Obrigações II
Pickbull Escreveu:Nunooo Escreveu:Pickbull Escreveu:
As da PT é que parecem estar a bom preço.
A quanto estão Pickbull?
.
Estão 61000€ a menos que o par (desde "ao melhor" até 99%). O "problema" é que já apareceu gente nos cofres disposta a pagar 100% para as levar.
De qualquer maneira para as pagar a 100% prefiro compra-las no mercado secundário porque as comissões me ficam mais baratas que na OPS.
com que banco trabalhas para veres os cofres das obrigaçoes?
.
Nunooo Escreveu:Pickbull Escreveu:
A quanto estão Pickbull?
.
Estão 61000€ a menos que o par (desde "ao melhor" até 99%). O "problema" é que já apareceu gente nos cofres disposta a pagar 100% para as levar.
De qualquer maneira para as pagar a 100% prefiro compra-las no mercado secundário porque as comissões me ficam mais baratas que na OPS.
Mas como não dá para saber antes a que valores vão transaccionar no mercado secundário gosto sempre de começar a abrir as minhas posições logo na OPS.
Elias Escreveu:Pickbull Escreveu:Elias Escreveu:Esta manhã as obrigações da SON transaccionaram a 100,5%
Muito caro, na minha opinião, pois isso significa que a yield é de 6,5% em vez de 7%
É aguardar
Não é bem assim.
Se estás interessado no pagamento de juros e levas o investimento até à maturidade esses 0.5% que pagas agora (e só uma vez) são diluídos ao longo dos 3 anos.
Eu sei, e tens razão naquilo que referes, apesar de tudo e julgar por aquilo que se passou nas outras emissões, acredito que isto seja sol de pouca dura (tipo euforia inicial) e que o preço voltará à paridade a breve trecho. Posso estar enganado mas é a minha expectativa.
Pode ser que sim mas nos dias em que andei à caça da Zon nunca a apanhei ao par.

Elias Escreveu:Esta manhã as obrigações da SON transaccionaram a 100,5%
Muito caro, na minha opinião, pois isso significa que a yield é de 6,5% em vez de 7%
É aguardar
Para quem comprou a 100,5% a rentabilidade de cupão é 7%/100,5% que dá 6,97% (não faz muito sentido ir ás centesimas mas só para ver que há uma ligeira diferença)
Se mantiver até a maturidade e fazendo as contas para 3 anos exactos vai ser reembolsado a 100 ou seja perder anualmente 0,17%.
A rentabilidade total é pois 6,97-0,17%=6,8%.
Quem comprar agora tem uma YTM cerca de 0,2% inferior a quem comprou na fase de subscrição, redução essa que advem pelo facto de ter de pagar mais 0,5% à cabeça e não pela redução efectiva do cupão (que anda pelas centesimas percentuais).
Pode-se fazer contas muito precisas usando as datas exactas de pagamento, mas uma precisão maior que 1-2 decimas percentuais é irrelevante (quando há lugar a mais que um pagamento de juros), já que na realidade quando alguem recebe os juros só por muita coincidencia é que os vai reinvestir numa aplicação com uma taxa exactamente igual a YTM que tinha calculado quando comprou a obrigação
- Registado: 19/2/2012 18:38
Pickbull Escreveu:Elias Escreveu:Esta manhã as obrigações da SON transaccionaram a 100,5%
É aguardar
Não é bem assim.
Se estás interessado no pagamento de juros e levas o investimento até à maturidade esses 0.5% que pagas agora (e só uma vez) são diluídos ao longo dos 3 anos.
Eu sei, e tens razão naquilo que referes, apesar de tudo e julgar por aquilo que se passou nas outras emissões, acredito que isto seja sol de pouca dura (tipo euforia inicial) e que o preço voltará à paridade a breve trecho. Posso estar enganado mas é a minha expectativa.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Esta manhã as obrigações da SON transaccionaram a 100,5%
É aguardar
Não é bem assim.
Koreano Escreveu:Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:ELias e as OT´s de 2037 com cupão de 4% que como estão a cotar a 50% é como se recebesses 8% de juro?
Qual a tu opinião?
A minha opinião é que as tuas contas estão todas gatadas.
50% para 25 anos dá 2% ao ano a somar ao cupão de 4% dá 6% de yield e não 8%.
Ora a 6% eu arranjo coisas mais interessantes e com menos risco.
Tipo OT de 2013 abaixo do par, como comprei ainda não há muito tempo
As contas dele estão certas. Se compras a desconto de 50%, compras um valor nominal em dobro do valor investido. Logo recebes 4% sobre o valor nominal -> 8% do valor investido.
Ola a ambos!
Embora não tenha comentado ultimamente muito (por falta de tempo), continuo a acompanhar o forum.
Comentando este caso! (e espero q o serem 2 am n me esteja a toldar a mona)
Os 8% de juros estão errados e certos.

