Altri - Tópico Geral
rsacramento Escreveu:ferreira10 Escreveu:(...) no mercado Norte Americano estou formatado para entrar com outro arsenal de ferramentas mais elaboradas
(...)
queres partilhar?
Boas rsacramento:
Em tempos postei no tópico do eurusd um Backtesting que tinha o propósito de investigar o desempenho de estratégias baseadas na «quebra» da media móvel dos 100 períodos,assim como estratégias baseadas na «quebra» da média móvel dos 200 períodos. O backtesting foi feito ao Índice industrial Dow Jones. Cobria o espaçamento temporal que decorria entre 1970 inclusive, e 2004 exclusive.
O que esse backtesting revela é que estratégias baseadas na quebra em alta ou em baixa destas medias moveis, são estratégias pobres.De baixa acuidade.
De 2004 para cá, a volatilidade do Dow Jones e a do Sp500 aumentaram, comparativamente aos anos cobertos pelo estudo anterior.O que leva a crer que o mesmo teste feito nos últimos 8 anos, teria como resultado, um pior desempenho.
No sistema em estudo, as entradas longas são feitas quando o activo tem um fecho acima da mm100 ou da mm200.
Não será demais considerar que estratégias populares na negociação individual de acções de um determinado índice, acabam por ser populares na negociação do próprio índice.O oposto, suponho também ser verdadeiro; se uma estratégia é pouco popular na negociação de um índice,acredito que também não seja usada com muito entusiasmo na negociação individual de acções desse índice. Há um efeito de onda; afinal estamos a falar dos mesmos investidores.
Dado que parte do trading nos Estados Unidos é feito por maquinas,são elas a «cultura dominante«, também aqui, nos muitos programas feitos para a industria de trading dos States, não tenho visto que se dê especial importância a estes Moving Average crossings.
Posto isto, que outras ferramentas uso para obviar esta evidente falta de acuidade das «Moving Average crossings»?Pelos muitos posts que por aqui deixei, estão espalhados um cem numero de estratégias tais como; divergências do MACDH no frame semanal a serem confirmadas por padrões de inversão.Comportamento do ADX do RSI e do Estocástico no frame semanal e por ai a fora.É verdade que tenho aqui posts com estratégias baseadas em medias moveis de máximos e de mínimos.Mas nunca usei esses sistemas de forma isolada.
Aliás, esta triagem não é nada que tu também não faças.Usando um índice como barómetro; segmentando os activos por índices sectoriais de modo a detectar aquecimentos que motivem entradas; fazendo uso de conceitos como a tendência principal ou as tendências secundarias, de modo a calibrares entradas.
Já agora, e porque estamos a falar de estratégias, tenho algumas reservas relativamente à excessiva cautela que tens na escolha do momento certo para entrares num activo.Pelo que me é dado perceber.
Esperar que a tendência principal seja anulada, dando lugar a uma nova tendência, significa ficar muito tempo do lado de fora dos mercados.Não usufruindo de uma fatia considerável de rentabilidade.Ao ter como referencia o frame semanal, posso ter a mesma segurança/cautela, dado que só entro quando realmente o activo dá sinais de força,aquilo que afinal tu procuras com as tuas estratégias; essa entrada pode somente acontecer ao fim de algumas semanas de subidas, ou seja, também entro com algum atraso.De modo a validar o movimento.Agora, esperar que a tendência principal seja anulada dando lugar a uma nova tendência, acho excessivo.
Edit; alterado o ano de 1070 para 1970.Alterada a palavra "querer" para crer.
- Anexos
-
- Sistema baseados em medias moveis..png (96.82 KiB) Visualizado 7260 vezes
Editado pela última vez por ferreira10 em 9/9/2012 0:22, num total de 1 vez.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Blue Epsilon Escreveu:Safe Escreveu:vip480 Escreveu:ola
ceo comprou 590mil acções, onde pára esta acção?
vip480
onde esta essa informação, já procurei e ainda não encontrei. podes ajudar?
Também gostava de saber...
