Trend following: discussão de sistemas de trading
Re: Performance
Figueiraa1 Escreveu:JCS
Parabéns.
Não preciso dizer mais nada pois essa rentabilidade diz tudo![]()
Abraço
Obrigado Figueira. Como disse, 2012 tem tido muito boas trends. Veremos como corre no futuro...
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Performance
JCS
Parabéns.
Não preciso dizer mais nada pois essa rentabilidade diz tudo
Abraço
Parabéns.
Não preciso dizer mais nada pois essa rentabilidade diz tudo

Abraço
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Update à performance de 2012:
Mês negativo durante quase todo o mês e recuperação na última semana de Agosto. Mês de losing streak onde 2 ou 3 negócios acabaram por conseguir pôr o mês a acabar no "verde". Venha de lá agora uma Winning streak
Não é muito comum mas neste momento apenas tenho posições longas. Sinais para abertura de negócios curtos aparecerão a qualquer momento.
PS: O intuito de ir actualizando a performance é apenas demonstrar o que uma estratégia de Trend Following consegue fazer. Como qualquer outra estratégia haverão meses e anos negativos. O ano de 2012, até agora, tem sido fenomenal em tendências de preços.
Cumprimentos
JCS
Mês negativo durante quase todo o mês e recuperação na última semana de Agosto. Mês de losing streak onde 2 ou 3 negócios acabaram por conseguir pôr o mês a acabar no "verde". Venha de lá agora uma Winning streak

Não é muito comum mas neste momento apenas tenho posições longas. Sinais para abertura de negócios curtos aparecerão a qualquer momento.
PS: O intuito de ir actualizando a performance é apenas demonstrar o que uma estratégia de Trend Following consegue fazer. Como qualquer outra estratégia haverão meses e anos negativos. O ano de 2012, até agora, tem sido fenomenal em tendências de preços.
Cumprimentos
JCS
- Anexos
-
- Aug_MonthlyPerformanceJCS.png (5.45 KiB) Visualizado 8005 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
LTCM Escreveu:Não mates o mensageiro pá! Eu só deixei o paper.![]()
Vê a coisa pela positiva se umas regras tão básicas (se fossem canais ou coisas similares às que estão neste tópico o comentário era igual) originam estes resultados; imagina o potencial da coisa com as regras de Money Management e os inevitáveis Stops com base na Volatilidade.
Mensageiro?
O que tu queres sei eu

E a minha é: "Pois! Se isto é trend following, eu vou ali e já venho"!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Editado pela última vez por LTCM em 22/10/2012 20:01, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
LTCM Escreveu:http://www-users.york.ac.uk/~pns2/CommoditiesFinal.pdf
We consider a trend following rule that is popular with investors which is based on simple monthly moving averages of returns. The buy signal occurs when the individual commodity future return moves above the average where we consider moving averages ranging from 6 to 12 months.
É isto o "sistema" de trend following? Mais nada?! Brilhante!

