Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A crise na RTP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por gorgo » 24/8/2012 15:45

Blue Epsilon Escreveu:Isto já parece uma PPP... O estado (isto é: nós) entra com os dinheiro e fornece as instalações e logistica a uma empresa privada amiga gere o resto.

Afinal isto para quê exactamente?
O Relvas ter lá um lugar quando sair do governo?

Isto cheira a mais promiscuidade entre estado e privados, para variar...

Querem reduzir custos ou não? Sempre que aparece uma ideia para reduzir custos vimos com resistências:

Público como está custa € 250 milhões/ano,
Concessionado custa € 140 milhões.

Não é uma renda excessiva ser gerido pelo público? Vamos acabar com as rendas excessivas onde elas estiverem. Podem chamar-lhe gorduras do Estado.

Registado: 26/8/2007 20:40

por pepi » 24/8/2012 15:36

Em tempos auditei uma empresa do universo RTP, e em minha opinião, a melhor solução era fechar este cancro de uma vez!

A quantidade de privilégios e benesses que a malta que por lá anda tem são impressionantes... Desconheço se são diferentes das praticadas nos canais privados, mas esta é sustentada com o "meu dinheiro"!!!

Sinceramente tb tenho dúvidas que algum privado queira ficar com a concessão levando atrás todo o pessoal e as mordomias que têm...

Registado: 17/3/2009 14:43

por Blue Epsilon » 24/8/2012 15:34

Isto já parece uma PPP... O estado (isto é: nós) entra com os dinheiro e fornece as instalações e logistica a uma empresa privada amiga gere o resto.

Afinal isto para quê exactamente?
O Relvas ter lá um lugar quando sair do governo?

Isto cheira a mais promiscuidade entre estado e privados, para variar...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por keijas » 24/8/2012 15:30

MarcoAntonio Escreveu:A Constituição só diz que "o Estado assegura a existência e o funcionamento de um serviço público de rádio e de televisão".

O Estado não precisa de gerir directamente a RTP, pode perfeitamente cumprir a Constituição por meio de uma concessão, qual é o problema?

O Estado impõe determinadas condições no contrato de concessão (seja lá o que for que considerem serviço público, enfim, algo semelhante à forma como opera actualmente o mesmo canal) e impõe que não pode ser encerrado (no caso, volta para o Estado ie se o concessionário deixar de transmitir perde a concessão).

Pronto, está resolvida a questão da Constituição, pois esta não diz que o Estado tem de ser o Gestor dos canais de rádio e televisão, apenas que tem de assegurar a existência/funcionamento de um serviço público...

concessão!!!:roll::roll: :roll: !!!!!!!!!!!!!

porque não nos organizamos aqui no "caldeirão" e apresentamos uma candidatura a esta dourada concessão??

penso ser mais vantajosa que o investimento que fazemos na bolsa.

por:

recebimento garantido de mais de 110 milhões de euros entregues pelo estado mas pagos pelo povo ....mesmo pelos que não vêm a RTP

garantia de devolução da RTP se não der o lucro desejado (funciona como um stop)

tal como no negocio da china na EDP, em que os xinocas acabam por receber o valor investido pela "porta do cavalo", neste negócio o risco para o investidor é "0" (zero).

penso haver um senão, quem ficar com a RTP terá que ficar com um ex-membro do governo ou com um ex-polícia.

apesar de ainda não ter sido anunciada a remodelação, verifica-se que já houve uma substituição

.
malukices nos mercados ........ aqui »»»
http://www.malukosnabolsa.blogspot.com.

Registado: 17/5/2008 19:41

por migluso » 24/8/2012 14:54

Mcmad Escreveu:Boa ideia Marco. Podemos seguir exemplo na saude, educação, policia.

Em muitas coisas...

gráfico - (pág. 146)
citação - (pág. 155)

The experiences from outsourcing, privatization, the use of vouchers and various other forms of public and private sector cooperation have been mostly positive. Significant cost savings with the same level or higher service quality have been achieved. The most important driver of value is the introduction of competition, because it gives consumers and procurement officers new choices.

http://www.svrez.gov.si/fileadmin/svez. ... _Model.PDF
Anexos
Outsourcing of government services, 2001.gif
Outsourcing of government services, 2001.gif (21.69 KiB) Visualizado 5347 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por majomo » 24/8/2012 14:42

MarcoAntonio Escreveu:
Mcmad Escreveu:Mas olha lá MA, melhor mesmo era fechar a RTP e obrigar a SIC e TVI a esse Serviço, não?

A SIC e a TVI são propriedade privada, não é admissível que o Estado interfira unilateralmente com a gestão de canais que são propriedade privada.

É a parte que marquei a vermelho que é inaceitável...

