Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por richardj » 24/7/2012 14:23

eu estou.

ate porque a divida liquida está reduzida, controlando os resultados financeiros.

a divida a fornecedores pode subir mas também não é preocupante.

a evolução do euro-zlot está estável.

Registado: 25/4/2011 22:36

por Celsius-reloaded » 24/7/2012 14:18

Tenho ideia que em dias de apresentações de resultados, ainda que positivos, as acções da JMT descem bastante, ainda que dps, nos periodos passados tenham recuperado mais do que a perda, o q duvido que aconteça, quanto a esta última parte, face ao que já escrevi antes.

Além disso os lower lows e lower highs não me deixam ter expectativa diferente.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por serpim1 » 24/7/2012 14:09

Então os amigos estão de acordo com a minha prespectiva de que os resultados irão surpreender pela positiva?

Registado: 19/8/2009 19:28

por richardj » 24/7/2012 14:04

sim isso também é frequente.

como já disse, estou à espera de um aumento do volume de vendas e de um EBITDA bastante bom, pelas promoções e pela partilha dos custos pela redução de margens com os fornecedores e publicidade.

por epinay » 24/7/2012 13:54

abertura n sei, mas costuma encerrar o dia a subir bastante

Registado: 15/2/2012 12:50

por richardj » 24/7/2012 13:50

normalmente é antes da abertura do mercado.

e normalmente, independentemente dos resultados serem muito bons, abre sempre em baixa eh

por epinay » 24/7/2012 13:21

a que horas a apresentação de resultados amanha?
Obrigado.

Registado: 15/2/2012 12:50

por richardj » 24/7/2012 10:34

já pensaste na relação tempo-fome.

repara, são 9 da noite, chegaste a casa depois de um dia muito cansativo e estás cheio de fome não à nada para aquecer.

vais à churrascaria da esquina ou voltas a pegar no carro para ir ao super?

por Elias » 24/7/2012 10:29

richardj Escreveu:talvez, isso também depende da situação financeira de cada um.

richardj,

Não tem a ver com a situação financeira. 3 euros são 3 euros.

Registado: 5/11/2002 12:21

por richardj » 24/7/2012 10:28

Elias Escreveu:
richardj Escreveu:mas repara, parte da essência deste negocio tem haver com a comodidade das pessoas para cozinhar, o que também se estende para pegar no carro e ir ate ao supermercado para poupar 2 ou 3 euros...

Claro, tal como ir à bomba mais próxima é uma questão de comodidade: não tem de se gastar tempo em filas. :P

O meu ponto é que as pessoas parecem estar mais dispostas a sacrificar o seu tempo para poupar 3 euros em gasolina do que para poupar 3 euros em frango assado.

talvez, isso também depende da situação financeira de cada um.

outra coisa que tem vindo a subir as vendas dos supermercados é tipo comida congelada em que é só descongelar e por no forno/ micro onda. Tipo lasanha e assim. No fundo é uma refeição

por Elias » 24/7/2012 10:24

richardj Escreveu:mas repara, parte da essência deste negocio tem haver com a comodidade das pessoas para cozinhar, o que também se estende para pegar no carro e ir ate ao supermercado para poupar 2 ou 3 euros...

Claro, tal como ir à bomba mais próxima é uma questão de comodidade: não tem de se gastar tempo em filas. :P

O meu ponto é que as pessoas parecem estar mais dispostas a sacrificar o seu tempo para poupar 3 euros em gasolina do que para poupar 3 euros em frango assado.

por richardj » 24/7/2012 10:23

eu sei eu sei :P

aquilo é ao peso, em media o frango fica nos 5 euros, mas não chega a 1 kilo de certeza. Por isso o preço/kg deve ser superior.

mas repara, parte da essência deste negocio tem haver com a comodidade das pessoas para cozinhar, o que também se estende para pegar no carro e ir ate ao supermercado para poupar 2 ou 3 euros...

por Elias » 24/7/2012 10:14

richardj Escreveu:elias nao estou a falar de propriamente restaurante, mas sim, "lojas" que vendem almoços e jantares para fora. A que fica perto de minha casa tem um pouco de tudo, mas frangos é o principal com os preços a rondar os 5 euros.

