Obrigações II
Sr_SNiper Escreveu:É um investimento com menor retorno que as ações, mas muito mais tranquilo e com menos stress.
E também não quero ficar rico.
Tenho um posicionamento semelhante:
É um investimento com menor potencial de retorno em relação às ações, mas muito mais tranquilo e com menos stress.

Sr_SNiper Escreveu:
Além disso na GB podem-se comprar tocos destas obrigações e não montantes de 50K.
Por vezes (no caso do Big é sempre)a imposição de ser 50K tem a ver com o facto dsssas obrigações terem valor nominal de 50K (não podes comprar meia obrigação

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Pode ser que as condições dessas empresas se tenham deteriorado rapidamente nos últimos tempo e que as agências ainda não tenham actualizado o rating. Eu daria uma vista de olhos nos relatórios da Moody's ou da S&P pelas razões que as levarão a cortar nos ratings, ver de quando é o último rating e qual o outlook.
VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:As obrigações da EDP 2015, deverão ser a minha próxima venda.
Que tal um roll over para as EDP 2020 - XS0223447227?
Essa maturidade é muito elevada, já tenho Ot´s de 2019
Mas quê? Tamos a fazer trading ou a levar até à maturidade? Da forma que as coisas vão daqui a 2/3 anos já está nos 100%![]()
![]()
Essas só tem uma YTM de 7,4%, ou seja depois de comprar com comissões e impostos fico melhor com um DP.
Estamos no melhor de dois mundos, nem num nem noutro...
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:As obrigações da EDP 2015, deverão ser a minha próxima venda.
Essa maturidade é muito elevada, já tenho Ot´s de 2019
Mas quê? Tamos a fazer trading ou a levar até à maturidade? Da forma que as coisas vão daqui a 2/3 anos já está nos 100%

