Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Siga o roubo!!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PT_Trader » 28/8/2012 10:59

mais_um Escreveu:Ora sendo o Chade um estado liberal(no sentido económico do termo) porque não se desenvolve?
:roll: :roll:

:shock:

O Chade não está numa guerra civil?!

Registado: 20/6/2011 21:48

por mais_um » 28/8/2012 9:54

AutoMech Escreveu:Digo isto já, depois da tua primeira resposta, para que não seja acusado de não ter argumentos, uma vez que esse teu primeiro comentário parte logo de pressupostos errados, assumindo que se continua a descontar para a SS da mesma forma. Seria, portanto, uma questão muito fácil de refutar, mas que não o vou fazer pelas razões já apresentadas.

Humm...eu apenas referi que o subsidio de desemprego não é uma esmola, (foi o que eu depreendi do teu comentário inicial), as pessoas pagam para o ter.

Sobre o sistema alternativos dos privado questionei quais, nem falei de SS, nem de descontos.... :shock: Mas obviamente que seria substituir um pelo, outro ( e não manter os dois), foi isso que entendi do teu comentário.

Obviamente que estás (tu e todos) no direito de debater o que quer que seja apenas com quem queres, mas o que estávamos a discutir não é politica.

Para quem defende o papel minimalista do Estado como receita para as sociedades evoluírem, costumo usar o exemplo do Chade (tenho um amigo oficial da policia que esteve lá destacado um ano pela ONU e conheço um pouco a realidade devido a ele).

No Chade, não existe SS, nem impostos, nem ensino publico, nem S. de saúde publico,(e muito poucas leis). A única coisa que existe é policia, forças armadas e tribunais, (mas ao que sei com muito pouca utilização).
Apesar do Estado ser minimalista e não "sufocar" a iniciativa privada, parece-me ser unânime que o desenvolvimento económico do Chade é quase nulo.

Ora sendo o Chade um estado liberal(no sentido económico do termo) porque não se desenvolve?
:roll: :roll:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 28/8/2012 2:01

@mais_um, podes responder mas há um principio que eu adoptei em tempos e que lamentavelmente falhei desta vez ao fazer os primeiros comentários. Esse principio é não discutir política ou similares contigo porque, apesar de teres bons argumentos e saberes fundamentar muito bem as opiniões, não gosto do teu estilo (tal como muitos não gostam do meu).

Digo isto já, depois da tua primeira resposta, para que não seja acusado de não ter argumentos, uma vez que esse teu primeiro comentário parte logo de pressupostos errados, assumindo que se continua a descontar para a SS da mesma forma. Seria, portanto, uma questão muito fácil de refutar, mas que não o vou fazer pelas razões já apresentadas.

Aliás, já tinha avisado:
AutoMech Escreveu:A maioria disto tudo é polémico e dava para tópicos inteiros (só sobre educação já nós os dois enchemos dezenas e dezenas de páginas), por isso aviso já que não vou andar aqui a discutir isto e aquilo. Quem quiser ridicularizar esteja à vontade.

Não invalida, no entanto, que discutas a lista com outros foristas. Há propostas que não sou só eu que as defendo.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Mcmad » 28/8/2012 1:55

Elias Escreveu:Há um tecto para o subsídio mas não há um tecto para os descontos.

portanto a questão é: quem ganha mais do que 3 vezes o IAS está a descontar para quê?

Para muita coisa, baixas, Sd, Reforma..
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Elias » 28/8/2012 0:47

Há um tecto para o subsídio mas não há um tecto para os descontos.

portanto a questão é: quem ganha mais do que 3 vezes o IAS está a descontar para quê?

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 28/8/2012 0:34

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:O subsídio de desemprego não é uma esmola, caso não saibas, todos os trabalhadores descontam (pagam) para terem subsídio de desemprego.

Isto só é parcialmente correcto.

Na verdade os descontos incluem-se na TSU que representa uma percentagem fixa do rendimento (quanto mais recebes mais descontas), no entanto o subsídio está limitado a 3 vezes o IAS que actualmente anda pelos 419 euros, logo o subsídio será no máximo de 1257 euros.

O que é que isto significa na prática? Significa que para quem ganha acima de 1257 euros está a descontar para algo que nunca vai receber na totalidade.

