crimes cometidos por B salientado os cometidos por A...tudo discretamente.

Acabado o conflito...independentemente de quem o ganhou...C escolhe a presa que lhe trará mais proveitos.

Se escolheu A simplesmente continua discretamente a acusar A de violar o direito internacional até ao dia em que o fará abertamente e chefiará uma coligação para o invadir.

Se escolheu B simplesmente corta todo o apoio que lhe dava discretamente e propagandeia os crimes cometidos por B aquando do conflito com A e usa esse pretexto para o invadir...

Durante a guerra fria e actualmente os EUA tem sido C por isso é que saem vencedores de todos os conflitos...vencedores aos olhos de quem ignora a política amerci das últimas décadas...
amsf

por Ming » 15/12/2003 13:28

Profit:
Nós não viviamos num regime verdadeiramente opressor, antes do 25 de Abril. Não havia obstáculos a sair do país, havia oposição interna e eleições (por exemplo, os meus pais e avós eram comunistas, podiam votar no PC, que não estava legalizado, mas participavam nas listas eleitorais, e nas mesas de voto, etc. do MDP/CDE, que era o braço legal do PC), etc. (isto seria outra discussão e parece-me secundária).
Agora num regime tipo a Russia com o velho camarada Joseph, numa Alemanha com o Adolfo, numa China com o Mao, ou num Cambodja com o Pol Pot, ou numa Coreia do Norte com a dinastia dos amados líderes, ou num Afganistão com os taliban, ou num Iraque com o Saddam quem é que consegue derrubar o regime? Só se esse derrube for imposto de fora...
E se tens dúvidas sobre o sentir dos iraquianos, revê as imagens dos festejos...

Além disso:
Se um regime apoia e acoberta os terroristas como foi o caso indiscutível e assumido dos taliban com a al-quaeda (nota: não é gralha - é como "sadam" só com um "d": qualquer forma ocidentar de escrever é possível, o original é em árabe e o que se está a traduzir é o som) ou como acontece com a AP e o Hamas, etc., que recurso resta para combater os terroristas senão combater tambem os que os apoiam?
Earthlings? Bah!

por Profitaker » 15/12/2003 13:10

Já perceberam a ideia que, por princípio, eu sou contra todas as guerras ofensivas. Acredito que há outros caminhos para resolver as diferenças sem ter de recorrer a uma resposta tão instintiva e "animalesca" como a guerra, ou o tradicional "olho por olho, dente por dente".

Além disso, uma guerra contra um regime ou um grupo difuso qualquer, faz sempre muitas vítimas colaterais inocentes só porque têm o azar de estar demasiado perto do inimigo. E só este facto deveria bastar para as forças invasoras porem a mão na consciência e perguntarem-se se não se tornaram iguais piores do que os próprios terroristas.

Eu sei que a guerra (ou a ocupação) pode parecer ser o caminho mais fácil, mas é sempre o caminho mais imoral e desprezível, além de ter uma eficácia duvidosa... Enquanto a ocupação persistir, ela não vai ser nunca tolerada pelos povos da região, e só vai provocar a continuação dos ataques terroristas globais. (e a queda dos titulos na bolsa).

A violência só gera mais violência.

É preferível deixar os regimes cairem de podres, pela sua própria mão, como SEMPRE acontece, através do derrube natural desses regimes pelo próprio povo que é oprimido por eles. Nós fomos capazes de fazer o nosso 25 de Abril, outros povos também o serão capazes, por mais tempo que demore, e se o desejarem ardentemente.

Não precisam da nossa "desinteressada" ajuda... se é que acreditas na versão oficial que os americanos estão lá no Iraque realmente para "libertar" o povo Iraquiano.

por Ming » 15/12/2003 13:08

Se há terroris encoberto não sei (por alguma razão será encoberto...).
Agora que muitos paises ocidentais tem cometido crimes terriveis isso é indiscutível.

