GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
A-330 Escreveu:
Ao contrário do que muitos aqui no caldeirão sempre. Afirmaram afinal parece que os preços dos combustíveis não são só impostos e câmbio e tem margem para baixar sim.
Eu não sei exactamente a que é que te estás a referir mas:
a) os preços não são só impostos e acho que ninguém afirmou isso, a composição dos preços e peso dos impostos já foi colocada aqui dezenas de vezes;
b) fora impostos, os preços podem baixar na ordem de alguns poucos centimos (o lucro líquido da GALP em 2011 foi da ordem de menos de 2 centimos por litro e isso já te dá uma ordem de grandeza do quanto os combustíveis podem baixar).
A-330 Escreveu:
A mim sempre me fez muita confusão como é que os postos linha branca podiam vender mais barato do que os outros.
A mim nunca fez confusão nenhuma e a explicação está também aqui no tópico dezenas de vezes. Comparar directamente o preço de uma coisa e da outra é comparar batatas com alhos...
Quanto ao texto e notícia do PS, é demagogia barata de quem está na oposição e precisa de dizer o que o povo gosta de ouvir para captar votos. O PSD quando estava na oposição dizia o mesmo tipo de coisa e uma vez no governo comporta-se como o PS quando estava no governo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Publicado ontem
O PS apelou, esta segunda-feira, ao Governo para mexer no mercado dos combustíveis e criar uma rede de distribuição 'low cost', por exemplo, sublinhando que apesar da liberalização do setor, não se justifica a "inércia" do Executivo.
foto ARQUIVOGLOBAL IMAGENS
Gasóleo voltou a aumentar
secretário nacional socialista Jorge Seguro Sanches afirmou, numa conferência de imprensa na sede do partido em Lisboa, que "todas as segundas-feiras os portugueses conhecem um novo aumento dos combustíveis", considerando a "situação demasiado grave" para o país continuar "a assistir à inércia e à demissão do Governo em relação a esta questão".
"É verdade que temos um mercado liberalizado ao nível dos combustíveis, mas também é verdade que há medidas que o Governo pode tomar nesta área para que o preço dos combustíveis não seja tão gravoso, tão nocivo para as famílias, para empresas e para a economia portuguesa", destacou.
Jorge Seguro Sanches apontou que em Portugal o preço dos combustíveis antes da aplicação de impostos é o quarto mais alto da Europa, caindo para o sétimo lugar depois da aplicação da carga fiscal.
"Isto significa que apesar da carga fiscal sobre os combustíveis ser bastante alta, este não é o maior problema", acrescentou, dizendo que "o maior problema, na opinião do PS, tem muito a ver com a forma como funciona o mercado".
Os socialistas "apelam" e "exigem" por isso ao Governo que aplique uma resolução aprovada no Parlamento no ano passado, "sob proposta do PS".[quot
Ao contrário do que muitos aqui no caldeirão sempre. Afirmaram afinal parece que os preços dos combustíveis não são só impostos e câmbio e tem margem para baixar sim.
A mim sempre me fez muita confusão como é que os postos linha branca podiam vender mais barato do que os outros.
A330
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O PS apelou, esta segunda-feira, ao Governo para mexer no mercado dos combustíveis e criar uma rede de distribuição 'low cost', por exemplo, sublinhando que apesar da liberalização do setor, não se justifica a "inércia" do Executivo.
foto ARQUIVOGLOBAL IMAGENS
Gasóleo voltou a aumentar
secretário nacional socialista Jorge Seguro Sanches afirmou, numa conferência de imprensa na sede do partido em Lisboa, que "todas as segundas-feiras os portugueses conhecem um novo aumento dos combustíveis", considerando a "situação demasiado grave" para o país continuar "a assistir à inércia e à demissão do Governo em relação a esta questão".
"É verdade que temos um mercado liberalizado ao nível dos combustíveis, mas também é verdade que há medidas que o Governo pode tomar nesta área para que o preço dos combustíveis não seja tão gravoso, tão nocivo para as famílias, para empresas e para a economia portuguesa", destacou.
Jorge Seguro Sanches apontou que em Portugal o preço dos combustíveis antes da aplicação de impostos é o quarto mais alto da Europa, caindo para o sétimo lugar depois da aplicação da carga fiscal.
"Isto significa que apesar da carga fiscal sobre os combustíveis ser bastante alta, este não é o maior problema", acrescentou, dizendo que "o maior problema, na opinião do PS, tem muito a ver com a forma como funciona o mercado".
