Obrigações II
Sr_SNiper Escreveu:Com as declarações do Super Mário, hoje é muito provável que agora as OT´s tenham um ritmo para norte mais vincado...
No momento em que o BCE comece a comprar, vão subir. Apesar das condições nos mercados accionistas estarem a melhorar, não são de desprezar os ganhos relativamente rápidos que provavelmente se obterão nas OT nos próximos tempos.

AutoMech Escreveu:Pode ter sido intermediário para um cliente português.
Já agora, como é que sabes que foram eles que compraram ?
Pois, isso não sei...
No BEST enviam um recibo onde descriminam a quem vendi.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Deixo aqui uma curiosidade relativamente à minha venda das OT's 2013...
As mesmas foram vendidas ao BNP PARIBAS...
o que parece indicar que os estrangeiros voltaram a olhar para a divida portuguesa?!
As mesmas foram vendidas ao BNP PARIBAS...
o que parece indicar que os estrangeiros voltaram a olhar para a divida portuguesa?!

-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Sr_SNiper Escreveu:Eu sei qeu toda a gente diz que o mundo vai acabar em Portugal, e que o abismo está aí e que só um louco compra obrigações nacionais...
Tropecei nesta obrigação ontem à noite:
PETROLEOS D VEN. 09/14
Bond, ISIN XS0460546442, WKN A1APF6
http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... 0460546442
A 2 anos de chegarem à maturidade, com YTM de aprox 10,5%, em USD, não subordinadas.
Para toda a gente que quiser trocar o risco Portugal e/ou Euro pelo "risco Chavez".
Sem classificação de agencias de rating, obviamente. O Huguinho não alimenta esses bandidos.

AutoMech Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Ontem a emissão da REN foi totalmente subscrita.
Fonte? Obrigado
Obrigações da REN todas subscritas num só dia
brigadíssimo
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Storgoff Escreveu:Sr_SNiper,
Não percebo bem essa tua resposta tendo em conta aquilo de que falei.
Deves estar a responder a outro participante quando falas de investir OT´s e ignorares as vozes apocalipticas.
![]()
Apenas quis dizer que isso da comissão de custodia pode ser completamente irrelevante.
Por exemplo pode ser um custo que ja se esteja a suportar na carteira independentemente de se negociar ou não as referidas obrigações.
Mas mesmo que nao seja o caso, se o investimento não for minusculo a custodia pode se tornar irrelevante.
Ao contrario as comissões de pagamento de juros e reembolso são sempre proporcionais ao investimento.
Enfim é tudo uma questão de fazer as contas como dizia o outro.
Claro, isto não é um comentário depreciativo, é lógico que se o investimento for avultado as comissões não são nada, mas se somarmos as comissões de compra e de venda das ações, as comissões de comrpa e venda de obrigações, as comissões de cupão, e as comissões de custódia, tudo isso já começa a ser dinheiro. Eu posso ter obrigações ETF´s, ações e CFD´s, etc e tal que não pago comissão de custódia de títulos.
As vozes apocalipticas não é a tua, basta ver os jornais, toda a gente dá Portugal fora do Euro e praticamente morte, o certo é que o PSI 20 sobe à meses, as cotações das OT´s, em todos os prazos sobem à vários meses, por isso tenho as minhas OT´s calmamente e sem stress, e considero que o risco não é nem de perto nem de longe o que fazem parecer.
Um grande abraço e bons investimentos.
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper,
Deves estar a responder a outro participante quando falas de investir OT´s e ignorares as vozes apocalipticas.
Apenas quis dizer que isso da comissão de custodia pode ser completamente irrelevante.
Por exemplo pode ser um custo que ja se esteja a suportar na carteira independentemente de se negociar ou não as referidas obrigações.
Mas mesmo que nao seja o caso, se o investimento não for minusculo a custodia pode se tornar irrelevante.
Ao contrario as comissões de pagamento de juros e reembolso são sempre proporcionais ao investimento.