O ataque à Sérvia, precisamente para defender o terrorismo muçulmano (albanês) que na altura ainda era bem visto pelos USA, França, Inglaterra, etc. (por exemplo, era moda criticar os russos, por terem de o combater na Tchetchénia), é um exemplo claríssimo de comportamento criminoso por parte dos paises ocidentais bem pensantes (diria até politicamente correctos)...
Earthlings? Bah!

por Kopas » 15/12/2003 12:46

Sou frontalmente contra o terrorismo, mas o problema é que anda para aí muito terrorismo encoberto, nomeadamente das potências ocidentais, e desse ninguém fala, ou porventura os actos praticados por estes países têm outro nome!

Um abraço,
Kopas

Registado: 5/11/2002 0:44

por Ming » 15/12/2003 12:28

Bom, acho que o Profitaker está errado na análise que faz do problema do terrorismo muçulmano.
Esse terrorismo é simplesmente criminoso, e deve simplesmente ser combatido e derrotado como tal.
A ideia geral que transparece deste post é a de que se deve comprende-los e deixa-los em paz (ou mesmo dar-lhes o que eles querem?) e esperar que parem com os ataques terroristas.
Isso é o tipo de prémio que por um lado é injusto (alguem acha que é justo premiar assassinos traiçoeiros que usam bombas e aviões civis para atacar mulheres, crianças, velhos, homens adultos (tambem tem direito à vida, não são só as mulheres e as crianças...) perfeitamente inocentes?) e por outro só leva a novas exigências (que só terminariam com um regime taliban extendido a todo o mundo).
A alternativa é combater os terroristas, e ganhar. Por muito que isso custe a muita gente, é o que o GWB, os USA, os Israelitas, etc. tem vindo a fazer. Isso é também o que os Turcos, os Indonésios e os próprios Sauditas já aprenderam que tem de fazer. Pode ser caro, difícil e demorado. Pode até ser a tal (tão mal vista) 3ª guerra mundial. Mas a alternativa a este combate é o primitivismo e a barbárie a níveis tão radicais que acho que nem os mais politicamente correctos a podem defender...
Pensa nisso Profit...
Earthlings? Bah!

OS PROBLEMAS DO MUNDO E A SUA SOLUÇÃO

por Profitaker » 15/12/2003 3:57

O mundo Àrabe é muito rico devido ao petróleo. E a ideologia contra os "infiéis" invasores estende-se muito profundamente em todas as camadas sociais do mundo àrabe, e não é só na mente dos "pobres diabos" bombistas suicidas. É uma questão cultural de todo um povo não apenas de alguns indivíduos.

Há muitos "Bin Ladens", com muito dinheiro, à espera de uma nova distração dos americanos para fazer um novo 11 de Setembro, talvez não-demolidor-de-arranha-céus, mas talvez mais mortífero em número de vidas humanas perdidas. Este é um receio que vai persistir para sempre na mente de todos (os investidores).

Pode até já não existir a chefia de Saddam nem a chefia de Osama, mas ainda existe por exemplo, a suspeita da colaboração não oficial da própria Arábia Saudita com a Al-Qaeda, já para não falar em tantos outros países da região. E existirá sempre muito dinheiro nas mãos de muitos fundamentalistas daquela região, para os mais diversos fins que eles quiserem lograr. De um modo irónico, alguém duvida que o dinheiro financiador dos actuais terroristas e futuros terroristas, está depositado inclusivamente em bancos americanos, sobre os mais diversos nomes insuspeitos e respeitáveis àrabes? É irónico, não é?

Mas, vendo as coisas de outro prisma... quem disse que era preciso muito dinheiro para oferecer resistência ao invasor? A célebre resistência Francesa aos Nazis precisou de dinheiro para fazer guerrilha e eventualmente ganhar a guerra? E a guerrilha liderada pelo Xanana Gusmão, era muito rica? E não conseguiu apesar disso, a vitória final da retirada Indonésia? E nas Malvinas? E no Vietname? e o exemplo de Ghandi na Índia colonializada?