Agora, a RTP é propriedade pública (é do Estado, enfim, de todos nós) e aí o Estado pode fazer o que entender. Se concessionar o Canal 1, continua a ser o proprietário e pode perfeitamente determinar em que condições se estabelece a concessão (o concessionário se não os cumprir perde a concessão e eventualmente sujeito a medidas punitivas adicionais por uso indevido da propriedade).

Ora, no contrato de concessão podem perfeitamente determinar que o concessionário tem de continuar a operar em modelo de canal aberto, manter programas como o "provedor do telespectador", xis horas de informação de determinado tipo, etc, etc.

Enfim, o que acharem que é necessário para que o Canal preste um serviço público.

Pela forma como a RTP1 vem operando há anos, não me parece que seja particularmente complicado, não devem ser precisas muitas alíneas no contrato!

Enfim, concessão tendo em vista a redução de custos, mas pelo que sei atualmente a RTP recebe cerca de 250M€ do estado... reduzir para 150M€ para que serviço público?!!!

Não estou a ver muitos interessados se não houver benesses para os privados, tipo os despedimentos são da responsabilidade do estado... ou as responsabilidade de derrapagem/quebra de receitas ficam no estado... tipo PPP à moda de Portugal...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Camisa Roxa » 24/8/2012 14:33

a taxa do audiovisual tem simplesmente que acabar!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Marco Martins » 24/8/2012 14:31

Convém não esquecer que se o estado deixar de ter um canal público, poderá passar a ser inconstitucional cobrar as taxas exorbitantes na factura de electricidade (taxa de audiovisual).

Essa taxa até deveria ser anulada e substituída por outra aplicada à realidade a que cada casa tem acesso. Nesse sentido, quem só tivesse tdt pagaria pelos 4 ou 3 canais na factura da edp. Quem tivesse cabo pagaria na factura do cabo.

Ou então ser como está mas quem tem cabo seria ressarcido desse valor (isso seria algo a ligar entre a edp e o cabo e o estado como coordenador).

Registado: 7/4/2007 17:13

por Tridion » 24/8/2012 14:29

Se calhar o melhor era fechar os canais públicos e o dinheiro da taxa e das subvenções para a RTP era distribuído pelos portugueses para escolherem o operador de TV cabo que mais lhes aprouvesse :lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Camisa Roxa » 24/8/2012 14:25

Tridion Escreveu:O país e as famílias investiram na TDT e em vez de ficarem com mais canais (como nos outros países) vão ficara ainda com menos um canal! Realmente somos um país diferente :lol:

pelos vistos deviam ter investido nas boxes da tv cabo :mrgreen:
Imagem
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

por Tridion » 24/8/2012 14:12

O país e as famílias investiram na TDT e em vez de ficarem com mais canais (como nos outros países) vão ficara ainda com menos um canal! Realmente somos um país diferente :lol:

por MarcoAntonio » 24/8/2012 14:03

Mcmad Escreveu:Mas olha lá MA, melhor mesmo era fechar a RTP e obrigar a SIC e TVI a esse Serviço, não?

A SIC e a TVI são propriedade privada, não é admissível que o Estado interfira unilateralmente com a gestão de canais que são propriedade privada.

É a parte que marquei a vermelho que é inaceitável...

Agora, a RTP é propriedade pública (é do Estado, enfim, de todos nós) e aí o Estado pode fazer o que entender. Se concessionar o Canal 1, continua a ser o proprietário e pode perfeitamente determinar em que condições se estabelece a concessão (o concessionário se não os cumprir perde a concessão e eventualmente sujeito a medidas punitivas adicionais por uso indevido da propriedade).

Ora, no contrato de concessão podem perfeitamente determinar que o concessionário tem de continuar a operar em modelo de canal aberto, manter programas como o "provedor do telespectador", xis horas de informação de determinado tipo, etc, etc.

Enfim, o que acharem que é necessário para que o Canal preste um serviço público.

Pela forma como a RTP1 vem operando há anos, não me parece que seja particularmente complicado, não devem ser precisas muitas alíneas no contrato!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 24/8/2012 13:56

Mcmad Escreveu:Boa ideia Marco. Podemos seguir exemplo na saude, educação, policia.

Já se vai fazendo (em particular na Saúde).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Mcmad » 24/8/2012 13:53

Mas olha lá MA, melhor mesmo era fechar a RTP e obrigar a SIC e TVI a esse Serviço, não?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Camisa Roxa » 24/8/2012 13:51

Livrem-se desse poço sem fundo de uma vez por todas!
Imagem

por Mcmad » 24/8/2012 13:50

Boa ideia Marco. Podemos seguir exemplo na saude, educação, policia.

por MarcoAntonio » 24/8/2012 13:45

A Constituição só diz que "o Estado assegura a existência e o funcionamento de um serviço público de rádio e de televisão".

