Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - Compra de Acções Próprias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiopatinhas » 20/12/2003 13:53

Não entendi essa do ritmo :roll: .
Parece-me que de facto os tais 5% de aquisição de acções próprias não se vão verificar :!: . Neste contexto e se continuarmos como até aqui, nunca chegaremos a esse nº :( . Isto, como é evidente não quer dizer que a PT pare de fazer as suas compras. Se ler os posts de Jas verifica aí uma boa análise e resultado de pesquisas feitas por ele que nos mostram os 3% como uma hipotese possível este ano :?: .
Em sintese e caso se verifique a não aquisição até 5% poderemos é ter que ter mais cuidados a analisar o que diz a PT e estar sempre de pé atrás. Sabem tralha... :twisted: :twisted: :mrgreen:
tiopatinhas
 

por Rita_cd2001 » 20/12/2003 12:55

Assim sendo, e ao ritmo de aquisição a que tivemos acesso, inclusivamente a valores altos (7,99) será de esperar possíveis subidas importantes até ao fim do ano levando-a bem para dentro do canal ascendente.
 
Mensagens: 121
Registado: 16/5/2003 15:50

Comunicado

por JAS » 20/12/2003 2:14

Touro Escreveu:JAS, o que me parece é que se tivessem a intenção de continuar a comprar até ao final do ano não publicariam o comunicado hoje

Eles hoje eram obrigados a publicar e até por 2 razões:
- excederam o limite por sessão de 0,05% de compra de acções próprias;
- excederam a percentagem de 2% no total detido.

A razão foi essa.

Se fizerem mais compras terão que comunicar sempre que excederem os 0,05%/sessão ou atingirem os 3%.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Touro » 19/12/2003 23:34

JAS, o que me parece é que se tivessem a intenção de continuar a comprar até ao final do ano não publicariam o comunicado hoje, afinal todos ficámos a saber que eles andaram nas compras todos os dias...

Acredito que este comunicado marcou o fim do primeiro "round" de aquisições. O que a ser verdade reforça a má situação técnica do título.
Cumprimentos,
Touro
 
Mensagens: 1347
Registado: 5/11/2002 14:09
Localização: Porto

correcção

por JAS » 19/12/2003 21:23

Houve 3 sessões (e não 2) em que excederam os 0,05%.
Tinha-me esquecido da sessão de hoje que até foi aquela em que compraram maior quantidade.
1,3M (0,1%) que corresponde a 25% do volume do dia!

Foi pena o Sr. Barão ter partido para fim de semana tão cedo e não estar a ver o fecho...

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Pata-Hari » 19/12/2003 21:16

compram todos dias e mesmo assim cai com o mercado a subir :?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

update - 19 Dez

por JAS » 19/12/2003 21:12

Eu tinha recebido esta resposta da PT.
Acusamos a recepção do seu e-mail, e apesar de tentarmos dar uma resposta tão rápida quanto possível aos nossos accionistas e investidores, constatámos que obteve uma resposta junto da CMVM para as questões relativas às transacções de acções próprias, com o que nos congratulamos e nos levou a não o contactar também no próprio dia.

De qualquer forma, gostaríamos mesmo assim de aproveitar o seu contacto enquanto investidor, o que nos apraz, para lhe salientar que a PT, de acordo com os seus princípios de total transparência e disclosure, que constituem uma referência no sector, cumpre obviamente com todos os requisitos legais relativos às comunicações de transacções de acções próprias, que são: dever de comunicação sempre que as transacções diárias ultrapassem os 0,05% do capital admitido à negociação e sempre que ultrapasse, sucessivamente, o limite de 1% do total do capital social.


E voltei a insistir...
Os meus agradecimentos pelo seu mail.
Note que o que eu escrevi foi o seguinte:

"A PTC tem mantido uma posição muito transparente na Aquisição de Acções Próprias. Anunciou que o ia fazer e iniciou as compras divulgando as diversas aquisições o que deu confiança ao Mercado e fez subir a cotação.
Parece-me que haveria todo o interesse na divulgação dos dados omitidos ou, no mínimo, o actual preço médio das aquisições já efectuadas."

Portanto não está em causa o cumprimento da Lei...
Continuo a achar que a PT deveria divulgar as compras que efectuou. Não perde nada por o fazer...
Mesmo que não comunique à CMVM pode publicar no seu próprio site.