5 euros por quilo ou por dose?

richardj Escreveu:por outro lado, ainda no outro dia ficou-me uma coisa na cabeça. tinha ido almoçar ao Saldanha onde me cobraram 90 centimos por uma garrafa de agua das pequenas. De seguida tive de ir ao PD da zona onde encontrei as mesma garrafas de agua a 13 centimos. enfim...

Bom, mas querias que fossem a que preço? Ao pagar 90 cêntimos não estás a pagar apenas a água, mas também o 'serviço'.

por richardj » 24/7/2012 10:11

elias nao estou a falar de propriamente restaurante, mas sim, "lojas" que vendem almoços e jantares para fora. A que fica perto de minha casa tem um pouco de tudo, mas frangos é o principal com os preços a rondar os 5 euros.

Depois também é uma questão de adaptação à crise, por exemplo, nesta loja perto de minha casa, também vendem muitas sopas.

por outro lado, ainda no outro dia ficou-me uma coisa na cabeça. tinha ido almoçar ao Saldanha onde me cobraram 90 centimos por uma garrafa de agua das pequenas. De seguida tive de ir ao PD da zona onde encontrei as mesma garrafas de agua a 13 centimos. enfim...

por Elias » 24/7/2012 10:03

richardj Escreveu:os supermercado também entraram nesse negocio, mas penso que nao conseguem competir, pois ter de ir de casa para um supermercado para comprar uma refeição, não é a mesma coisa que subir a rua do prédio e comprar uma refeição...

É curioso referires isso porque na verdade a diferença de preços entre restaurantes e supermercados é brutal.

Um exemplo: um frango assado custa 4,5 € / kg na área de pronto a comer das grandes superfícies (Continente, Pingo Doce...). O preço pode variar um pouco de local para local mas é desta ordem de grandeza.

Nas churrasqueiras custa 9 a 9,5 € / kg. Estamos a falar de uma poupança de 50% ou mais se o produto for comprado no supermercado. Um frango assado pesa tipicamente uns 700 gramas, pelo que estamos a falar de uma poupança de 3 euros por unidade. Se forem 2 frangos, são 6 euros. e no entanto não se vêem filas de pessoas a ir aos supermercados comprar frangos (mas vejo grandes filas nas churrasqueiras).

Por outro lado, quando estamos a falar de gasolina, em que a poupança é de 8 a 10 cêntimos por litro, vemos grandes filas nas bombas dos hipermercados. A poupança para encher um depósito é equivalente à poupança para comprar um frango.

O que me faz alguma confusão é ver muitas pessoas dispostas a ir mais longe e a perder tempo em filas para poupar 3 euros de gasolina mas ver poucas ou nenhumas dispostas a fazer o mesmo investimento para poupar 3 euros num frango assado. E mais do que isso, diariamente podemos ver protestos a dizer que as gasolineiras (que cobram mais 5% ou 6% que os hipermercados) são uns ladrões, mas não vemos protestos a dizer que as churrasqueiras (que cobram mais 100%) andam a roubar.

(se calhar isto até merecia um tópico novo :lol:)

por serpim1 » 24/7/2012 9:54

richardj Escreveu:curiosamente, um negocio que tem vindo a dar algumas cartas é a de vendas de refeições para fora.

É verdade, mas uma andorinha não faz a primavera e a verdade é que a restauração em geral está a atravessar uma grave crise eu trabalho com essa area e tenho clientes com quebras de 30, 40 e até 50%, diz bem das opções que as populações têm tomado

por richardj » 24/7/2012 9:48

curiosamente, um negocio que tem vindo a dar algumas cartas é a de vendas de refeições para fora.

na zona onde vivo existe um, fica aberto até à 9 e meia da noite, o que dá muito jeito a quem trabalhar ate tarde e não quer cozinhar...

os supermercado também entraram nesse negocio, mas penso que nao conseguem competir, pois ter de ir de casa para um supermercado para comprar uma refeição, não é a mesma coisa que subir a rua do prédio e comprar uma refeição...