Ok. Então eu posso demonstrar que um automóvel nunca conseguirá ultrapassar os 250 km/h porque dei umas voltas num 2CV e ele mal passou os 100 km/h.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu: Pode-se descarregar esse artigo? De onde (onde foi publicado)?
http://www-users.york.ac.uk/~pns2/CommoditiesFinal.pdf
LTCM Escreveu:It is no surprise that momentum and trend following rules are popular with professional and retail investors alike. They offer enhanced returns over passive strategies and sometimes higher Sharpe ratios in various markets. In this paper we have shown that this is true for commodity futures. We have shown significant average excess returns for momentum strategies but these come at the price of substantial negative skewness and maximum drawdown.
Our results demonstrate momentum crash risk as proposed by Daniel and Moskowitz (2011). We also show significant average excess returns for a variety of trend following strategies. These produce somewhat lower returns than momentum rules but with higher Sharpe ratios and without the large negative skewness. The addition of trend following to a momentum strategy is shown to provide both high returns and lower drawdowns and skewness. This is especially true of portfolios where weights are measured by inverse volatility rather than being equal, thus overcoming the large differences in volatility of different commodities. This finding adds to the literature which tries to explain momentum returns. In our results, the contribution to momentum performance of the characteristics offered in this literature are captured by trend following. We show that the enhanced average As noted above, it can be expected that the performance of returns net of transactions costs for all strategies could be enhanced by improvements in trading technologies in the later part of the sample period.
excess return to the strategies examined is not mainly compensation for exposure to well-known risk factors and remains once account is taken of transactions costs. Whether crash risk is a good explanation for momentum returns, this seems not to be the case for trend-following or the combined momentum and trend following strategies that we examine.
Trend Following, Risk Parity and Momentum in Commodity Futures - August 8, 2012
Steve Thomas
City University London - Sir John Cass Business School
Andrew Clare
James Seaton
Peter N. Smith
University of York (UK) - Department of Economics and Related Studies
Pode-se descarregar esse artigo? De onde (onde foi publicado)?
O que uso é semelhante ao que descreveste. Disciplina e consistência são chave. Price-targets não uso a não ser que queira limitar ganhos. A ideia é limitar perdas e não os ganhos.
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:Elias Escreveu:JCS Escreveu:A quantidade que se erra ou se acerta é irrelevante.
De acordo, mas se conseguires reduzir o número de perdentes tanto melhor, não é verdade?
Pessoalmente prefiro ter um sistema que me permita falhar muito, e ainda assim ser lucrativo (sistema robusto), que um que precise acertar muito para ser lucrativo (muito optimizado e cheio de curve fitting para que não apareçam trades negativos na folha). O primeiro será um sistema robusto e o segundo ao minimo abanão fora do normal irá dar raia da grossa precisando de diferentes parâmetros para cada mercado...
Edit: Não quero um sistema que falhe muito, quero um sistema que me permita falhar muito e ainda assim apresentar resultados. Assim em alturas que falhe pouco torna-se altamente lucrativo.
Boas JCS,
Há muito que ando para te colocar esta questão depois de ter lido este teu post.
Realmente o MM é de suma importância no sistema de trading, sem isso estar devidamente afinado o risco pode tornar-se incontrolável.
No entanto referes que o teu sistema é muito robusto e permite vários trades abortados via stop, sem comprometer a rentabilidade do sistema.
Podes pf esclarecer de que forma tens o esquema montado a fim de te permitir falhar várias vezes sem comprometer a rentabilidade?
Eu utilizo o que a maior parte de nós utiliza (acho eu), stops posicionados em zonas técnicas específicas, sempre com uma distancia ao ponto de entrada igual ou superior ao ATR14 com KV entre 2.5 a 3 e cuja perda por stop não ultrapasse 1% do capital que utilizo para a atividade (vulgo conta).
Quanto ao target, este é relativo, pois como depois de aberta deixo a posição até que a tendência se esgote, normalmente considero no momento de entrada que pelo menos a próxima resistência (ou zona de possível reversão) se encontre a uma distância superior à do stop. Tento no entanto cobrir a posição afim de evitar possíveis perdas por stop caso a evolução do preço se inverta de forma inesperada.
O teu MM difere muito deste método?
Obrigado.
Bons Ventos,
SW
SW
http://www.automated-trading-system.com/
Já há muito que não ia a este blog. Interessantíssimo. Ele este ano até tem um índice combinado com diversas estratégias básicas de TF. Esse índice ia com 8.72% no final de Julho.
Tem tb as rentabilidade de diversos CTA's/hedgefunds que seguem esta estratégia, incluindo as rentabilidades da Winton Capital
Já há muito que não ia a este blog. Interessantíssimo. Ele este ano até tem um índice combinado com diversas estratégias básicas de TF. Esse índice ia com 8.72% no final de Julho.
Tem tb as rentabilidade de diversos CTA's/hedgefunds que seguem esta estratégia, incluindo as rentabilidades da Winton Capital