Eu evito usar a palavra juro e prefiro usar a palavra cupão. É que falar em "juro" tende a levar a confusão entre juro (pagamento de cupão) e rentabilidade...
Senão vejamos
Prazo 25 anos
% de compra: 50% * 1000€
Compra: 500€ (1 * 1000€ nominais)
Cupão: 4%
"juro SEM CONTAR COM O REEMBOLSO": (4%*1000)/500 = 8%
"juro A CONTAR COM O REEMBOLSO":((40*25)+500)/(25*500) = 12%
mas claro que estes 12% médios não são o mesmo que receber 12% em cada ano, uma vez que os ultimos 500€ (que correspondem aos 4% extra) só os recebes na maturidade...,
ou seja, se me perguntassem "preferias pagar 500€ e receberes 12% ao ano e receberes 500€ no fim ou pagar 500€, receberes 8% por ano e receber 1000€ no fim?" eu optava pela 1ª...
- Registado: 15/4/2008 14:12
O que acham destas obrigações da Air France?
IR FRANCE-KLM 09/16
Bond, ISIN FR0010814459, WKN A1AN0C, AFRD
Cupon 6.750
Maturity Date 27/10/2016
Subordinated No
Esta a 98,5% o que dá uma YTM liquida de 5,4%
A AirFrance tem alternado anos de prejuizo com anos de lucro, mas já sobreviveu a vários picos no petroleo e à crise da aviação no pos 9/11/2001.
IR FRANCE-KLM 09/16
Bond, ISIN FR0010814459, WKN A1AN0C, AFRD
Cupon 6.750
Maturity Date 27/10/2016
Subordinated No
Esta a 98,5% o que dá uma YTM liquida de 5,4%
A AirFrance tem alternado anos de prejuizo com anos de lucro, mas já sobreviveu a vários picos no petroleo e à crise da aviação no pos 9/11/2001.
- Registado: 19/2/2012 18:38
Sr_SNiper Escreveu:Qual é a maturidade dessas alemãs a cotar a 162%?
E qual é a maturidade das Francesas a cotar a 160%?
Koreano, olha tu a acordar amanhã e ter as OT´s 2037 a cotar a 160%...
As francesas que fui espreitar era as 2ª que o banesco referiu, estão na euronext.
Olha vou já prá caminha para acordar mais cedo e ver as minhas de 2037 a 160%. Podes aparecer ao almoço, para mariscada à minha conta

Sr_SNiper Escreveu:Qual é a maturidade dessas alemãs a cotar a 162%?
2027
Sr_SNiper Escreveu:E qual é a maturidade das Francesas a cotar a 160%?
2023

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
AutoMech Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Por um risco daqueles?? Mel?? High Yields arranjam-se aos pontapés... Se me falares de uma PT OU EDP a dar 6 a 6.25%, empresas que há 2 anos se endividavam a 3% ainda vá que não vá mas Sonae a 7% está longe de ser mel. Compra um fundo de high yield a ver se não consegues isso em 3 anos com risco bem mais baixo devido a diversificação!!
Já deves ter dito isso n vezes no tópico dos fundos, mas manda lá aí 2 ou 3 fundos que tenhas de cabeça para não ficares com tudo sozinho.
Fundos que renderam mais de 10% anualizado nos últimos 3 anos (valores inflacionados pela recuperação de 2009), mais de 7% anualizado nos últimos 5 anos e que acredito que rendam pelo menos 6 a 7% anualizado nos próximos 3 anos.