Resultados 1º Semestre

por serpim1 » 24/7/2012 9:38

Com a baixa de poder de compra, um dos principais afectados foi a restauração, passando as pessoas a fazer mais refeições em casa, logo mais compras no supermercado, a procura por artigos de marca propria tambem aumentou substancialmente, artigos em que as grandes superficies têm melhores margens, por força do aumento de consumo nos supermercados, estes passaram a ter maior cota nos produtores que por sua vez tiveram que baixar os preços (preferem de longe vender ao pequeno comercio), logo as grandes campanhas de descontos foram pagas pelos produtores.
Por estas razões e na minha modesta opinião, não só a JM mas os grandes distribuidores vão ter um aumento dos lucros no final do 1º semestre e seguintes.
Embora a JM tenha perdido o suporte de LP, os graficos não lhe darem uma imagem muito animadora, etc. julgo que quem está dentro ainda vai ter agradaveis surpresas, a começar por amanha na apresentação de resultados.
Bons negocios
SP

por JPinela » 24/7/2012 9:20

richardj Escreveu:o que é que espanha tem haver com a JMT?

quanto muito até é bom, porque alguns fornecedores são espanhois, que com a crise devem estar à rasca :twisted:

eu diria que os problemas em espanha afectam a bolsa no geral, e todos os titulos em especifico. Simplesmente em diferentes graus.
Talvez a JMT não sofra tanto (e espero que não).

Entretanto, a "mini-recuperação" que tentou ganhar momentum, já se foi acho eu...... que desgraça franciscana...

abr,
pinela.
"quando sentires o impulso de reforçar posições ganhadoras, abre uma gaveta, mete a mão lá dentro e fecha a gaveta o número de vezes necessário para a vontade desaparecer" - Alguém! (frase válida principalmente em BearMarket)
"A pior coisa que pode acontecer a um investidor principiante é começar a ganhar logo de inicio" - Ulisses (e concordo perfeitamente)

http://pinelasgarden.blogspot.com/

Registado: 29/5/2009 18:22

por richardj » 24/7/2012 9:09

o que é que espanha tem haver com a JMT?

quanto muito até é bom, porque alguns fornecedores são espanhois, que com a crise devem estar à rasca :twisted:

por JPinela » 24/7/2012 8:08

Inspirado Escreveu:
pronto....... recuperação nos últimos dias, e hoje está todo o esforço a ir pelo cano abaixo...
que treta...

Sim, mas estão todas a cair, e não são só as de Lisboa.

Há algo mais, quando não é uma acção a cair sózinha, é porque não é por culpa própria.

Bons Negócios.

true.
entretanto, hoje faz sentido que seja dia de descansar das quedas e amanhã é dia de resultados.....
vamos lá ver. resultados + confusão em espanha = (?)..

abr,
pinela.
"quando sentires o impulso de reforçar posições ganhadoras, abre uma gaveta, mete a mão lá dentro e fecha a gaveta o número de vezes necessário para a vontade desaparecer" - Alguém! (frase válida principalmente em BearMarket)
"A pior coisa que pode acontecer a um investidor principiante é começar a ganhar logo de inicio" - Ulisses (e concordo perfeitamente)

http://pinelasgarden.blogspot.com/

Registado: 29/5/2009 18:22

por dfviegas » 20/7/2012 17:13

Celsius Escreveu:Prevejo uma degradação rápida das contas em PT. À promoção dos 50% seguiram-se imensas outras promoções. Claro que podem ter trazido mais clientes e mais liquidez.

Já protegi os meus lucros nesta acção e tenho um feeling que mais vale olhar para outros lados no psi, isto se os 4700 aguentarem.

Não sei se será bem assim, afinal a JM está a investir em grande parte na polonia para dai retirar a maior parte dos seus lucros.

Entretanto eles diminuiram a divida liquida consolidada de 600M para 200M mas tem um plano de investimento de 650M para 2012 em que 80% é na polónia se há alguns anos atrás isso deu direito a queda uma grande queda do titulo depois esse investimento trouxe a grande recuperação da JM, pode ser que agora o caminho seja o mesmo.

Já agora os resultados saiem a 25/07/2012

Registado: 29/11/2007 2:53

por tncm » 20/7/2012 16:28

Resultados à parte, esta era uma acção que resistia às quedas brutais provocadas em dias de hecatombe como este... hoje isso não aconteceu. :-k
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Celsius-reloaded » 20/7/2012 16:27

Prevejo uma degradação rápida das contas em PT. À promoção dos 50% seguiram-se imensas outras promoções. Claro que podem ter trazido mais clientes e mais liquidez.

Já protegi os meus lucros nesta acção e tenho um feeling que mais vale olhar para outros lados no psi, isto se os 4700 aguentarem.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por tncm » 20/7/2012 16:26

Já agora, quando saiem os resultados?
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, jcpequeno, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006, yggy e 156 visitantes