Não é parcialmente correcto, é correcto, tu pagas para ter subsidio de desemprego ( e mais um conjunto de "seguros"). Há um tecto, actualmente esse tecto são um pouco mais de 1000€.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 28/8/2012 0:31

mais_um Escreveu:O subsídio de desemprego não é uma esmola, caso não saibas, todos os trabalhadores descontam (pagam) para terem subsídio de desemprego.

Isto só é parcialmente correcto.

Na verdade os descontos incluem-se na TSU que representa uma percentagem fixa do rendimento (quanto mais recebes mais descontas), no entanto o subsídio está limitado a 3 vezes o IAS que actualmente anda pelos 419 euros, logo o subsídio será no máximo de 1257 euros.

O que é que isto significa na prática? Significa que para quem ganha acima de 1257 euros está a descontar para algo que nunca vai receber na totalidade.

por mais_um » 28/8/2012 0:27

Embora esteja de férias esta semana, estou sozinho a tomar conta de 4 pré- adolescentes, de manhã à noite (fazer pequeno almoço, almoço, jantar, atividades, etc..) , e como não quero deixa-los entregues à TV, PC e Playstations, estou sem tempo para andar aqui no fórum.
Por isso vou respondendo-te a conta gotas.

AutoMech Escreveu:

Quanto ao que eu faria, se sabes o que é o liberalismo, como disseste, não preciso de te listar medidas porque sabes perfeitamente que isso significa tirar o estado o mais possível da economia, flexibilizar meios de produção e premiar o mérito.

Embora eu não seja um liberal puro, estamos a falar de propostas que jamais seriam aceites na nossa sociedade e que incluem coisas tão polémicas como:
- Eliminação do subsidio de desemprego (o sector privado já mostrou ser capaz de criar produtos para precaver o desemprego, os quais devem ser voluntários)

O subsídio de desemprego não é uma esmola, caso não saibas, todos os trabalhadores descontam (pagam) para terem subsídio de desemprego.
Sobre produtos que o sector privado já mostrou ser capaz de criar, queres concretizar? Estás a referir-te aos seguros? Aqueles que vão à falência e as pessoas ficam a ver navios, como tem acontecido com alguns fundos de pensões?

por Automech » 27/8/2012 14:12

@Elias, era engraçado que ganhasse a Iberdrola. Depois da CGD ter mando a EDP às urtigas, agora era a cereja no topo do bolo ser a AR.

por TRSM86 » 27/8/2012 14:06

http://www.pressdisplay.com/pressdisplay/viewer.aspx

Passos não revela se tem fatura da casa arrendada
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por mcarvalho » 27/8/2012 13:52

Mais uma trafulhice do senhor Gaspar e Cia para arranjar massa ao lado do perímetro orçamental, a fim de poder financiar (ilegalmente?) a insolvente TAP.

Donde pensam que virá o tal reforço de capital da empresa mal-gerida pelo gaúcho Pinto? Como sempre dissemos, só um doido é que compraria as astronómicas dívidas da TAP nesta altura do campeonato mundial da aviação (que não ganha para o combustível), e ainda por cima com exigências portugas do género: a TAP continuará a ser uma companhia de bandeira; a TAP não prescinde do mini hub brasileiro e africano da Portela; a TAP não dispensa o serviço às ilhas a preços subsidiados; a futura TAP tem que meter no CA alguns meninos e meninas cor-de-laranja.... Enfim, a via grega para o suicídio!

OAM

A China Three Gorges (EDP) e a State Grid e a Oman Oil Company (REN) já pagaram a totalidade dos 3.282 milhões de euros, mas nos cofres do Estado entraram apenas 760 milhões, respeitante às primeiras tranches de cada uma das operações de privatização. Os restantes 2,5 mil milhões (2,1 mil milhões da EDP e 432 milhões daREN) continuam na Parpública, que assim está também a arrecadar os juros respectivos.

Link: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 74941&pn=1 (sent via Shareaholic)

http://o-antonio-maria.blogspot.pt/
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Elias » 27/8/2012 11:50

Assembleia paga mais de meio milhão para iluminar deputados
27 Agosto 2012 | 10:51
Miguel Prado - miguelprado@negocios.pt

Parlamento está à procura de um novo fornecedor de electricidade e quer baixar a sua factura da luz em mais de 10%.