- Registado: 21/5/2009 18:43
Storgoff Escreveu:clinger Escreveu:Obrigações REN
Não estando aqui para fazer publicidade, apenas informo que para 5 mil eur a rentabilidade liquida de comissões é de 4,5% no BIG. Eles têm um simulador de TIR no link abaixo, apenas coloquem o valor que desejam (ou gostariam) de subscrever e aparece lá tudo descriminado. A vantagem do BIG é que não cobra a comissão de custódia o que é substancial se pensarmos que corresponde a 28 eur todos os anos o que a multiplicar por 4 anos dá poupança de 112 eur.
https://www.bigonline.pt/OndeInvestir/Obrigacoes/REN
Não pagas custodia é um facto mas cobram-te e bem no pagamento de juros na subscrição e no reembolso.
Isso é bem mais importante.
Eu pago custodia mas em contrapartida tenho essas comissões muito baixas.
Praticamente não pago na subscrição.
E nos eventos como juros e reembolso é pouco mais que um cagagésimo.
Já foi tantas vezes discutido aqui os preçários.
Hoje em dia já não se paga custódia de títulos... por amor de Deus, se querem deitar dinheiro fora deiam-me a mim os 10EUR por trimestres.
Eu sei qeu toda a gente diz que o mundo vai acabar em Portugal, e que o abismo está aí e que só um louco compra obrigações nacionais, pois bem, não é o que o mercado pensa, e nisto, nada como ir ao sabor do mercado. Já tive OT´s 2012, 2013, tenho Parpublica, OT´s 2019 e OT´s 2021 e dormo tranquilo, os gráficos dizem que as cutações são para cima e como não são as vozes do apocalipse que me dão a guita, prefiro ignorar. Para rendibilidades de 6% meto no PrivantBank que depois das comissões de compra e venda e cupão das obrigações, o Privat dâ-me a mesmna rendibilidade
VirtuaGod Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Ontem a emissão da REN foi totalmente subscrita.
Fonte? Obrigado
Obrigações da REN todas subscritas num só dia
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Sr_SNiper Escreveu:majomo Escreveu:Hoje houve uma boa subida nas OT's na generalidades das maturidades... com um aumento do volume (nada de extraordinário)...
Nas maturidades mais curtas as yields estão em ~5%... nas mais longas ~8%...
Vendi hoje as minhas OT's de 2013 e agora volta o dilema, com as yields a descerem, apesar de ainda em níveis interessantes, e as ações a darem sinais de subida... o que fazer?!
Reforçar nas OT's um pouco mais as maturidades mais longas ou apostar mais nas ações onde já tenho algumas posições...![]()
Nestes cenários, REN 6,25% + comissões a 4 anos não me parece interessante.
A quanto vendes-te as OT´s de 2013?
Eu tenho o meu próprio fundo. tenho uma percentagem dedicado a ações, obrigações e dp. tenho sempre ativos nestes três instrumentos.
Eu pondero vender obrigações para entrar no mercado acionista, mas apenas quando tiver a totalidade do valor dedicado às ações investido, e ainda falta algum tempo até isso acontecer, porque vou entrando devagarinho.
Em relação à REN, para mim, não me parece mesmo nada interessante. Pode-se compra OT´s com "juros" melhores e uma grande probabilidade de subida da cotação.
Vendi a 102,25%...
Para já, manterei as OT's de 2019... mas, também tenho de 2014 e essas já estão quase num valor que me pode fazer vender.
Daí que é uma hipótese apostar em prazos mais longos, onde ainda existem boas rentabilidades, a pensar em substituir as de 2014 daqui a uns tempos...
se bem começo a ficar mais de olho nas ações.
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Realmente
quando comparamos com outras possibilidades...
Estas ainda andam nos 41.75% mesmo sem levar até à maturidade se forem vendidas ao mesmo valor da compra ao fim dos mesmos 4 anos qua a REN a rentabilidade ronda os 8%
Mas nada é garantido e a segurança da maturidade está muiiiiito longe.
http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds?isin=XS0210172721