Estão todos na primeira página do tópico de fundos. Se quiseres focar em cupões altos de empresas é mesmo no PIMCO GIS plc Global High Yield. O PIMCO Diversified Income tem um pouco menos de risco e os outros dois são fundos obrigacionistas de países emergentes.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 25/7/2012 23:19, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Sr_SNiper Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Virtua, já falamos sobre isso, mas para mim o risco da SONAE falir é praticamente o mesmo que a PT, dormo exatamente da mesma maneira ao ter obrigações da PT ou da SONAE, na SONAE dormo melhor porque vai rendendo mais.
Pois, sou um cadinho conservador demais. Tb não compraria da PT![]()
![]()
Tu compravas era obrigações alemãs ao preço de 100% e com cupão de 8% ora diz lá se é mentira...
As alemãs de cupão mais alto que tenho conhecimento é de 6.5% já estão a cotar a 162%

VirtuaGod Escreveu:Por um risco daqueles?? Mel?? High Yields arranjam-se aos pontapés... Se me falares de uma PT OU EDP a dar 6 a 6.25%, empresas que há 2 anos se endividavam a 3% ainda vá que não vá mas Sonae a 7% está longe de ser mel. Compra um fundo de high yield a ver se não consegues isso em 3 anos com risco bem mais baixo devido a diversificação!!
Já deves ter dito isso n vezes no tópico dos fundos, mas manda lá aí 2 ou 3 fundos que tenhas de cabeça para não ficares com tudo sozinho.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Banesco Escreveu:A inflação em França em 1990 era pouco mais de 3% e baixou ao longo dessa década.
As obrigações francesas que referi já estiveram a cotar a mais de 120%.
Fui espreitar uma delas e está a cotar a 160%. Liquidez baixa mas a subir nos ultimos meses.
Não encontrei um descritivo detalhado da emissão. Podem ter sido colocadas a prémio (não faz grande sentido), pode ter sido uma emissão exclusiva a desconto total, de montante baixo, para compensar algum sector específico (agricultores, pescadores, veteranos da legião estrangeira, sei lá...).
Só escavando mais informação é que se encontrará um motivo, mas de certeza que ele existe. Já devem com certeza ter sido bom negócio.
Elias Escreveu:Banesco isto já foi discutido salvo erro no tópico de Espanha mas há aqui um aspecto importante: não há emissão nenhuma a 7% - o que está a 7% são as yields (taxas implícitas) no mercado secundário.
Claro que não emite, escrevi à pressa e saiu asneira! Eu até já tinha falado de como as YTM no mercado secundário influenciavam o primário num post anterior

Koreano Escreveu:Ainda foi no tempo do Franco e provavelmente nessa altura tinham as rotativas a bombar Francos quentinhos de tal maneira que só com um cupão alto é que não eram devoradas pela inflação. Tou a mandar posta de pescada, nem fui ver as emissões nem ver dados de inflação.
A inflação em França em 1990 era pouco mais de 3% e baixou ao longo dessa década.
As obrigações francesas que referi já estiveram a cotar a mais de 120%.
Banesco Escreveu:Alguém me sabe dizer porque consideram que quando um país emite obrigações com cupão superior a 7% precisa de ajuda externa? Qual a lógica por detrás desse número?
Estive a ver e a França emitiu obrigações com cupão de 8,5% (entre 1989 e 1992, durante a presidência do Mitterand) FR0000571085 FR0000570780, e penso que não teve nenhuma intervenção do FMI.
Ainda foi no tempo do Franco e provavelmente nessa altura tinham as rotativas a bombar Francos quentinhos de tal maneira que só com um cupão alto é que não eram devoradas pela inflação. Tou a mandar posta de pescada, nem fui ver as emissões nem ver dados de inflação.
Elias Escreveu:Pois, Koreano, de facto estão certas, eu é que fiz uma grande trapalhada e apercebi-me disso depois de colocar o post anterior e por isso editei-o mas já não fui a tempo![]()
De qualquer forma considero o risco muito elevado tendo em conta o juro pago. Daqui até 2037 pode acontecer uma data de coisas incluindo um haircut.
Pode acontecer tudo, desde Portugal ser engolido por um tsunami