A Assembleia da República está disposta a pagar até 570 mil euros por ano na sua conta de electricidade, de acordo com os termos do concurso que o parlamento acaba de lançar para encontrar um novo fornecedor de energia eléctrica pelo prazo de um ano.

Se se confirmar a contratação por esse valor, a Assembleia da República conseguirá uma redução de mais de 10% na sua factura da luz, que segundo o Orçamento para 2012 está avaliada em 638 mil euros. Adicionalmente, a instituição gastará este ano 90 mil euros na factura da água e 64 mil euros no gás.

A contratação de um novo fornecedor por parte da Assembleia surge num momento em que várias instituições do Estado estão a procurar novos fornecimentos de electricidade, tentando tirar partido da concorrência de comercializadores no mercado liberalizado, onde a EDP, a Endesa e a Iberdrola figuram com as maiores quotas, estando também a Galp e a Gás Natural Fenosa na corrida.

Ainda na semana passada o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, a aquisição de electricidade no mercado liberalizado por parte de nove entidades tuteladas pelo Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, à semelhança do que outras instituições estatais têm vindo a fazer.

O mercado liberalizado de electricidade em Portugal contava no final de Junho com 583 mil clientes, sendo já responsável por 55% de toda a energia eléctrica consumida no país. A EDP Comercial tinha uma quota de 39,1% dos fornecimentos, a Endesa 25,1%, a Iberdrola 23,3%, a Fortia 5,1%, a Gás Natural Fenosa 4,8% e a Galp 2,4%.

por alexandre7ias » 27/8/2012 11:37

Estado paga onze milhões por ano a pessoal que está no privado
Dados das Finanças apontam para a existência de 996 licenças que permitem acumular subsídio no Estado com salário no privado.

O Estado gasta por ano 11 milhões de euros com licenças extraordinárias pagas a quase mil funcionários que saíram da administração pública para trabalhar no sector privado. De acordo com o Diário Económico (DE), trata-se de pessoal que, apesar de já não exercer funções no Estado, recebe um subsídio que podem acumular com um salário fora da esfera pública.

Segundo o DE, este regime de licença extraordinária existia desde 2008 e foi revogado este ano, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado. Só que as licenças que estavam já em vigor mantêm-se até ao fim do seu prazo, não podendo ser renovadas. E há algumas com duração superior a 20 anos.
Este foi um modelo criado pelo anterior Governo para quem estava em mobilidade especial, permitindo assim que os funcionários públicos nesta situação aceitassem um emprego no privado, sem com isso perderem o vínculo ao Estado.Dinheiro Vivo
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por alexandre7ias » 27/8/2012 2:36

Falência polémica deixa Estado sem sete milhões
Publicado às 00.00

A Cooperativa de Construção Realidade, em Matosinhos, foi uma referência nacional. Hoje está falida, com 11 milhões de euros de dívidas. O Estado emprestou 6,9 milhões e decidiu inviabilizar a recuperação

O que, aparentemente, ditou a insolvência foi o falhanço de um projeto de 51 habitações acrescidos de escritórios da sede da cooperativa, lugares de estacionamento e complexo desportivo. A construção foi iniciada em 2006, mas o colapso sucessivo de dois empreiteiros adiou o termo da obra para uma fase de baixa de mercado. Acresce, ainda, o preço médio, não adequado a qualquer bolsa sem financiamento bancário: um T3 fica por 143 mil euros. Só foram vendidos seis apartamentos.
.

Fonte: JN
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Mcmad » 26/8/2012 16:19

Também já fui encaminhado para a medicina privada por chegar ao posto medico depois das 15h... Estou na Maia, cerca de 10 km do Porto.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por pedrooa » 26/8/2012 15:42

AutoMech Escreveu:
pedrooa Escreveu:Se não te atendem no Centro de Saúde às 15h quando tens uma faringite como eu tive não é problema do SNS. É problema do médico que tens aí.

Isso é o mesmo que dizer que se um hospital trabalha mal o problema não é do SNS mas sim do director do hospital. Ou seja o SNS, como é abstracto, é sempre bom. Se há falhas a culpa é dos profissionais que lá trabalham.