A História ensina, que quando há repulsa de um povo pelo invasor, eles arranjam SEMPRE maneira de vencerem pelos mais diversos meios e por mais tempo que isso demore, excepto se forem completamente extreminados através da força, estilo "Pizarro". E isso, a politicamente correcta administração america nunca vai querer fazer. Logo, a conclusão, é que, se continuar o actual estado de coisas, a derrota americana vai ser lenta e dolorosa, mas no fim, será inevitável.

O povo muçulmano já tem um longo historial de resistência aos invasores, desde o tempo das cruzadas cristãs. Nunca ninguém conseguiu colonizar aquele território, com a excepção da pequena Faixa de Gaza pelos Israelitas (apoiados pelo "big brother" americano) mas que nunca viu um dia de paz, gerção após geração, desde a sua fundação.

No dia 11 de Setembro de 2001, essa resistência à colonização Israelita tomou outra dimensão, tornou-se mais agressiva, tornou-se internacional. Contra o big brother americano e seus aliados.

Uma ideologia capaz de empreender o gigantesco terror que vimos no dia 11 de Setembro de 2001, é uma ideologia a respeitar, é uma ideologia a temer. E é uma ideologia que provou ser capaz de tudo para combater o inimigo, sem medo, e qualquer que seja a sua dimensão. E é uma ideologia que não desaparece pela simples queda de um líder. É uma ideologia repulsiva dos invasores, e ela é fortemente intrínseca à cultura muçulmana da região, desde há séculos.

Os americanos não vão conseguir "vergar" aquele povo. Se os americanos persistirem com a ocupação, o terrorismo vai durar por muitíssimo mais tempo. Nem que seja com o lançamento de pedras (a célebre intifada), como fazem os palestinianos, sejam eles homens, mulheres ou crianças. Crianças que foram ensinadas no ódio ao invasor pelos seus pais, também eles outrora crianças ensinadas a odiar o invasor... é um ciclo sem fim, inter-geracional e que pode durar décadas, séculos. É realmente impressionante o ódio daquele povo contra os invasores, colonizadores e seus aliados, mesmo após tantos anos da fundação do Estado Israelita.

É isto que o governo americano tem pela frente, mas ao contrário do que acontece na Faixa de Gaza, agora será numa escala global. E todos os apoiantes dos EUA, serão vistos pelo comum do povo àrabe, como apoiantes dos infiéis ocupantes Israelitas e serão também odiados. Disso não tenho dúvidas.

E assim Portugal também passou a estar na "mira" dos terroristas. Talvez não como um alvo principal, mas certamente em risco de um futuro ataque. Foi talvez esta, a pior decisão política do nosso PM, em arrastar o nosso país para tão grave perigo nacional.

E isto não é um sonho, uma fantasia, um filme. Nem uma imagem na CNN num país longínquo. É UM PERIGO REAL PARA TODOS NÓS, na nossa vida quotidiana, para as nossas famílias e amigos, no nosso próprio território, nas nossas casas, nas nossas ruas, NO NOSSO PORTUGAL! É um perigo real, porque o terrorismo moderno é sofisticado e não conhece fronteiras. E vai continuar a ser assim, enquanto as forças militares americanas invasoras não desocuparem o Médio Oriente.

Acredito que a história vai-se repetir como aconteceu nos séculos passados. O invasor americano também desta vez vai acabar por ser expulso.

O terrorismo VAI continuar mesmo sem o Saddam ou o Osama no mundo, bem como vai continuar o seu efeito nefasto nas bolsas, apenas talvez com breves períodos de intervalo no meio de cada "susto bombista", e que permitirão as bolsas fazer os seus temporários ressaltos (como aconteceu neste ano de 2003), sem que isso termine o longo periodo de descidas bolsistas, neste bearmarket secular que já começou em Março 2000 (e ANTES do 11/9/2001).

E um dia, após muitas mais vidas perdidas e sofrimento dos pais dos militares vitimados, o Mundo finalmente vai acordar e perceber que a causa da instabilidade mundial (inclusíve nos mercados financeiros) não é a facção terrorista de algum povo muçulmano, mas sim a teimosia dos americanos em ajudar os Israelitas, e da sua arrogância e desprezo pelas culturas e ideologias milenares do Médio-Oriente, recusando-lhes o direito à sua independência.