Folgo muito que a PT tenha feito hoje um longo comunicado no qual fornece a listagem de todas as aquisições efectuadas e que incluem aqueles 4 milhões que nos faltavam.

A lista é tão grande que não vale a pena transcrevê-la pois pode ser consultada no endereço acima indicado.

Deve-se realçar o seguinte relativamente ao período de 30 OUT/19 DEZ:

- A PT comprou acções em TODAS as 36 sessões de bolsa. Não faltou a nenhuma...

- Em 7 sessões ficou mesmo no limite acima do qual teria que comunicar (0,05%=600k). Apenas em 2 delas (18 e 19 Nov.) excedeu esse limite e comunicou. Tem procurado não dar nas vistas.

- A média de compras por sessão foi de aproximadamente 192.345 acções o que representa apenas 4% do volume médio diário. Nada de significativo. Pode-se concluir que não tem sido responsável pela subida.

- O preço máximo foi 7,99. Não está preocupada com o preço...

- Ontem e hoje, por exemplo, não interveio nos fechos. Vemos isso pelos preços a que adquiriu.


A PTC passou a deter 26.117.127 acções próprias, correspondentes a 2,08% do capital.
Desconhece-se o actual preço médio das aquisições.

A notícia hoje publicada, de que não iriam ultrapassar os 2%, falha por pouco.
Se mantiverem a média de 200k/dia terminam o ano com 2,18%. Se andarem nos máximos de 600k/dia poderão ainda chegar aos 2,38%. Os decimais não interessam, continua a ser 2.

Mas o importante neste comunicado, pós-notícia, é revelar-nos que a PT têm realizado compras TODOS os dias.
Sendo assim não vejo qualquer razão para se pensar que o deixarão de fazer nos próximos dias.(*1)
Nestes dias, provavelmente de menor volume, a influência de compras até pode ser mais interessante.

JAS


(*1)a não ser que já tenham encerrado para férias de Natal e só regressem no dia 02 de Janeiro...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

PTC

por JAS » 10/12/2003 18:59

Ontem tinha feito essas contas e também achei que era muita fruta para tão poucas sessões.
Não me parece provavel que passem dos 3% este ano.
Acima disso deveria dar um desmesurado aumento da cotação e as compras sairiam caras...

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Ratão » 10/12/2003 18:58

A mim só me surpreende é este susto. Esta queda tão acentuada. Dos 8.08 aos 7,52 em 8 dias.
Mas quem sou eu????
Nem resistado estou.....
Ratão
 

por nunofaustino » 10/12/2003 18:54

Ulisses...

Eu acredito que n vão comprar 40M... mas, dado o excelente trabalho que a PTC tem feito a segurar a cotação nos momentos chave e a credibilizar o anúncio feito (comprar 10% de acções próprias), acredito q a PTC vai comprar mais uns milhões para continuar a dar credibilidade ao anúncio de compra das acções próprias e para que toda a gente continue a pensar q é um risco muito gd estar curto em PTC...

Um abraço
Nunofaustino

P.S. disclaimer - hoje n tenho acções da PTC, mas amanhã já devo ter :) ...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Ulisses Pereira » 10/12/2003 18:46

Jas,

Fazendo as contas por alto, a PT necessitaria de comprar perto de 40 milhões de acções próprias para perfazer os tais 5% até ao final de 2003. A 13 sessões do final do ano, reforço a convicção que te venho falando há algum tempo que esses 5% até ao final do ano foram um "bluff" e que não se concretizarão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

PTC

por JAS » 10/12/2003 18:37

Não há qualquer comunicado da PTC sobre compra de acções próprias.
O último, datado de 18 Novembro, refere que possuem 1,46%.
Eles são obrigados a comunicar quando chegarem aos 2%(faltavam aproximadamente 6,24M) ou se, numa sessão, adquirirem mais do que 0,05%(aproximadamente 600k).

Não me parece que tenham andado a comprar muitas... Já há 3 semanas que não comunicam.

Na minha opinião vão fazer muitas compras antes do fim do ano.
Eu até acredito no Pai Natal... Este ano até lhe pedi uns Warrants Call da PT supervalorizados.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Ratão » 10/12/2003 14:41

Voltaram à carga em compra de acções próprias.

Espero que anunciem quanto vão comprar esta semana.
Ratão
 

por lan » 2/12/2003 23:45

O post anterior é meu
Esta droga já descambou outra vez sem eu notar

Abraço JAS

Lan
 
Mensagens: 331
Registado: 5/11/2002 2:29
Localização: Porto

por Visitante » 2/12/2003 23:35

Que grande investigação, JAS
Quando metes o nariz....cuidado contigo....