Estas ainda andam nos 41.75% mesmo sem levar até à maturidade se forem vendidas ao mesmo valor da compra ao fim dos mesmos 4 anos qua a REN a rentabilidade ronda os 8%
Mas nada é garantido e a segurança da maturidade está muiiiiito longe.
http://www.boerse-berlin.com/index.php/Bonds?isin=XS0210172721
- Anexos
-
- BES FInance CMS 2035.PNG (6.79 KiB) Visualizado 6814 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
clinger Escreveu:Obrigações REN
Não estando aqui para fazer publicidade, apenas informo que para 5 mil eur a rentabilidade liquida de comissões é de 4,5% no BIG. Eles têm um simulador de TIR no link abaixo, apenas coloquem o valor que desejam (ou gostariam) de subscrever e aparece lá tudo descriminado. A vantagem do BIG é que não cobra a comissão de custódia o que é substancial se pensarmos que corresponde a 28 eur todos os anos o que a multiplicar por 4 anos dá poupança de 112 eur.
Em todos os bancos com os quais tenho experiência, a custódia é um custo fixo (se se negociar em mais que uma bolsa é que pode haver mais que uma custódia) e por isso o impacto tem a ver com dimensão da carteira.
Admitindo 10€ de custodia trimestral, para quem ainda não tem nenhuns títulos e vai por exemplo comprar 5000Eur em obrigações da REN, isso corresponde a uma redução de 0,8% na rentabilidade. Se alguem já tem uma carteira de titulos (acções e obrigações) que ronda um valor de 50000eur, comprar mais 5000Eur em obrigações da REN são aproximadamente 10% da carteira. Por isso da comissão de custódia só faz sentido imputar aprox 10% ás novas obrigações que significa uma redução na rentabilidade de 0,08% valor que já não me parece ter um significado que possa influenciar uma decisão de investimento.Se a carteira total for de 500K€ então a comissão de custódia é totalmente irrelevante.
Editado pela última vez por Eldred em 4/9/2012 23:52, num total de 1 vez.
- Registado: 19/2/2012 18:38
O preçário deles para a operação não parece mau.
Subscrição 0.1% Min 3€
Juros 1.5% Min 2.5€
Amortização 0.2% Min 2.5%
Se puderes e quiseres dizer em que IF tens ? Pode ser interessante ver o preçário uma vez que tens melhor preçário e eu até acho que este da BIG / REN é dos mais baixos que vi.
Subscrição 0.1% Min 3€
Juros 1.5% Min 2.5€
Amortização 0.2% Min 2.5%
Se puderes e quiseres dizer em que IF tens ? Pode ser interessante ver o preçário uma vez que tens melhor preçário e eu até acho que este da BIG / REN é dos mais baixos que vi.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Não pagas custodia é um facto mas cobram-te e bem no pagamento de juros na subscrição e no reembolso.
Isso é bem mais importante.
Eu pago custodia mas em contrapartida tenho essas comissões muito baixas.
Praticamente não pago na subscrição.
E nos eventos como juros e reembolso é pouco mais que um cagagésimo.

- Registado: 21/5/2009 18:43
Olá Sniper, com quem negoceias Obrigações e não te cobra custódia de títulos?
Em relação às OT sou muito céptico pois emprestar o meu dinheiro a um país falido e a depender de outros para pagar o que deve faz-me muita confusão! Invisto em obrigações já há 5 anos e sempre preferi optar por empresas que têm uma estrutura de gestão mais profissional que este nosso país que muda o governo e é um baralhar e voltar a dar!
Menos (rentabilidade) neste caso é mais (segurança de voltar a ver o que investi) para mim.
Em relação às OT sou muito céptico pois emprestar o meu dinheiro a um país falido e a depender de outros para pagar o que deve faz-me muita confusão! Invisto em obrigações já há 5 anos e sempre preferi optar por empresas que têm uma estrutura de gestão mais profissional que este nosso país que muda o governo e é um baralhar e voltar a dar!
Menos (rentabilidade) neste caso é mais (segurança de voltar a ver o que investi) para mim.
- Registado: 29/11/2007 2:40
Eu não pago custódia de titulos nunca e em qualquer título.
Eu acho que a REN não é um bom investimento, quando por exemplo podemos comprar Obrigações do Tesouro que como estão bastante abaixo do par, pagam um "juro" superior a 7%, 0,75% ainda é dinheiro...
Obrigações REN
- Registado: 29/11/2007 2:40
majomo Escreveu:Hoje houve uma boa subida nas OT's na generalidades das maturidades... com um aumento do volume (nada de extraordinário)...
Nas maturidades mais curtas as yields estão em ~5%... nas mais longas ~8%...
Vendi hoje as minhas OT's de 2013 e agora volta o dilema, com as yields a descerem, apesar de ainda em níveis interessantes, e as ações a darem sinais de subida... o que fazer?!
Reforçar nas OT's um pouco mais as maturidades mais longas ou apostar mais nas ações onde já tenho algumas posições...![]()
Nestes cenários, REN 6,25% + comissões a 4 anos não me parece interessante.
A quanto vendes-te as OT´s de 2013?
Eu tenho o meu próprio fundo. tenho uma percentagem dedicado a ações, obrigações e dp. tenho sempre ativos nestes três instrumentos.
Eu pondero vender obrigações para entrar no mercado acionista, mas apenas quando tiver a totalidade do valor dedicado às ações investido, e ainda falta algum tempo até isso acontecer, porque vou entrando devagarinho.
Em relação à REN, para mim, não me parece mesmo nada interessante. Pode-se compra OT´s com "juros" melhores e uma grande probabilidade de subida da cotação.