Trend following: discussão de sistemas de trading
Elias Escreveu:AutoMech Escreveu:Todos os sistemas que combinam MMs funcionam em determinado período de tempo, deixam de funcionar passado uns tempos e voltam a funcionar mais tarde.
Eu diria assim:
Todos os sistemas que combinam MMs funcionam em trading market, deixam de funcionar quando o mercado lateraliza e voltam a funcionar quando se instala uma nova tendência.
Exacto Elias. Daí que as MMs longas (diárias ou semanais), quando entram numa fase de falsos sinais, podem facilmente significar anos de falsos sinais.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Elias Escreveu:AutoMech Escreveu:
Não vejo que seja relevante quando estamos a falar de médias móveis longas cujo objectivo é dar indicação da tendência primária. Até mesmo que seja para dar sinais de entrada no cruzamento a diferença de rentabilidade é negligenciável.
Depende AutoMech.
Se o teu sinal de entrada for a quebra em alta e o sinal de saída for a quebra em baixa, então com a média diária vais ter muito mais sinais de entrada e saída (com os consequentes gastos em comissões).
É uma questão de preferência. Eu prefiro ter um único gráfico diário com duas MMs do que ter de olhar para o gráfico semanal a ver o que fez a MM semanal. Se o problema é o cruzamento no diário é uma questão de aceitar os sinais que se confirmam à Sexta feira.
De qualquer das formas o que pretendo transmitir é que as MMs semanais ou mensais não filtram nem mais nem menos do que uma MM diária mais alargada, equivalente a essa MM.
Se queremos algo diferente, com vantagens e desvantagens, eu sugiro olhar para as médias móveis adaptivas. Essas pelo menos levam em conta a volatilidade do momento. Eu pessoalmente prefiro-as às MM simples.
AutoMech Escreveu:Todos os sistemas que combinam MMs funcionam em determinado período de tempo, deixam de funcionar passado uns tempos e voltam a funcionar mais tarde.
Eu diria assim:
Todos os sistemas que combinam MMs funcionam em trading market, deixam de funcionar quando o mercado lateraliza e voltam a funcionar quando se instala uma nova tendência.
- Registado: 5/11/2002 12:21
rsacramento Escreveu:já agora, e sem qualquer interesse directo, acho curioso ninguém ter comentado aquele sistema de médias móveis do cem, cuja performance na jerónimo martins é de fazer crescer água na boca
Todos os sistemas que combinam MMs funcionam em determinado período de tempo, deixam de funcionar passado uns tempos e voltam a funcionar mais tarde. É cíclico. Pena não se saber quando estão a começar os bons períodos.
Eu lembro-me desse sistema do Cem (já tem uns anitos) e testei-o em muitas acções americanas com resultados inconclusivos (muito bom nalgumas, muito mau noutras, muito bom em determinadas datas, muito mau noutras).
Para mim MMs já não funcionam há muitos anos (mas não quero convencer ninguém porque se quiser provar que funcionam facilmente arranjo meia dúzia de exemplos).
AutoMech Escreveu:
Não vejo que seja relevante quando estamos a falar de médias móveis longas cujo objectivo é dar indicação da tendência primária. Até mesmo que seja para dar sinais de entrada no cruzamento a diferença de rentabilidade é negligenciável.
Depende AutoMech.
Se o teu sinal de entrada for a quebra em alta e o sinal de saída for a quebra em baixa, então com a média diária vais ter muito mais sinais de entrada e saída (com os consequentes gastos em comissões).
Elias Escreveu:AutoMech Escreveu:Meter médias móveis semanais é equivalente a meter uma média móvel diária mais alargada. Vejam por exemplo a MM 200 períodos no diário do SPY (azul) contra a MM 40 períodos do semanal do mesmo título (vermelho). São praticamente coincidentes (e outra coisa não era de esperar).
Certo, mas com uma diferença importante: um cruzamento em fecho na média diária corresponde a um cruzamento intraday do semanal, excepto se for à sexta-feira.
AxeRiver Escreveu:Diria que a tendência de longo poderá estar neste momento entre o neutro e o bear. Mais para o neutro.
De médio prazo estaria bull. Há 1 ano que não faz mínimos e está em máximos de 1 ano.
Curto prazo está bem bull. Segunda feira foi um bom exemplo disso aquando do breakout(4-7%) com forte volume enquanto o mercado caia cerca de 3%.
E a tua(vossa)?
Nada a acrescentar. A minha posição coincide.
Diria que a tendência de longo poderá estar neste momento entre o neutro e o bear. Mais para o neutro.
De médio prazo estaria bull. Há 1 ano que não faz mínimos e está em máximos de 1 ano.
Curto prazo está bem bull. Segunda feira foi um bom exemplo disso aquando do breakout(4-7%) com forte volume enquanto o mercado caia cerca de 3%.
E a tua(vossa)?
E a tua(vossa)?
"You want to know a little about a lot"
Bem eu hoje em dia quando olho para um gráfico faço a mim mesmo esta pergunta: "qual é a tendência primária?"
A resposta nem sempre é fácil.
Deixo um gráfico de muito longo prazo e convido-te a responderes a essa pergunta (não te deixes influenciar pela LTD que maldosamente incluí no gráfico).
A resposta nem sempre é fácil.
Deixo um gráfico de muito longo prazo e convido-te a responderes a essa pergunta (não te deixes influenciar pela LTD que maldosamente incluí no gráfico).
- Anexos
-
- PHILIPS KON.png (24.66 KiB) Visualizado 7712 vezes
Andei o dia todo mortinho para colocar aqui esta questão:
Que me dizem ao desempenho da Philips desta semana? Hoje fez o fecho mais alto de praticamente 1 ano.
O que vos parece? Boa oportunidade de entrada a médio-longo prazo? Isto depois de quebrar a resistencia dos 16-16,50.
Cumpts
Que me dizem ao desempenho da Philips desta semana? Hoje fez o fecho mais alto de praticamente 1 ano.
O que vos parece? Boa oportunidade de entrada a médio-longo prazo? Isto depois de quebrar a resistencia dos 16-16,50.
Cumpts
"You want to know a little about a lot"
Ng comentar não é sinónimo de ng ligar
Ser aplicável à JM pouco me diz. Terei de fazer os meus backtests