Sim, porque os muçulmanos já estão na sua terra há 8 mil anos, eles são o berço da humanidade, ainda antes de a civilização ocidental ter sequer nascido! E para compreender este problema é preciso não ser ignorante da História, é preciso respeitar a vontade daquele povo, a vontade que eles têm no seu orgulho e independência dos costumes sacrílegos dos estrangeiros! E não os podemos obrigar a aceitar NADA, por muito que gostemos de "McDonalds", não os podemos obrigar a aceitar nada do nosso estilo de vida nem as nossas vontades (ou as vontades do Bush).

Eles são um povo soberano, não são o povo miserável e materialmente subdesenvolvido que muitos ocidentais arrogantes vêm neles quando olham para a TV e assistem à miséria em que vivem (nós também temos cá miséria!). Eles têm direito à sua soberania, têm direito a ter o regime déspota que quiserem, e a lutar se assim quiserem, por um futuro regime democrático (como nós fizémos no 25 Abril 74) e têm direito a ter as suas crenças religiosas, por mais aberrantes que possam parecer aos olhos dos costumes ocidentais.

NÓS NÃO TEMOS O DIREITO DE INTERFERIR NA VIDA DELES. Eles têm o direito à sua auto-determinação e a construir o seu próprio destino com as suas próprias mãos! E só deverão ter a nossa ajuda, só deveremos oferecer alguns benefícios da nossa cultura, apenas se eles a aceitarem e a pedirem! Não os obrigando nunca a nada!

Um dia o Mundo vai perceber isso, e nessa altura, os americanos ficarão (ainda mais) sós. Contudo, antes disso acontecer, eu confio que a opinião pública americana vai obrigar a administração Bush a retirar-se do Iraque como aconteceu no Vietname, e um dia, e como forma de resolver definitivamente o problema do terrorismo contra o ocidente, até o apoio a Israel vai ter de ser retirado. Pois essa é a verdadeira e derradeira solução para acabar o perigosíssimo terrorismo fundamentalista islâmico no NOSSO mundo ocidental. Talvez não seja já amanhã, mas um dia se-lo-á, pois é a única solução garantida e eficaz.

Devo esclarecer neste ponto, que não sou Anti-semita, que não partilho do estilo de vida do povo muçulmano, do estilo de governos déspotas que eles costumam ter, nem das suas crenças, nem de alguns dos seus hábitos culturais, pois já tenho os meus próprios desde que nasci. Contudo, respeito-os profundamente desde que eles não me agridam e me deixem praticar a minha própria cultura. Respeito-os porque eles são nossos vizinhos nesta casa global que é o nosso pequeno planeta. Fazem parte da minha família Humana, que são todos os homens e mulheres de todas as raças e religiões do mundo.

E nunca poderemos ser felizes se estivermos em guerra com os nossos vizinhos, com a nossa família, não é?... A nossa casa, o nosso mundo não é assim tão grande, para nos darmos a esse "luxo".

E não se esqueçam que o futuro pode guardar grandes surpresas. Já vimos isso no dia 11 Setembro e vamos ver muitas mais surpresas incríveis ao longo das nossas vidas. Essa é uma certeza de vida que temos pelas lições da História. Pois na vida, nada nunca permanece da mesma forma para sempre. Tudo morre ou se transforma constantemente.

Libertem o vosso espírito dos raciocínios provincialistas e egoistas. Vejam o mundo como ele realmente é, tentem vê-lo na sua TOTALIDADE, contemplem toda a diversidade da família humana que habita debaixo do MESMO tecto que é o Céu, e do MESMO chão que é a Terra. Todos habitamos a mesma casa por isso temos de aprender a conviver uns com os outros. Todos os povos habitam esta mesma pequena casa "Terra" e todos os povos são feitos de seres humanos que independentemente das diversas culturas, têm os mesmos sentimentos e a mesma humanidade dentro deles, tal como nós, tal como os nossos amigos e as nossas famílias. Todos somos iguais, apenas com algumas diferenças e a "casa Terra" pertence de igual direito a todos!