Já agora também deves saber se foi ele que fez disparar a cotação 15% durante uns minutos...
http://www.altri.pt/comunicadosdeimpre/20120907PT/
- Mensagens: 108
- Registado: 29/11/2007 3:09
- Localização: Mira
Blue Epsilon Escreveu:Safe Escreveu:vip480 Escreveu:ola
ceo comprou 590mil acções, onde pára esta acção?
vip480
onde esta essa informação, já procurei e ainda não encontrei. podes ajudar?
Também gostava de saber...
Já agora também deves saber se foi ele que fez disparar a cotação 15% durante uns minutos...
http://www.altri.pt/comunicadosdeimpre/20120907PT/
- Mensagens: 108
- Registado: 29/11/2007 3:09
- Localização: Mira
ALTRI, SGPS, S.A.
Sociedade aberta
Sede: Rua do General Norton de Matos, 68 - R/C, Porto
Capital Social: Euro 25.641.459
Matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto
sob o número único de matrícula e identificação fiscal 507 172 086
COMUNICADO
Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248.º-B do Código dos Valores Mobiliários e no artigo 14.º do
Regulamento da CMVM n.º 5/2008, informa-se ter recebido do nosso administrador Senhor Eng.º Paulo Jorge dos
Santos Fernandes a seguinte notificação, a 7 de Setembro de 2012:
“Paulo Jorge dos Santos Fernandes vem, por este meio, comunicar, nos termos e para os efeitos do disposto no
artigo 248.º-B do Código dos Valores Mobiliários e no artigo 14.º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, que adquiriu
em bolsa, entre os dias 31 de Agosto e 7 de Setembro de 2012, 590.000 acções representativas de 0,29% do
capital social e dos direitos de voto da Altri, SGPS, S.A., conforme quadro infra.
Data Natureza Código ISIN Volume Preço (€) Local
31 Ago 2012 Compra PTALT0AE0002 55.000 1.185127 NYSE Euronext Lisbon
03 Set 2012 Compra PTALT0AE0002 55.000 1.225116 NYSE Euronext Lisbon
04 Set 2012 Compra PTALT0AE0002 65.000 1.228249 NYSE Euronext Lisbon
05 Set 2012 Compra PTALT0AE0002 62.500 1.243996 NYSE Euronext Lisbon
06 Set 2012 Compra PTALT0AE0002 162.500 1.281390 NYSE Euronext Lisbon
07 Set 2012 Compra PTALT0AE0002 190.000 1.362687 NYSE Euronext Lisbon
Em virtude de tais operações, Paulo Jorge dos Santos Fernandes passou a deter 14.825.609 acções
representativas de 7,23% do capital social e dos direitos de voto da Altri, SGPS, S.A.”
Porto, 7 de Setembro de 2012
A Administração
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Safe Escreveu:vip480 Escreveu:ola
ceo comprou 590mil acções, onde pára esta acção?
vip480
onde esta essa informação, já procurei e ainda não encontrei. podes ajudar?
Também gostava de saber...
Já agora também deves saber se foi ele que fez disparar a cotação 15% durante uns minutos...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
A cotação da Altri bateu na mm200 do frame semanal de forma cirúrgica.Hoje a mm200 do semanal funcionou como resistência.Nas cotadas nacionais é muito comum ver reacções às medias moveis mais relevantes.Digo cotadas nacionais porque no mercado Norte Americano estou formatado para entrar com outro arsenal de ferramentas mais elaboradas, pelo que acabo por relativizar a importância de algumas medias moveis.Não digo que não tenham essa importância.
Enfim, uma referencia.A juntar aos suportes e resistências.
Enfim, uma referencia.A juntar aos suportes e resistências.
- Anexos
-
- altri.png (55.94 KiB) Visualizado 7623 vezes
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
rfm73 Escreveu:pepi Escreveu:Quem é a alma caridosa que coloca um gráfico com as resistencias de medio prazo?
Obrigado!
Cotação acima de todas as MME!
subida com forte volume!!!
