Obrigações II
Investopedia explains 'Duration'
The duration number is a complicated calculation involving present value, yield, coupon, final maturity and call features. Fortunately for investors, this indicator is a standard data point provided in the presentation of comprehensive bond and bond mutual fund information. The bigger the duration number, the greater the interest-rate risk or reward for bond prices.
It is a common misconception among non-professional investors that bonds and bond funds are risk free. They are not. Investors need to be aware of two main risks that can affect a bond's investment value: credit risk (default) and interest rate risk (rate fluctuations). The duration indicator addresses the latter issue.
Aqui está.
The duration number is a complicated calculation involving present value, yield, coupon, final maturity and call features. Fortunately for investors, this indicator is a standard data point provided in the presentation of comprehensive bond and bond mutual fund information. The bigger the duration number, the greater the interest-rate risk or reward for bond prices.
It is a common misconception among non-professional investors that bonds and bond funds are risk free. They are not. Investors need to be aware of two main risks that can affect a bond's investment value: credit risk (default) and interest rate risk (rate fluctuations). The duration indicator addresses the latter issue.
Aqui está.
- Registado: 14/5/2011 18:59
Sr_SNiper Escreveu:sqezer Escreveu:Apanhei a discussão a meio.
Gostava só de perguntar se alguém ja calculou a durantion destas obrigações, dado que o prazo é muito longo julgo que teria interesse.
Então é ler do inicio que também não é muito grande.
o que é a duration?
Eu também ando aqui devolta do calculo do cupão, é a unica coisa que quero esclarecer...
A duration, tem a ver com as taxas de juro, ou seja se tiveres obrigações de taxa fixa e os juros subirem, significa que as obrigações perdem valor, o inverso faz subir a cotação. Neste caso como a taxa do cupão é variavel e indexada aquela formula esquisita, não consigo fazer cenários para a subida ou descida dos juros.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
sqezer Escreveu:Apanhei a discussão a meio.
Gostava só de perguntar se alguém ja calculou a durantion destas obrigações, dado que o prazo é muito longo julgo que teria interesse.
Então é ler do inicio que também não é muito grande.
o que é a duration?
Eu também ando aqui devolta do calculo do cupão, é a unica coisa que quero esclarecer...
Lose your opinion, not your money
A questao principal é mesmo a evolucao do cupao. É directamente proporcional à diferenca entre as CMS (10y-2y). O que ainda nao encontrei é a evolucao dessa diferenca nos ultimos tempos. À partida e como as CMS são ligadas à Euribor e a Euribor tem descido ultimamente, a CMS a dois anos teria tendencia para descer enquanto a CMS a 10 anos teria uma descida menos acentuada. Ou seja, a diferenca CMS (10y-2y) aumentaria e consequentemente o cupao aumentaria....
Mas isto é uma teoria baseada em suposições sem o devido suporte de factos.
Mas isto é uma teoria baseada em suposições sem o devido suporte de factos.
- Registado: 29/2/2012 0:44
Sr_SNiper Escreveu:mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Partiste do princípio que o cupãoé fixo?
Não parti do principio que o cupão é fixo, porque não é.
Nas condições da emissão refere que há um valor minimo e maximo de cupão, quando este é flutuante, ouseja utilizando essa formula complexa (que é a situação actual), esse valor oscila entre 3% a 10%, eu calculei os extremos.
E o que achas de um investimento nesta obrigação na tua opinião pessoal?
Partindo do principio que a taxa de IRS é de 30%?
Sem ter lido o prospecto até ao fim, no caso de nao de precisar do dinheiro até à maturidade, estou com o Virtual, colocaria ai 5% do meu capital.
A diferença entre pagares 30% ou 25% de IRS traduz-se na practica entre teres 9,8% ou 10,5% liquidos (valor minimo do intervalo), não será por isso que não fazia o investimento.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Partiste do princípio que o cupãoé fixo?
Nas condições da emissão refere que há um valor minimo e maximo de cupão, quando este é flutuante, ouseja utilizando essa formula complexa (que é a situação actual), esse valor oscila entre 3% a 10%, eu calculei os extremos.
E o que achas de um investimento nesta obrigação na tua opinião pessoal?
Partindo do principio que a taxa de IRS é de 30%?
Sr_SNiper Escreveu:Partiste do princípio que o cupãoé fixo?
luissm Escreveu:Organizando as tuas palavras será mais ou menos isto certo?
Resta saber a variação da ERUR-ISDA-EURIBOR Swap Rate-11.00.
Sim, é mais ou menos isso.
rg7803 Escreveu:Sniper, o majomo já respondeu acima: o cupão é variável (em função de uma formula de cálculo).
Mas parece-me que o mais_um não utilizou essa formula, e teve em conta só os 6,2%, e depois o valor atual da obrigação e o valor nominal.
Já agora qual é a formula?
Epá, F#%$", podiam colocar uma formula mais complexa.
Pergunto-me a mim próprio porque colocam cupões destes.... fico logo de pé atrás...
- Anexos
-
- OTBES.jpg (95.4 KiB) Visualizado 5142 vezes
-
- ot2.jpg (36.16 KiB) Visualizado 5130 vezes
-
- ot3.jpg (102.1 KiB) Visualizado 5138 vezes
mais_um Escreveu:luissm Escreveu:mais_um Escreveu: O valor nominal dessas obrigações é 50K €
Sim é verdade, não referi isso.mais_um Escreveu:Contas de merceeiro:
Em termos teoricos a YTM pode variar entre um minimo de 14,3% e um maximo de 31,8%
O cupão pode variar entre 7,5% e 25%.
Já agora ó Merceeiro Teóricoexplica lá esses cálculos.