E agora apreciem esse panorama por longos minutos, realmente apreciando, devagar... lentamente tomando profunda consciência desse mundo pluridiversificado que existe, mas que escapa aos nossos olhares quotidianos, geralmente concentrados apenas nos nossos pequenos interesses egoístas, sem ter uma visão global da vida, do mundo, da REALIDADE que nos rodeia. Percam longas horas de meditação se preciso, até verem esse verdadeiro Mundo como ele é realmente.

Nessa altura vocês vão talvez sentir o dom da compaixão, e se calhar até vão descobrir qual é a solução para TODOS os problemas do mundo.

Já agora, para resolver os problemas do nosso país, é só uma questão de usar o mesmo raciocínio, apenas reduzindo-o ao espaço da nossa própria nação, ao interesse de todos os portugueses, ao interesse nacional: Não fujam aos impostos pois estão a roubar a vossa própria família nacional e a contribuir para o declínio da casa nacional. E não sujem as ruas, pois elas também são vossas. E não sejam egoístas também a conduzir. Pensem sempre na segurança e no respeito pelos outros vossos compatriotas (digo, familiares). Para começar, isto já bastava para resolver os principais problemas do país e que nos fazem infelizes, a todos.

Isto é a receita para a cura do nosso egoismo que está a auto-destruir o nosso país. Agora não fiquem à espera que os outros percam o egoísmo deles antes de vocês perderem o vosso! Concentrem-se apenas em fazer o vosso contributo, independentemente de todos o fazerem ou não! Façam a vossa parte! Procurem dentro dos vossos princípios morais, dentro dos vossos desejos mais fortes de viver numa comunidade feliz (ver a vossa família portuguesa feliz), a coragem para mudarem para melhor! Se todos fizerem a sua pequena boa parte, teremos um país finalmente novo, livre da idade das trevas em que está mergulhado. É garantido.

Ena!... grande divagação do assunto original. Mas é natural que tenha acontecido. Tudo na vida está interligado. :)

Fiquem bem,

Bons investimentos,
Um abraço.

Depois da monstrousa mentira

por Contra a mentira » 15/12/2003 2:18

com que aldrabaram o mundo (armas quimicas), agora apanharam um sem abrigo e em vez de o alimentarem em primeiro lugar, vão examiná-lo para ver se tem os dentes cariados! Realmente, isto è mesmo à Americana. Como è que a poderosa máquina militar Americana, me leva oito meses para capturar um "pedinte", não dá pra entender tamanha eficácia!. Quanto às bolsas, claro que vão subir, até porque aqueles $750.000 vão regressar aos mercados.
Contra a mentira

por Visitante » 15/12/2003 1:50

eu neste momento estou indeciso se hei-de reforcar nuns warrantsinhos ou ficar de fora a ver este rallie... mas n vou vender o que tenho amanhã na abertura... vou até retirar as ordens que tenho espalhadas e colocá-las um pouco mais acima :).

Um abraço
Nunofaustino
Visitante

Sobe ou não sobe?

por JAS » 15/12/2003 1:47

Neste momento o sentimento é de euforia pela captura de Saddam como se todas as preocupações e todos os problemas tivessem acabado.
Isso é o que se vai reflectir nos mercados nas próximas horas e certamente que isso provocará subidas mais ou menos acentuadas nas bolsas.
Simultaneamente poderemos ter queda do Crude e talvez do Ouro.
Também há quem aposte numa valorização do dolar.

Se a subida demora só 2 dias ou se demora mais não sei.
Seguir-se uma correcção será natural. Isso é normalissimo depois de grandes subidas...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Albus » 15/12/2003 1:14

Mas eu julguei que a guerra já tinha acabado?! :-k
Albus

por sete77 » 15/12/2003 0:30

vivo e em fuga era sinonimo da incapacidade dos estados unidos em o apanhar, se tivesse sido morto era imediatamente um martir para todos os actuais seguidores, e seria um simbolo para futuros fanaticos, agora preso sem reação, televisionado para todo o mundo aquele que exigia a todos a luta até a morte, deixa serem feiros exames sem qaulquer reação.
independentemente do que se passe a seguir, esta é uma grande vitoria da coligação com vista ao fim da guerra.