Os socialistas "apelam" e "exigem" por isso ao Governo que aplique uma resolução aprovada no Parlamento no ano passado, "sob proposta do PS".[quot
Ao contrário do que muitos aqui no caldeirão sempre. Afirmaram afinal parece que os preços dos combustíveis não são só impostos e câmbio e tem margem para baixar sim.
A mim sempre me fez muita confusão como é que os postos linha branca podiam vender mais barato do que os outros.
A330
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PT_Trader Escreveu:O homem que tudo sabe![]()
Desde pensar que o combustível "low cost" é igual ao que se vende nas outras bombas, e aplicar a lei da oferta e da procura ao preço dos combustíveis (o consumo baixa e o preço sobe, vá-se lá saber porquê...) e por final sugerir que o Estado tem que controlar, eheh, este homem é um génio![]()
http://sicnoticias.sapo.pt/programas/mi ... mbustiveis
A resposta para os três pontos essenciais do exercício de calinadas condensadas do MST:
a) A GALP publica as suas contas periodicamente e a BP Portugal idem, se não sabe quanto fazem na sua actividade é porque não quer saber (ou sabe mas não dá jeito dizer ou dá mais jeito fingir que não se sabe);
b) As low-cost não estão nas auto-estradas pela mesma razão que não encontra os Jumbos e os Intermarché nas auto-estradas (talvez possa aproveitar a próxima viagem para observar este facto e se lhe acenda a "luz")... e quem lá está paga concessões;
c) o negócio do petróleo é um negócio global, não é um negócio local e os poços também não são ali no meio do alentejo, o mercado global não quer saber da procura dos combustíveis num paizeco com 10 milhões de habitantes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
marco bem sei a diferença entre as margem brutas e os resultados líquidos. e só mostram que não dá para baixar os preços muito mais porque os lucros, como referiste andam nos 1% 2%. Estão bem esmagados, ao nível do sector da construção
EDIT:
já agora fui aos relatórios da mota e da galp e o lucro sobre as vendas foram:
MOTA ENGIL
2009 - 1,5%
2010 - 2%
2011 - 2,3%
GALP
2009 - 1,7%
2010 - 2,2%
2011 - 1,5%
http://www.mota-engil.pt/images/content/2466_1_G.pdf
http://www.galpenergia.com/PT/investido ... 2011PT.pdf
por outro lado, num mercado com menos concorrência, a EDP tem um lucro sobre vendas de:
2009 - 8,4%
2010 - 7,6%
2011 - 7,4%
http://www.edp.pt/pt/investidores/kitin ... 202011.pdf
EDIT:
já agora fui aos relatórios da mota e da galp e o lucro sobre as vendas foram:
MOTA ENGIL
2009 - 1,5%
2010 - 2%
2011 - 2,3%
GALP
2009 - 1,7%
2010 - 2,2%
2011 - 1,5%
http://www.mota-engil.pt/images/content/2466_1_G.pdf
http://www.galpenergia.com/PT/investido ... 2011PT.pdf
por outro lado, num mercado com menos concorrência, a EDP tem um lucro sobre vendas de:
2009 - 8,4%
2010 - 7,6%
2011 - 7,4%
http://www.edp.pt/pt/investidores/kitin ... 202011.pdf
Editado pela última vez por richardj em 27/8/2012 23:49, num total de 1 vez.
Ledisi Escreveu:Obrigado pela resposta Elias e MarcoAntónio. É como esperava, a diferença não é significativa, mas faz-se um empolamento do 3º lugar sem referir o valor da diferença.
Exactamente, dizem em que lugar está mas:
1 - não dizem qual é a diferença para a média;
2 - não fazem a ressalva sobre a validade da comparação (que está no boletim) e que os preços indicados para Portugal não incluem os descontos que se praticam sobre os preços de tabela (isto é, as pessoas não pagam em média os valores referidos mas menos).
É um mau serviço que prestam e francamente, neste tema, praticamente não se vê um trabalho competente em parte alguma em meios de comunicação social.
Ainda há dias na RTP a propósito dos máximos históricos do gasóleo, colocaram os aumentos dos preços desde a liberalização (que claro, foram substanciais) mas não referiram em momento algum quanto o petróleo subiu no mesmo período.
O "incauto" telespectador via aqueles números e ficava a achar que a subida foi por causa da liberalização...