Já trabalhaste para a JUDITE? :lol:
Visitante
 

PTC

por JAS » 2/12/2003 22:49

Não há qualquer novo comunicado da PT mas descobri 2 coisas com interesse...

- Distribuição Geográfica pelo Mundo dos títulos da PT
- Participações Qualificadas em 14 de Novembro de 2003

Comparando com as participações qualificadas registadas em 31 DEZ 2002 o mais importante é o aparecimento do Fundo Capital(EUA ou GB?) que surge como novidade. Este Fundo já havia comunicado que detinha, em 24 JAN 03, uma participação de 2,18% e terá adquirido cerca de 3% desde aí até 11 de Novembro.

Dos restantes "qualificados" há apenas duas pequenas variações:
Banco Espírito Santo +0,45%
Brandes Investments -0,22%

De realçar que neste período passaram mais 5,27% para as mãos de institucionais (com o estatuto de "qualificados").
E que ainda há a adiccionar o 1,46% que a PTC adquiriu.

JAS
Anexos
partqualifPTC.jpg
Participações Qualificadas em 14 NOV 2003
partqualifPTC.jpg (20.61 KiB) Visualizado 1555 vezes
distgeogPTC.jpg
Distribuição Geográfica da PTC
distgeogPTC.jpg (39.45 KiB) Visualizado 1556 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

esclarecimento

por JAS » 21/11/2003 11:14

Exmo Senhor:
Na sequência do pedido de informações solicitado por V. Exa., cumpre informar que, nos termos da lei (cfr. arts. 9º e 11º do Regulamento 11/2000 infra.), a comunicação de transacções de acções próprias no caso em análise verifica-se sempre que se ultrapasse 0,05% do capital social numa sessão, ou, cada vez que as transacções perfaçam ou ultrapassem 1% do capital social em causa.
O regulamento citado pode ser encontrado no sítio desta Comissão, em
http://www.cmvm.pt/legislacao_e_publica ... 000_11.asp
Ao dispor para, querendo, posteriores esclarecimentos, apresentamos os melhores cumprimentos,
O Coordenador-executivo
Luís Guilherme Catarino


Sendo assim, concluo que a PTC terá comprado os 4 milhões, entre 18 OUT e 16 NOV, em prestações pequeninas e inferiores a 625.000/sessão.
O que dá pelo menos 7 sessões de compras.

Ficamos sem saber quando comprou, a que preço comprou e qual é o actual valor médio da aquisição de acções próprias.

A PTC não é obrigada a comunicar enquanto continuar a fazer pequenas compras/sessão.
Será obrigatório quando chegar a um total de 2%.

Mas, pergunto eu, a PTC terá algum interesse em esconder as compras dos investidores?

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

PTC

por JAS » 20/11/2003 14:27

Continuo sem notícias sobre a misteriosa compra dos 4M de acções próprias...
A CMVM não responde, a PTC também não.

Se alguém estiver interessado em pedir informações estão aqui os contactos:

PTC:
Vitor Sequeira
Director de Relação om Investidores
Telefone: +351.21.500.2559
Fax: +351.21.355.6623
E-mail: vitor.j.sequeira@telecom.pt

CMVM:
cmvm@cmvm.pt

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

O mistério mantém-se...

por JAS » 19/11/2003 13:49

A PTC violou o disposto na alínea b)do nº1 do artigo 9º do Regulamento do Mercado dos Valores Mobiliários nº11/2000 e, a esta hora, os investidores continuam a não saber "quando e a que preços" terá comprado mais de 4 milhões de acções próprias...

Os meus mails ainda não tiveram resposta.
A que horas pegam para o trabalho lá na CMVM?

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por nunofaustino » 19/11/2003 2:42

Olá Jas... eu por acaso tb reparei que a % tinha passado de 1.0qquer coisa para 1.46%, mas pensei q tinha perdido algum anúncio...

Um abraço e boa sorte para as plantinhas...

Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

Mistério...

por JAS » 19/11/2003 2:39

O giro da questão é que os 4 milhões de acções parecem ter surgido do Além e por milagre...

Consultados os comunicados no site da Portugal Telecom não há lá nenhum referente à compra de acções próprias naquele intervalo de um mês.

