GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Re: Bombas sugam o cumbustivel da mangueira de volta!?
e-finance Escreveu:Alguém aqui tem a impressão que quando pega na pistola da bomba de combustível a mangueira está mais leve do que quando a pousa?
Eu tenho quase sempre essa impressão. Além disso noto o combustível a encher a mangueira e só depois a cair no depósito. Depois de abastecer a mangueira fica cheia. Noto também um barulho de uma bomba pequena a trabalhar depois de pousar a pistola, suponho que esteja a sugar o combustível da mangueira.
É verdade que esta teoria não parece muito coerente, mas é a impressão com que fico cada vez que abasteço. Alguém pode repara para ver é só mania da perseguição da minha parte?
ahahha! És eloquente a descrever os pormenores do abastecimento de combustível!O quanto eu me ri!

Cum catano; os gajos da pistola, os gajos da pistola, esses gajos, são tramados!São..São!
Agora a falar a sério; realmente, depois de colocada a pistola na posição de descanso, começa a trabalhar uma bomba.Sugiro que faças o seguinte: não coloques logo a pistola na posição de descanso; pousa a pistola no chão; estendida ao comprido.Para que se veja se sai algum do combustível remanescente.Uma forma de checar a tua teoria.A menos que a mangueira seja de tal forma comprida que vá até ao fundo do deposito.E o sensor do contador esteja localizado lá em baixo à saída do deposito.LOL
Bem... mas ai,caso isso aconteça, os gajos da pistola tinham sido maquiavelicos.LOL
Caso comproves a tua teoria, eh páh, tu não hesites; isso é caso para chamar a inspecção.LOL
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Re: Bombas sugam o cumbustivel da mangueira de volta!?
e-finance Escreveu:Alguém aqui tem a impressão que quando pega na pistola da bomba de combustível a mangueira está mais leve do que quando a pousa?
Eu tenho quase sempre essa impressão. Além disso noto o combustível a encher a mangueira e só depois a cair no depósito. Depois de abastecer a mangueira fica cheia. Noto também um barulho de uma bomba pequena a trabalhar depois de pousar a pistola, suponho que esteja a sugar o combustível da mangueira.
É verdade que esta teoria não parece muito coerente, mas é a impressão com que fico cada vez que abasteço. Alguém pode repara para ver é só mania da perseguição da minha parte?
Pode-se fazer uma validação por nós próprios: Pega-se num jerrycan, marca-se a bomba com a capacidade do jerrycan e esperamos. Se a pistola parar de abastecer e o jerrycan ainda não estiver cheio então pode ser um indício. Ou ao contrário, sem marcar a quantidade enche-se até a pistola disparar e depois vemos quanto é que a bomba acusa em litros, e assim até dá para apurar exactamente quanto é que está a cobrar ou não a mais.
Alguém tem um jerrycan que queira experimentar?

- Registado: 26/1/2007 17:07
Bombas sugam o cumbustivel da mangueira de volta!?
Alguém aqui tem a impressão que quando pega na pistola da bomba de combustível a mangueira está mais leve do que quando a pousa?
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Sim, se calhar a GALP vai ter uma folgazinha extra para baixar alguma coisa com esta história das medidas do PPC com a baixa da TSU do lado das empresas...
É uma questão de ir ao relatório e contas ver qual é mais ou menos o impacto nas despesas com pessoal e distribui-lo por cada litro vendido.
É uma questão de ir ao relatório e contas ver qual é mais ou menos o impacto nas despesas com pessoal e distribui-lo por cada litro vendido.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Sempre se pode por os trabalahdores da galp a pagar em vez de 7% de TSU , a pagar 10 %
Assim esse senhor já pode baixar os combistiveis mantendo os mesmo lucros ... com mais esse 3 % dos trabalhadores
Ideia brilhante
o que interessa é a Galp nunca perder lucro
Assim esse senhor já pode baixar os combistiveis mantendo os mesmo lucros ... com mais esse 3 % dos trabalhadores
Ideia brilhante
o que interessa é a Galp nunca perder lucro
- Registado: 29/11/2007 13:17
Obviamente, ele está a falar de centimos... nada que alguém vá dar conta (se é que é eficaz e dá alguma coisa a prazo, o que de resto ele adverte desde logo).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
.APETRO diz que é possível negociar descida dos preços dos combustíveis
O secretário geral da Associação de Empresas Petrolíferas admite na TSF que é possível negociar para baixar os preços dos combustíveis.
Numa altura em que o Governo espanhol, à semelhança do Executivo francês, vai tentar convencer as petrolíferas para uma baixa nos preços dos combustíveis, António Comprido, presidente da APETRO, diz que não concorda com uma intervenção no mercado dos preços, mas admite que há margem para conversar.