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
richardj Escreveu:estive a ver o relatório da galp e a diferença entre as vendas e os custo operacionais não foge muito ao que disse, 10% dava e sobrava bastante ate. eles andam ai com uns 7% de margem. bastante menos do que aquilo que eu pensava
http://www.galpenergia.com/PT/investido ... Q12vpt.pdf
Não percebi muito bem o que escreveste mas o que se pode dizer é que em 2011 a GALP teve um resultado líquido na Exploração, Produção, Refinação e Distribuição (incluindo o mercado português e espanhol, que dividem-se mais ou menos a meio) de 150 milhões de euros.
Dará menos de 100 milhões de euros em Portugal (e destes apenas uma parcela diz respeito a retalho em Portugal). Foi um ano particularmente mau (2010 tinha sido um pedaço melhor) mas mesmo que admitamos que a GALP fez 50 milhões de euros no retalho em Portugal em 2011 (não fez!) isto para os 1.6 milhões de toneladas de combustíveis vendidos daria uns 2 centimos por litro.
Pode-se dizer com segurança que a GALP fez em termos líquidos menos de 2 centimos por litro no retalho em Portugal em 2011.
Qualquer noção de que os combustíveis podiam fugir muito dos preços a que se encontram é uma fantasia...
A única hipótese é ou passar por alteração de impostos (terá de ser o governo a cortar nos impostos que cobra) ou fixar os preços como já aconteceu no passado mas aí é o contribuinte que paga e o déficit vai acabar no Orçamento de Estado.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
alexandre7ias Escreveu:Porque segundo dizem os combustíveis sao diferentes, eu não quero saber quanto ganham ou deixam de ganhar. Quero saber apenas se o combustível é igual ou diferente? É que dizer que o combustível é diferente para justificar o custo é muito fácil!
Por acaso já reparaste que o preço do café não é igual em todo o lado?
Será que o café é diferente?
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.Elias Escreveu:alexandre7ias Escreveu:Onde é que esta a diferença, e como pode o consumidor confirmar o que esta a pagar?
E porque carga de água é que o consumidor deve poder verificar o que está a pagar?
Por acaso quando vais ao restaurante pedes ao gerente que te apresente a estrutura de custos para verificares qual é a margem de lucro dele na refeição que te está a servir?
Porque segundo dizem os combustíveis sao diferentes, eu não quero saber quanto ganham ou deixam de ganhar. Quero saber apenas se o combustível é igual ou diferente? É que dizer que o combustível é diferente para justificar o custo é muito fácil!
alexandre7ias Escreveu:Onde é que esta a diferença, e como pode o consumidor confirmar o que esta a pagar?
E porque carga de água é que o consumidor deve poder verificar o que está a pagar?
Por acaso quando vais ao restaurante pedes ao gerente que te apresente a estrutura de custos para verificares qual é a margem de lucro dele na refeição que te está a servir?
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Ledisi Escreveu:É noticiado que o nosso preço dos combustíveis antes de impostos é o 3º mais caro em relação à média Europeia. Qual é a diferença para a média?
As diferenças para a média são da ordem de centimos (oscilam um pouco mas vão de 1 a 5 centimos, costumam andar dentro deste espaço).
Os valores que os média utilizam e referem com frequência têm por base este boletim da comissão europeia que é actualizado semanalmente, portanto podes consultar directamente (nota que os preços estão por cada mil litros e não por litro):
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... tin_en.htm
Estão disponíveis os preços antes e depois de impostos (pdfs separados).
Sobre esta comparação, volto a referir (os média nunca dizem isto) que a comparação deve ser usada apenas como uma referência grosseira dado que - e é a própria Comissão Europeia que alerta para isto nos boletins, vai à última página de cada boletim que está lá o alerta - existem diferenças de produtos, diferenças de práticas de marketing e até diferentes metodologias para calcular a média.
Convém sublinhar, por exemplo, que para Portugal esta média está inflacionada (na realidade os combustíveis são mais baratos em Portugal do que é indicado no boletim) dado que a DGEG toma para o cálculo da média os preços de venda afixados sendo que nos casos em que existem descontos sobre o preço de tabela, este não é contabilizado.
Ora, as maiores petrolíferas em Portugal (GALP e BP) apostam fortemente em descontos sobre o PVP, por meio de talões e cartões, e nada disto é contabilizado pela DGEG.
