Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Somague News

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Somague

por JAS » 14/12/2003 2:16

Olá JCS.

Neste caso da Somague não sei quem é que ganhou mais...
O BPP não terá ganho isso por hora porque em Out.00 já detinha 5%. Portanto andou lá mais do que 3 anos mas mais euro menos euro nem interessa muito.
Que o BPP trabalhou muito bem estamos de acordo...

Depois de ter investigado a participação do BPP na JMT não me apetece ir agora fazer o mesmo à SMG... Mesmo assim, embora eu tenha andado ausente do título desde Nov.99 até Set.03, é-me fácil fornecer alguns dados pois acompanhei sempre de perto a sua evolução.

Da última vez que lá tinha andado, em 98/99, perdi cerca de 60% em ano e meio. O que me valeu foi ser uma posição muito pequena. Em termos percentuais acho que ainda constitui o meu record de perdas na bolsa... Fiquei vacinado.

Nessa altura dizia-se, nos bastidores, que a empresa estava muito mal e julgo que isso correspondia à realidade.
Entre Abr.98 e Dez.99 a cotação baixou 70% passando de 12,37 para 3,72 (O PSI perdeu apenas 14% no mesmo período).

Julgo que o BPP, para já deter 5% em Out.00, terá começado a comprar uns meses antes. Vendo a evolução da cotação temos a Somague a subir(e o PSI a cair) a partir de Mai.00 e deve ter sido por essa altura que começaram as compras.
O efeito deve ter sido similar ao que se notou na JMT pois na SMG cada 1% corresponde a aproximadamente 260k e podemos imaginar o que deu uma compra de 1,3M , mesmo repartida por 5 meses, num título de pouca liquidez.
Se em Mai.00 a cotação era de 3,70 no final do ano já era de 6,50. Só ai foram 75% de aumento quando o PSI perdeu, no mesmo período, cerca de 12%.

Durante o ano de 2001 a pressão compradora do BPP fez subir a cotação 30% eequanto o PSI perdeu 20%.

Durante 2002 subiu mais 23,7% e o PSI perdeu 25,6%.

Finalmente em 2003 já não conseguiam, ou já não queriam comprar mais, e a SMG, mesmo ao preço da OPA, está a perder 6,2% com um PSI a ganhar 13%.

A grande dificuldade do BPP ao comprar mais de 30% não era fazer subir a cotação.
- Era não a deixar cair quando parasse com as compras;
- E era conseguir vender essa posição avantajada...

É neste último ponto que reside, quanto a mim, a grande vitória deste trade de alto risco. Conseguiu mesmo vender!

Agora, nesta fase do campeonato, poderá perguntar-se quem terá ganho mais.

- O BPP naturalmente que ganhou 40% e que ganhou muito.

- O Diogo Vaz Guedes, que inicialmente dizem que quase a levou à falência, acabou por a transformar numa apetitosa empresa.
Enquanto isso, a participação de 30% da família Vaz Guedes teve uma valorização, entre os 3,72 de Dez.99 até aos 9,80 da OPA, de 163%!!!. Quatro vez superior à do BPP. Apenas graças a ele? Talvez sim, talvez não...

- Os espanhóis da Sacyr nem sei bem a que preço entraram mas julgo ter sido ao "preço da chuva" na época mais conturbada. Se a SMG valer mesmo os 9,80 a valorização da participação inicial de 30% também deve ter sido superior a 150%. Acabam donos da SMG. Graças ao BPP.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por JCS » 13/12/2003 13:10

Presidente do Banco Privado Português ganhou 1.100 euros por hora durante três anos com acções da Somague

Poucos investimentos conseguem garantir anualmente uma taxa de rentabilidade de 40%. Mas foi esse o rendimento que o presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, ganhou com as acções da Somague. Ao todo obteve de mais-valia 1.096 euros por hora durante os últimos três anos.

O banqueiro investiu 50 milhões de euros na compra de 31,5% do capital da construtora portuguesa, numa aplicação que começou em Outubro de 2000, quando João Rendeiro anunciou que já detinha mais de 5% do capital da empresa.

A venda das acções, que se verificou ontem, à família Vaz Guedes, no âmbito do processo de fusão entre a Somague e a empresa espanhola Sacyr Vallehermoso, rendeu a João Rendeiro um encaixe de 80 milhões de euros, ou seja, uma mais-valia de 30 milhões de euros.

Assim, o presidente do BPP ganhou com este investimento 790 mil euros por mês, ou seja, 26.300 euros por dia, ou então 1.096 euros por hora.