Aquilo que relatei acontece também no Alentejo onde tenho família. Posso ser eu e a minha família que temos azar e afinal no resto do país o SNS funciona muito bem, como no Porto.

Eu também tenho queixas. Não é tudo dourado aqui.
Mas nesses aspectos, de me puder inscrever nas escolas que quis e ser atendido bem no Centro de Saúde naquelas situação, tive sorte.

Mas acho que privatizando seria deitar tudo por terra.

Registado: 6/7/2012 12:38

por Automech » 26/8/2012 15:30

pedrooa Escreveu:Se não te atendem no Centro de Saúde às 15h quando tens uma faringite como eu tive não é problema do SNS. É problema do médico que tens aí.

Isso é o mesmo que dizer que se um hospital trabalha mal o problema não é do SNS mas sim do director do hospital. Ou seja o SNS, como é abstracto, é sempre bom. Se há falhas a culpa é dos profissionais que lá trabalham.

Aquilo que relatei acontece também no Alentejo onde tenho família. Posso ser eu e a minha família que temos azar e afinal no resto do país o SNS funciona muito bem, como no Porto.

por pedrooa » 26/8/2012 15:22

AutoMech Escreveu:Pelos vistos as coisas no Porto funcionam de forma diferente do que na minha zona. Tu podes escolher a escola fora da área de residência e és atendido no centro de saúde como uma faringite às 15 horas.Isso na minha zona não acontece seguramente.

Se não te atendem no Centro de Saúde às 15h quando tens uma faringite como eu tive não é problema do SNS. É problema do médico que tens aí.

por Automech » 26/8/2012 15:08

pedrooa Escreveu:Eu já precisei de ir ao médico pois tava com uma faringite e fui ao centro de saude e fui atendido e não precisei de ir às 6h da manhã. Fui às 15h. A médica viu-me na sala de espera, reparou que tava mal e atendeu-me à frente de outras pessoas que iam lá só mostrar exames.
Depende de certos casos, mas não se deve entupir Hospitais por gripes, dores de cabeça ou outras maleitas como estas.

Pelos vistos as coisas no Porto funcionam de forma diferente do que na minha zona. Tu podes escolher a escola fora da área de residência e és atendido no centro de saúde como uma faringite às 15 horas.Isso na minha zona não acontece seguramente.

Melhor ainda. O centro de saúde (que é uma USF) tinha um serviço de urgência à tarde / noite que fechou quando abriu o hospital de Loures. Portanto, sim, se tiver uma coisa simples tipo gripe, otite, cólicas, diarreia, etc. tenho de ir entupir o hospital porque não há cuidados primários onde recorrer em tempo útil (é ridículo marcar uma consulta para uma gripe ou para uma otite para daí a 3 semanas).

Por acaso não vou porque recorro ao privado, mas quem não possa tem de gramar a bucha. Ou seja, o SNS ainda por cima penaliza quem menos recursos tem.

por Automech » 26/8/2012 14:59

mais_um Escreveu:Humm...a Holanda conheço um pouco e a não ser que tenha existido uma alteração significativa nos últimos anos, a Holanda não tem nada de liberal (da lista que tu apresentas). Singapura não conta, é uma cidade- estado e na realidade não é uma democracia. A Nova Zelandia não conheço.

Eu falei em aproximações.

por richardj » 26/8/2012 11:01

pedrooa Escreveu:
AutoMech Escreveu:Eu não concordo contigo Pedro. As pessoas vão ao hospital porque não conseguem uma consulta com celeridade no médico de família (que é onde os problemas menores devem ser atacados).

Há uns 2 meses, para saber como funcionava, fui ao portal da saúde ver a página de marcação de consultas para a médica de família (não ia marcar e não marquei, obviamente). Só tinha consulta para daí a 3 semanas.