A rentabilidade derivada de comprares as obrigações abaixo do valor nominal é a percentagem de ganho absoluto a dividir pelo nº de anos que falta ate´à maturidade. neste caso tens 150% em 23 anos, o que dá +/- 6,5%/ano (para facilitar as contas de cabeça utlizei 40% como o valor da compra.)
A rentabilidade do cupão é calculda da mesma forma, compro por 40 e recebo o cupão de 100, logo tenho 7,5 minimo a 25 maximo.
Assim, com alguns arredondamenteo à mistura dá de 14% a 31,5%, menos 3 decimas do que referi inicialmente, (é o que dá fazer contas de cabeça).
Mas estas a partir do princípio que o cupão é fixo de 6,2% correto?
A minha questão é se é fixo ou variável, só me interessa isso, agora se compro a 40% 50% ou 100% são outras questões.
Partiste do princípio que o cupãoé fixo?
luissm Escreveu:mais_um Escreveu: O valor nominal dessas obrigações é 50K €
Sim é verdade, não referi isso.mais_um Escreveu:Contas de merceeiro:
Em termos teoricos a YTM pode variar entre um minimo de 14,3% e um maximo de 31,8%
Já agora ó Merceeiro Teóricoexplica lá esses cálculos.
A rentabilidade derivada de comprares as obrigações abaixo do valor nominal é a percentagem de ganho absoluto a dividir pelo nº de anos que falta ate´à maturidade. neste caso tens 150% em 23 anos, o que dá +/- 6,5%/ano (para facilitar as contas de cabeça utlizei 40% como o valor da compra.)
A rentabilidade do cupão é calculda da mesma forma, compro por 40 e recebo o cupão de 100, logo tenho 7,5 minimo a 25 maximo.
Assim, com alguns arredondamenteo à mistura dá de 14% a 31,5%, menos 3 decimas do que referi inicialmente, (é o que dá fazer contas de cabeça).
mais_um Escreveu: O valor nominal dessas obrigações é 50K €
Sim é verdade, não referi isso.
mais_um Escreveu:Contas de merceeiro:
Já agora ó Merceeiro Teórico

Bons Ventos,
SW
SW
luissm Escreveu:Já remeti as questões.
Também fiquei com essa dúvida em relação à taxa do cupão, referido nas páginas 3 à 6.
Solicitei uma simulação (que normalmente me enviam) em que tem as contas todas feitas.
Vamos aguardar.
Já agora, enviaram-me também este:
BANCO ESPIRITO :: BESPL 3 7/8 01/21/15 :: PTBLMXOM0019
http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds/bco+espirito+sto+10+15+PTBLMXOM0019
Com uma TIR Liquida de 6.1% calculada no simulador deles.
O valor nominal dessas obrigações é 50K €
Contas de merceeiro:
Nota: Um esclarecimento/correção, o valor que refiro do cupão é a rentabildiade partindo do pressuposto de adquirir as obrigaçaões a 40%. Porque em termos nominais, o cupão varia entre 3% a 10%.
Nota: Um esclarecimento/correção, o valor que refiro do cupão é a rentabildiade partindo do pressuposto de adquirir as obrigaçaões a 40%. Porque em termos nominais, o cupão varia entre 3% a 10%.
Editado pela última vez por mais_um em 13/8/2012 22:01, num total de 1 vez.
Já remeti as questões.
Também fiquei com essa dúvida em relação à taxa do cupão, referido nas páginas 3 à 6.
Solicitei uma simulação (que normalmente me enviam) em que tem as contas todas feitas.
Vamos aguardar.
Vamos aguardar.
Bons Ventos,
SW
SW
luissm Escreveu:As explicações não foram muitas, apenas referiram que dado investir-se metade do valor em relação à taxa do cupão, a mesma passava a ser muito superior, considerando o capital realmente investido.
Não me formam apresentadas a contas finais, mas falou-se em uma YTM na ordem dos 20%.
Coloquem as questões que acharem pertinentes que eu remeto ao meu gestor de conta.
Para mim, só se for mesmo muito rentável, pois já estou demasiado exposto ao BES.
20%... o teu gestor de conta deve fazer cá umas contas...
Eu tenho amigos gestores de conta que sabem tanto disto como o homem do talho.
Eu só queria saber se pagas mesmo 30% de IRS por estar sediado num pariso fiscal e se o cupão é fixo.
luissm Escreveu:As explicações não foram muitas, apenas referiram que dado investir-se metade do valor em relação à taxa do cupão, a mesma passava a ser muito superior, considerando o capital realmente investido.
Não me formam apresentadas a contas finais, mas falou-se em uma YTM na ordem dos 20%.
Coloquem as questões que acharem pertinentes que eu remeto ao meu gestor de conta.
Para mim, só se for mesmo muito rentável, pois já estou demasiado exposto ao BES.
Pede para te explicarem, detalhadamente, o cálculo do cupão... por exemplo, qual foi o cupão pago este ano.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
As explicações não foram muitas, apenas referiram que dado investir-se metade do valor em relação à taxa do cupão, a mesma passava a ser muito superior, considerando o capital realmente investido.
Bons Ventos,
SW
SW
Sr_SNiper Escreveu:Cupão baixo?
É alto, muito alto 6,2% é espetacular.
Agora quero é ter a certeza que é um cupão fixo
O cupão não é fixo... esses 6,2% foram até 2010.
Atualmente, e até à maturidade, o juro anual depende de uma fórmula que ainda não entendi, sendo que o mínimo da taxa é 3% e o máximo é 10%...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
do blog que referiro será que estão a falar das mesmas obirgações?
http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5912.0
http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5912.0
- Registado: 26/5/2009 13:01
Quem está ligado: