Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade
.Política|+Secções|Pesquisar
Jorge Miranda
"Receio que continue a haver falta de equidade"
Publicado hoje às 21:09
Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão
Foto: Reinaldo Rodigues / Global Imagens
O constitucionalista Jorge Miranda receia que "continue a haver falta de equidade" na distribuição de sacrifícios, no âmbito das medidas de austeridade hoje anunciadas pelo primeiro-ministro, Passos Coelho.
Segundo referiu Jorge Miranda à agência Lusa, num comentário à declaração ao país feita pelo líder do Governo, "pelos vistos a política de austeridade continua e não há nenhum desagravamento".
Passos Coelho "falou que iria haver impostos sobre o capital e riqueza, mas não concretizou, enquanto relativamente aos rendimentos do trabalho, concretizou. É de recear que continue a haver falta de equidade", sublinhou.
Jorge Miranda destaca que o Presidente da República, Cavaco Silva, já apelou a uma maior igualdade na distribuição de sacrifícios, mas duvida que "o discurso do primeiro-ministro vá no sentido da equidade. Tenho as maiores dúvidas", sublinhou.
O constitucionalista considerou ainda "profundamente injusto o tratamento dado aos pensionistas", que considera estarem a ser tratados "como pessoas de segunda classe em relação aos trabalhadores no ativo".
O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo decidiu aumentar a contribuição dos trabalhadores para a Segurança Social para 18 por cento e descer a contribuição das empresas para o mesmo valor no Orçamento do Estado para 2013.
Passos Coelho acrescentou que "a subida de sete pontos percentuais na contribuição dos trabalhadores será igualmente aplicável aos funcionários públicos e substitui o corte de um dos subsídios decidido há um ano".
Os pensionistas e reformados vão continuar com os dois subsídios suspensos, na mesma forma em que estavam antes da decisão do Tribunal Constitucional, referiu.
O Tribunal Constitucional declarou em julho a inconstitucionalidade da suspensão do pagamento dos subsídios de férias ou de Natal a funcionários públicos ou aposentados, considerando-a "um sacrifício adicional que não tinha equivalente para a generalidade dos outros cidadãos".
http://m.dn.pt/m/newsArticle?contentId= ... related=no
Re: E as Gorduras do Estado?
tugadaytrader Escreveu:lsilva4 Escreveu:Não vou criticar o que é tão fácil de criticar (que afecta quase todos, embora menos ou nada os que mais devia). Repare se no bright side é que as taxas cobradas pelos investidores ao País têm caído acentuadamente. Veja-se que,por exemplo, a dois anos os juros estão nos 4,14%. Há 7 meses atrás pediam um juro de 21%...
É sabido que o mercado tem tendência a antecipar ou ajustar riscos/ acontecimentos, o que for, mas mais cedo ou mais tarde,a seguir-se esta tendência o povo em Portugal terá de sentir estas melhorias...
Confesso que estou curioso para ver a consequência do corte da TSU...
Eu estou curioso para ver o que vai acontecer depois da Troika ir embora!?
Temos sido governados por corruptos e aldrabões e vamos continuar a ser....
Quem não está?
Política,administração pública, (grandes) empresas em Portugal é indissociável de corrupção e "malabarismos astuciosos" da verdade...a coisa está tão deeply rooted que vai ser difícil de arrancar.
É curioso como de vez em quando vês antigos decisores políticos a falar e criticar justamente os problemas do país e depois no final acabas a reflectir: - Então, mas este gajo sabia o que devia fazer, esteve lá e não resolveu o problema?! Está muita coisa mal...
Pensa e faz que pensas. Do cansaço dos outros faz a tua oportunidade. Faz tocar o despertador para emoções alheias. Mais importante que tudo, FAZ!
- Registado: 12/11/2009 22:20
Estava a ser irónico!
Irónico mode off!
Estava com saudades dos grandes post's do bboniek00 , que apesar de não perceber quase metade do que ele escreve sempre me dão umas alegrias nestes momentos tristes.
PS - bboniek00, estou contigo na redução ao consumo em Portugal e com factura! Estou farto e não sei o que posso fazer!
Irónico mode off!
Estava com saudades dos grandes post's do bboniek00 , que apesar de não perceber quase metade do que ele escreve sempre me dão umas alegrias nestes momentos tristes.
PS - bboniek00, estou contigo na redução ao consumo em Portugal e com factura! Estou farto e não sei o que posso fazer!
AutoMech Escreveu:migluso Escreveu:Mas como é possível ir mais longe neste país, quando para as mentes avançadas até uma redução de 5pp é vista como uma benesse para os empresários ("o capital")????
Eu sou insuspeito para dizer isto, mas nunca devia ter sido feita nestes moldes. Uma medida destas (redução das empresas) anunciada ao mesmo tempo que uma subida para os funcionários é percecionada como uma transferência directa dos funcionários para a sua empresa.