Segundo João Rendeiro, a aplicação nas acções da Somague, teve um retorno anual de 40%. Refira-se que um depósito a prazo num banco gera um retorno anual à volta dos 2% e que, em média, a aplicação num índice de bolsa como o Standard & Poor’s 500 gera uma rendibilidade anual de 12%.

No entanto, João Rendeiro referiu que “este retorno está directamente relacionado ao risco do investimento, que era relativamente elevado, na altura em que se começou a investir na Somague”.

Este investimento foi de mestre. 8-)

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por JAS » 12/12/2003 20:38

Já agora d´´a para rir um bocado com a história...

O destaque de hoje vai para a Somague com uma subida de seis por cento. A notícia de que a espanhola Sacyr Vallehermoso vai passar a controlar cerca de 94 por cento da empresa atraiu os investidores.
BolsaPt.com

"Atraíu" os investidores para venderem digo eu...
E a "atracção" só se traduziu em 8.210 títulos transaccionados...
O free-float que era de apenas 6,03% = 1.573.393 accções passou a ser de 1.565.193 se tiver sido a Sofip ou Sacyr a comprar.

JAS

por Visitante » 12/12/2003 15:36

Boa Tarde a todos...

Jas :wink:
Muito resumidamente, que o tempo não é muito :(

Numa primeira fase, a holding da familia guedes, irá investir 80 milhões para comprar ao BPP, os 31,5%ainda em seu poder, passando a primeira a deter 64,28%. .......

..........a compra à Freman e o aumento de capital da Sacyr mediante entrega das acções da Somague ocorrem em simultaneo .....

......Como a Sacyr já detem 29,69% fica com cerca de 94%! Neste momento a Sacyr ultrapassa o limite a partir do qual ( ver Código V.M.) é obrigatório o lançamento de OPA. (sobre 6%)

Segundo Diogo V G ainda não está claro que a Sofip tenha de se associar à OPA que a Sacyr terá de lançar ao atingir 93,97% do capital.......mas tb se tiver será uma mera formalidade, já que o custo das compras será suportado pelos espanhois.........

abraço
Pat
Visitante

Re: Noticia

por JAS » 12/12/2003 15:02

JCS Escreveu: O primeiro passo requer que o accionista principal da Somague, a familia Vaz Guedes (31,6%), compre a participação de 32.4% pertencente ao banco português BPP a €9,80 por acção (ficando a familia Vaz Guedes com 64% do capital da Somague), que será depois dada como troca por 5.3% do capital da Sacyr.

Se fôr assim vai ser divertido... Se começam por concentrar 64% nas mãos de um accionista isso implica que ele lance uma OPA o que obriga a Sacyr a lançar uma contra-OPA atirando o preço para 10,29 no mínimo...
Ou estarei enganado?

JAS

Noticia

por JCS » 12/12/2003 13:20

"The Spanish constructor SacyrVallehermoso agreed to increase its 29.7% stake in the Portuguese peer Somague to 100%. The first step in the operation requires that Somague´s reference shareholder, the Vaz Guedes family (31.6%), buys a 32.4% stake from the Portuguese bank BPP at Eur 9.8 per share, after which it will swap the stake for 5.3% of Sacyr´s share capital. Sacyr will then increase share capital by the amount needed to absorb the 64% it still does not own in Somague."

A construtora SactrVallehermoso concordou em aumentar a sua participação de 29,7% na construtora portuguesa Somague para 100%. O primeiro passo requer que o accionista principal da Somague, a familia Vaz Guedes (31,6%), compre a participação de 32.4% pertencente ao banco português BPP a €9,80 por acção (ficando a familia Vaz Guedes com 64% do capital da Somague), que será depois dada como troca por 5.3% do capital da Sacyr. A Sacyr irá depois efectuar um aumento de capital pelo montante necessário à absorção dos 64% que ainda não detém na Somague.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Patdav » 12/12/2003 12:56

Bom dia a todos :wink:

Sobre isto....... pouco mais se pode dizer. Até porque já estavamos à espera disto, vai para dois anos!

Gostaria só de deixar quatro pontos, embora todos eles sejam irrelevantes, uns meramente formais e outros consequentes.....

:arrow: A Família Vaz Pinto fez um bom negócio e continua no centro das decisões nacionais.