Resumindo e concluindo, os preços em Portugal podem estar perfeitamente na média ou até abaixo da média, ninguém sabe bem. O que te posso dizer é que antes de começar a ser praticada esta política forte de promoções nas petrolíferas ditas de marca (ali por 2008/2009) os preços em Portugal estavam perfeitamente na média e entretanto "subiram" quando surgiram as promoções (podes confirmar isto precisamente indo aos primeiros boletins que são do início de 2009).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PT_Trader Escreveu:O homem que tudo sabe![]()
Desde pensar que o combustível "low cost" é igual ao que se vende nas outras bombas, e aplicar a lei da oferta e da procura ao preço dos combustíveis (o consumo baixa e o preço sobe, vá-se lá saber porquê...) e por final sugerir que o Estado tem que controlar, eheh, este homem é um génio![]()
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Onde é que esta a diferença, e como pode o consumidor confirmar o que esta a pagar?
´Ledisi Escreveu:É noticiado que o nosso preço dos combustíveis antes de impostos é o 3º mais caro em relação à média Europeia. Qual é a diferença para a média?
menos 2 cêntimos na gasolina e 3,8 cêntimos no gasóleo (isto na zona euro).
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PT_Trader Escreveu:O homem que tudo sabe![]()
Desde pensar que o combustível "low cost" é igual ao que se vende nas outras bombas, e aplicar a lei da oferta e da procura ao preço dos combustíveis (o consumo baixa e o preço sobe, vá-se lá saber porquê...) e por final sugerir que o Estado tem que controlar, eheh, este homem é um génio![]()
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Viva a demagogia

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O homem que tudo sabe
Desde pensar que o combustível "low cost" é igual ao que se vende nas outras bombas, e aplicar a lei da oferta e da procura ao preço dos combustíveis (o consumo baixa e o preço sobe, vá-se lá saber porquê...) e por final sugerir que o Estado tem que controlar, eheh, este homem é um génio
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Desde pensar que o combustível "low cost" é igual ao que se vende nas outras bombas, e aplicar a lei da oferta e da procura ao preço dos combustíveis (o consumo baixa e o preço sobe, vá-se lá saber porquê...) e por final sugerir que o Estado tem que controlar, eheh, este homem é um génio

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estive a ver o relatório da galp e a diferença entre as vendas e os custo operacionais não foge muito ao que disse, 10% dava e sobrava bastante ate. eles andam ai com uns 7% de margem. bastante menos do que aquilo que eu pensava
http://www.galpenergia.com/PT/investido ... Q12vpt.pdf
EDIT:
já agora marco não sei se me podes clarificar como é contabilizada a evolução do stock. A minha questão prende-se com, eles consideram um preço médio nos custo de aquisição da matéria prima para o trimestre? como é que conta as reservas de gasolina e gasóleo que já produziram nesse trimestre mas que ainda não venderam?
não costumo ler muitos relatorios de petroliferas
http://www.galpenergia.com/PT/investido ... Q12vpt.pdf
EDIT:
já agora marco não sei se me podes clarificar como é contabilizada a evolução do stock. A minha questão prende-se com, eles consideram um preço médio nos custo de aquisição da matéria prima para o trimestre? como é que conta as reservas de gasolina e gasóleo que já produziram nesse trimestre mas que ainda não venderam?
não costumo ler muitos relatorios de petroliferas
Editado pela última vez por richardj em 27/8/2012 22:32, num total de 2 vezes.
Esses 10% são 10% de quê? E isso são margens brutas ou margens líquidas?
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Berluscony Escreveu:
Marco António, eu nunca fui contra os mercados regulados, pelo contrario... Acho mesmo que o mercado de combustíveis devia ser regulado, ou de certa forma limitado com fixação de margens brutas, num sistema semelhante ao dos medicamentos...
Eu não vejo qual é o interesse dado que os nossos preços estão em linha com o resto da Europa. A menos que queiras estrangular multinacionais portuguesas (maximizando a nossa dependência do exterior nesta área estratégica), escapa-me a utilidade de tal coisa...
Esta história toda dos combustíveis é puro ruído.
Nem sequer é um sector assim tão apetecível quanto isso em termos de lucros, basta ver que os lucros da GALP, a maior em portugal no retalho, são para aí dez vezes inferiores aos lucros da Jerónimo Martins na distribuição.
As pessoas não gostam do preço dos combustíveis mas, à parte de uma baixa nos impostos, eles nunca poderiam ser muito mais baixos do que são e mesmo que baixassem o que seria viável baixar (uns meros centimos) ninguém notaria/sentiria coisa nenhuma e continuavam a dizer e a achar as mesmíssimas coisas...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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