Registado: 14/12/2003 18:24

por nunofaustino » 15/12/2003 0:17

Para mim o aspecto mais importante desta captura foi o facto de n ter havido resistência à prisão por parte do Saddam. Se um herói n dá a vida pela causa como é que pode pedir aos segidores para darem a deles...

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Kooc » 15/12/2003 0:12

Toda a excitação e alegria que eu vejo no Caldeirão, funciona para mim, como um indicador de sentimento contrário

obrigado pela consideração em que nos tens....

Registado: 30/11/2002 0:36

caíu um homem .......

por Rei da Sardinha » 15/12/2003 0:01

....e caíu parte da ameaça. Quer se queira quer não,o Sadam representava ,neste momento,para muitos Árabes, já não o ditador odiado mas a esperança de uma resistência anti-americana. É menos um pilar de apoio que a resistência tem na luta anti USA.

Não quer dizer que seja o único elo da resistência mas era valioso. De momento a esperança está no Ben Laden (se ainda existir?).

Cada vez mais os fluxos financeiros vão escaceando para sustentar a guerrilha e sem dinheiro não há palhaço!Por isso penso que a captura de Sadam foi a queda de grande parte da resistência Árabe.
Rei da Sardinha

Re: Caiu UM HOMEM, não caiu a ameaça

por Profitaker » 14/12/2003 22:19

Profitaker Escreveu:É preciso entender onde está realmente a ameaça. É preciso recordar como é que tudo isto começou e quando: Tudo começou por causa do tremendo ataque terrorista do 11 de Setembro de 2001 no coração do solo dos americanos (o actual império na Terra). Esse ataque terrorista despertou o gigante militar americano para a única estratégia possível nesta situação: "a melhor defesa é o ataque". E assim, com o recurso à mentira da existência de armas de destruição massiva, iniciou-se esta Terceira Guerra Mundial em que estamos agora, com o objectivo de controlar o solo inimigo (ou seja todo o mundo àrabe radical), e assim mais fácilmente tentar "decapitar" os líderes organizadores e apoiantes de qualquer futuro ataque terrorista ao solo e aos interesses americanos, bem como, conseguir assim, controlar melhor o "berço" onde nascem os mártires suicidas, a mão-de-obra dos cérebros terroristas. E não estou a falar do controle de um país, estou a falar no controle de toda uma região, como tem de ser, para ser efectiva e bem-feita. E por isso desenganem-se, se pensam que os americanos não vão agora retirar do Iraque.

Queria pedir-vos desculpas e corrigir um erro que cometi na última frase deste parágrafo... Eu escrevi:

"Desenganem-se se pensam que os americanos não vão agora retirar do Iraque".

Mas queria dizer:

"Desenganem-se se pensam que os americanos vão agora retirar do Iraque". (Ou a nossa GNR, devo acrescentar).

Obrigado pela atenção.

Um abraço.

Muito obrigado

por Zecabresto » 14/12/2003 21:43

por partilhar a sua opinião.
São posts com este conteúdo que devem proliferar pelos fóruns, quer se concorde ou não com a ideia expressa.
Eu comungo da mesma opinião.
Zecabresto

Caiu UM HOMEM, não caiu a ameaça

por Profitaker » 14/12/2003 21:06

Caros amigos do Caldeirão,

A notícia de hoje não me tornou optimista na bolsa.

Não tenho ambições de analista político, mas sou um analista de bolsa, e a análise completa da bolsa, inclui saber estar atento ao mundo em que vivemos, tentar saber como é que as coisas acontecem e funcionam, e estar atento ao estado de espírito dos investidores quando reagem a este tipo de notícias extraordinárias. Portanto, eu nunca estou atento às notícias em si, mas sim, às reacções temporárias e por vezes exageradas da multidão a essas mesmas notícias. A realidade é que não são as notícias que mexem os indices, mas sim as pessoas que escutam essas notícias.