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Editado pela última vez por LTCM em 22/10/2012 20:00, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:jeab Escreveu:Será coerente uma pessoa estar ao mesmo tempo curto e longo no mesmo activo, tendo em conta horizontes temporais diferentes ?
Estar curto e longo ou estar fora é exactamente o mesmo.
Nem isso, pois estar fora do Mercado não se paga comissões de compra/venda. Mas isso só aconteceria se as entradas longas e curtas fossem exactamente ao mesmo preço.
Mas o que eu quero colocar à discussão ( no bom sentido, óbviamente) é como tradar um activo referente ao horizonte temporar em AT, pois a maioria das vezes, essa questão não é colocada nem discutida.
Por ex:
- poderia estar longo no muito longo prazo no YM, devido a nada ainda me mandar sair da leg up do Mensal que teria entrado em junho/2009,quando fez o breakout à linha de tendencia descendente e entrar agora curto, no curto prazo devido à divergência do RSI no Time 4H.
Isto é só um exemplo, que seria coerente, a meu ver estar longo e curto num mesmo activo, tendo em consideração o horizonte temporal do trade.
Penso que não faria sentido, estar a entrar dezenas de vezes, senão centenas, em todos os retrocessos que o curto prazo fez (Time 4H) durante esta leg up do Time Mensal.
É preciso lembrar que o preço não sobe/desce a direito, faz retrocessos ou ZigZags, como lhe queiramos chamar e esses retrocessos podem não retirar a tendencia num Time de longo prazo, mas serem uma Tendencia contrária num Time de Curto Prazo.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
Será coerente uma pessoa estar ao mesmo tempo curto e longo no mesmo activo, tendo em conta trades c/horizontes temporais diferentes ?
Editado pela última vez por Visitante em 13/8/2012 15:45, num total de 1 vez.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
JCS Escreveu:Normalmente os trades negativos duram uma semana ou duas. Poucas vezes duram mais...
É um facto. Aliás mesmo que o time frame de investimente seja mais alargado, continua a ser verdade que os trades perdentes são curtos e os trades ganhantes são longos.
Isto pode ser muito destrutivo (psicologicamente) e pode facilmente dar cabo do juízo a qualquer pessoa.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Figueiraa1 Escreveu:JCS Escreveu:Boas. Não tenho neste momento dados concretos para poder confirmar a duração mas a ideia que tenho é que os negócios positivos duram em média 2 a 3 meses (umas vezes mais, outras vezes menos). Curiosamente os trades que mais duraram foram trades curtos, respectivamente UNG e MTL. Talvez porque a "violência" nas quedas origina trends mais limpas sem muitas whipsaws, suponho...
Normalmente os trades negativos duram uma semana ou duas. Poucas vezes duram mais...
JCS
Bom dia
A MM40 continua acima na MTL.
Alteras-te o método de saída?
Abraço
Bom dia. Uso dois métodos. Esse semanal de longo prazo e outro de curto/médio prazo.
Abraço
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
JCS Escreveu:Boas. Não tenho neste momento dados concretos para poder confirmar a duração mas a ideia que tenho é que os negócios positivos duram em média 2 a 3 meses (umas vezes mais, outras vezes menos). Curiosamente os trades que mais duraram foram trades curtos, respectivamente UNG e MTL. Talvez porque a "violência" nas quedas origina trends mais limpas sem muitas whipsaws, suponho...
Normalmente os trades negativos duram uma semana ou duas. Poucas vezes duram mais...
JCS
Bom dia
A MM40 continua acima na MTL.
Alteras-te o método de saída?
Abraço
AxeRiver Escreveu:JCS,
Tens alguma ideia da duração média dos teus trades? Suponho que para os negativos sejam de dias a poucas semanas. E nos positivos?
Nestes que enumeras acima, qual é a duração média?
Notas alguma diferença na duração de trades curtos e longos?
Cumpts
Boas. Não tenho neste momento dados concretos para poder confirmar a duração mas a ideia que tenho é que os negócios positivos duram em média 2 a 3 meses (umas vezes mais, outras vezes menos). Curiosamente os trades que mais duraram foram trades curtos, respectivamente UNG e MTL. Talvez porque a "violência" nas quedas origina trends mais limpas sem muitas whipsaws, suponho...
Cumprimentos
JCs
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
AxeRiver Escreveu:Muito bom JCS. Quais os activos que mais contribuiram para essa prestação? Futuros comodities?
Esta semana deixei uma questão para ti no tópico da Sirius.
Cumpts
Obrigado. Assim a olho, foram principalmente a Apple, Gás Natural, Mechel OAO, Coffee, Sugar, Corn, Wheat e soybeans ultimamente, Ford (entre outras). Isto entre um número elevadissimo de falhanços (uns pagam pelos outros).
Cumprimentos
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Update com o fecho do mês de Julho (sessão de ontem):
- Anexos
-
- July_MonthlyPerformanceJCS.png (5.43 KiB) Visualizado 7735 vezes
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Ferreiratrade, Google [Bot], Jonas74, nickforum, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 157 visitantes