Ser aplicável à JM pouco me diz. Terei de fazer os meus backtests

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Elias Escreveu:De acordo, mas tinha ideia que este tópico não era para falar de swing
o alto mede-se pelo baixo

rsacramento Escreveu:já agora, e sem qualquer interesse directo, acho curioso ninguém ter comentado aquele sistema de médias móveis do cem, cuja performance na jerónimo martins é de fazer crescer água na boca
obviamente que levar em conta a tendência é crucial para um position trader, ou para alguém que invista em prazos mais dilatados ainda (não estou a falar de buy & hold); agora, para o swing trader o que lhe interessa é a tendência alargada sim, mas num horizonte necessariamente mais curto do que aquele a que o elias se refere
por outras palavras: para uns é muito importante saber como está a maré, enquanto que para os últimos basta saber como está a rebentação
já agora, e sem qualquer interesse directo, acho curioso ninguém ter comentado aquele sistema de médias móveis do cem, cuja performance na jerónimo martins é de fazer crescer água na boca
por outras palavras: para uns é muito importante saber como está a maré, enquanto que para os últimos basta saber como está a rebentação
já agora, e sem qualquer interesse directo, acho curioso ninguém ter comentado aquele sistema de médias móveis do cem, cuja performance na jerónimo martins é de fazer crescer água na boca

AutoMech Escreveu:Meter médias móveis semanais é equivalente a meter uma média móvel diária mais alargada. Vejam por exemplo a MM 200 períodos no diário do SPY (azul) contra a MM 40 períodos do semanal do mesmo título (vermelho). São praticamente coincidentes (e outra coisa não era de esperar).
Certo, mas com uma diferença importante: um cruzamento em fecho na média diária corresponde a um cruzamento intraday do semanal, excepto se for à sexta-feira.
Meter médias móveis semanais é equivalente a meter uma média móvel diária mais alargada. Vejam por exemplo a MM 200 períodos no diário do SPY (azul) contra a MM 40 períodos do semanal do mesmo título (vermelho). São praticamente coincidentes (e outra coisa não era de esperar).
- Anexos
-
- SPY.png (14.32 KiB) Visualizado 7923 vezes
VirtuaGod Escreveu:Metes uma MMA 500 como filtro e voilá só trades potitivos praticamente. Nunca usei uma só MMA como ponto de entrada, apenas cruzamentos ou com filtragem. Acredita que é simples, barato e dá milhões![]()
![]()
Pois eu também faço isso mas é mais com médias semanais. Apanhas as grandes tendências e menos falsos sinais.
Metes uma MMA 500 como filtro e voilá só trades positivos praticamente. Nunca usei uma só MMA como ponto de entrada, apenas cruzamentos ou com filtragem. Acredita que é simples, barato e dá milhões
Isto sem falar de money managment, algo que infelizmente nunca me debrucei muito