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Sr_SNiper Escreveu:As obrigações da EDP 2015, deverão ser a minha próxima venda.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Partilho a atualização da minha carteira de OT´s após fazer uma remodelação em Julho e AGosto
OT´s 2012
06_Set_11 15_Jun_12
96% 100%
CUPÃO 5%
BRISA 2013
06FEV_12 31_Jul_12
94,2% 100%
CUPÃO 4,8%
EDP 2015
22_NOV_11 EM CARTEIRA
85%
CUPÃO 3,75%
OT´s 2013
31_MAR_11 31_JUL_12
92,93% 100,25%
CUPÃO 5,45%
SONAE 2015
23_JUL12 EM CARTEIRA
100%
CUPÃO 7%
PARPUBLICA 2014
20_JUN_12 EM CARTEIRA
81,25%
CUPÃO 4,2%
OT´s 2016
03_AGO_2012 EM CARTEIRA
93,25%
CUPÃO 6,4%
OT´s 2019
07_AGO_2019 EM CARTEIRA
76,20%
CUPÃO 4,75%
EDP 2015
22-Nov-11 17-AGO-12
85% 95,1%
CUPÃO 3,75%
OT´s 2012 EM CARTEIRA
17AGO-12
69,2%
Não são negócios espetaculares, mas vão dando bem mais que DP.
OT´s 2012
06_Set_11 15_Jun_12
96% 100%
CUPÃO 5%
BRISA 2013
06FEV_12 31_Jul_12
94,2% 100%
CUPÃO 4,8%
EDP 2015
22_NOV_11 EM CARTEIRA
85%
CUPÃO 3,75%
OT´s 2013
31_MAR_11 31_JUL_12
92,93% 100,25%
CUPÃO 5,45%
SONAE 2015
23_JUL12 EM CARTEIRA
100%
CUPÃO 7%
PARPUBLICA 2014
20_JUN_12 EM CARTEIRA
81,25%
CUPÃO 4,2%
OT´s 2016
03_AGO_2012 EM CARTEIRA
93,25%
CUPÃO 6,4%
OT´s 2019
07_AGO_2019 EM CARTEIRA
76,20%
CUPÃO 4,75%
EDP 2015
22-Nov-11 17-AGO-12
85% 95,1%
CUPÃO 3,75%
OT´s 2012 EM CARTEIRA
17AGO-12
69,2%
Não são negócios espetaculares, mas vão dando bem mais que DP.
- Anexos
-
- otsimagem.jpg (90.92 KiB) Visualizado 5277 vezes
-
- OBR.png (10.41 KiB) Visualizado 4746 vezes
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 20/8/2012 14:27, num total de 1 vez.
Blue Epsilon Escreveu:Os termos MERCADO e RACIONALIDADE são incompatíveis.
É uma das coisas mais discutidas, existe toda uma ramificação de finanças para tratar disso. Behavioral Finance
Eu diria que, no curto prazo, os mercados são tão racionais como os nossos sentimentos .
No longo prazo os mercados têm sido tão constantes que é difícil não dizer que são racionais (por longo prazo entenda-se dezenas de anos).
Sr_SNiper Escreveu:Pois não, mas só é mau quando rebentar
Sabes que discordo e a minha visão que as Ot's não é o meu negócio ideal só prova isso. Deram muito $ e não é por isso que as passei a achar excelente negócio! Não julgo um negócio pelo $ que deu/dá!!
Sr_SNiper Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:4- Isso do lixo é o que dizem as empresas de rating, o mercado não diz isso, porque o mercado anda a encher-se delas, só assim passam de 81% para mais de 90% em pouco mais de um mês.
Qualquer coisa acima de 6% é considerado High Yield (ou junk bonds/lixo). As agências de rating nada mais fazem do que ajustar o rating aos valores que o mercado já pratica.
Isso do "mercado anda a encher-se delas" sabes muito bem que há booms bolsistas tb não quer dizer que sejam racionais.
Pois não, mas só é mauq quando rebentar, se tu compra-te cá em baixo e está a subir andas à procura de explicações lógicas para a subida da cotação?
Como diria o ELias, "é o interesse comprador" agora se é racional ou não isso não sei...
Os termos MERCADO e RACIONALIDADE são incompatíveis.
Os jornalistas é que tentam diariamente reconciliá-los, mas sem grande sucesso...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:4- Isso do lixo é o que dizem as empresas de rating, o mercado não diz isso, porque o mercado anda a encher-se delas, só assim passam de 81% para mais de 90% em pouco mais de um mês.
Qualquer coisa acima de 6% é considerado High Yield (ou junk bonds/lixo). As agências de rating nada mais fazem do que ajustar o rating aos valores que o mercado já pratica.
Isso do "mercado anda a encher-se delas" sabes muito bem que há booms bolsistas tb não quer dizer que sejam racionais.
Pois não, mas só é mauq quando rebentar, se tu compra-te cá em baixo e está a subir andas à procura de explicações lógicas para a subida da cotação?
Como diria o ELias, "é o interesse comprador" agora se é racional ou não isso não sei...
Sr_SNiper Escreveu:4- Isso do lixo é o que dizem as empresas de rating, o mercado não diz isso, porque o mercado anda a encher-se delas, só assim passam de 81% para mais de 90% em pouco mais de um mês.
Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Mas não especulador mau.
Claro que não. Maus são os outros![]()
ConfirmoSr_SNiper Escreveu:Eu compreendo o que dizes, não estava à espera que as obrigações subissem tão rapidamente, e por isso quando começaram a cotar acima do par e fiquei só a ganhar o cupão, já era uma rendibilidade que não me interessava.
Hum, mas quando compras uma obrigação com uma YTM de 8%, por exemplo, a tua ideia é mantê-la até à maturidade e receber os 8% ou é sacar 2% em pouco tempo e depois largá-la?Sr_SNiper Escreveu:Já agora o que achas dela?
Não tenho opinião, porque não a vi com detalhe.Sr_SNiper Escreveu:O BES não me parece que vá fechar as porta em 11 meses e o commerzbank também não...
Epa... nunca subestimes o mercado...
Já agora, costumas olhar para o rating dos emitentes?
A Parpública está cinco níveis abaixo de lixo, já não está muito longe do incumprimento...
1-Confirmo
2-Depende se a YTM é de 8%, mas devesse a estar bastante abaixo do par e não porque tem um bom cupão, então quando estiver ao par vendo, nunca com ganhos de 2%.
Tenho obrigações da SONAE compradas a 100% e não pretendo desfazer-me delas. Tenho obrigações da EDP 2015 com cupão de 3,75%, quando comprei tinham uma YTM de cerca de 8,5%, se cotarem ao par ou muito próximo vendo, pois com um DP consigo bem mais que 3,75% ao ano. Não sei se me fiz perceber...
3-Eu não subestimo, se subestimasse em vez de 6% da carteira de obrigações, colocava lá o guito todo ( ainda nem sei se vou comprar, só ando a ver)
4- Isso do lixo é o que dizem as empresas de rating, o mercado não diz isso, porque o mercado anda a encher-se delas, só assim passam de 81% para mais de 90% em pouco mais de um mês.
5.Olho sempre para o rating dos emitentes, por isso é que me apercebo do grau de especulação que têm e por isso determino a percentagem de dinheiro que lá coloco
Sr_SNiper Escreveu:Mas não especulador mau.
Claro que não. Maus são os outros