Eu já precisei de ir ao médico pois tava com uma faringite e fui ao centro de saude e fui atendido e não precisei de ir às 6h da manhã. Fui às 15h. A médica viu-me na sala de espera, reparou que tava mal e atendeu-me à frente de outras pessoas que iam lá só mostrar exames.
Depende de certos casos, mas não se deve entupir Hospitais por gripes, dores de cabeça ou outras maleitas como estas.
Para além disso é dinheiro mal gasta e má gestão de recursos que se geram.
Além disso, se tiveres um problema que exige especialidade, os médicos de família mandam para o hospital, onde te marcam consulta para daí a meses ou anos (depende da especialidade). As urgências acabam por ser uma forma das pessoas tentarem encontrar uma outra porta.

Mas isso deve ser o procedimentos normal. Mas se as urgencia não tivessem tão sobrelotadas então os recursos seriam melhor alocados e como consequencia melhor funcionava o sistema.

pedrooa situações de emergência tem prioridade sobre tudo o resto.

por exemplo, eu fico com asma quando sujeito durante algum tempo a elementos que me são alérgicos, como o pó, e já por duas vezes tive de ir a correr ao posto medico da minha zona que estava com muita dificuldade para respirar onde fui atendido em 5 min. Claro que agora já tenho a "bomba"

Registado: 25/4/2011 22:36

por mais_um » 26/8/2012 10:50

AutoMech Escreveu:
mais_um Escreveu:Agora não tenho tempo mas só por curiosidade, as sociedades onde as pessoas (e a ONU?) consideram que vivem melhor são o oposto do que tu defendes.....

É fácil dizer isso quando não existe nenhum país liberal no mundo, apenas aproximações. De qualquer das formas, embora não totalmente puros, a Holanda, Nova Zelândia e Singapura não são maus, na minha opinião. Já ficava contente com essa aproximação.

Humm...a Holanda conheço um pouco e a não ser que tenha existido uma alteração significativa nos últimos anos, a Holanda não tem nada de liberal (da lista que tu apresentas). Singapura não conta, é uma cidade- estado e na realidade não é uma democracia. A Nova Zelandia não conheço.

por pedrooa » 26/8/2012 9:03

AutoMech Escreveu:Eu não concordo contigo Pedro. As pessoas vão ao hospital porque não conseguem uma consulta com celeridade no médico de família (que é onde os problemas menores devem ser atacados).

Há uns 2 meses, para saber como funcionava, fui ao portal da saúde ver a página de marcação de consultas para a médica de família (não ia marcar e não marquei, obviamente). Só tinha consulta para daí a 3 semanas.

Eu já precisei de ir ao médico pois tava com uma faringite e fui ao centro de saude e fui atendido e não precisei de ir às 6h da manhã. Fui às 15h. A médica viu-me na sala de espera, reparou que tava mal e atendeu-me à frente de outras pessoas que iam lá só mostrar exames.
Para além disso é dinheiro mal gasta e má gestão de recursos que se geram.
Além disso, se tiveres um problema que exige especialidade, os médicos de família mandam para o hospital, onde te marcam consulta para daí a meses ou anos (depende da especialidade). As urgências acabam por ser uma forma das pessoas tentarem encontrar uma outra porta.

Mas isso deve ser o procedimentos normal. Mas se as urgencia não tivessem tão sobrelotadas então os recursos seriam melhor alocados e como consequencia melhor funcionava o sistema.

por Automech » 26/8/2012 1:05

Storgoff Escreveu:Um pais liberal e estado minimo é como uma jaula cheia de canibais sem nada para comer. Rapidamente se começam a comer uns aos outros até à sua extinção.

A existencia do estado é a garantia de alimento aos canibais e que a sua população não se extingue
:mrgreen:

Relê o teu texto e substitui canibais por políticos e verás que faz todo o sentido o que escreveste. :wink:

por Storgoff » 26/8/2012 0:53

AutoMech Escreveu:
Krupper Escreveu:E porque achas que não existe nenhum país liberal no mundo actualmente?

Porque os estados são governados por políticos a quem não interessa que o estado seja reduzido ao mínimo.

Um pais liberal e estado minimo é como uma jaula cheia de canibais sem nada para comer. Rapidamente se começam a comer uns aos outros até à sua extinção.

A existencia do estado é a garantia de alimento aos canibais e que a sua população não se extingue
:mrgreen:

Registado: 21/5/2009 18:43

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], boavista, darkreflection, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, rg7803, Shimazaki_2 e 286 visitantes