Ora, este vulgar assassino e criminoso Saddam Hussein (é apenas isso que ele significa para mim), foi hoje detido para júbilo das vítimas desse ditador, mas de uma forma não muito diferente de como são detidos todos os dias à volta do mundo, tantos outros assassinos e comuns criminosos de rua.

É basicamente assim que eu vejo este acontecimento, sem grande euforia e excitação como tenho observado nas pessoas aqui do Fórum, que pensam que isto é razão para as bolsas dispararem ou pior que isso, pensarem que isto é razão suficiente para motivar um longo bullmarket! Visão insensata, do meu ponto de vista.

Vamos lá tentar ver a realidade como ela realmente é:

Quem é o Saddam Hussein? É realmente a causa das preocupações da bolsa? Ou será que a causa das preocupações da bolsa deviam-se a outros factores fundamentais, que nos dias que correm, já pouco tinham a ver com o Saddam?

O Saddam pode ter sido uma ameaça (nomeadamente devido ao apoio dos terroristas) no passado, mas já tinha deixado de ser essa ameaça há um longo tempo... Nomeadamente apartir do momento em que os americanos invadiram o Iraque e "desmembraram" a força militar daquele país (efectivamente terminando assim, qualquer poder de Saddam), e obrigando esse homem a andar escondido em buracos debaixo do solo, e com duvidosas capacidades efectivas de liderança ou de comunicação com as suas forças derrotadas.

Foi nesse instante que Saddam realmente caiu. Não foi hoje...

E acabaram os ataques terroristas desde então? Não. Terá realmente sido o Saddam a comandar todos ataques ao longo deste tempo todo? Não. Terá sido ele, sequer um inspirador dos ataques terroristas? Eu penso que não, eu penso que o que alimenta o terrorismo global é o fanatismo religioso. E é por ser um ódio de origem ideológica, que foi e continuará a ser uma ameaça eterna aos interesses culturais (e capitalistas) ocidentais, independentemente de cair o Saddam ou o Bin Laden.

Sim, não ficaria excitado mesmo que caísse o Bin Laden... Como muito bem disse o presidente Egípcio antes do inicio da guerra: "se os americanos invadirem o solo sagrado do islão, irão nascer 100 novos Bin Laden". E eu estou de total acordo com ele.

É preciso entender onde está realmente a ameaça. É preciso recordar como é que tudo isto começou e quando: Tudo começou por causa do tremendo ataque terrorista do 11 de Setembro de 2001 no coração do solo dos americanos (o actual império na Terra). Esse ataque terrorista despertou o gigante militar americano para a única estratégia possível nesta situação: "a melhor defesa é o ataque". E assim, com o recurso à mentira da existência de armas de destruição massiva, iniciou-se esta Terceira Guerra Mundial em que estamos agora, com o objectivo de controlar o solo inimigo (ou seja todo o mundo àrabe radical), e assim mais fácilmente tentar "decapitar" os líderes organizadores e apoiantes de qualquer futuro ataque terrorista ao solo e aos interesses americanos, bem como, conseguir assim, controlar melhor o "berço" onde nascem os mártires suicidas, a mão-de-obra dos cérebros terroristas. E não estou a falar do controle de um país, estou a falar no controle de toda uma região, como tem de ser, para ser efectiva e bem-feita. E por isso desenganem-se, se pensam que os americanos não vão agora retirar do Iraque.

Se os americanos retirarem daquele país por causa desta captura de Saddam, é porque eu estou totalmente enganado, e o Sr. Bush afinal é o homenzinho sincero e honesto que sempre disse que era. O máximo que podemos assistir é a uma retirada simbólica de uma pequena força daquele país, para calar as vozes pacifistas.

