Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

SNC - actualizado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 11/12/2003 19:54

Sonaecom apresentará queixa na CE para exigir separação accionista da TV Cabo
A Sonaecom vai apresentar uma queixa na Comissão Europeia exigindo a separação accionista da Portugal Telecom na TV Cabo, para reforçar a concorrência no sector das telecomunicações.

--------------------------------------------------------------------------------

Bárbara Leite
bl@mediafin.pt



A Sonaecom vai apresentar uma queixa na Comissão Europeia exigindo a separação accionista da Portugal Telecom na TV Cabo, para reforçar a concorrência no sector das telecomunicações.

Fonte oficial da operadora disse à Reuters que a «decisão está tomada», estando somente a ser deliberado o alvo da queixa: se o Estado, se a própria PT.

Esta decisão, também confirmada ao Canal de Negócios, segue a aprovação da lei das telecomunicações que somente obriga à separação societária da TV Cabo da PT Comunicações, dona da rede de telefonia fixa. A TV Cabo é proprietária da outra rede nacional de telecomunicações que permite transmissão de televisão, voz e dados.

O presidente da Sonaecom, Paulo Azevedo tem vindo sempre a afirmar que a PT teria que sair ou reduzir a sua participação no capital da TV Cabo.

Miguel Horta e Costa, presidente executivo da PT por seu lado, nem coloca essa hipótese em cima da mesa. «Não estamos a encarar vender a rede de cabo. É um investimento muito importante. É complementar das outras redes», destacou Miguel Horta e Costa, no final do jantar da APDC que se realizou este ano.

Para o presidente da PT, a rede de cabo do grupo surgiu de um concurso público a que muitos investidores puderam ter acesso. «Foi um investimento do grupo PT no quadro de liberalização total do cabo», sublinhou Horta e Costa, acrescentando que «a PT aproveitou essa oportunidade e decidiu correr o risco e investiu».

Por não ter nascido de uma posição dominante do operador histórico, o presidente da PT não encara a hipótese da separação accionista da rede do grupo.

O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), disse recentemente estar a estudar a possibilidade ou da separação do negócio grossista e retalhista da telefonia fixa no seio do Grupo Portugal Telecom, ou a separação da rede de cabo, para promover o desenvolvimento das telecomunicações em Portugal.

Antes desta decisão em avançar para instâncias europeias, Paulo Azevedo foi mais reservado. «Foi sempre essa a nossa a opinião (separação accionista da TV Cabo do grupo PT) e não tomamos nenhuma iniciativa nem em tribunal, nem na Autoridade da Concorrência, nem para forçar essa separação».

A TV Cabo integra o universo da PT Multimédia, detida em 56,48% pela PT SGPS. A PT Comunicações é detida em 100% pela PT.

As acções da Sonaecom encerraram nos 2,26 euros, a cair 0,44%, a PT encerrou nos 7,80 euros, a subir 1,69% e a PTM nos 15,20 euros, a cair 0,33%.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

SNC - actualizado

por TRSM » 11/12/2003 19:44

TRSM
Anexos
snc.png
snc.png (20.73 KiB) Visualizado 271 vezes
snc1.png
snc1.png (21.06 KiB) Visualizado 271 vezes
snc2.png
snc2.png (19.73 KiB) Visualizado 274 vezes
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, iniciado1, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, MR32, niceboy, nicoo, Nuno V, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006, TTM62, xeidafome e 410 visitantes