Sr_SNiper Escreveu:Eu compreendo o que dizes, não estava à espera que as obrigações subissem tão rapidamente, e por isso quando começaram a cotar acima do par e fiquei só a ganhar o cupão, já era uma rendibilidade que não me interessava.
Hum, mas quando compras uma obrigação com uma YTM de 8%, por exemplo, a tua ideia é mantê-la até à maturidade e receber os 8% ou é sacar 2% em pouco tempo e depois largá-la?
Sr_SNiper Escreveu:Já agora o que achas dela?
Não tenho opinião, porque não a vi com detalhe.
Sr_SNiper Escreveu:O BES não me parece que vá fechar as porta em 11 meses e o commerzbank também não...
Epa... nunca subestimes o mercado...
Já agora, costumas olhar para o rating dos emitentes?
A Parpública está cinco níveis abaixo de lixo, já não está muito longe do incumprimento...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Mas porque dizes isso?
Apenas fiz aquele comentário porque tenho notado um crescente interesse da tua parte por obrigações com YTM elevados (correspondente ao que as agências de rating chamam "especulativo").
Mas pronto, eu não pretendo ferir susceptibilidades, por isso vou rever o meu comentário anterior, onde está "gambler" é favor ler "especulador"![]()
![]()
Mas não especulador mau

Eu compreendo o que dizes, não estava à espera que as obrigações subissem tão rapidamente, e por isso quando começaram a cotar acima do par e fiquei só a ganhar o cupão, já era uma rendibilidade que não me interessava.
Mas tens razão, a mais especulativa que tenho neste momento é a parpública, onde tenho 6% da minha carteira total e 12% da carteira de obrigações.
Neste momento praticamente já deixou de ser especulativa, pois cota bastante acima do valor de compra e pretendo comprar a minha obrigação especulativa, precisamente na mesma percentagem, e este CLN poderá encaixar-se nesse âmbito, mas ainda estou a estudar a situação.
Já agora o que achas dela? O BES não me parece que vá fechar as porta em 11 meses e o commerzbank também não...
Sr_SNiper Escreveu:Mas porque dizes isso?
Apenas fiz aquele comentário porque tenho notado um crescente interesse da tua parte por obrigações com YTM elevados (correspondente ao que as agências de rating chamam "especulativo").
Mas pronto, eu não pretendo ferir susceptibilidades, por isso vou rever o meu comentário anterior, onde está "gambler" é favor ler "especulador"

Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:A mim nem me parece assim tão arriscado este CLN, risco do Commerz e BES, apenas a 11 meses e com uma YTM de 19%.
Alguem já comprou CLN no mercado secundário?
É impressão minha ou estás a tornar-te um gambler das obrigações?
Tenho as obrigações distribuídas por graus especulativos, sendo que quanto mais especulativo, menos capital tenho lá
Tenho reservado 50% da carteira para obrigações, e com a venda da BRISA e OT´s 2013 estou a reformular a mesma.
Mas porque dizes isso?
Sr_SNiper Escreveu:A mim nem me parece assim tão arriscado este CLN, risco do Commerz e BES, apenas a 11 meses e com uma YTM de 19%.
Alguem já comprou CLN no mercado secundário?
É impressão minha ou estás a tornar-te um gambler das obrigações?

Boa sorte LOL
majomo Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:E tens muito bem que eu tenho as de 2016 e 2019 e Parpublica.
E o que achas desta pérola? São Séniores?
DE000CZ22YG9
Hum....só depois de ler o prospecto é que posso opinar, mas só encontro em alemão.
Parecem-me interessantes... Acho que é um CLN, com emitente o BES, mas parece-me interessante, nem o BES nem o commerz devem fechar as portas em 12 meses...
Atenção à liquidez das CLN's, para mim são produtos a manter até à maturidade...
Nem de prepósito, o meu corretor acabou de me dizer que a liquidez é reduziada e que não posso investir a minha fortuna toda nisto

Acabei de lhe perguntar até que montantes consigo negociar a compra destas CLN
Sr_SNiper Escreveu:mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:E tens muito bem que eu tenho as de 2016 e 2019 e Parpublica.
E o que achas desta pérola? São Séniores?
DE000CZ22YG9
Hum....só depois de ler o prospecto é que posso opinar, mas só encontro em alemão.
Parecem-me interessantes... Acho que é um CLN, com emitente o BES, mas parece-me interessante, nem o BES nem o commerz devem fechar as portas em 12 meses...
Atenção à liquidez das CLN's, para mim são produtos a manter até à maturidade...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 161 visitantes