:arrow: Esta operação fica sujeita aos efeitos decorrentes da legislação Europeia sobre concorrência e da Assembleia Geral da Sacyr

:arrow: João Rendeiro terá sido quem mais ganhou neste negócio, fala-se em perto de 30 Milhões de Euros.

e o ultimo, mas talvez o primeirio...
:arrow: O encaixe financeiro líquido de 80 Milhões que o BPP vai conseguir no imediato “será certamente reinvestido”

Bj e abraços
Patdav

Registado: 25/11/2002 22:19

Obrigado

por Cem » 12/12/2003 12:06

De facto, por esses preços em queda, antevejo vigarice no ar!
Desconheço se nos warrants a regra da oferta mínima dos 10% acima da média dos últimos 6 meses vigora ou se é só extensível às acções...
Enfim, o que vale é que as sobras em causa são só uns restos de colecção e quase nem me lembrava deles!
De qualquer forma a minha curiosidade era mais para a informação acerca do preço da Sacyr sobre os warrants, provavelmente nem eles o saberão ainda, certamente até os quererão deixar esgotar até Novembro de 2005 ao preço de zero, poupavam quase 2 milhões de Euros...espero que a CMVM esteja atenta a estas palhaçadas!
Um abraço amigo, JAS.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

SMG

por JAS » 12/12/2003 11:35

Transaccionaram 1000 a 0,28 esta manhã.

Um abraço,
JAS

por Cem » 12/12/2003 11:30

A Somague terá sido o meu melhor negócio de activos portugueses ( agora espanhois ) registado entre o 2º semestre do ano passado e o início deste ano, através dos warrants.
Embora me tenha já desfeito do núcleo avantajado de warrants da Somague que cheguei a deter, sobraram-me ainda uns poucos milhares noutra corretora, adquiridos na altura em que subscrevi em 1998 as obrigações + warrants destacáveis.
Obviamente vou ter de me desfazer dos warrants pois não será possível fazer mexer mais o valor das acções sabendo-se que passam a ser todas controladas por uma só entidade.
Só estou curioso por ver que preço vão oferecer pelos warrants, que neste momento são do tipo out-of-the-money.
Em resumo, preço da OPA a 9,80 por acção, strike price a 12,47 e paridade de 2 warrants para 1 acção. Será que alguém sabe que preço será oferecido por cada warrant? Cheira-me a vigarice em que os pequenitos serão mais uma vez o mexilhão!
Obrigado desde já a quem tiver alguma informação sobre os warrants deste papel e puder aqui divulgar.
Bons negócios,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Ola

por Xbiana » 12/12/2003 2:17

Qual o preco de exercio dos Warrants? Thanks? A mim tambem vao ter de "ch****"
Xbiana

OPA à Somague

por JAS » 12/12/2003 0:44

O free-float é de apenas 6,03% = 1.573.393 accções
De acordo com o comunicado teremos dentro de 30 dias o Anúncio Preliminar da OPA...
Começa bem o ano.
A OPA também incidirá sobre 5.225.000 Warrants Autónomos emitidos pela Somague.

JAS

Somague

por JAS » 12/12/2003 0:21

JAS Escreveu: Poderá vir a haver uma guerrinha pelo seu controle e o free float já está reduzido a apenas 7%. Há que esperar pelas habituais festas do fim do ano.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah... Vão ter que OPAR as minhas?
A 9,80??? Acho barato. Só me dá 6,67%.
(mas aqui para nós fico satisfeitíssimo de me livrar delas tão depressa...)

JAS

por Pata-Hari » 11/12/2003 21:56

Ainda hoje tinha olhado para o gráfico da somague e pensado que ao contrário da JMT, que o BPP estaria muito parado... ora aí está a resposta...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Small, esta questão do Iraque Somague/Efacec

por especulador » 11/12/2003 21:41

que ontem saiu na imprensa, não será que trás água no bico?Efacec procura parceiro internacional, empresa opável, fez as limpesas que todos sabemos, para quê?Acção tem vindo a subir depois de 3 anos a penar.Não andará mouro na costa??????
especulador

Somague News

por Small Caps » 11/12/2003 21:27

BPP sai do capital da construtora nacional Sacyr Vallehermoso absorve Somague; Vaz Guedes vai deter 5% da nova empresa A Sacyr Vallehermoso vai adquirir o capital que ainda não detém na Somague, depois desta comprar a posição de 31,5% que o BPP tem na construtora, a 9,80 euros por cada acção. A família de Diogo Vás Guedes ficará com 5% do capital da empresa espanhola.

Huum...muito interessante :mrgreen: :mrgreen:
Um abraço,

Small Caps

Registado: 4/11/2002 22:20

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], Jonas74, josehenry400, macau5m, navaldoc, PacoNasssa, rg7803, Shimazaki_2 e 129 visitantes