Ontem depois de esbarrar na resistência dos 1,32 ainda corrigiu um pouco ... mas hoje já está acima dela e a caminho da barreira dos 1,577.
E depois a importante resistência dos 1,74!![]()
Gráfico:
Gráfico:
- Anexos
-
- altri.png (27.88 KiB) Visualizado 7658 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Não quero cortar o "barato" a ninguém, mas onde muita gente vê análise técnica, eu vejo dois ou três gananciosos com 100 ou 200 mil para investir e que ao ver o gráfico de há uns anos lá entenderam que agora era uma boa comprar, fosse a que preço fosse.
Faça-se isso a uma acção com a liquidez da altri e o resultado é este.
Sinceramente acho que a acção vale muito mais do que 1,4 ou 1,6 ou até mesmo mais que 2. Mas também já achava isso quando a acção cotava a 1, ou a 0,95.
As vantagens da AT são que se pode entrar só no período quente, as desvantagens são que os períodos quentes às vezes queimam - que o diga quem acabou de comprar a 1,49 e que se tiver um stop, ele já deve estar para estalar.
____
E entretanto e sobre preços de pasta - há um dado interessante sobre a pasta de baixa densidade (a tal que a altri não fabrica a não ser pontualmente na fábrica da celtejo):
Stora, Mercer, Sodra, West Fraser, Metsa Fibre,Alberta Pacific lançaram aumentos dos preços de lista na pasta BSKP na Ásia (tb conhecida como NBSK).
Este tipo de pasta vinha a corrigir desde há uns meses e como tem correlação com o preço da pasta BHKP (a tal que a altri fabrica), estabelece que alguma correcção futura do preço da pasta BHKP será limitada.
Faça-se isso a uma acção com a liquidez da altri e o resultado é este.
Sinceramente acho que a acção vale muito mais do que 1,4 ou 1,6 ou até mesmo mais que 2. Mas também já achava isso quando a acção cotava a 1, ou a 0,95.
As vantagens da AT são que se pode entrar só no período quente, as desvantagens são que os períodos quentes às vezes queimam - que o diga quem acabou de comprar a 1,49 e que se tiver um stop, ele já deve estar para estalar.
____
E entretanto e sobre preços de pasta - há um dado interessante sobre a pasta de baixa densidade (a tal que a altri não fabrica a não ser pontualmente na fábrica da celtejo):
Stora, Mercer, Sodra, West Fraser, Metsa Fibre,Alberta Pacific lançaram aumentos dos preços de lista na pasta BSKP na Ásia (tb conhecida como NBSK).
Este tipo de pasta vinha a corrigir desde há uns meses e como tem correlação com o preço da pasta BHKP (a tal que a altri fabrica), estabelece que alguma correcção futura do preço da pasta BHKP será limitada.
Pedro Carriço
- Mensagens: 965
- Registado: 25/10/2010 9:57
- Localização: 14
pepi Escreveu:Quem é a alma caridosa que coloca um gráfico com as resistencias de medio prazo?
Obrigado!
Cotação acima de todas as MME!
subida com forte volume!!!
Ontem depois de esbarrar na resistência dos 1,32 ainda corrigiu um pouco ... mas hoje já está acima dela e a caminho da barreira dos 1,577.
E depois a importante resistência dos 1,74!

Gráfico:
- Anexos
-
- altri.png (27.45 KiB) Visualizado 8102 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
pepi Escreveu:Quem é a alma caridosa que coloca um gráfico com as resistencias de medio prazo?
Obrigado!
Logo coloco, mas julgo que ao quebrar a res (+ou-1,29€) ficou com muito espaço para subir. Tens a MM200 no 1,5€ e uma possivel res perto dos 1,7€. Mas diria que ela agora está com muita força.
Gostava de ouvir outras opiniões.
- Mensagens: 965
- Registado: 25/10/2010 9:57
- Localização: 14
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, cftomas, Esquinas3, Google [Bot], iniciado1, Kooc, latbal, maturidade, Musus, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PIKAS, SerCyc, xeidafome e 97 visitantes