«É sempre possível negociar, embora tenhamos sérias reservas relativamente à eficácia que este tipo de negociação possa levar, estamos a falar em mercados em queda», realça.
Assim de repente...
MarcoAntonio Escreveu:majomo Escreveu:Exato...
Daí a justificação dever ser as cotações na europa, porque quando as reservas de gasolina aumentam nos EUA, não vi esta justificação para descer o preço.
Isto é concerteza memória selectiva, estou bastante certo que se procurares, encontras. Seja como for eu já te mostrei neste tópico mesmo há uns meses atrás como os combustíveis em Portugal antes de impostos seguem de forma quase milimétrica o comportamento dos mesmos combustíveis nos Estados Unidos seja para subir ou para descer pelo que é irrelevante se te recordas ou não ou se os jornalistas o mencionam ou não porque... o facto é que o faz.
Podes de resto confirmar por tí, não precisas de ir pesquisar notícias para nada:
http://www.eia.gov/dnav/pet/pet_pri_spt_s1_d.htm
Desde que começaste a postar sobre os combustíveis que acredito nos teus estudos... assim, se tu o escreves eu acredito que sim.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
majomo Escreveu:Exato...
Daí a justificação dever ser as cotações na europa, porque quando as reservas de gasolina aumentam nos EUA, não vi esta justificação para descer o preço.
Isto é concerteza memória selectiva, estou bastante certo que se procurares, encontras. Seja como for eu já te mostrei neste tópico mesmo há uns meses atrás como os combustíveis em Portugal antes de impostos seguem de forma quase milimétrica o comportamento dos mesmos combustíveis nos Estados Unidos seja para subir ou para descer pelo que é irrelevante se te recordas ou não ou se os jornalistas o mencionam ou não porque... o facto é que o faz.
Podes de resto confirmar por tí, não precisas de ir pesquisar notícias para nada:
Pela enésima vez, os nossos preços seguem uma coisa e uma coisa só: a cotação spot no mercado do norte da europa (Amesterdão-Roterdão-Antuérpia).
Londres nunca foi a referência. Agora, o mercado dos combustíveis no norte da europa tem um comportamento parecido com o do Brent (como de resto mostra este tópico) mas tratar o Brent como sendo a referência e questionar isto com o que está na notícia é misturar alhos com bugalhos.
Conforme disse, a nossa referência é a cotação ARA e sempre foi desde que o mercado está liberalizado. Esta cotação é afectada pelo mercado americano (que é o maior consumidor mundial de gasolina) e por vezes afecta de forma muito relevante (o Verão de 2008 é um exemplo dessa influência que naquele caso foi brutal com desvios significativos entre o gasóleo e a gasolina, por exemplo).
Se se quiser olhar para o Brent para compreender como evoluem os combustíveis em geral claro que serve, como referência grosseira (aproximada, whatever) mas claro que não é o Brent que vai ditar como é que se comporta em exacto cada um dos combustíveis e muito menos vai ditar que a gasolina sobe 3 centimos enquanto o gasóleo só sobe meio.
A curva de preço de cada um dos derivados do petróleo não pode ter como única e exclusiva influência do seu preço a matéria prima bruta e na verdade cada um dos derivados tem o seu comportamento próprio!
Londres nunca foi a referência. Agora, o mercado dos combustíveis no norte da europa tem um comportamento parecido com o do Brent (como de resto mostra este tópico) mas tratar o Brent como sendo a referência e questionar isto com o que está na notícia é misturar alhos com bugalhos.
Conforme disse, a nossa referência é a cotação ARA e sempre foi desde que o mercado está liberalizado. Esta cotação é afectada pelo mercado americano (que é o maior consumidor mundial de gasolina) e por vezes afecta de forma muito relevante (o Verão de 2008 é um exemplo dessa influência que naquele caso foi brutal com desvios significativos entre o gasóleo e a gasolina, por exemplo).
Se se quiser olhar para o Brent para compreender como evoluem os combustíveis em geral claro que serve, como referência grosseira (aproximada, whatever) mas claro que não é o Brent que vai ditar como é que se comporta em exacto cada um dos combustíveis e muito menos vai ditar que a gasolina sobe 3 centimos enquanto o gasóleo só sobe meio.
A curva de preço de cada um dos derivados do petróleo não pode ter como única e exclusiva influência do seu preço a matéria prima bruta e na verdade cada um dos derivados tem o seu comportamento próprio!
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:majomo Escreveu:E eu a pensar que a nossa referência era londres?!
Ou é só quando interessa?
Londres? Está a falar de quê ao certo?