Concordo que há risco. Se não houvesse estariam ao par ou a prémio.
São mais umas OTs, que caso haja tesourada podem levar por tabela.
Se houver tesourada, qualquer emissão que ainda esteja viva arrisca a tesourada, indpendentemente de terem maturidade a 1 dia (a morte na praia, que muitos sentiram na pele à conta da CAC na Grécia) ou a 25 anos.
Estas pelo menos aguentam uma tesourada de 50% sem perdas do capital investido, e até essa eventualidade sem concretizar sempre se mama um cupão practicamente igual ao das restantes séries vivas.
E tendo em conta que estão distanciadas em 14 anos da amortização anterior (2023), não seria completamente injustificada uma exclusão desta emissão a uma eventual reestruturação de dívida, dado que não geraria efeitos palpáveis a curto/médio/longo prazo, apenas a muito longo prazo.
As que se compram a 90% é que fazem mossa na carteira se as tiveres na mão no dia em que "largam a bomba". Li histórias de gajos que tinham OTs gregas que faltavam 2 meses para a maturidade, foram para a caminha e de manhã quando acordaram tinham no portfolio umas 20 obrigações diferentes, a 5/15/30 anos, a totalizarem trinta e tal porcento do valor nominal das anteriores, com cupões de 2 a 4% + um extra se o PIB crescer

Mas pronto, isto sou eu a defender as minhas "damas". Dáva-me um jeitasso que fossem todos a correr comprá-las e que a vossa pressão compradora as metesse ao par

Banesco Escreveu:Alguém me sabe dizer porque consideram que quando um país emite obrigações com cupão superior a 7% precisa de ajuda externa? Qual a lógica por detrás desse número?
Estive a ver e a França emitiu obrigações com cupão de 8,5% (entre 1989 e 1992, durante a presidência do Mitterand) FR0000571085 FR0000570780, e penso que não teve nenhuma intervenção do FMI.
Banesco isto já foi discutido salvo erro no tópico de Espanha mas há aqui um aspecto importante: não há emissão nenhuma a 7% - o que está a 7% são as yields (taxas implícitas) no mercado secundário.
- Registado: 5/11/2002 12:21
EDIT: Alguém me sabe dizer porque consideram que quando as yields na mercado secundário ficam superiores a 7% precisa de ajuda externa? Qual a lógica por detrás desse número?
Editado pela última vez por Visitante em 25/7/2012 20:25, num total de 1 vez.
Sr_SNiper Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Virtua, já falamos sobre isso, mas para mim o risco da SONAE falir é praticamente o mesmo que a PT, dormo exatamente da mesma maneira ao ter obrigações da PT ou da SONAE, na SONAE dormo melhor porque vai rendendo mais.
Pois, sou um cadinho conservador demais. Tb não compraria da PT![]()
![]()
Tu compravas era obrigações alemãs ao preço de 100% e com cupão de 8% ora diz lá se é mentira...
Quem é que não comprava?
Neste momento tens é de pagar para as ter!

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Carrancho_, fred2008 , Google Adsense [Bot], iniciado1, paul_invest, PAULOJOAO, Purificaçao, SalvaFP, Shimazaki_2 e 43 visitantes