Isto sem falar de money managment, algo que infelizmente nunca me debrucei muito

Editado pela última vez por VirtuaGod em 25/7/2012 14:29, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:@elias Não falei de MMA 200 como método de entrada mas apenas como método de filtragem.Mesmo assim não percebi pk te concentraste apenas nos longos da zon. Parece-me que o método da MMA 200 funcionou pk apanharia aí uns curtos bem rentáveis.
Assim a olho o longo de 2009 parece-me lucrativo
Sim, funcionou bem em curtos em certos períodos.
Mas olha que em 2010 foi só disparar sinais para um lado e para o outro.
De qualquer forma eu queria apenas alertar para os perigos do método quando entras contra a tendência dominante.
@elias Não falei de MMA 200 como método de entrada mas apenas como método de filtragem.
Mesmo assim não percebi pk te concentraste apenas nos longos da zon. Parece-me que o método da MMA 200 funcionou pk apanharia aí uns curtos bem rentáveis.
Assim a olho o longo de 2009 parece-me lucrativo 

Editado pela última vez por VirtuaGod em 25/7/2012 14:24, num total de 1 vez.
Quero agradecer a todos o desenvolvimento deste tópico.
Apesar de não escrever sigo todo os dias este forum, foi onde aprendi praticamente tudo o que sei sobre mercados.
Vou tentar descrever uma experiencia que estou a fazer e que tem corrido bem tentando seguir a tendencia, todos vemos tanto em bull como em bear market há sempre ações que divergem do mercado por isso devemos procurar ter sempre na carteira posiçoes curtas e longas não há um equilíbrio perfeito mas será na ordem de 1/3 posições curtas 2/3 posições longas.
Basicamente o que faço é pegar no grafico semanal com a mm40 e considero que o titulo está bull quando fecha 3 semanas seguida em cima da mm40 e bear o inverso, mas só é ativada a posição quando supera o máximo dessas 3 velas e o inverso em bear, e eu entro contra essa viragem ou seja espero que faça as 3 velas e entro a espera que o titulo não mude de tendencia com um stop já acima dessas 3 velas de +/- 3% da posição.
O que tem acontecido é que sou stopado a maioria das vezes mas quando isso não acontece é deixar andar e esperar que a tendencia mude.
Ainda é muito cedo para tirar conclusões e tenho menos de 5% do meu capital nesta experiencia e estou a usar cfds na plantaforma CMC Markets porque em ações é preciso muito capital para diluir as comissões,
normalmente estou alavancado 8 vezes o que pode ser exagerado, mas desde Outubro está a correr bem.
Espero que dê para perceber
!!
Apesar de não escrever sigo todo os dias este forum, foi onde aprendi praticamente tudo o que sei sobre mercados.
Vou tentar descrever uma experiencia que estou a fazer e que tem corrido bem tentando seguir a tendencia, todos vemos tanto em bull como em bear market há sempre ações que divergem do mercado por isso devemos procurar ter sempre na carteira posiçoes curtas e longas não há um equilíbrio perfeito mas será na ordem de 1/3 posições curtas 2/3 posições longas.
Basicamente o que faço é pegar no grafico semanal com a mm40 e considero que o titulo está bull quando fecha 3 semanas seguida em cima da mm40 e bear o inverso, mas só é ativada a posição quando supera o máximo dessas 3 velas e o inverso em bear, e eu entro contra essa viragem ou seja espero que faça as 3 velas e entro a espera que o titulo não mude de tendencia com um stop já acima dessas 3 velas de +/- 3% da posição.
O que tem acontecido é que sou stopado a maioria das vezes mas quando isso não acontece é deixar andar e esperar que a tendencia mude.
Ainda é muito cedo para tirar conclusões e tenho menos de 5% do meu capital nesta experiencia e estou a usar cfds na plantaforma CMC Markets porque em ações é preciso muito capital para diluir as comissões,
normalmente estou alavancado 8 vezes o que pode ser exagerado, mas desde Outubro está a correr bem.
Espero que dê para perceber

- Registado: 29/11/2007 1:35
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GamesOver, Google Adsense [Bot], Opcard33, PAULOJOAO, PXYC, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 131 visitantes