O Estado não precisa de gerir directamente a RTP, pode perfeitamente cumprir a Constituição por meio de uma concessão, qual é o problema?

O Estado impõe determinadas condições no contrato de concessão (seja lá o que for que considerem serviço público, enfim, algo semelhante à forma como opera actualmente o mesmo canal) e impõe que não pode ser encerrado (no caso, volta para o Estado ie se o concessionário deixar de transmitir perde a concessão).

Pronto, está resolvida a questão da Constituição, pois esta não diz que o Estado tem de ser o Gestor dos canais de rádio e televisão, apenas que tem de assegurar a existência/funcionamento de um serviço público...
Imagem

Administrador Fórum

por Mcmad » 24/8/2012 13:12

por 21102014 » 24/8/2012 13:09

Mas quem é que vê a RTP com as dezenas de canais que temos?
Poupamos umas dezenas de milhões por ano e o canal continua lá.

Registado: 29/11/2007 11:46

por Lion_Heart » 24/8/2012 13:06

Lol.

1º era a venda- como ninguém quis aquilo agora e 2- a concessão ou seja uma PPP e recebem logo a cabeça a taxa de audiovisual mais as receitas publicidade e carta livre para despedir (o Estado a pagar), ou seja ou lucros já estão garantidos.

3º o anuncio e feito por alguém que nem do Governo é. Lol

4º Onde esta o wally (ou seja o Cassola?)? :mrgreen:
Editado pela última vez por Lion_Heart em 24/8/2012 13:11, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por migluso » 24/8/2012 12:36

isto é assunto de tribunal, não é de parlamento...
para mim é inconstitucional vender a rádio televisão pública...
Anexos
Das Kapital - Constituição Portuguesa.jpg
Das Kapital - Constituição Portuguesa.jpg (6.71 KiB) Visualizado 5749 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Mcmad » 24/8/2012 12:32

Não sei se já alguém aqui colocou esta questão, mas a RTP nas mãos de privados é inconstitucional, artigo 38 ponto 5

5. O Estado assegura a existência e o funcionamento de um serviço público de rádio e de televisão.

por mais_um » 24/8/2012 12:31

majomo Escreveu:Elias, consegues saber os orçamentos das televisões... na internet, não consegui encontrar.

RTP:

http://ww1.rtp.pt/wportal/grupo/informa ... _anual.php

SIC:
http://www.impresa.pt/

TVI:
http://www.mcinternet.iol.pt/mediacapit ... index.html
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Tridion » 24/8/2012 12:15

Adivinhem para vai o relvas depois de sair do governo!?

Vai uma aposta!?

por majomo » 24/8/2012 12:10

Elias Escreveu:Em Outubro do ano passado escrevi isto. Embora se tenham verificado pequenas alterações, o conteúdo continua actual.

E eu continuo sem perceber qual é exactamente a parte da grelha em que a RTP presta "serviço público".

Elias Escreveu:fooman,

Não sei o que entendes por "funciona" mas eu sinceramente olhando para as grelhas de programação não consigo ver qual o valor acrescentado de ter 3 canais.

Num dia útil típico a programação é esta:

Das 7 às 10 passa informação da manhã nos 3 canais.
Das 10 às 13 passa os programas parolos da manhã nos 3 canais (com Jorge Gabriel na RTP, Julia Pinheiro na SIC e Goucha na TVI).
Das 13 às 14 temos jornal da tarde nos 3 canais.
Das 14h15 às 15h30 temos telenovelas nos 3 canais.
Das 15h30 às 18h temos programas parolos da tarde nos 3 canais (com João Baião na RTP, Conceição Lino na SIC e Fátima Lopes na TVI).
Das 18 às 20 temos Portugal em Directo e depois o concurso do Mendes na RTP, enquanto os outros dois passam telenovelas.
Das 20 às 21h30 temos telejornais nos 3 canais.
Das 21h30 às 22h30 temos concursos nos 3 canais (Elo + Fraco, Peso Pesado e Casa dos Segredos).
Depois das 22h30 a RTP passa programas culturais ou de debate, enquanto que os outros dois passam logo para as telenovelas.
Depois da meia-noite os 3 canais começam a passar filmes ou séries estrangeiras.

As diferenças entre os canais são reduzidas ou inexistentes durante a maior parte do dia.

Face a esta situação eu pergunto: qual é exactamente o interesse de ter 3 canais generalistas? Qual o valor acrescentado que isso traz? E acima de tudo, qual é exactamente a parte do dia em que a RTP-1 presta serviço público?

A minha dúvida passa por isto mesmo... porque vamos pagar 140M€, que tipo de serviço público?

Elias, consegues saber os orçamentos das televisões... na internet, não consegui encontrar.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, malakas, Manchini888, Minsk, MPAM, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, Sinedrio e 217 visitantes