Sendo assim dá ideia que não terão sido prestadas aos investidores toda a informação obrigatória por lei.

E a CMVM parece que não dá por nada...

Que tal vocês mandarem uns e-mails para ver se eles acordam?
Basta ir à página www.cmvm.pt/ e a "contactos".

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Mais compras

por JAS » 19/11/2003 1:41

Ao fim de um mês de inactividade ontem e hoje houve mais compras e já sairam os respectivos comunicados.

A PTC parece disposta a, por um lado, aproveitar as correcções e por outro a aguentar a cotação.
Estão a actuar como uns verdadeiros artistas...

Ficámos a saber das seguintes compras:

17 NOV = 900k (entre 7,52 e 7,63)
18 NOV = 750k (entre 7,49 a 7,61)
A PTC informou ainda que passou a deter o equivalente a 1,46% do capital.

Ainda faltarão cerca 3,5% (mais de 50 milhões de acções) se a intenção for mesmo comprar 5% até ao final do ano.
A compra a 7,63 foi a mais cara até agora.
A média anterior era de 6,93 e agora terá subido.

E quando tentava fazer umas contas para calcular, mais ou menos, o novo preço médio descobri uma coisa muito engraçada...
A PTC comprou, nesse intervalo de tempo entre 18 OUT e 16 NOV, nada mais nada menos do que 4.077.237 acções.

E nós não demos por nada...
No site da CMVM não encontro qualquer comunicado...

Já enviei e-mails a pedir informações à CMVM e à própria PTC.

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

OPA

por JAS » 18/11/2003 18:34

Julgo que a operação de compra de Acções Próprias tem como primeiro objectivo remunerar mais os accionistas. Lucros/0,90=1,11.

O segundo objectivo que é a valorização das acções deriva do primeiro pois, teoricamente, existe uma certa correlação entre a AF e a AT em termos de longo prazo. Além disso o aumento da procura pode dar o mesmo efeito sobretudo em Bull Market.

Se o terceiro objectivo será uma OPT, com compra da PTM, parece-me que seria viavel mas que deve ser encarado como possivel apenas no médio prazo.
Isto porque a PTC informou que a compra dos 10% seria feita até ao final de 2004 o que, como é evidente, não impossibilita que possa ser concluída bastante mais cedo...
Como essas operações têm que ser anunciadas de surpresa, de forma a estabelecer uma relação PTC/PTM favorável para os accionistas da PTC, torna-se necessário uma subida mais rápida da PTC em detrimento da PTM. Mas torna-se igualmente necessário que a PTC já tenha adquirido grande parte dos 10% de acções próprias, que dará em pagamento, antes de poder lançar uma operação destas.
Possível é...
E se virmos a PTC a comprar mesmo os 5% até ao final deste ano o "possível" torna-se mais próximo no tempo.

Quanto à pergunta se os 27 euros são um preço bom para a operação acho que eles só podem ter um significado psicológico. O preço será sempre função do valor resultante de uma avaliação independente da empresa acrescido de um pequeno prémio.
Numa OPT são avaliadas as 2 empresas e é estabelecido um determinado coeficiente do tipo 1 acção da PTC = x,xx acções da PTM. Esse coeficiente dividido pela cotação da PTC dar-nos-á a cotação equivalente da PTM na data do anúncio da OPT. E a cotação na altura, seja ela qual for, corrigirá para esse valor.
Só por coincidência coincidiria com os 27 euros.
Como a PTM andou uns anos a acumular prejuizos o valor deve ser menor.

JAS


JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

3 PT por 1 PTM

por Duvida1 » 18/11/2003 14:05

Era um grande negócio para a PT, pois recuperava as acções vendidas na OPV da PTM, a um preço inferior e com a cotação da PT próxima dos 9 Euros, no fecho destas aquisições, poderia tentar muitos investidores a aceitar a troca pelo preço teórico de 27 Euros.
Só por curiosidade gostaria de saber a vossa opinião se esta simples ideia chegaria para retirar a PTM do mercado, isto é, se o preço da OPV seria um bom preço para quem detém PTM.
Duvida1
 

JAS

por PTM » 17/11/2003 20:29

É possivel a pt lançar uma Opa à PTM, e estar a comprar acções próprias para entregar por troca de acções da ptm?

Cumps
PTM
 

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, darkreflection, Google [Bot], josehenry400, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, Olhar Leonino, Shimazaki_2, silva_39 e 159 visitantes