Creio que o majomo se referia ao facto de o nosso petróleo de referência ser o Brent, que está cotado em Londres.
Exato...
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
MarcoAntonio Escreveu:majomo Escreveu:E eu a pensar que a nossa referência era londres?!
Creio que o majomo se referia ao facto de o nosso petróleo de referência ser o Brent, que está cotado em Londres.
- Registado: 5/11/2002 12:21
majomo Escreveu:E eu a pensar que a nossa referência era londres?!
A nossa referência é e sempre foi Amesterdão-Roterdão-Antuérpia (a cotação do spot no mercado do norte da europa é a nossa referência desde sempre, isto é, desde que o mercado foi liberalizado naturalmente).
Os Estados Unidos como maior consumidor de gasolina afectam as cotações de todo o lado, incluindo as cotações ARA que são a nossa referência.
Krupper Escreveu:Parece que vêm lá mais subidas na próxima semana, 3 cêntimos na gasolina e 0.5 cêntimos no gasóleo.
Mais meio cêntimo no gasóleo e três cêntimos na gasolina
preço do gasóleo deverá subir meio cêntimo na próxima semana e a gasolina deverá sofrer um aumento de três cêntimos devido sobretudo ao facto dos Estados Unidos terem diminuido os seus 'stocks', disse hoje fonte do setor.
http://www.dn.pt/inicio/economia/interi ... 785&page=1
E eu a pensar que a nossa referência era londres?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Essa é a cotação do spot em mercados americanos (são uns 3). Quando o site tinha as cotações de Amsterdão e Singapura, antes deles reduzirem os dados, os preços não eram exactamente iguais em todo o lado mas eram muito semelhantes e iam-se seguindo mutuamente.
Também tem Diesel sim. Apesar do consumo de gasóleo nos Estados Unidos ser muito reduzido, tem 3 cotações a seguir a Gasóleo de Aquecimento:
Também tem Diesel sim. Apesar do consumo de gasóleo nos Estados Unidos ser muito reduzido, tem 3 cotações a seguir a Gasóleo de Aquecimento:
MarcoAntonio Escreveu:> Actualmente, um litro de gasolina cota à saída da refinaria em torno dos 65 centimos por litro (0.65 euros).
(fonte: http://www.eia.gov/dnav/pet/hist/LeafHa ... NY_DPG&f=D )
Marco, este preço da gasolina é "universal" ou é válido apenas para os EUA?
Já agora, este site da EIA também tem para o diesel? Andei à procura mas não encontrei...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Sr_SNiper Escreveu:Alguem sabe se no GPL também se pode usar os cupões de desconto do LIDL, ou se os descontos do continente e companhia também dão para o GPL?
É que 6 cêntimos na gasolina é uma coisa, no PL éjá uma grande percentagem do preço...
Eu nao conheço copoes de desconto no GPL, e tenho GPL há uns 10 anos.
Mas há GPL barato e caro. Aqui há concorrencia!!!!
Este mes de agosto eu vi GPL a 0,82cents e cheguei a atestar a 0,59cents (jumbo de coimbra)

Um comparativo interessante, Ver o efeito do Biodiesel.
- Anexos
-
Comparativo pricing Portugal vs Espanha (76).pdf
- (79.82 KiB) Transferido 366 Vezes
- Registado: 26/8/2007 20:40
mais_um Escreveu:Não sei se a informação está correcta, mas caso esteja a margem (sem impostos) é superior a 50%.
http://www.energy.eu/
edit: Penso que já vi o "erro", a tabela utiliza preço do crude e não preço dos combustíveis.
Seria quanto muito 34% mas não esses valores não são correctos nem aquilo é o preço da matéria prima refinada, aquilo é o preço de um litro de petróleo (nem sei ao certo de qual).
Assim, para começar, a gasolina refinada não está a 56 centimos por litro mas a cerca de 65 centimos (ver link que já coloquei antes). Logo aí vão-se 9 centimos...
Do lado da venda, os preços também estão inflaccionados (o preço médio de venda em Portugal não é 1.772 mas 1.713 e assim vão-se mais 6 centimos.
E, claro está, isto seriam margens brutas, onde faltaria descontar tudo e mais alguma coisa.
As contas, com valores correctos aproximados e actualizados já está na página anterior, aquela tabela é um exercício sem validade nenhuma pelas razões apontadas.
Não sei se a informação está correcta, mas caso esteja a margem (sem impostos) é superior a 50%.
edit: Penso que já vi o "erro", a tabela utiliza preço do crude e não preço dos combustíveis.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], Maverick StockMan, PAULOJOAO, Shimazaki_2, smog63 e 111 visitantes