Concordo contigo AM.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
ppbogos Escreveu:migluso Escreveu:ppbogos Escreveu:Choques fiscais é eliminar impostos, não esta brincadeira do destapa a cabeça e tapa os pés...
Pois, há 10 anos fazia todo o sentido... Espero que daqui a 2 ou 3 anos haja condições para aplicar pelo menos um mini choque.ppbogos Escreveu:O problema não está aqui....está na despesa!!!
Ainda ninguem viu isso!!! Ninguem quer ver...desculpem!!!!
Estou de acordo. E tenho a certeza que há gordura de vária ordem para cortar. Espero que ainda o façam, como em fundações e institutos.
Mas as contas públicas estão a derrapar, devido à receita. Para o próximo ano o cenário não será animador do ponto de vista da conjuntura externa.
Se não é possível cumprir "mais ou menos" o acordo mesmo cortando 2 salários à FP e aos pensionistas (algo que estava previsto há mais de 1 ano), não vejo alternativa ao aumento de impostos sobre os privados.
Eu se fosse ministro das finanças também não arriscaria descolar da Irlanda para me juntar à Grécia.
Até nisso o Paços é estupido....
O discuros devia ter começado por aí mesmo.
Corte imediato dos subsídios às Fundações, corte imediato nas PPP's (e nºao venham com a treta das indminizações porque constitucionalmente os negócios ruinosos para a sociedade estão cobertos pela lei e até a Troika fazia vénia)
Criação do tecto máximo de reforma para 2.000 @, nem mais um gajo via reforma acima disso
Eliminação das subvenções, etc, etc
Qual TSU?
O problema é do lado da Receita?
Que livros andaram estes gajos a ler?
O ajustamento da despesa vai ser feito "à bruta" quando a economia implodir
- Registado: 29/11/2007 10:26
Elias Escreveu:É que eu não percebi como chegaste à conclusão de que 90% não ganha 1400 euros (coisa que me parece matematicamente impossível considerando um salário médio de 1532 euros).
Como assim?
Não só é totalmente matematicamente possível, é inclusivamente perfeitamente possível até que não existisse um único...
Talvez não estejas mesmo a perceber o que está a ser dito.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
BIBA O BINHO....
Sr_SNiper Escreveu:<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/f8Sm8eWjhmA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
O Toni já reagiu às palavras do PPC

Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
migluso Escreveu:ppbogos Escreveu:Choques fiscais é eliminar impostos, não esta brincadeira do destapa a cabeça e tapa os pés...
Pois, há 10 anos fazia todo o sentido... Espero que daqui a 2 ou 3 anos haja condições para aplicar pelo menos um mini choque.ppbogos Escreveu:O problema não está aqui....está na despesa!!!
Estou de acordo. E tenho a certeza que há gordura de vária ordem para cortar. Espero que ainda o façam, como em fundações e institutos.
Mas as contas públicas estão a derrapar, devido à receita. Para o próximo ano o cenário não será animador do ponto de vista da conjuntura externa.
Se não é possível cumprir "mais ou menos" o acordo mesmo cortando 2 salários à FP e aos pensionistas (algo que estava previsto há mais de 1 ano), não vejo alternativa ao aumento de impostos sobre os privados.
Eu se fosse ministro das finanças também não arriscaria descolar da Irlanda para me juntar à Grécia.
Até nisso o Paços é estupido....
O discuros devia ter começado por aí mesmo.
Corte imediato dos subsídios às Fundações, corte imediato nas PPP's (e nºao venham com a treta das indminizações porque constitucionalmente os negócios ruinosos para a sociedade estão cobertos pela lei e até a Troika fazia vénia)
Criação do tecto máximo de reforma para 2.000 @, nem mais um gajo via reforma acima disso
Eliminação das subvenções, etc, etc
Qual TSU?
O problema é do lado da Receita?
Que livros andaram estes gajos a ler?
Tridion Escreveu:Vocês são uns piegas...isto é um fórum de bolsa por amor da santa!
As empresas dos PSI-18, como grandes empregadoras, vão beneficiar com isto e logo nós investidores vamos ganhar com isto! Chama-se fazer hedging à taxa da SS.
Toca a entrar longo nas maiores empregadoras!
Como assim? Os 7% não serão retirados ao trabalhador, antes sim à PT, à ZON, ao BCP, ao BPI. Ou achas que o dinheiro do pessoal estica?
- Registado: 29/11/2007 10:26
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Elias, não sei se estás a seguir os posts e a entender o que está a ser dito. É que a notícia que colocas, assim a cru só alimenta precisamente o equívoco que estou a desfazer...
Sim estou a seguir, mas a pergunta que eu te faço é esta: tens informação concreta sobre a distribuição salarial na FP? É que eu não percebi como chegaste à conclusão de que 90% não ganha 1400 euros (coisa que me parece matematicamente impossível considerando um salário médio de 1532 euros).
Tenho vária informação concreta, sim. Desde tabelas salariais que são públicas, a distribuição das pensões na CGA e mais uma série de informação.