Os americanos iniciaram um processo de ocupação e colonização (claro que não é assumido nestas palavras) que vai demorar longas décadas e não me admirava que demorásse mesmo para além do nosso tempo de vida, e que terá sempre, sempre, sempre oposição terrorista pois o terrorismo ou melhor dito, "o martírio", está enraizado naquelas culturas. A cultura islâmica é muito complexa e diferente da cultura ocidental, para que esta tentativa de colonialismo e controle americano seja uma realidade fácil e rápida. Os desentendimentos entre as duas culturas não terminarão tão rápidamente, ou tão caricatamente, apenas pela queda de um homem chamado Saddam.

Para quem conseguir ver as coisas lúcidamente, o Saddam já tinha efectivamente caído e perdido influência no seu povo, há muito. Ele perdeu-a no momento em que retiraram todas as suas fotografias gigantes dos edifícios públicos iraquianos. Porque o povo precisa desses símbolos para acreditar que algo existe, e sem esses símbolos prosaicos, o Saddam já não era influência na vida dos Iraquianos, nem ameaça, nem sequer inspirador. É assim que funciona a psique humana. E isto já aconteceu há muito, não hoje.

Até digo mais... se o Saddam está agora vivo e preso, é apenas mais um motivo de preocupação para os investidores, comparativamente ao tempo em que ele estava escondido e inactivo dentro de buracos no solo. "longe da vista longe da memória". Um Saddam vivo apenas serve como exemplo de mártir para o mais radical dos suicidas, alimentando ainda mais o seu ódio. Porque os heróis mortos esquecem-se mais fácilmente do que os heróis vivos, mesmo que estejam sobre prisão.

Não, não me estou a contradizer. Há bocado disse que há muito que ele já teria perdido poder para organizar ataques terroristas apartir do buraco no solo onde vivia. E já nem servia como a verdadeira inspiração para a resistência e terrorismo que continuamos a ver todos os dias, porque os seus símbolos foram apagados da realidade Iraquiana e porque o seu povo nem amava verdadeiramente esse homem sanguinário e ameaçador, pelo menos ao ponto de sacrificarem as suas vidas só por causa dele... Por isso, se ele hoje tivésse sido encontrado morto, o espírito do povo iraquiano e àrabe em relação a Saddam teria sido igual ao que era ontem: pois ele já estava virtualmente morto para o povo!

Mas vivo é capaz de ser outro problema... Um Saddam vivo e capturado pelo "infiel" soldado americano, como tem sido amplamente mostrado nas televisões, é bem capaz de aumentar o sentimento de ódio contra os americanos. Porque nesta condição de "vivo e capturado", ele funciona como um exemplo de mártir muçulmano maltratado pelos infiéis, será agora um exemplo VIVO e renovador de ódio contra os americanos. É assim que eu vejo a situação da detenção de Saddam, como criadora de ainda mais problemas, não o contrário.

Em suma... as ideias gerais são:

- O terrorismo vai continuar, seja interno ou externo ao Iraque, porque o Saddam não era a sua causa.

- As bolsas não têm razões para subir muito, só por causa da queda deste homem. Apesar de vocês irem ouvir o contrário de "respeitáveis" analistas durante todo o dia de hoje e amanhã.

- Toda a excitação e alegria que eu vejo no Caldeirão, funciona para mim, como um indicador de sentimento contrário (contrarian indicator), porque a nível fundamental para a bolsa, esta notícia não trouxe nada que já não estivésse descontado (a perda de influência de Saddam).

- No curto-prazo de 1 ou 2 dias, podemos ter uma subida emocional das bolsas, que será uma excelente oportunidade para as pessoas que ainda não saíram da bolsa, aproveitarem para se desfazer dos seus títulos. E para apostarem para a queda dos índices apartir de níveis mais altos.

- No médio e longo-prazo, acredito que as bolsas retomarão o seu sentido descendente, que se iniciaram em 2000.

Aprendam a dominar as vossas reacções emocionais preliminares, para conseguirem ver melhor a realidade, e a terem mais sucesso na bolsa e na vida.

Bons investimentos.
Um abraço.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: josehenry400, Shimazaki_2 e 66 visitantes