Só uma pequeníssima franja de FPs recebe especificamente um valor que é bastante afectado percentualmente por um artifício da tabela pelo que o exercício é inválido.
Quanto muito representava um punhado de FPs "azarados" mas não pode servir (ser utilizado) para falar do que vai acontecer no "público" em geral.
E isto é se é que vai sequer acontecer pois ninguém disse/esclareceu que por se pagar em datas diferentes vai ser considerado para efeitos de cortes que as pessoas passaram a ganhar mais.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Tridion Escreveu:Vocês são uns piegas...isto é um fórum de bolsa por amor da santa!
As empresas dos PSI-18, como grandes empregadoras, vão beneficiar com isto e logo nós investidores vamos ganhar com isto! Chama-se fazer hedging à taxa da SS.

- Registado: 5/11/2002 12:21
[/b]
Não há maior empresa que a dos desempregados!
- Registado: 6/7/2012 12:38
ppbogos Escreveu:A questão não é essa.
Enquanto desvalorizarem a variavel "força de trabalho" pela via fiscal, o sistema está completamente pervertido.
Se tivéssemos no escudo, palpita-me que serias a favor de uma desvalorização da variável "força de trabalho" pela via cambial.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Re: video para o fim de semana
Não consegui ver o video todo de 1:27 até ao fim, comecei a ficar com náuseas...
Bull And Bear Markets
E as Gorduras do Estado?
lsilva4 Escreveu:Não vou criticar o que é tão fácil de criticar (que afecta quase todos, embora menos ou nada os que mais devia). Repare se no bright side é que as taxas cobradas pelos investidores ao País têm caído acentuadamente. Veja-se que,por exemplo, a dois anos os juros estão nos 4,14%. Há 7 meses atrás pediam um juro de 21%...
É sabido que o mercado tem tendência a antecipar ou ajustar riscos/ acontecimentos, o que for, mas mais cedo ou mais tarde,a seguir-se esta tendência o povo em Portugal terá de sentir estas melhorias...
Eu estou curioso para ver o que vai acontecer depois da Troika ir embora!?
Temos sido governados por corruptos e aldrabões e vamos continuar a ser....
Bull And Bear Markets
PT_Trader Escreveu:@ Carrancho,
No Expresso referem que os profissionais liberais escapam à austeridade.
Empregadas domésticas
Canalizadores
Electricistas
Tudo o que seja trabalhadores por conta própria a declarar SMN vai escapar a isto com uma pinta do caraças.
E quando se reformarem vão pedir reformas pagas pelos otários que vão andar a pagar 18% de SS.
- Registado: 6/7/2012 12:38
MarcoAntonio Escreveu:Elias, não sei se estás a seguir os posts e a entender o que está a ser dito. É que a notícia que colocas, assim a cru só alimenta precisamente o equívoco que estou a desfazer...
Sim estou a seguir, mas a pergunta que eu te faço é esta: tens informação concreta sobre a distribuição salarial na FP? É que eu não percebi como chegaste à conclusão de que 90% não ganha 1400 euros (coisa que me parece matematicamente impossível considerando um salário médio de 1532 euros).
- Registado: 5/11/2002 12:21
ppbogos Escreveu:Choques fiscais é eliminar impostos, não esta brincadeira do destapa a cabeça e tapa os pés...
Pois, há 10 anos fazia todo o sentido... Espero que daqui a 2 ou 3 anos haja condições para aplicar pelo menos um mini choque.
ppbogos Escreveu:O problema não está aqui....está na despesa!!!
Não vou criticar o que é tão fácil de criticar (que afecta quase todos, embora menos ou nada os que mais devia). Repare se no bright side é que as taxas cobradas pelos investidores ao País têm caído acentuadamente. Veja-se que,por exemplo, a dois anos os juros estão nos 4,14%. Há 7 meses atrás pediam um juro de 21%...
Pensa e faz que pensas. Do cansaço dos outros faz a tua oportunidade. Faz tocar o despertador para emoções alheias. Mais importante que tudo, FAZ!
- Registado: 12/11/2009 22:20
.bazofio Escreveu:Nestas alturas aparecem os pseudo intelectuais, aqueles que conseguem ver para além do comum dos mortais. Aqueles que agora vomitam tentativas de mostrar que compreendem estas e outras medidas tomadas pelo governo no sentido de retirar o país da grave crise em que foi mergulhado por esta malfadada geração politica que existe neste país.
A esses iluminados apenas lhes peço que me mostrem, a mim e aos outros foristas que como eu não entendem este rumo em execução, um exemplo prático de onde este tipo de espiral de austeridade deu algum tipo de resultado?
Quem vive da bolsa não paga segurança social!
Quem é patrão vai ficar a ganhar mais uns trocos!
Quem investe já esta a pensar na poupança que isto pode ter nas empresas do psi 20!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Jonas74, josehenry400, navaldoc, nbms2012, niceboy, Olhar Leonino, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 110 visitantes